Sertanejos começam a se despedir de João Paraibano
por Bruna Verlene
Na tarde desta terça (02) o Cine São José começou a ser preparado para receber o velório poeta João Paraibano, que por muitas vezes se apresentou no palco do cinema.
No início madrugada desta quarta (03) o corpo do poeta chegou a Afogados da Ingazeira acompanhado de seus familiares. Foi um momento de muita comoção para os que estavam presentes.
Companheiro de tantas cantorias, Sebastião Dias, prefeito de Tabira, manteve a todo tempo ao lado do caixão de João. Muito emocionado, por várias vezes Sebastião segurou a mão do seu amigo.
Familiares, amigos e até aqueles que admiravam o trabalho do poeta estiveram durante toda a noite no cinema.
O velório acontece no Cine São José durante todo o dia. O seu sepultamento está previsto para as 16h no Cemitério São Judas Tadeu, em Afogados da Ingazeira. Muitos nomes da cultura popular são esperados para as homenagens a João Paraibano.
Um dos maiores poetas cantadores do Brasil, o paraibano João, o pernambucano João. Visitou muitas vezes a casa do meu velho pai, o poeta cantador Chico Mota, em Caicó-RN, no sertão do seridó, participando do programa de rádio do meu velho que continua no ar há mais de 50 anos. Participava dos festivais e eu naquela cidade, filha de poeta cantador, admiradora de todos os poetas, tinha João Paraibano, como um dos mais completos repentistas que conheci. Posso ver ao lado do caixão, o amigo poeta cantador e conterrâneo, Sebastião Dias, se despedindo do grande amigo. Uma dor imensurável… uma perda irreparável para a poesia, para a cantoria, que fica mais pobre com o silencio da voz e da viola de João. Vá em paz, amigo!
meu grande amigo na década de 70 quantas xs conversamos e riamos muito, quantas cartas minhas ele levou para os programas da pajeú { descansa em paz amigo ! } Deus ameniza a dor do coração de toda familia.