Notícias

Congresso da AMUPE tem sequência hoje com apresentação de projetos selecionados para Concurso de Práticas Inovadoras

Por Nill Júnior

1

Por Anchieta Santos

O segundo dia começa com apresentação cultural da Orquestra Escolar de Bom Jardim, na sequencia tem palestra com o tema “Financiamento e gestão na educação básica”, e a partir das 11h Apresentação dos selecionados para o Concurso de Práticas Inovadoras de Gestão. Á tarde serão realizadas palestras e oficinas temáticas.

Entre os projetos selecionados para o concurso destaque para São José do Egito, selecionado com a Agência de Desenvolvimento Econômico de São José do Egito – ADESJE, e Tuparetama com o projeto do Centro de Inclusão Produtiva de Tuparetama. A premiação dos vencedores será anunciada amanhã (25), às 08h30, no último dia de evento.

Outras Notícias

Gilmar Mendes pede “cautela” em ações da justiça em universidades

Do UOL O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes considera que a Justiça precisar ter “cautela” para evitar exageros em ações relativas à manifestações políticas em universidades. “É preciso que façamos uma reavaliação para não valorizarmos uma ação repressiva e que possamos valorizar uma relação mais dialógica. Nós precisamos ter uma relação dialógica […]

Do UOL

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes considera que a Justiça precisar ter “cautela” para evitar exageros em ações relativas à manifestações políticas em universidades.

“É preciso que façamos uma reavaliação para não valorizarmos uma ação repressiva e que possamos valorizar uma relação mais dialógica. Nós precisamos ter uma relação dialógica e menos repressiva”, considerou, nesta sexta-feira (26), durante agenda na universidade Uninove, na capital paulista.

Nesta semana foram registradas ações da polícia e da Justiça Eleitoral que fiscalizaram universidades públicas do país com supostas propagandas eleitorais irregulares. As manifestações políticas não faziam menção direta a algum candidato ou partido.

Na terça-feira (23), a Justiça determinou que a Universidade Federal Fluminense retirasse uma bandeira com os dizeres “Direito UFF antifascista”.

A universidade retirou a bandeira sem que houvesse mandado judicial, e os alunos estenderam outra no dia seguinte com a palavra “censurado”.

A decisão judicial foi determinada após a Justiça receber 12 denúncias contra a manifestação, as quais sustentavam que a faixa teria “conteúdo de propaganda eleitoral negativa contra o candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro [PSL]”.

O ministro disse que as universidades são vitais para o pensamento e que a sociedade precisa lidar com essas manifestações “com certa compreensão e tolerância” e que não são todas as que traduzem manifestações de apoio a partidos políticos ou políticos.

“Muitas vezes não é o candidato que manda seus seguidores fazerem isto ou aquilo, mas os sinais emitidos a partir dessas lideranças acabam estimulando determinados exageros”, disse Gilmar.

O ministro considerou também que em um segundo turno a temperatura das discussões políticas “sobe demais”. Nesse contexto os juízes eleitorais recebem diversas manifestações e tomam a maior parte das decisões quase que de forma monocrática, sem levar ao colegiado.

“[Pode ocorrer] aqui ou acolá o exagero de uma denúncia”, disse, relativizando que não conhece especificamente as ações movidas essa semana.

“Eu não vou fazer juízo sobre a situação concreta, porque teve algum juiz que determinou que houvesse um tipo de providência e isso terá que ser examinado.”

Gilmar afirmou que nas universidades há “ebulição” de ideias mesmo fora do período eleitoral e isso tem que ser relativizado.

“Não é incomum, nós mesmos (ministros do STF) vamos a eventos universitários e somos recebidos com protesto. Isso faz parte do processo democrático “, considerou.

Afogados: Bradesco suspendeu atendimento por casos de Covid-19

Agência volta a abrir nesta terça-feira 1º de fevereiro Por André Luis A agência do Banco Bradesco de Afogados da Ingazeira, precisou suspender o atendimento ao público nesta segunda-feira (31).  Segundo informações apuradas pelo blog, após dois funcionários testarem positivo na semana passada e mais dois na manhã desta segunda, a gerência regional do banco […]

Agência volta a abrir nesta terça-feira 1º de fevereiro

Por André Luis

A agência do Banco Bradesco de Afogados da Ingazeira, precisou suspender o atendimento ao público nesta segunda-feira (31). 

Segundo informações apuradas pelo blog, após dois funcionários testarem positivo na semana passada e mais dois na manhã desta segunda, a gerência regional do banco decidiu pedir a todos os funcionários que fizessem o teste para a Covid-19.

Nesta segunda, após se encaminharem ao centro de testagem, ficou confirmada a infecção de mais dois funcionários do quadro e um terceirizado.

Ao todo seis funcionários do quadro do banco e dois prestadores de serviço testaram positivo. A gerência regional decidiu, então, por precaução, fazer a sanitização da agência bancária.

Ainda segundo informações, devido ao grande quadro de funcionários, mesmo com o afastamento de alguns, será possível a agência bancária abrir o atendimento ao público nesta terça-feira (1º). 

Também recebemos a informação de que a agência estará com todos os protocolos sanitários para atendimento ao público, além da sanitização, realizada nesta segunda-feira, haverá funcionários fazendo a higienização com álcool gel na entrada da agência.

PE apresenta problemas entre São José do Egito e Itapetim

Depois das chuvas que caíram na cabeça do Pajeú, em São José do Egito, Brejinho e Itapetim, a estrada que liga São José do Egito ao Ambó, está com problemas, na altura da Fábrica de Ração da Serrote Redondo. Segundo relato do colaborador Marcelo Patriota,  uma cratera está se formando por baixo do asfalto. Em […]

13015455_835704206552710_6830237216914506158_nDepois das chuvas que caíram na cabeça do Pajeú, em São José do Egito, Brejinho e Itapetim, a estrada que liga São José do Egito ao Ambó, está com problemas, na altura da Fábrica de Ração da Serrote Redondo.

Segundo relato do colaborador Marcelo Patriota,  uma cratera está se formando por baixo do asfalto. Em várias partes da estrada há problemas. Na descida da ladeira do Ambó, no sentido São José do Egito, um bueiro cedeu por baixo do asfalto e causou um declive de cerca de 20 centímetros, deixando o pista com um buraco e declive acentuado.

A estrada foi feita no governo de Eduardo Campos e a empresa que construiu tem que fazer o reparo, pois o contrato prevê a manutenção. A PE-275, no trecho entre São José do Egito e Ambó foi recuperada pela empresa Andrade Guedes.

Cerca de R$ 13,8 milhões foram investidos na obra pelo Governo do Estado. Foram cerca de 30 quilômetros revitalizados,de Tuparetama, São José do Egito, indo até o Ambó . Que sejam rápidos na revitalização.

Dirigentes nacionais do PT antecipam voto por rompimento com Freixo, diz jornal

Segundo o Estadão, quatro integrantes da executiva nacional do PT já se posicionaram contra a candidatura do deputado Alessandro Molon (PSB) ao Senado pelo Rio.  Todos devem engrossar o movimento contra a aliança do PT com o PSB fluminense na reunião da direção nacional da sigla marcada para esta quinta-feira (4).  Ainda segundo o Estadão, […]

Segundo o Estadão, quatro integrantes da executiva nacional do PT já se posicionaram contra a candidatura do deputado Alessandro Molon (PSB) ao Senado pelo Rio. 

Todos devem engrossar o movimento contra a aliança do PT com o PSB fluminense na reunião da direção nacional da sigla marcada para esta quinta-feira (4). 

Ainda segundo o Estadão, a maioria da direção petista no Rio, porém, ainda defende a aliança com o PSB no Estado.

Entenda o caso – Nas articulações da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva para a disputa pela Presidência, o PT decidiu apoiar o deputado Marcelo Freixo (PSB) na disputa para o Palácio Guanabara. Em troca, os petistas esperavam indicar o candidato da chapa à cadeira no Senado. O escolhido era André Ceciliano (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Mas o presidente estadual do PSB, o deputado federal Alessandro Molon, não quis abdicar de sua candidatura. Decidiu mantê-la, contrariando o PT, que pressionava por um único candidato para o cargo. Segundo o parlamentar, o acordo entre as legendas alegado pelos petistas nunca existiu.

Morre Professora Zefinha, vítima de Covid-19

Zefinha morava em Teixeira-PB há mais de 50 anos, mas era natural de Itapetim-PE Morreu na noite desta sexta-feira (12), no Complexo Hospitalar Regional de Patos, devido à, complicações da Covid-19, a professora aposentada Josefa Ferreira das Dores, de 77 anos. As informações são do Blog do Marcello Patriota. De acordo com uma das filhas, Zefinha […]

Zefinha morava em Teixeira-PB há mais de 50 anos, mas era natural de Itapetim-PE

Morreu na noite desta sexta-feira (12), no Complexo Hospitalar Regional de Patos, devido à, complicações da Covid-19, a professora aposentada Josefa Ferreira das Dores, de 77 anos. As informações são do Blog do Marcello Patriota.

De acordo com uma das filhas, Zefinha Quebra, como era conhecida, deu entrada por volta das 11h do último sábado, 6 de março na Unidade Mista de Saúde Sancho Leite, relatando estar apenas gripada, porém, pelo avanço dos sintomas ela foi transferida para Patos por volta das 17h.

Na terça-feira, 9 de março, Zefinha teve seu quadro agravado e foi conduzida a UTI onde permaneceu até a noite desta sexta-feira quando não resistiu e veio a óbito. Esta é a 18ª morte por Covid-19 em Teixeira-PB. 

Zefinha era muito conhecida e admirada na cidade serrana. Já atuou nas escolas José Elias de Amorim, em escolas da cidade de Patos e na escola do Sítio Poços. Em 2004, Zefinha tentou uma vaga na Casa Legislativa; ela disputou as eleições pelo PSB. Em 2012 fez nova tentativa, desta vez pelo PSD. 

Nas redes sociais muitos lamentam a sua morte. O sepultamento aconteceu neste sábado no Cemitério XXII em Itapetim. Professora Zefinha nasceu em Itapetim, mas morava em Teixeira há mais de 50 anos.