Notícias

COMPESA instala bomba flutuante em São José II para reforçar abastecimento

Por Nill Júnior
Informações e foto: Marcelo Patriota

A COMPESA tomou a decisão de instalar bombas flutuantes no reservatório São José II para ajudar a incrementar a distribuição.

O municípios é o que acaba sofrendo mais quando há pane na Adutora do Pajeú, por ficar na ponta do sistema de distribuição.

As recentes paralisações alteraram muito o cronograma de distribuição. Isso porque a Adutora era  o único sistema que estava abastecendo a cidade. Com a instalação da bomba flutuante,  o volume produzido na Estação de Tratamento melhorou consideravelmente.

A expectativa é de que haja garantia hídrica com melhor distribuição ao menos até março ou abril de 2018. A COMPESA  acredita que o fornecimento de água foi normalizado ainda nessa quarta-feira.

Outras Notícias

Zeca comemora encontro com Raquel e Priscila. “Animadas com nossa candidatura”

O ex-prefeito e pré-candidato à prefeitura de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (PODEMOS), comemorou em contato com o blog o encontro que teve na manhã desta quinta-feira com a governadora Raquel Lyra e a vice, Priscila Krause. O encontro aconteceu antes da agenda de Raquel com o prefeito Wellington Maciel e aumentou expectativa sobre a construção de […]

O ex-prefeito e pré-candidato à prefeitura de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (PODEMOS), comemorou em contato com o blog o encontro que teve na manhã desta quinta-feira com a governadora Raquel Lyra e a vice, Priscila Krause.

O encontro aconteceu antes da agenda de Raquel com o prefeito Wellington Maciel e aumentou expectativa sobre a construção de uma aliança para 2024. Participaram ainda o presidente da Câmara, Weverton Siqueira,  os vereadores Rodrigo Roa e Célia Galindo, Cibele Roa e Neryanne Cavalcanti.

O blog conversou com Zeca que tratou a conversa como muito boa. “Ela estava muito animada com a candidatura da gente. Claro, ela é muito prudente, mas se mostrou feliz com os numeros que estão aí, nossa posição e lealdade à ela. Ela saiu muito animada”.

Como Madalena Britto tem alinhamento com João Campos e Wellington Maciel está em baixa nas pesquisas, é grande a probabilidade de que ela construa alinhamento com o palanque do ex-prefeito, que lidera as pesquisas.

Relatório interno do TCU aponta ilegalidades no decreto de Portos, assinado por Temer

G1 Um relatório interno elaborado por técnicos do Tribunal de Contas da União coloca em dúvida o principal argumento de defesa do presidente Michel Temer no chamado inquérito dos Portos, que apura se ele beneficiou empresas do setor de portos, como a Rodrimar, com a edição de um decreto em 2017. O processo no TCU […]

G1

Um relatório interno elaborado por técnicos do Tribunal de Contas da União coloca em dúvida o principal argumento de defesa do presidente Michel Temer no chamado inquérito dos Portos, que apura se ele beneficiou empresas do setor de portos, como a Rodrimar, com a edição de um decreto em 2017.

O processo no TCU está classificado como acesso restrito e a TV Globo/GloboNews conseguiu as informações junto a fontes no tribunal. No último dia 20, o delegado Cleyber Malta Lopes, que investiga Temer no inquérito dos Portos, solicitou ao tribunal cópia deste processo.

O blog buscava contato com o Planalto até a publicação deste texto. Procurada, a Rodrimar disse que não vai se manifestar.

O documento do tribunal afirma que o Decreto 9.048/2017, o chamado Decreto dos Portos, cria um contexto que poderia, no futuro, beneficiar empresas com contratos anteriores a 1993. É o caso da Rodrimar. O relatório vai de encontro à defesa do presidente porque o principal argumento de Temer sobre o tema, até agora, é o de que a Rodrimar não poderia se beneficiar das regras que entraram em vigor em maio do ano passado.

Segundo fontes do tribunal, originalmente, a investigação do TCU sobre o decreto estava apenas na secretaria que cuida de transportes. Mas, nos últimos dias, a investigação ganhou o reforço de uma secretaria do tribunal – de combate à corrupção – que faz a articulação com a Polícia Federal e com o Ministério Público Federal.

Hoje, os auditores trabalham em uma linha de investigação: a de que o decreto extrapola o que a lei diz para beneficiar as empresas que administram portos. Os auditores discutem, ainda, se vão investigar se houve ação de integrantes do Planalto na edição do decreto. Isso criaria um segundo furo no decreto: desvio de finalidade. Os técnicos discutem se vão solicitar ao ministro Bruno Dantas, do TCU, que encaminhe ofício ao ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, com essas informações.

Saúde: Recife recebe R$ 850 mil para zerar filas no SUS

O fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) ganhou um reforço estratégico em Pernambuco. Através do programa federal Agora Tem Especialistas, o Ministério da Saúde destinou mais de R$ 850 mil ao Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, no Recife. O investimento é focado na aquisição de equipamentos de ponta para cirurgias de alta complexidade, […]

O fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) ganhou um reforço estratégico em Pernambuco. Através do programa federal Agora Tem Especialistas, o Ministério da Saúde destinou mais de R$ 850 mil ao Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, no Recife. O investimento é focado na aquisição de equipamentos de ponta para cirurgias de alta complexidade, garantindo tecnologia de excelência para quem mais precisa.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (8) pelo secretário de Atenção Especializada, Mozart Sales, ao lado do prefeito João Campos. O recurso, já repassado pelo Fundo Nacional de Saúde, será convertido em aparelhos como arcos cirúrgicos e sistemas de videoendoscopia, que permitem procedimentos menos invasivos e recuperações mais rápidas.

“Esses aparelhos são essenciais para diminuir o tempo de espera e realizar procedimentos em áreas de difícil acesso no corpo humano”, destacou Mozart Sales.

Tecnologia a serviço da dignidade

Diferente da lógica de sucateamento do passado, a atual gestão aposta na modernização da rede pública. Com o novo arco cirúrgico (raio-X móvel em tempo real) e endoscópios flexíveis, o hospital — que já é referência no cuidado à pessoa idosa — amplia sua capacidade de realizar biópsias e cirurgias de cálculos sem a necessidade de grandes incisões.

Pernambuco na rota do cuidado

A ofensiva contra as filas de espera no estado não para no Recife:

  • Parceria com o IMIP: O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) passa a oferecer consultas especializadas gratuitas pelo SUS, em um modelo de compensação de tributos federais.

  • Carretas da Mulher: Unidades móveis em Recife e Garanhuns já realizaram mais de 2 mil exames, como mamografias e preventivos, fundamentais no diagnóstico precoce do câncer.

O programa Agora Tem Especialistas reafirma o papel do Estado como indutor de cidadania, mobilizando estruturas públicas e filantrópicas para garantir que o direito à saúde não seja apenas uma letra na Constituição, mas uma realidade cotidiana.

Polícia erradica 13 mil pés de maconha em Iguaracy

A Polícia Civil de Pernambuco, por meio das delegacias de polícia de Afogados da Ingazeira e Iguaracy, o 23º Batalhão de Polícia Militar e o BEPI realizaram ação conjunta, na última quinta-feira (15), visando localizar e destruir cultivo de maconha localizada na zona rural do Município de Iguaracy. A plantação foi encontrada e contava com […]

A Polícia Civil de Pernambuco, por meio das delegacias de polícia de Afogados da Ingazeira e Iguaracy, o 23º Batalhão de Polícia Militar e o BEPI realizaram ação conjunta, na última quinta-feira (15), visando localizar e destruir cultivo de maconha localizada na zona rural do Município de Iguaracy.

A plantação foi encontrada e contava com aproximadamente 13.200 pés da erva, os quais foram devidamente destruídos, na forma da lei. Apesar de não ter ocorrido prisão em flagrante, todos os envolvidos já foram identificados pela Polícia Civil.

As investigações preliminares ficaram a cargo da equipe da Delegacia de Afogados da Ingazeira, a qual, após levantamento prévio, constatou a veracidade das informações apresentadas, fato que fez com que o delegado titular determinasse as incursões na área.

A ação foi coordenada pelos delegados Allison Nunes Eulâmpio, delegado Seccional da 20ª DESEC, e Lucas Carvalho Sampaio, delegado de Polícia da 167ª Circunscrição de Afogados da Ingazeira e da 171ª Circunscrição de Iguaracy.

SES reforça importância do diagnóstico precoce das infecções sexualmente transmissíveis

Em 2017, Pernambuco registrou um aumento dos casos de sífilis, doença em fase epidêmica em todo o país O Brasil está em alerta para o aumento de casos notificados de infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a sífilis, doença curável e que tem tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Pernambuco, a Secretaria Estadual […]

Em 2017, Pernambuco registrou um aumento dos casos de sífilis, doença em fase epidêmica em todo o país

O Brasil está em alerta para o aumento de casos notificados de infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a sífilis, doença curável e que tem tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) notou o aumento nos três tipos da doença que são de notificação compulsória. A maior parte dos casos é da sífilis adquirida (público em geral), com 2.684 notificações em 2017 (2.657 em 2016 e 1.319 em 2015). Em seguida vem a sífilis congênita (transmissão da mãe para o feto durante a gestação), com 1.612 casos em 2017 (1.507 em 2016 e 1.363 em 2015).

Em 2017, ainda foram registrados 1.341 casos em gestantes (953 em 2016 e 870 em 2017). Já no caso da Aids, já são mais de 25 mil casos desde o início da notificação, em 1983.

Para reforçar a importância da prevenção, detecção precoce e do tratamento da sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como HIV/Aids e hepatites virais, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), realiza seminário para atualização permanente de profissionais de saúde nesta terça-feira (16.01), até as 12h, no auditório da SES, no bairro do Bongi.

Diante da proximidade do período das festas carnavalescas, a SES decidiu promover essa ação de conscientização focada na prevenção, visando o fortalecimento de políticas estratégicas complementares às campanhas de incentivo ao sexo seguro e à ampliação da testagem do HIV.

“Problemas de saúde associados às IST afetam principalmente as mulheres e podem ter consequências em longo prazo. Doença inflamatória pélvica, gravidez ectópica e aborto estão entre as complicações, que também incluem infertilidade tanto no público feminino quanto no masculino”, alerta a gerente de Atenção à Saúde da Mulher da SES, Letícia Katz. Em relação à falta do diagnóstico e do tratamento da sífilis em mulheres, na fase inicial, o resultado pode ser a infertilidade, gravidez ectópica, cancro anogenital e morte prematura.

Durante o seminário, estarão reunidos profissionais das Unidades Básicas de Saúde, coordenadores da Atenção Primária, Saúde da Mulher e de IST/Aids de todas as Gerências Regionais de Saúde (Geres) para discussão dos temas. Na programação, serão debatidas as temáticas: “Transmissão vertical, diagnóstico e seguimento dos casos”, explanado pela ginecologista obstetra e diretora-médica do Cisam, Luíza Menezes; e “Prevenção das IST”, pelo infectologista do Hospital das Clínicas Paulo Sérgio Ramos de Araújo. A ação é uma parceria da Gerência de Atenção a Saúde da Mulher e do Programa Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais.

Com o encontro, a SES reflete o modelo de atenção à saúde e redefine ações de prevenção em diferentes níveis da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) com a articulação de toda rede de serviços para promoção da saúde.  Entre as iniciativas que devem ser realizadas de rotina, a realização de exames periódicos – principalmente após alguma situação de risco, como relação sexual desprotegida – pela mulher e seu parceiro, além da importância do acompanhamento pré-natal das gestantes, e prevenção às reinfecções. “O uso da camisinha em todas as relações sexuais é o meio mais eficaz para evitar essas infecções. Os preservativos são oferecidos na rede de saúde”, reforça Letícia Katz.

“A sífilis congênita é uma doença de notificação obrigatória pelos municípios. É necessária uma sensibilização dos serviços que detectam as gestantes com sífilis para dar continuidade ao tratamento dos casos. A sífilis congênita é transmitida para o bebê ainda na barriga da mãe, por isso é importante que tanto o pai quanto a mãe façam o exame e descobrindo a infecção, façam o tratamento corretamente, evitando assim a transmissão vertical. Indicamos que todos, quando já estiverem planejando engravidar, façam o exame que detecta a sífilis nos postos de saúde mais próximos à sua residência ou nos Centros Municipais de Testagem e Aconselhamento (CTA)”, explica o gerente do Programa Estadual de DST/Aids, François Figueirôa.

Não tratada corretamente durante a gravidez, a sífilis pode causar abortamento, óbito fetal, morte neonatal ou o nascimento de crianças já portadora da infecção e com sequelas irreversíveis, como surdez e deficiência mental.

“No caso do HIV, com o diagnóstico precoce, a mulher pode iniciar o tratamento normalmente. Assim, é possível praticamente eliminar o risco do bebê nascer infectado”, comenta Figueiroa.

Sífilis – É uma doença infectocontagiosa que sistêmica, de evolução crônica, causada pelo Treponema pallidum. A doença não tratada progride ao longo de muitos anos, sendo classificada em sífilis primária, secundária, latente recente, latente tardia e terciária. A transmissão pode ser sexual, vertical ou sanguínea. De 2011 a 2017, 8.323 casos (4.198 masculinos e 4.125 femininos) foram associados à Sífilis Adquirida. Os casos em gestantes, de 2005 a 2017, somaram 7.917.

Aids – Em Pernambuco, desde o início das notificações de Aids, no ano de 1983, até 24.10.2017, foram registrados 25.218 casos, sendo 16.344 no público masculino e 8.874 no feminino. Em 2016 foram 1.104 (738 masculinos e 366 femininos) e em 2017*, 396 (259 masculinos e 137 femininos – dados sujeitos a alteração).