Notícias

CPI quebra sigilos de Ricardo Barros e de disseminadores de fake News

Por André Luis

A CPI da Pandemia aprovou nesta quinta-feira (19) a quebra de sigilo fiscal e financeiro de responsáveis por sites que teriam disseminado fake news durante a pandemia. A comissão aprovou um total de 187 requerimentos propostos pelo relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL).

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) deve transferir dados sobre pessoas ligadas a empresas de comunicação que seriam disseminadoras de notícias falsas.

Estão na lista os responsáveis pelos sites Instituto Força Brasil, Renova Mídia, Terça Livre, Jornal da Cidade Online, Conexão Política, Crítica Nacional, Senso Incomum, além de uma série de perfis em redes sociais.

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) apresentou um pedido de destaque para que esses requerimentos fossem votados em separado. Os pedidos foram aprovados por seis votos a favor e quatro contra.

Os senadores aprovaram ainda um pedido para que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Morais, relator do inquérito sobre fake news, compartilhe relatórios sobre casos de desinformação.

A comissão também aprovou a convocação dos diretores do FIB Bank Garantias. A instituição entrou na mira da CPI após o depoimento do advogado da Precisa Medicamentos, Túlio Silveira. Como intermediadora do contrato para aquisição da vacina indiana Covaxin com o Ministério da Saúde, a Precisa usou o banco para oferecer uma “carta de fiança” à pasta. Os integrantes da Comissão querem ouvir os diretores da instituição, Roberto Pereira Ramos Júnior e Luiz Henrique Lourenço Formiga, para esclarecer possíveis irregularidades no processo.

Outras Notícias

Colisão entre dois trens do Metrô do Recife deixa feridos e paralisa Linha Centro

Segundo CBTU, um dos veículos estava parado na Estação Ipiranga, quando o outro chegou. Testemunhas contam que trem freou bruscamente, derrubando passageiros. Por G1 PE e TV Globo Dois trens da Linha Centro do Metrô do Recife colidiram no começo da manhã desta terça-feira (18), na Estação Ipiranga, de acordo com a Companhia Brasileira de […]

Foto: Reprodução/WhatsApp

Segundo CBTU, um dos veículos estava parado na Estação Ipiranga, quando o outro chegou. Testemunhas contam que trem freou bruscamente, derrubando passageiros.

Por G1 PE e TV Globo

Dois trens da Linha Centro do Metrô do Recife colidiram no começo da manhã desta terça-feira (18), na Estação Ipiranga, de acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Às 6h50, o Corpo de Bombeiros informou que já havia socorrido cerca de 30 pessoas com ferimentos, todos sem gravidade. Devido ao acidente, toda a Linha Centro foi paralisada.

Um trem estava parado na estação, quando outro chegou e ocorreu a colisão, segundo a CBTU. Diariamente, cerca de 250 mil pessoas utilizam a Linha Centro, que atende o Recife, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe.

Por volta das 7h, o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) relataram ter retirado todas as vítimas de dentro das composições. Elas foram socorridas para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da região.

A CBTU informou que estava acionando o Grande Recife Consórcio de Transportes para ativar o reforço de ônibus para a região.

Testemunhas

A recepcionista Elandia Amaral, de 41 anos, estava em um dos vagões envolvidos no acidente. Ela contou que ia de Jaboatão para Joana Bezerra quando ouviu um “estalo como se o motor estivesse se quebrando”.

Ainda segundo a recepcionista, tudo aconteceu muito rápido. Ao olhar para o lado, foi possível ver algumas pessoas feridas, que foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros.

“A gente anda que nem bicho, um em cima do outro, sem segurança. O metrô não pode funcionar desse jeito. À noite temos medo pela insegurança. De dia, temos medo das condições do transporte porque toda semana ele quebra”, afirmou.

Em entrevista ao Bom Dia PE, a passageira Viviane contou que, quando sentiu a pancada, caiu logo no chão. “Foi um caindo em cima do outro. Já vomitei muito, estou com dor no braço e com a coluna dolorida. Foi horrível”, disse.

A filha de Adelma Maria, de 53 anos, ficou sabendo do acidente por telefone. “Ela disse que o metrô se chocou contra um outro que estava parado. Como estava muito cheio, muita gente caiu. Minha mãe disse que foi uma agonia”, contou Amanda Maria, de 27 anos, relatando que a mãe foi por conta própria para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

IFPE: Abertas inscrições em formação em arte para professores municipais

O IFPE – Campus Afogados da Ingazeira, abriu inscrição para formação em arte para professores da rede municipal. As inscrições estão sendo realizadas no próprio campus de forma presencial. No ato da inscrição o candidato deverá apresentar comprovante de residência, CPF, RG, e número de matrícula da secretaria à qual está lotado. O período de […]

IFPE-2O IFPE – Campus Afogados da Ingazeira, abriu inscrição para formação em arte para professores da rede municipal. As inscrições estão sendo realizadas no próprio campus de forma presencial.

No ato da inscrição o candidato deverá apresentar comprovante de residência, CPF, RG, e número de matrícula da secretaria à qual está lotado. O período de inscrição vai até 15 de outubro e o início das aulas, também  15 de outubro.

Serra: Prefeitura anuncia investimentos na Educação

A Prefeitura Municipal de Serra Talhada divulga, na manhã desta sexta-feira (07), um grande pacote de investimentos na Educação do município. O evento acontecerá no auditório da Secretaria de Educação, a partir das 10h. “Será um verdadeiro presente de Natal para a Rede Municipal de Ensino, onde vamos apresentar um balanço do ano e as […]

A Prefeitura Municipal de Serra Talhada divulga, na manhã desta sexta-feira (07), um grande pacote de investimentos na Educação do município. O evento acontecerá no auditório da Secretaria de Educação, a partir das 10h.

“Será um verdadeiro presente de Natal para a Rede Municipal de Ensino, onde vamos apresentar um balanço do ano e as novas conquistas e parcerias firmadas que vão alavancar a Educação de Serra Talhada”, antecipou o prefeito Luciano Duque.

Na oportunidade, o prefeito Luciano Duque e a secretária de Educação, Marta Cristina, homenagearão os estudantes serra-talhadenses medalhistas na Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico e na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Serviço
Anúncio de pacote de investimentos na Educação de Serra Talhada
Local: Auditório da Secretaria de Educação
Data: 07 de dezembro de 2018
Horário: 10h

Caso Miguel: Justiça prorroga prazo para Sari Corte Real apresentar defesa

Novo prazo, de dez dias corridos, conta a partir de terça-feira (1º), segundo TJPE. Morte de criança, que caiu de prédio no Recife, completa três meses nesta quarta (2). G1-PE O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) prorrogou o prazo para apresentação da defesa de Sari Corte Real, que estava responsável por Miguel Otávio, de […]

Novo prazo, de dez dias corridos, conta a partir de terça-feira (1º), segundo TJPE. Morte de criança, que caiu de prédio no Recife, completa três meses nesta quarta (2).

G1-PE

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) prorrogou o prazo para apresentação da defesa de Sari Corte Real, que estava responsável por Miguel Otávio, de 5 anos, quando a criança caiu do 9º andar do prédio de luxo em que ela mora, no Centro do Recife. O caso ocorreu no dia 2 de junho e completa três meses nesta quarta (2).

Primeira-dama de Tamandaré, Sari foi denunciada por abandono de incapaz que resultou em morte e espera julgamento em liberdade.

O prazo inicial terminou em 27 de agosto. De acordo com o TJPE, o juiz responsável pelo processo aceitou o pedido de prorrogação do prazo e a defesa de Sari foi intimada novamente para apresentar a defesa. O novo prazo, de dez dias corridos, foi definido na terça (01.09).

Procurado pelo G1, o advogado de Sari Corte Real, Pedro Avelino, informou que houve dificuldades para apresentar a defesa porque o processo corre em segredo de Justiça.

“O processo não está fisicamente compilado [facilmente acessível], então isso dificulta a produção da defesa. Acredito que, até o fim do novo prazo, devemos apresentar”, afirmou Avelino.

O fato e a foto: chuva e frio chegam ao Pajeú

Após dias de muito calor e tempo seco no Alto Sertão do Pajeú, a chuva voltou a cair em algumas cidades da região nesta semana. Hoje, uma boa precipitação foi registrada em algumas cidades da região. Também há registros de queda de temperaturas, que já são tradicionais neste mês de maio. As chuvas que voltaram […]

Chuva sobre Afogados da Ingazeira em registro de Marcos Antonio cedido ao blog

Após dias de muito calor e tempo seco no Alto Sertão do Pajeú, a chuva voltou a cair em algumas cidades da região nesta semana. Hoje, uma boa precipitação foi registrada em algumas cidades da região.

Também há registros de queda de temperaturas, que já são tradicionais neste mês de maio. As chuvas que voltaram animaram produtores principalmente de milho, já que o hiato das chuvas já preocupavam em algumas áreas.

Hoje o INMET e APAC publicaram alerta de chuvas acima da média para Recife e região metropolitana. Há riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.