Notícias

Correios abrem quase quatro mil vagas no programa Jovem Aprendiz

Por Nill Júnior
Inscrições são feitas online
Inscrições são feitas online

Do JC Online

Começam nesta quinta-feira (25/03) e vão até o próximo dia 13 de março as inscrições para o Programa Jovem Aprendiz dos Correios. São quase 4 mil vagas, além do cadastro reserva. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas somente via internet, no site dos Correios.

Para participar, o candidato deve ter entre 14 e 22 anos completos, exceto se pessoa com deficiência; estar matriculado na escola e cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental.

A seleção será simplificada, realizada por meio da comprovação de requisitos referentes à renda familiar, aprovação escolar, série atual e participação em projetos sociais, a partir de uma pontuação detalhada no edital. O Jovem Aprendiz terá direito a jornada de aprendizagem de 20 horas semanais, distribuídas em quatro horas diárias; curso de aprendizagem de assistente administrativo realizado no SENAI; salário de R$ 413,33; vale transporte e vale refeição ou alimentação.

O programa Jovem Aprendiz

Implantado em 2010, o programa tem como objetivo o desenvolvimento de jovens por meio da educação técnico-profissional, do estímulo à prática da cidadania e de valores éticos, contribuindo com a preparação para o mundo do trabalho.

Outras Notícias

Prefeitura de Afogados e Sebrae debatem novas parcerias para 2025

Com o objetivo de estabelecer metas e prioridades de atuação na parceria entre ambas instituições, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira e o Sebrae discutiram o planejamento das ações para 2025.  Dentre as demandas debatidas, mais capacitações para os beneficiários do programa zona rural sem fronteiras, que busca agregar valor aos produtos da agricultura familiar […]

Com o objetivo de estabelecer metas e prioridades de atuação na parceria entre ambas instituições, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira e o Sebrae discutiram o planejamento das ações para 2025. 

Dentre as demandas debatidas, mais capacitações para os beneficiários do programa zona rural sem fronteiras, que busca agregar valor aos produtos da agricultura familiar Afogadense, inclusive com a rotulação dos produtos; desenvolvimento turístico; empreendedorismo na educação, dentre outros.

“Teremos um ano muito produtivo, com muitas ações planejadas para esse ano, isso só no âmbito da parceria com o Sebrae. Isso sem contar as outras parcerias que temos, com Senac, Senai, Sesi,” avaliou o Secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico de Afogados, Ney Quidute. 

A reunião contou com a participação dos gestores do Sebrae, Élvio Arruda (educação empreendedora), Amanda Barbosa (indústria e inovação), Paloma Moreira (turismo e economia criativa), Mariany Cruz (agro) e Glícia Rafaela (agro). Pela Prefeitura, além de Ney, também participou a agente de desenvolvimento, Gisele Viana.

Polo UAB Tabira repudia uso de imagem para fins políticos

O Polo UAB Tabira celebra 19 anos de parceria com UPE na oferta do Ensino Superior no município de Tabira. Temos a honra e a graça de Deus em comemorar os 19 anos da parceira UPE na oferta do Ensino Superior no município de Tabira. A implantação do Polo de Educação a Distância  no município […]

O Polo UAB Tabira celebra 19 anos de parceria com UPE na oferta do Ensino Superior no município de Tabira.

Temos a honra e a graça de Deus em comemorar os 19 anos da parceira UPE na oferta do Ensino Superior no município de Tabira.

A implantação do Polo de Educação a Distância  no município de Tabira é o fruto de uma luta de muitos anos, parceria com UUniversidade de Pernambuco (UPE) que iniciou em 2001 com o Programa Especial de Graduação em Pedagogia – PROGRAPE.

Dando continuidade em 2004 à criação do Núcleo de Educação a Distância, em 2006 foi realizado o primeiro vestibular para os cursos de Licenciatura em Fisica, e o curso de licenciatura em Biologia.

A instituição vem destacando-se pelo excelente trabalho realizado frente aos demais Polos do estado, continuamos a nossa luta, em prol da educação e do desenvolvimento da nossa região.

Em 2016 recebemos a doação de um terreno pelo empresário Paulo Manu. Desde então, não descansamos e permanecemos na incessante busca por apoiadores, na entrega do projeto de construção a ministros, ao governador, deputados, secretários, para que fosse possível a construção do Campus da UPE do Sertão do Alto Pajeú (Universidade de Pernambuco) em nossa cidade.

Nesse trajeto em prol do desenvolvimento da região temos vários companheiros de caminhada, pessoas que não devem ser esquecidas, educadores, o Professor Renato Medeiros, grande baluarte, a saudosa Sineide Lima Gomes.

Buscamos também apoio de gestores, dos 21 municípios atendidos pelo polo UAB, a nossa luta foi e sempre será pela educação, pelo desenvolvimento.

Hoje comemoramos 19 anos da parceria da UPE na oferta do Ensino Superior no município de Tabira. Atualmente o Polo UPE de Tabira, funciona com 14 cursos de licenciaturas, 1 bacharelado e 7 cursos técnicos e atende em torno de 987 estudantes.

Temos uma universidade em nossa cidade, já tivemos vários profissionais formados por meio dessa instituição, e buscamos sempre mais.

Com o desejo que com a união de forças seja possível a construção de uma nova edificação, o nosso novo espaço, que seja consolidado o nosso tão sonhado, Campus do Sertão do Alto Pajeú para que possamos continuar a ofertar o que fazemos de melhor, educação e desenvolvimento local.

Agradecemos aos deputados Ricardo Teobaldo, Tadeu Alencar,Marília Arraes, por terem disponibilizados emendas e ao Deputado tabirense Carlos Véras que acolheu o projeto e destinou emenda para que fosse possível a realização desse sonho.

A luta continua. Precisamos de parceiros, que queiram colaborar com a construção da edificação.

Essa é a nossa realidade, essa é a nossa luta, o Polo Uab Tabira é uma instituição séria e apolítica Não temos partidos políticos, não temos lado partidário, não temos pais da obra, temos uma luta incessante em prol do desenvolvimento local e regional por meio do ensino técnico e superior.

Repudiamos o uso da imagem da nossa instituição com o intuito de angariar votos e lembramos que seguimos na luta, precisamos de suporte e apoio diariamente e não apenas em períodos eleitorais, exigimos responsabilidade e respeito nas campanhas eleitorais que usam do nosso trabalho e luta!

O nosso partido foi e sempre será a educação!

Polo UAB Tabira

Covid-19: Pajeú conta com 3.621 casos confirmados, 2.983 recuperados e 77 óbitos

Serra Talhada registrou o vigésimo sétimo óbito por Covid-19. Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta segunda-feira (03.08), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 3.621 casos confirmados de Covid-19. Dez cidades registraram 99 novos casos nas últimas 24 horas. Portanto, os números de casos confirmados no […]

Serra Talhada registrou o vigésimo sétimo óbito por Covid-19.

Por André Luis

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta segunda-feira (03.08), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 3.621 casos confirmados de Covid-19. Dez cidades registraram 99 novos casos nas últimas 24 horas.

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 2.084 confirmações. Logo em seguida, com 333 casos confirmados está Tabira,  São José do Egito está com 261 casos confirmados, Afogados da Ingazeira está com 209 e Carnaíba está com 110 casos.

Calumbi está com 99, Triunfo está com 82 casos, Flores está com 80, Quixaba tem 63,  Iguaracy tem 53,  Brejinho esta com 51, Itapetim está com 49, Tuparetama tem 43, Solidão tem 36, Santa Cruz da Baixa Verde tem 32, Santa Terezinha tem 25,  e Ingazeira tem 11 casos confirmados.

Mortes –  Serra Talhada registrou mais um óbito. A paciente era idosa, 68 anos, moradora do São Cristóvão. Ela era hipertensa, diabética e estava internada no Hospam, onde faleceu no último dia 31 de julho. O resultado do exame foi divulgado nesta segunda (03.08).

A Região tem agora no total, 77 óbitos por Covid-19. Até o momento, treze cidades registraram mortes. São elas: Serra Talhada 27, Triunfo 9, Afogados da Ingazeira e Carnaíba tem 7 óbitos cada, Tabira e Flores tem 5 óbitos cada, Quixaba, Iguaracy, Tuparetama e Itapeitm tem 3 cada, São José do Egito e Santa Terezinha tem  2 óbitos cada, Calumbi tem 1 óbito.

Recuperados – Nas últimas 24 horas, a região registrou cento e trinta e quatro novas curas clínicas, totalizando 2.983 recuperados. O que corresponde a 82% dos casos confirmados. 

O levantamento foi fechado às 07h30 desta terça-feira (04.08), com os dados fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.

Afogados inicia ciclo de debates em preparação à conferência de assistência social

A Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou uma série de debates com a sociedade, abordando os diversos eixos temáticos que integram a política de assistência social, em preparação à décima conferência municipal de assistência social.  A primeira reunião ocorreu nesta quarta (21), no auditório da secretaria, e debateu a proteção social não contributiva e o […]

A Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou uma série de debates com a sociedade, abordando os diversos eixos temáticos que integram a política de assistência social, em preparação à décima conferência municipal de assistência social. 

A primeira reunião ocorreu nesta quarta (21), no auditório da secretaria, e debateu a proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos sócio assistenciais no enfrentamento das desigualdades. 

A décima conferência municipal de assistência traz este ano o tema “Assistência social: direito do povo e dever do Estado, com o financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social”.

Com cinco eixos temáticos, as pré-conferências têm o objetivo de debater temas específicos que serão debatidos e votados pela população durante a conferência. 

“Esse primeiro momento estamos, juntos aos representantes de conselhos, de bairros, e técnicos da assistência, debatendo temas e ouvindo as suas propostas para que possamos votá-las em Conferência Municipal. E é nesse momento de debate e escuta que construímos as políticas públicas sociais que beneficiam a tanta gente em Afogados”, destacou a Secretária de Assistência Social, Madalena Leite.

Os próximos eixos temáticos serão debatidos nos dias 28 e 30 de julho, e 05 e 6 de Agosto. A décima Conferência Municipal de Assistência Social está marcada para o dia 19 de agosto.

Governo Bolsonaro ameaça de novo tomar medidas contra ações de governadores e prefeitos na pandemia

Em mais um movimento do governo Jair Bolsonaro contra as medidas de isolamento social, a AGU (Advocacia-Geral da União) afirmou, no último sábado (11), que recorrerá à Justiça se governos estaduais ou municipais impuserem “medidas restritivas de direitos fundamentais”. A nota do órgão não cita nenhum caso específico, mas mira o governador de São Paulo, […]

A nota é assinada pelo advogado-geral da União, ministro André Mendonça

Em mais um movimento do governo Jair Bolsonaro contra as medidas de isolamento social, a AGU (Advocacia-Geral da União) afirmou, no último sábado (11), que recorrerá à Justiça se governos estaduais ou municipais impuserem “medidas restritivas de direitos fundamentais”.

A nota do órgão não cita nenhum caso específico, mas mira o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que vem protagonizando embates com Bolsonaro e afirmou que o estado poderá prender quem descumprir as regras de isolamento.

Segundo a AGU, “diante da adoção ou ameaça de adoção” de medidas nesse sentido, o órgão prepara as ações judiciais cabíveis e aguarda apenas informações do Ministério da Saúde e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para entrar com o processo.

A nota é assinada pelo advogado-geral da União, ministro André Mendonça, que diz que qualquer medida deve ser respaldada na Constituição. “Medidas isoladas, prisões de cidadãos e restrições não fundamentadas em normas técnicas emitidas pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa abrem caminho para o abuso e o arbítrio”, afirma.

O texto diz ainda que, para casos como esse, a prisão não é a solução adequada. “Medidas de restrição devem ter fins preventivos e educativos -não repressivos, autoritários ou arbitrários”, diz.

A ameaça de Doria de mandar prender as pessoas que desrespeitarem a quarentena ocorreu na última quinta-feira (9), quando o governador comentava a redução dos índices de pessoas em isolamento social em São Paulo e disse não querer endurecer as regras da quarentena no estado.

“Eu queria evitar isso, porque medidas mais rígidas significam que as pessoas poderão receber não só advertência, multa mas também voz de prisão”, disse o governador.

Este é mais um movimento do governo federal para tentar limitar os poderes de estados e municípios em impor regras da quarentena. E ocorre dois três depois de o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidir que os governos locais têm competência em matérias de saúde pública e, portanto, também podem impor medidas restritivas.