Notícias

Como TCE e MPPE fiscalizam prefeitos e vereadores. Hoje, no Causos & Causas

Por André Luis

Nesta quarta-feira (30), às 19h, vai ao ar mais um episódio do podcast Causos & Causas, com transmissão ao vivo pelo canal da Ello TV no YouTube. O tema da vez é “Bastidores do Controle: Como TCE e MPPE Julgam e Fiscalizam Prefeitos e Vereadores”, e o convidado é o advogado municipalista João Luiz Lima Valeriano Júnior, conhecido como Júnior Valeriano.

Com 12 anos de atuação no Direito Público, Júnior Valeriano é uma referência em assessoria jurídica legislativa. É especialista em Processo Civil pela ESA-PE e em Administração Pública e Processo Legislativo pela UPE, além de já ter exercido a função de procurador nos municípios de Custódia e Betânia, e nas câmaras de Custódia e São José do Egito. Atualmente, atua como assessor jurídico das Câmaras Municipais de Lagoa Grande, Ouricuri, Arcoverde, Pesqueira e Bezerros, além de ser procurador da Câmara de Solidão.

Durante o episódio, o advogado vai explicar, com linguagem clara e direta, como funcionam os mecanismos de controle exercidos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) sobre a atuação de prefeitos e vereadores. Entre os temas em pauta estão auditorias, prestações de contas, improbidade administrativa, contratações irregulares, nepotismo e fiscalização do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Acompanhe ao vivo nesta quarta, às 19h, no YouTube da Ello TV, clicando aqui.

Outras Notícias

Afogareta 2016: Confira fotos da 1ª noite com Gabriel Diniz

Alexandre Peixe comanda festa hoje Começou nesta noite de sexta, com show de Gabriel Diniz o Afogareta 2016, organizado por Ney e Matheus Quidute.  No trio, Ney destacou que enquanto o evento chega a sua 18ª edição, outros eventos como o Precajú e Garanheta não existem mais por dificuldades em organizar. O show começou pouco depois das  22h […]

Claudio Gomes

Alexandre Peixe comanda festa hoje

Começou nesta noite de sexta, com show de Gabriel Diniz o Afogareta 2016, organizado por Ney e Matheus Quidute.  No trio, Ney destacou que enquanto o evento chega a sua 18ª edição, outros eventos como o Precajú e Garanheta não existem mais por dificuldades em organizar.

O show começou pouco depois das  22h e termina dentro do acertado com o MP, que solicitou encerramento às duas da madrugada do dia seguinte.  Também não houve registro de ocorrências graves. Chamou a atenção a presença de mais seguranças e policiamento, garantindo segurança ao evento. O público também se comportou muito bem. Alexandre Peixe e Xé Pop  dão sequência à programação.

Houve muita emoção na homenagem feita por Ney, Matheus e Wellington Rocha, apresentador do evento, a Andressa Ângelo Barreto, que faleceu em setembro. Ela era figura presente no Afogareta, carnaval fora de época de Afogados. Costumava ser convidada para participar ao lado dos artistas. Também  foram citados outros jovens que tradicionalmente participavam do evento e perderam a vida em acidentes, como Mariano, Renato Amorim, Maíza e Jonathan .

A expectativa é de um show mais à levada baiana, comandado hoje por Alexandre Peixe, compositor de grades sucessos que está ganhando espaço com carreira solo.

Veja fotos de nosso fotógrafo na festa, Cláudio Gomes, que analisa com sua veia de comentarista. “Nill, o Arerê, mandou bem na avenida. Com 18 anos foi uma bela abertura com muita  alegria. O trio iluminou metade da avenida com um carnaval de luz. Confira também registros de André Luiz, que comanda o blog nesse janeiro de nossas férias. O blog, claro, é parceiro oficial do evento:

Claudio Gomes-2

Claudio Gomes-7

Claudio Gomes-10

Claudio Gomes-6

Claudio Gomes-5

Claudio Gomes-4

GEDSC DIGITAL CAMERA

GEDSC DIGITAL CAMERA

GEDSC DIGITAL CAMERA

GEDSC DIGITAL CAMERA

GEDSC DIGITAL CAMERA

GEDSC DIGITAL CAMERA

GEDSC DIGITAL CAMERA

GEDSC DIGITAL CAMERA

GEDSC DIGITAL CAMERA

GEDSC DIGITAL CAMERA

GEDSC DIGITAL CAMERA

 

Claudio Gomes-4 Claudio Gomes-6

Claudio Gomes-13

Serra Talhada efetua pagamento de novembro e 13º de servidores nesta sexta-feira

A Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria Municipal de Finanças, efetua nesta sexta-feira (11) o pagamento correspondente ao mês de novembro e o décimo terceiro salário do funcionalismo público municipal.  Recebem o pagamento de novembro os servidores ativos e inativos (efetivos, contratados, comissionados e aposentados) e o décimo terceiro salário os efetivos, inativos e […]

A Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria Municipal de Finanças, efetua nesta sexta-feira (11) o pagamento correspondente ao mês de novembro e o décimo terceiro salário do funcionalismo público municipal. 

Recebem o pagamento de novembro os servidores ativos e inativos (efetivos, contratados, comissionados e aposentados) e o décimo terceiro salário os efetivos, inativos e comissionados. Incluindo o pagamento de novembro e o décimo terceiro, serão injetados cerca de 7 milhões de reais na economia serra-talhadense.

 “Tivemos um ano muito difícil com enchentes e pandemia, mas graças a um bom planejamento financeiro que implantamos na gestão estamos conseguindo honrar nossos compromissos junto aos nossos servidores e aposentados, efetuando o pagamento de novembro e o décimo terceiro, um montante de sete milhões que irá aquecer a nossa economia neste fim de ano”, comentou o prefeito Luciano Duque.

Serra: prefeita sanciona piso salarial dos Agentes de Saúde e Agentes de Controle de Endemias

A prefeita Márcia Conrado sancionou nesta terça-feira (26) o Projeto de Lei Nº 024/2022 do Executivo Municipal que regulamenta o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Controle de Endemias (ACE) de Serra Talhada, conforme previsão da Emenda Constitucional Nº 120/2022, publicada em 06 de maio de 2022. Com a […]

A prefeita Márcia Conrado sancionou nesta terça-feira (26) o Projeto de Lei Nº 024/2022 do Executivo Municipal que regulamenta o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Controle de Endemias (ACE) de Serra Talhada, conforme previsão da Emenda Constitucional Nº 120/2022, publicada em 06 de maio de 2022.

Com a aprovação do PL na Câmara de Vereadores, as duas categorias tiveram o piso elevado para dois salários mínimos, equivalente hoje a R$ 2.424,00. Agora sancionada, a lei entra em vigor imediatamente, retroagindo seus efeitos a maio do corrente ano, garantindo os direitos dos trabalhadores.

“É um momento importante. Fico feliz em reconhecer e garantir esse direito aos servidores e parabenizo a todos pelo excelente trabalho que desenvolvem no município. Preciso agradecer ainda à Câmara de Vereadores, que sem pestanejar atendeu na íntegra a proposta contida no Projeto de Lei, colocando em 1° e 2° votação a matéria, sendo aprovada por unanimidade”, comentou a prefeita Márcia Conrado.

Antes da sessão, a gestora se reuniu com os vereadores para debater a importância da aprovação do PL. Estiveram presentes o vice-prefeito Márcio Oliveira, e os vereadores Alice Conrado, Manoel Enfermeiro, China Menezes, Agenor de Melo, Zé Raimundo, Antônio da Melancia, Ronaldo de Dja, Pessival Gomes, Romério do Carro de Som, Rosimério de Cuca, Gin Oliveira e André Maio.

Brejinho realiza reunião de alinhamento para o 1º Fórum Comunitário Selo UNICEF

Na última quinta-feira (10), aconteceu, em Brejinho, a reunião de alinhamento para realização do 1º Fórum Comunitário Selo UNICEF edição 2021/2024, que será realizado dia 9 de março na Secretaria de Ação Social. O Fórum Comunitário é um importante momento estratégico para o início das atividades do Selo UNICEF, que é uma iniciativa do Fundo […]

Na última quinta-feira (10), aconteceu, em Brejinho, a reunião de alinhamento para realização do 1º Fórum Comunitário Selo UNICEF edição 2021/2024, que será realizado dia 9 de março na Secretaria de Ação Social.

O Fórum Comunitário é um importante momento estratégico para o início das atividades do Selo UNICEF, que é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que tem o intuito de incentivar e abraçar os avanços dos direitos de crianças e adolescentes, promovendo, realizando e garantido que seja cumprido.

É neste evento que será feito o primeiro diagnóstico sobre a situação das crianças e adolescentes no município de Brejinho em conjunto com à população, onde será definido o plano de Ação Municipal pelos direitos dos menores a ser implementado ao longo desta edição.

Em Afogados, maioria rejeita gestão Raquel. Lula tem 68,6% de bom e ótimo

O Múltipla avaliou a percepção da população de Afogados da Ingazeira para o governo Raquel Lyra. O cenário é de maior reprovação. Para apenas 2% a gestão é ótima. É boa para 16,3%. 27,3% a consideram regular. Para 13,5% o governo é ruim, e péssimo para 25,7%. Somados, ruim e péssimo dão 38,7% ante apenas […]

O Múltipla avaliou a percepção da população de Afogados da Ingazeira para o governo Raquel Lyra.

O cenário é de maior reprovação. Para apenas 2% a gestão é ótima. É boa para 16,3%. 27,3% a consideram regular. Para 13,5% o governo é ruim, e péssimo para 25,7%. Somados, ruim e péssimo dão 38,7% ante apenas 18,3% que a consideram ótima ou boa. Não opinaram 15,7%.

Já o governo Lula tem 28,3% que o consideram ótimo, 40,3% que dizem ser bom, 16,3% que o acham regular, 3% que acham ruim, 8% que acham péssimo. Não opinaram 4,1%. A soma de bom e ótimo chega  a 68,6%. E de ruim e péssimo, 11%.

Dados técnicos: os dados foram levantados dias 8 e 9 de junho. Foram 300 entrevistas. Margem de erro para mais ou para menos: 5,7%.

Perfil da amostra – Masculino 47%, Feminino 53%; 16 a 34 anos 34%, 35 a 59 anos 44% e 60 anos ou mais 22%

Distribuição das entrevistas: na cidade, 78%. Nos povoados, 22%

Localidades pesquisadas: São Braz, Sobreira, Borges, Brotas, Centro, São Cristóvão, São Sebastião, Costa, São Francisco, Pedro Pereira, Bela Vista, Ponte, Alto Vermelho, Carapuça, Queimada Grande e Varzinha.