Notícias

COSEMS-PE inicia acolhimento aos novos gestores municipais de saúde em Gravatá

Por André Luis

Na manhã desta segunda-feira (10), o Hotel Casa Grande, em Gravatá, foi palco do Seminário de Acolhimento aos Novos Gestores Municipais de Saúde de Pernambuco, promovido pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE). O evento reuniu mais de 500 participantes, entre gestores e técnicos, com o objetivo de estimular a troca de experiências, aprimorar as políticas públicas de saúde e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).

A cerimônia de abertura contou com a presença de importantes nomes da saúde pública em níveis local, regional, nacional e internacional. Entre os participantes estavam: Artur Amorim, presidente do COSEMS-PE e Secretário de saúde de Afogados da Ingazeira; Hisham Mohamad e Rodrigo Buarque, presidente e vice-presidente do CONASEMS, respectivamente; Mozart Sales, assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República; Felipe Proenço de Oliveira, Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde; Rosano Carvalho Frei, Superintendente do Ministério da Saúde em Pernambuco; Viviany Cavalcante de Oliveira, Secretária Municipal de Saúde de Gravatá; Zilda do Rego Cavalcanti, Secretária Estadual de Saúde de Pernambuco; Dra. Socorro Gross Galiano, representante da OPAS/OMS no Brasil; Sônia Maria Pinto, Presidente do Conselho Estadual de Saúde; ss prefeitos Joselito Gomes (Gravatá) e Orlando Jorge (Limoeiro, ex-presidente do COSEMS-PE).

Para o presidente do COSEMS-PE, Artur Amorim, o evento representa uma oportunidade essencial para alinhamento estratégico e fortalecimento da gestão municipal de saúde. “Este evento é uma oportunidade ímpar para alinhar estratégias e promover um diálogo direto entre os novos gestores e as entidades que apoiam a saúde pública. Nosso objetivo é capacitar e fortalecer a gestão municipal para enfrentar os desafios de 2025”, destacou.

O presidente do CONASEMS, Hisham Mohamad, reforçou a importância da iniciativa. “Esse encontro é fundamental para os secretários que estão iniciando sua jornada e também para aqueles que já atuam na gestão. Discutir temas como responsabilidade dos gestores, regionalização da saúde e financiamento traz segurança e capacitação para aprimorar a qualidade de vida da população em seus municípios”, afirmou.

Já a Secretária Estadual de Saúde de Pernambuco, Zilda do Rego, destacou a relevância do seminário. “Este é um espaço essencial para qualificação dos gestores e aprimoramento das políticas de saúde. Um momento de alinhamento, troca de experiências e fortalecimento do trabalho conjunto entre Estado e municípios”, pontuou.

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, anfitrião do evento, também ressaltou a importância do encontro. “Receber um evento dessa magnitude em nossa cidade demonstra o compromisso de Gravatá com a saúde pública e com o fortalecimento do SUS. É uma honra poder contribuir para essa troca de conhecimento e colaboração entre os gestores municipais”, afirmou.

Homenagens e reconhecimentos

Durante o evento, foram entregues os troféus Flor de Mandacaru, símbolo de resistência e esperança no Nordeste brasileiro. A homenagem foi concedida a personalidades que se destacam na luta pela saúde pública como Artur Amorim, presidente do COSEMS-PE; Dra. Zilda do Rego, Secretária Estadual de Saúde de Pernambuco; Dra. Tereza Campos, Superintendente do IMIP e à Dra. Socorro Gross, representante da OPAS/OMS no Brasil.

Em nome do povo de Pernambuco, foi feito um agradecimento especial à Dra. Socorro Gross pela sua dedicação e liderança na promoção da saúde e dignidade da população. Sua cooperação com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) deixou um legado de resultados expressivos e inspira novas gerações de profissionais da área.

Antes do início dos painéis temáticos, Dra. Jurema Telles, oncologista de destaque, abordou um painel temático sobre o câncer de colo de útero, trazendo aos novos e veteranos gestores de saúde o panorama do “Projeto Piloto Útero e Vida”, em Pernambuco.

Painéis Temáticos

Encerrando a programação da manhã, foram realizadas duas mesas temáticas sendo a primeira “Ser gestor municipal da saúde e o papel do CONASEMS e COSEMS” que teve como palestrante  Hisham Mohamad, Artur Belarmino de Amorim e  a presença de Elídio Ferreira de Moura Filho (Vice-presidente do COSEMS-PE). Logo em seguida, foi a vez do painel, “Atenção Primária à Saúde nos Municípios” que teve como palestrantes a Ana Cláudia Callou (Secretária de Saúde de Olinda-PE) e Felipe Proenço de Oliveira (Secretário de Atenção Primária à Saúde/MS), mediado Nadjane Arcanjo (Secretária Executiva de Saúde do Jaboatão dos Guararapes e Câmara Técnica do CIB-PE).

O evento segue com uma programação voltada à capacitação dos novos gestores e ao fortalecimento das políticas de saúde em Pernambuco.

Outras Notícias

Nova superintendente da PF em Pernambuco

O governo federal nomeou a delegada Adriana Albuquerque de Vasconcelos como nova superintendente da Polícia Federal em Pernambuco. Ela substitui o delegado Antônio de Pádua, que deixa o cargo para assumir a função de adido da PF na Embaixada do Brasil em Pequim, posto recém-criado pelo governo Lula para ampliar a cooperação com a China […]

O governo federal nomeou a delegada Adriana Albuquerque de Vasconcelos como nova superintendente da Polícia Federal em Pernambuco. Ela substitui o delegado Antônio de Pádua, que deixa o cargo para assumir a função de adido da PF na Embaixada do Brasil em Pequim, posto recém-criado pelo governo Lula para ampliar a cooperação com a China em segurança pública e investigação criminal.

A portaria foi publicada pelo Ministério da Justiça e assinada pelo secretário executivo Manoel Carlos de Almeida Neto. Ainda não há data definida para a posse nem informações adicionais sobre o currículo da nova superintendente, que será a segunda mulher a comandar a PF no estado. A primeira foi a delegada Carla Patrícia, que chefiou a instituição entre 2019 e 2021.

Como adido, Antônio de Pádua atuará junto a autoridades chinesas em áreas como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, contrabando, crimes cibernéticos e cooperação jurídica internacional, além de dar suporte a brasileiros que vivem no país.

Pádua estava na superintendência desde janeiro de 2023. Antes, foi secretário de Defesa Social de Pernambuco entre 2017 e 2021, na gestão Paulo Câmara. Ele deixou a secretaria após a ação da Polícia Militar que resultou na repressão a um protesto contra Bolsonaro, no Recife, episódio que deixou manifestantes feridos e dois homens cegos de um dos olhos.

Adelmo Moura será obrigado a trocar o vice na disputa pela reeleição em Itapetim

Em entrevista a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM o prefeito Adelmo Moura fez avaliação positiva de 2019.  Com folha de pessoal enxuta, atingindo no máximo 45%, a gestão fica com margem de recursos para aplicar na execução das obras ou apresentar como contrapartida quando consegue recursos através das emendas parlamentares. Adelmo assegurou que na […]

Em entrevista a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM o prefeito Adelmo Moura fez avaliação positiva de 2019.  Com folha de pessoal enxuta, atingindo no máximo 45%, a gestão fica com margem de recursos para aplicar na execução das obras ou apresentar como contrapartida quando consegue recursos através das emendas parlamentares.

Adelmo assegurou que na saúde medicação básica não falta. Também destacou mutirões na saúde,  médicos no hospital, Centro de Reabilitação sendo construído, PSFs funcionando com equipes completas.

Na educação o município promove monitoramento de avaliação a cada 15 dias. O 14º salário é pago aos professores. A Infraestrutura do município foi atendida com calçamentos. Um total de R$ 1,5 milhão será investido em pavimentação ligando a PE-275 ao Distrito de Piedade. Ele também destacou outras ações na Cultura, Assistência Social, Esporte.

Sobre sucessão municipal o prefeito Adelmo Moura que tem mais de 73% de indicação para ser reeleito, de acordo com o Instituto Opinião. Disse que somente em junho definirá a chapa governista. O vice atual Junior Moreira que já foi vice-prefeito de Arquimedes terá que ser trocado. Adelmo não quis sugerir o nome da oposição para enfrentar. “Qualquer um, não faz diferença”.

Prefeitura de Itapetim inicia pavimentação da rua

Em Itapetim, o governo  Arquimedes Machado através da Secretaria de Infraestrutura, com recursos próprios, iniciou a pavimentação em paralelepípedos da Rua Antônio Piancó de Lima (Tonheiro Piancó), no Bairro Paulo VI. A rua fica ao lado da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Alzira Alves da Costa e da Praça João Arcanjo de Souza […]

12092328_1658826657704693_1239781206_n

Em Itapetim, o governo  Arquimedes Machado através da Secretaria de Infraestrutura, com recursos próprios, iniciou a pavimentação em paralelepípedos da Rua Antônio Piancó de Lima (Tonheiro Piancó), no Bairro Paulo VI.

A rua fica ao lado da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Alzira Alves da Costa e da Praça João Arcanjo de Souza e será mais uma ligação entre a PE-263 e o Conjunto Habitacional Miguel Arraes de Alencar.

O início das obras foi autorizado pelo chefe do Executivo itapetinense durante a inauguração da pavimentação da Rua Dom Augusto Alves, também no Bairro Paulo VI.

Água da Adutora do Moxotó chegará a oito cidades em 2018, diz COMPESA

Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una e São Caetano serão beneficiadas. G1 PE Cerca de 300 mil pessoas, de oito municípios do Agreste pernambucano, vão receber água do Rio São Francisco na torneira já em março de 2018, garantiu o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, nesta […]

Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una e São Caetano serão beneficiadas.

G1 PE

Cerca de 300 mil pessoas, de oito municípios do Agreste pernambucano, vão receber água do Rio São Francisco na torneira já em março de 2018, garantiu o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, nesta segunda-feira (18). O abastecimento vai acontecer a partir da conclusão da obra da Adutora do Moxotó, prevista para o mesmo mês.

“Estamos colocando esse prazo já com as conexões. Ou seja, com a entrada das cidades, abastecimento dos reservatórios e a distribuição da rede”, pontuou o presidente. As cidades atendidas são Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una e São Caetano.

Quando pronta, a Adutora do Moxotó vai ligar a transposição do rio à Adutora do Agreste. Ainda segundo Tavares, ela vai suprir uma carência do ramal do Agreste.

“É uma adutora de 67 quilômetros e já estamos com 63 quilômetros prontos. Então, faltam apenas quatro quilômetros e toda parte de bombas e energização. Então, até março, nós vamos concluir essa adutora e poderemos trazer água do Rio São Francisco para todo eixo da BR-232, abastecendo o Agreste”, afirmou.

Com 90% do investimento, o governo federal se comprometeu a repassar R$ 568 milhões para a conclusão das duas obras, de acordo com o presidente. Ele contou que, até o momento, foram entregues R$ 68 milhões. Tavares acredita que essa demora no repasse da verba é o principal motivo para a demora em entregar a construção.

Em outubro deste ano, a Compesa iniciou a instalação dos primeiros conjuntos de motorbombas, pertencentes ao sistema de bombeamento (estações elevatórias) da Adutora do Moxotó.

Na região, mais grupos de apoio a Bolsonaro declaram ter projeto para 2020

Na região, quem apoiou Bolsonaro quer mais protagonismo nos municípios. Em Serra Talhada, o grupo pretende lançar uma terceira via e candidaturas à Câmara. A coordenação é composta por nomes como Jô Alves, Rosa Mourato, Mano Maranhão, Hélder Menezes e João Daniel. O grupo entretanto, rechaça, como disse a Juliana Lima na Serra FM, a […]

Grupo pró Bolsonaro em Serra Talhada: projeto para 2020

Na região, quem apoiou Bolsonaro quer mais protagonismo nos municípios. Em Serra Talhada, o grupo pretende lançar uma terceira via e candidaturas à Câmara.

A coordenação é composta por nomes como Jô Alves, Rosa Mourato, Mano Maranhão, Hélder Menezes e João Daniel.

O grupo entretanto, rechaça, como disse a Juliana Lima na Serra FM, a possibilidade de aproximação com o grupo de Marquinhos Dantas, que apoiou Bolsonaro e também fala na terceira via.

Em Tabira, representantes do bloco de apoio a candidatura Bolsonaro, os policiais Junior Ferreira e Adenaldo Ferreira (China), falaram ontem pela primeira vez depois da vitória a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM e também falaram em futuro.

“Existe a possibilidade de disputa para a Câmara ou até mesmo liderarmos o protagonismo na política tabirense numa chapa majoritária”, concluiu Junior.