Notícias

Depois de defender mobilizações pró Lula, Presidente do PT-PE cumpre agenda em Serra Talhada

Por Nill Júnior

dscn4746

O Presidente do PT de Pernambuco, Bruno Ribeiro, participa neste sábado de agenda em Serra Talhada, em meio ao turbilhão em meio ao depoimento de Lula na Lava Jato, dividindo opiniões entre favoráveis e contrários ao petista.

Bruno visita a Capital do Xaxado acompanhado do vereador Sinézio Rodrigues e lideranças do PT. Na agenda, encontro com militantes, entrevistas à imprensa e reunião com o prefeito Luciano Duque (PT). A nova fase da Lava Jato deu uma dor de cabeça a mais a gestores como Duque, que tem sempre que justificar e defender o partido e suas principais lideranças.

Situações como a desta sexta tem aumentado rumores sobre a permanência dos gestores petistas da região na legenda para o pleito deste ano. Até agora, abalo político a parte, tanto Duque, quanto Romério Guimaraes e Luiz Carlos tem mantido discurso de fidelidade, o que só será confirmado após o fim do prazo legal para mudança de partido.

Ontem, representantes de movimentos sociais de esquerda, centrais sindicais e partidos que compõem a Frente Brasil Popular classificaram como “um golpe à democracia” a execução de um mandado de condução coercitiva (em que alguém é levado à força para depor) que obrigou ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a prestar depoimento na 24ª fase da Operação Lava-Jato.

Eles anunciaram a criação de uma agenda de mobilizações em Pernambuco. A Central Única de Trabalhadores (CUT), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Central dos Trabalhadores Brasileiros (CTB), entre outras entidades, participaram do encontro. De acordo com o presidente do PT em Pernambuco, Bruno Ribeiro, essa nova fase da investigação teve cunho político, tendo os interesses da oposição motivado a atuação da Polícia Federal.

Outras Notícias

Desemprego sobe para 6,4% em abril, o maior desde março de 2011

Em abril, o mercado de trabalho brasileiro seguiu os mesmos passos do mês anterior. Mais uma vez, a taxa de desemprego subiu, chegando a 6,4%, e a renda média sofreu redução, conforme apontam os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (21). O índice é o maior para meses de […]

Adriana Araújo Beringuy, técnica de trabalho e rendimento do IBGE.
Adriana Araújo Beringuy, técnica de trabalho e rendimento do IBGE.

Em abril, o mercado de trabalho brasileiro seguiu os mesmos passos do mês anterior. Mais uma vez, a taxa de desemprego subiu, chegando a 6,4%, e a renda média sofreu redução, conforme apontam os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (21).

O índice é o maior para meses de abril desde 2010, quando ficou em 7,3%. Em abril de 2011, o indicador também havia alcançado esse valor. Em março deste ano, a desocupação havia atingido 6,2%.

anualDe acordo com o IBGE, considerando todos os meses, o desemprego em abril também é o mais alto desde março de 2011, quando atingiu 6,5%.

“Significa uma taxa estável em relação a março. No entanto, 6,4%, estatisticamente, representa crescimento da taxa de desocupação em relação abril do ano passado, que foi 4,9%. (…) Nesse mês de abril, na comparação com 2014, o aumento veio do crescimento daqueles que procuram [por trabalho]”, explicou Adriana Araújo Beringuy, técnica de trabalho e rendimento do IBGE.

A pesquisa é feita nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

A população desocupada chegou a 1,6 milhão de pessoas em abril, praticamente o mesmo valor do mês anterior. Já na comparação com abril de 2014, esse número cresceu 32,7%. Segundo o IBGE, esse é o maior crescimento anual da população desocupada desde março de 2002.

mes“A gente percebe que, em relação ao ano passado, a gente está com movimento de crescimento e patamares mais altos. O que ocorre de diferente agora é que a gente vem observando desde janeiro para cá um aumento importante e seguido da desocupação, ou seja, aumento da pressão sobre o mercado de trabalho”, afirma a técnica do IBGE.

Na outra ponta, o IBGE estima que a população ocupada tenha somado 22,8 milhões – “refletindo estabilidade nas análises mensal e anual.”

“O que está acontecendo simultaneamente a essa expansão [de pessoas procurando por trabalho] é uma tendência de redução da população ocupada. E além disso, um menor crescimento da chamada população não economicamente ativa”, diz Adriana Beringuy.

O número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada no setor privado bateu 11,5 milhões – valor 1,9% abaixo do resultado de abril do ano passado. Em relação ao mês anterior, não houve variação, de acordo com a pesquisa. (G1)

Marielle Franco vira nome de rua em Sertânia

É a primeira iniciativa do gênero da qual se tem notícias no Sertão do Estado. Caso gerou debate entre defensores do legado da vereadora e apoiadores de Bolsonaro A vereadora Marielle Franco foi homenageada com o nome de uma rua em Sertânia, no Sertão do Moxotó. É a primeira iniciativa do gênero da qual se […]

É a primeira iniciativa do gênero da qual se tem notícias no Sertão do Estado. Caso gerou debate entre defensores do legado da vereadora e apoiadores de Bolsonaro

A vereadora Marielle Franco foi homenageada com o nome de uma rua em Sertânia, no Sertão do Moxotó. É a primeira iniciativa do gênero da qual se tem notícias no Sertão do Estado.

A rua recebeu o nome da vereadora fruto de projeto do vereador Antônio Henrique Ferreira dos Santos, o Fiapo (PSB) e teve aprovação dos pares.

A fixação da placa aconteceu nesta quinta com as presenças do prefeito Ângelo Ferreira, do vereador autor, integrantes da equipe de governo e do ex-deputado Estadual e presidente do PSOL em Pernambuco, Edilson Silva.

O projeto 001/2019 justifica a luta da vereadora, assassinada há um ano, na luta pelos direitos humanos. Os executores da legisladora foram presos esta semana. São os policiais Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz.

Nas redes sociais, apoiadores de Jair Bolsonaro questionaram a homenagem alegando que Marielle não tinha serviços prestados em Sertânia que justificassem a placa, que fica no Bairro Jardim Cocane, perto da rodoviária.

Já os apoiadores da iniciativa argumentam que o caso tem que ser lembrado em todo o país para que ninguém seja assinado por suas posições políticas ou pela condição de mulher, KGBT e negra.

Delson Lustosa tem agenda com Ricardo Teobaldo

Por Valmir Andrade O Prefeito Delson Lustosa cumpre agenda administrativa na capital do estado nesta segunda-feira (05). O gestor visitou o gabinete do deputado Federal Ricardo Teobaldo, do Podemos. O Deputado discutiu assuntos administrativos e políticos e também se comprometeu em ajudar o município.  Antes mesmo da posse, entregou um trator equipado com grade para […]

Por Valmir Andrade

O Prefeito Delson Lustosa cumpre agenda administrativa na capital do estado nesta segunda-feira (05).

O gestor visitou o gabinete do deputado Federal Ricardo Teobaldo, do Podemos.

O Deputado discutiu assuntos administrativos e políticos e também se comprometeu em ajudar o município. 

Antes mesmo da posse, entregou um trator equipado com grade para aração de terras e uma roçadeira pneumática.

O prefeito Delson estava acompanhado de seu vice-prefeito Dada de Adeval (PSB).  Eles agradeceram a atenção de Ricardo Teobaldo com a terra Santa.

“O Deputado tem se mostrado um parceiro importantíssimo do nosso município e vamos continuar a trabalhar juntos em benefício de Santa Terezinha”, afirmou Delson.

Justiça nega ação de Débora Almeida contra filiação de Diogo ao PSDB e CPI na Alepe

Do Blog Cenário O juiz de direito Fernando Jorge Ribeiro Raposo negou o mandado de segurança pedido pela deputada Débora Almeida (PSDB), contra a filiação do ex-socialista Diogo Moraes ao PSDB. A parlamentar explicou que houve irregularidade na forma como Diogo ingressou na legenda e, principalmente, como aconteceu a mudança de liderança do partido, que […]

Do Blog Cenário

O juiz de direito Fernando Jorge Ribeiro Raposo negou o mandado de segurança pedido pela deputada Débora Almeida (PSDB), contra a filiação do ex-socialista Diogo Moraes ao PSDB. A parlamentar explicou que houve irregularidade na forma como Diogo ingressou na legenda e, principalmente, como aconteceu a mudança de liderança do partido, que culminou com a participação dele na CPI. Segundo o magistrado, a decisão do presidente do partido, deputado Álvaro Porto, não é cabível de questionamento jurídico nesta instância.

“O presidente de comissão interventora estadual de partido político, ao praticar atos de natureza interna corporis, não atua como autoridade pública, mas sim como gestor de pessoa jurídica de direito privado. Portanto, em princípio, não é cabível mandado de segurança para questionar seus atos, devendo a parte interessada recorrer aos mecanismos internos do partido ou à via judicial cível/eleitoral, conforme o caso”, escreveu.

O indeferimento foi emitido às 13h34. O juiz, no entanto, deu um prazo de cinco dias para que Débora apresente nova manifestação que ele possa analisar após este período.

“Em esforço sintético, somente caberia mandado de segurança se houvesse ato de dirigente partidário praticado no exercício de função delegada pelo Poder público (ex.: uso de recursos do fundo partidário, prestação de contas perante a Justiça Eleitoral), com impacto ou repercussão no processo eleitoral. No entanto, objetivando evitar decisões surpresas, nos termos do art. 10 do CPC, oportunizo a impetrante o prazo de 05 (cinco) dias para prévia manifestação do ora enunciado, devendo os autos, em seguida, me retornarem conclusos para apreciação, com ou sem resposta”, completou o juiz.

Vice assume interinamente em Salgueiro

A Câmara de Vereadores de Salgueiro teve hoje reunião solene para a transmissão temporária de cargo de prefeito. A sessão foi presidida pelo Vereador Flávio Barros. O Prefeito Clebel Cordeiro transmitiu o cargo para o vice, Dr. Francisco Sampaio, conhecido por Doutor Chico. A interinidade será de 20 dias. Clebel Cordeiro ocupou à Tribuna e […]

Clebel, Flávio Barros e Doutor Chico

A Câmara de Vereadores de Salgueiro teve hoje reunião solene para a transmissão temporária de cargo de prefeito.

A sessão foi presidida pelo Vereador Flávio Barros. O Prefeito Clebel Cordeiro transmitiu o cargo para o vice, Dr. Francisco Sampaio, conhecido por Doutor Chico. A interinidade será de 20 dias.

Clebel Cordeiro ocupou à Tribuna e na transmissão aproveitou para alfinetar a gestão anterior, de Marcondes Libório. Relatou que assumiu o Município no CAUC, o Serasa das prefeituras, um grande empecilho no primeiro ano da administração.

Reclamou da quantidade de pessoas contratadas em gestões passadas ultrapassando e muito o limite fiscal, o que trouxe consequências negativas para o Município. Relatou que o Município teve que pagar R$ 96 mil de precatórios. Ao fim, disse que hoje o município se encontra em dia do ponto de vista fiscal.

Clebel afirmou que irá a Brasília brigar por melhorias para o Município. Pediu a Casa confiança e respaldo ao trabalho que Dr. Chico irá fazer nos próximos dias. Dentre as promessas, a de que todas as ruas da cidade podem ser calçadas, desde que com tempo, trabalho, estudo e colaboração.