Notícias

Covid-19: Pajeú contabiliza 1.572 casos confirmados, 49 óbitos e 1.094 curas

Por André Luis

Iguaracy e Triunfo registraram óbitos nas últimas 24h.

Por André Luis

De acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados nesta terça-feira (07.07), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, nas últimas 24 horas, nove cidades registraram setenta e um novos casos da Covid-19, e a região totaliza 1.572.

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 791 confirmações. Logo em seguida, com 195 casos confirmados está Tabira, São José do Egito tem 110 e Afogados da Ingazeira está com  109 casos confirmados – a cidade não registrou nenhum novo caso ontem.

Carnaíba chegou aos 60 casos, Triunfo tem 59, Flores está com 46,  Iguaracy está com 34, Brejinho, Calumbi e Tuparetama tem 31 casos cada.

Itapetim está com 21 casos confirmados, Quixaba tem 16 casos, Santa Terezinha tem 13, Santa Cruz da Baixa Verde tem 11, Ingazeira está com 9 e Solidão tem 5 casos confirmados.

Mortes – Nas últimas 24 horas, Triunfo e Iguaracy, registraram novos óbitos. A região tem no total, 49 mortes por Covid-19. Até o momento, doze cidades registraram mortes. São elas: Serra Talhada 14, Carnaíba 6 e Triunfo 6 cada, Tabira 5, Afogados da Ingazeira 4, Quixaba e Iguaracy tem 3 cada, Tuparetama, São José do Egito e Flores tem  2 óbitos cada, Itapetim e Calumbi com 1 óbito cada.

Recuperados – Nas últimas 24 horas, a região registrou trinta  novas curas clínicas, totalizando 1.094 recuperados. O que corresponde a 69,59% dos casos confirmados.

O levantamento foi fechado às 08h desta quarta-feira  (08.07), com os dados fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.

Outras Notícias

Ministros do STF avaliam que vídeo de reunião não deve impulsionar investigações contra Bolsonaro

Conteúdo do encontro ministerial frustrou a oposição, que esperava assistir a cenas piores ​Por Mônica Bergamo/Folha de São Paulo O vídeo da reunião de Jair Bolsonaro frustrou uma parte da oposição a ele, que esperava assistir a cenas piores do que as que foram mostradas na filmagem. Eterna vítima   Políticos e magistrados críticos do […]

Conteúdo do encontro ministerial frustrou a oposição, que esperava assistir a cenas piores

​Por Mônica Bergamo/Folha de São Paulo

O vídeo da reunião de Jair Bolsonaro frustrou uma parte da oposição a ele, que esperava assistir a cenas piores do que as que foram mostradas na filmagem.

Eterna vítima  

Políticos e magistrados críticos do presidente acreditam que o vídeo pode até render frutos a Bolsonaro, do ponto de vista popular, apesar dos palavrões — em especial quando ele levanta bandeiras caras ao bolsonarismo, como a do armamento.

Morno

Magistrados do STF (Supremo Tribunal Federal) também opinavam, num primeiro momento, que o vídeo não deve impulsionar as investigações contra Bolsonaro deflagradas com as acusações de Sergio Moro.​

Quente  

O material, no entanto, pode chocar em alguns momentos e deverá ser amplamente usado pela oposição.

Efeito reverso 

Menos de uma hora após a divulgação do vídeo da reunião, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), aliada do presidente, já divulgava link do material com o título: “A reunião que mudará a República”.

Tabira encerra atividades do lixão

A prefeita Nicinha Melo, juntamente com o secretário de Juventude e Meio Ambiente, Geicon Gef, o secretário de Obras e Urbanismo, José Batista e o engenheiro Herton Felipe, estiveram, na manhã da sexta-feira (31.12), realizaram vistoria nas atividades do depósito de resíduos sólidos, o lixão Municipal, e deram por encerrado as atividades de descarte permanente […]

A prefeita Nicinha Melo, juntamente com o secretário de Juventude e Meio Ambiente, Geicon Gef, o secretário de Obras e Urbanismo, José Batista e o engenheiro Herton Felipe, estiveram, na manhã da sexta-feira (31.12), realizaram vistoria nas atividades do depósito de resíduos sólidos, o lixão Municipal, e deram por encerrado as atividades de descarte permanente de material naquela área. 

“Agora, Tabira não terá mais lixão municipal, nós iremos recuperar toda esta área,  contaremos com uma Estação de Triagem e Transbordo,  empreendimento que além de  minimizar significativamente os impactos ambientais e melhorar a qualidade de vida dos Tabirenses, manterá a empregabilidade e fonte de renda dos catadores de materiais recicláveis”, afirmou o secretário de Juventude e Meio Ambiente. 

“Isso é  para ser comemorado, uma vez que o fim do lixão foi promessa e palanque político por muitos anos e a primeira mulher a ser chefe do executivo resolve o problema do Lixão Municipal”,  completa Geicon Gef.

Já a prefeita destacou a importância do encerramento do lixão. “Estou realizada em concluir 2021 com o encerramento do Lixão e com a implantação da Estação de Triagem e Transbordo, que beneficiará os mais de 40 trabalhadores de materiais recicláveis, que era uma das minhas preocupações, pois tiram o seu sustento através da reciclagem. Estou muito feliz pelo encerramento do Lixão e pelo olhar sensível aqueles que ali trabalhavam, que agora poderão fazer a separação dos recicláveis dentro da Estação”, finalizou a prefeita Nicinha Melo.

Morre aos 73 anos Luiz Antônio Fleury Filho, governador de SP de 1991 a 1994

O ex-governador paulista Luiz Antônio Fleury Filho morreu nesta terça-feira (15) aos 73 anos. A causa da morte não foi divulgada. Natural de São José do Rio Preto, no interior paulista, ele foi promotor de Justiça, secretário da Segurança Pública, governador de São Paulo de 1991 a 1994 e deputado federal por dois mandatos (1999 […]

O ex-governador paulista Luiz Antônio Fleury Filho morreu nesta terça-feira (15) aos 73 anos. A causa da morte não foi divulgada.

Natural de São José do Rio Preto, no interior paulista, ele foi promotor de Justiça, secretário da Segurança Pública, governador de São Paulo de 1991 a 1994 e deputado federal por dois mandatos (1999 a 2007).

Foi sob a sua gestão no governo do estado que ocorreu o chamado massacre do Carandiru, no qual 111 presos foram mortos após a invasão da Polícia Militar ao complexo penitenciário na zona norte de São Paulo. As informações são da Folha de S.Paulo.

Fleury chegou ao Palácio dos Bandeirantes pelas mãos de seu antecessor e padrinho político Orestes Quércia. Ambos depois romperam politicamente.

Em nota, a direção nacional do MDB lamentou a morte do ex-governador. “Lamentamos a morte de Luiz Antônio Fleury Filho, que foi governador de São Paulo entre 1991 e 1994. Foi deputado, promotor Justiça e professor. Filiado ao MDB-SP, ele era membro da Executiva Estadual. Nossas condolências a familiares e amigos”, afirmou Baleia Rossi, presidente nacional do MDB.

O ex-governador paulista João Doria (sem partido) também se manifestou em suas redes sociais. “Sinto muito a perda do Governador Luiz Fleury. Tivemos sempre uma relação respeitosa e republicana. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares do governador Fleury.”

Ciro Gomes (PDT-CE), ex-presidenciável, relembrou que ele e Fleury foram governadores no mesmo período. “Lamento o falecimento de Luiz Antônio Fleury Filho. Fomos colegas governadores, ele de SP e eu do CE. No episódio do sequestro de Dom Aloísio Lorscheider, Fleury nos ajudou enviando uma equipe da polícia de SP especializada em libertação de reféns. Meus sentimentos à família.”

Fleury chegou ao governo paulista com apoio do então governador Quércia, em 1987, como secretário da Segurança Pública —cargo de grande destaque naquela administração, por conta do crescimento da violência em São Paulo.

Com apoio de Quércia, foi eleito sucessor do governador em 1990. Os quatro anos da gestão de Fleury foram tumultuados e seu governo foi marcado pelo massacre do Carandiru.

Os problemas começaram logo no início da gestão, com denúncias de corrupção e enriquecimento ilícito contra Quércia. A situação agravou-se com a dívida e obras paralisadas herdadas da gestão anterior, fatos que abalaram a relação de Fleury com seu padrinho político.

Sobre o Carandiru, Fleury diz que ficou provado na Justiça que não houve, de sua parte, “qualquer ordem para matar”.

“Eu voltava de helicóptero para São Paulo e não existia celular na época. Quando cheguei no Palácio dos Bandeirantes a invasão já havia ocorrido”, afirma ele, sem citar a possibilidade de comunicação pelo rádio do helicóptero.

Ele diz que despontava como candidato a Presidência da República em 1994 e, com o massacre, suas chances se esvaíram. “O objetivo de meus adversários foi atingido.”

PSDB conclui giro pelos sertões do Araripe e Pajeú

Dando continuidade ao giro da pré-campanha, a comitiva do PSDB de Pernambuco, liderada pelo presidente estadual da legenda, Fred Loyo, realizou, ao longo da semana, um giro por diversas cidades do Sertão pernambucano.  O mote do partido, nesse primeiro momento, é visitar todos os municípios do estado que tenham pré-candidatos e pré-candidatas a prefeito do […]

Dando continuidade ao giro da pré-campanha, a comitiva do PSDB de Pernambuco, liderada pelo presidente estadual da legenda, Fred Loyo, realizou, ao longo da semana, um giro por diversas cidades do Sertão pernambucano. 

O mote do partido, nesse primeiro momento, é visitar todos os municípios do estado que tenham pré-candidatos e pré-candidatas a prefeito do partido.

Na quinta-feira (6), a comitiva teve como ponto de partida o Sertão do Araripe,  no município de Exu, em evento de apresentação dos pré-candidatos da chapa de vereadores com o prefeito Raimundinho Saraiva e o pré-candidato à sucessão, Júnior Pinto.

Na sequência, o destino foi Moreilândia, em visita ao pré-candidato à reeleição, Teto Teixeira e, em seguida, Verdejantes, em reunião com o prefeito Haroldo Tavares, o pré-candidato à sucessão, Xicão Tavares e todo o time de vereadores e pré-candidatos tucanos do município. 

Em todas as cidades, o tom foi dado pelas ações da governadora Raquel Lyra benéficas para a região, além dos debates produtivos sobre as demandas e cenários individuais de cada uma das cidades. 

Na sexta-feira (7), a comitiva deu início ao giro pelo Pajeú, iniciando por Triunfo acompanhados por Mário Viana, que lidera a articulação do partido na Região, em evento com o prefeito Luciano Bonfim, que apresentou a sua base de pré-candidatos a vereador e lideranças, em um grupo diversificado e com forte representatividade feminina na chapa de pré-candidatos a vereador. 

Em seguida, Loyo e toda a equipe passaram por Iguaracy, para falar sobre as ações do governo ao prefeito Zeinha e para o ex-prefeito e pré-candidato, Doutor Pedro e todos os demais vereadores e pré-candidatos. De lá, o próximo destino foi Ingazeira, onde os representes do partido prestigiaram o ato de lançamento da pré-candidatura a prefeita de Alcineide Nogueira, professora e forte militante pela educação na região. 

O giro tucano continuou em Tuparetama, em ato com filiados do partido em apoio ao vice prefeito e pré-candidato à sucessão, Diógenes Patriota, que busca continuar o trabalho que vem sendo feito pela gestão comandada por Sávio Torres.

O dia finalizou com um ato de lançamento da pré-candidatura de Anderson Lopes, que fará oposição ao atual prefeito do município. O evento contou com a participação de diversas lideranças, incluindo o deputado estadual Romero Sales Filho. 

No sábado (8), último dia da agenda, foi realizado um ato com a jovem e promissora pré-candidata a prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreu, passando a mensagem do PSDB aos pré-candidatos e lideranças do partido e da base aliada. 

Por fim, a comitiva participou de uma reunião com as lideranças do PSDB em Sanharó, comandadas pelo presidente municipal da legenda, Eduardo Melo e o ex-prefeito Heraldo Oliveira. Nesta agenda, também esteve presente a deputada estadual e vice-presidente do partido, Débora Almeida. 

“O nosso giro foi excelente. Fomos muito bem recebidos em todos os municípios e todos estão muito empolgados com a eleição. Saímos deixando muito entusiasmo em todas as visitas, e esse processo tem sido extremamente importante para consolidar as bandeiras do partido e disseminar as ações da governadora Raquel Lyra, entender as características de cada município e garantir o diálogo e a união com os nossos pré-candidatos”, resumiu Fred Loyo.

Sertânia: prefeitura esclarece episódio entre Asas da América e Fulô de Mandacaru

O Governo Municipal de Sertânia veio por meio desta nota, esclarecer alguns impasse registrado no domingo (28) durante as apresentações da Banda Fulô de Mandacaru e Trio e Banda Asas da América, na 47ª Exposição Especializada em Caprinos e Ovinos de Sertânia, atrações patrocinadas pela FUNDARPE e PITÚ, respectivamente. “O primeiro ponto a ser esclarecido […]

Fulô no Trio Asas da América

O Governo Municipal de Sertânia veio por meio desta nota, esclarecer alguns impasse registrado no domingo (28) durante as apresentações da Banda Fulô de Mandacaru e Trio e Banda Asas da América, na 47ª Exposição Especializada em Caprinos e Ovinos de Sertânia, atrações patrocinadas pela FUNDARPE e PITÚ, respectivamente.

“O primeiro ponto a ser esclarecido é sobre a alteração na ordem de apresentações. A primeira atração estava prevista para ser a Banda Asas da América, mas um acordo entre os artistas alterou a ordem dos shows”.

Segundo a nota, outro ponto, é que foi previamente acordado, há vários dias, que as duas apresentações aconteceriam no trio elétrico de Asas da América. “Portanto, fato de conhecimento das duas atrações”, informa.

A nota diz que no momento do show, a banda caruaruense desejou usar alguns recursos, como fogos de artifício e papel laminado, o que, segundo os proprietários do trio elétrico, não seria possível por questões de segurança, o que criou uma insatisfação na produção de Fulô de Mandacaru. “O impasse foi mediado pela organização do evento, garantindo que ao final o público pudesse conferir e prestigiar grandes shows que finalizaram e coroaram o sucesso da Expocose 2019”, conclui.

Mais de 110 mil, diz organização: em sua 47ª edição, a Exposição Especializada em Caprinos e Ovinos de Sertânia foi encerrada neste domingo (28) . A organização do evento estima que mais de 110 mil pessoas tenham passado pelo Parque de Exposições Professor Renato Moraes durante os cinco dias de festa.

A Expocose 2019 começou na última quarta-feira (24), com a parte técnica. Considerada uma das maiores Exposições de Pernambuco e uma das maiores do Nordeste, a Exposição de Sertânia distribui R$ 60 mil em prêmios e atraiu criadores e expositores de vários lugares, o que permitiu um grande volume de vendas, movimentando financeiramente em média R$ 800 mil.

Passaram pelo Parque de Exposições Professor Renato Moraes mais de 100 criadores e cerca de 1.183 animais de diferentes raças, como Anglo Nubiano e Dorper. A programação contou com exposição de caprinos e ovinos, torneio leiteiro, concurso de peso, entre outras atividades.

Além da parte técnica, o evento trouxe grandes atrações musicais que dispuseram de uma mega estrutura de palco, som e iluminação.  Mais de 10 bandas animaram o público. A programação atendeu os mais diversos estilos musicais e contou com artistas locais e nacionais, como Marília Mendonça, Chico Arruda, Calcinha Preta, Nico Batista, Batista e Edson Lima, Santana O Cantador, entre outras.

A Expocose 2019 teve o apoio do: Governo do Estado de Pernambuco, ADAGRO, Embrapa, SEBRAE, APECO, ACOSE, ABSI, ABCAnglo, ABCC, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, FUNDARPE e PITÚ.