Notícias

Como presidente eleito, Trump elogia Hillary e faz apelo por união do país

Por Nill Júnior

imagemUol

Em seu discurso de vitória na madrugada desta quarta-feira (9), o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, se comprometeu a “renovar o sonho americano” e fez um apelo para a união do país. “Serei o presidente de todos os americanos e isso é muito importante para mim”. Trump se desculpou pela demora no discurso de vitória. “Negócios complicados”, disse.

De acordo com Trump, a candidata democrata, Hillary Clinton, que não discursou, telefonou para conceder a derrota. “Acabei de receber um telefonema de Hillary Clinton. Ela nos parabenizou por nossa vitória. E a parabenizei e a sua família por uma campanha muito dura. Ela lutou muito bem. Hillary trabalhou muito e durante um longo período, e nós temos uma grande dívida de gratidão com ela por nosso país.”

“Para aqueles que optaram por não me apoiar, estou estendendo a mão para a sua orientação e ajuda para que possamos trabalhar juntos para unificar nosso grande país”, disse Trump, em um apelo também pela união de seus críticos, principalmente dentro do Partido Republicano.

“A todos os republicanos, democratas e independentes nesta nação lhes digo que é momento que nos reconciliemos como um povo unido”, afirmou.

O discurso do republicano foi feito horas depois de o chefe da campanha da candidata democrata, John Podesta, declarar que a ex-secretária de Estado não discursaria e aguardaria a contagem completa dos votos.

Trump foi apresentado por seu vice-presidente, o governador de Indiana Mike Pence. “O povo americano falou e elegeu um novo campeão”, disse Pence. Ao seu lado, durante o discurso, esteve também o filho mais jovem, Baron, fruto da união com Melania Trump, e toda a família Trump.

“Trabalhando juntos, vamos começar a tarefa urgente de reconstruir nosso país”, disse. “Conheci nosso país tão bem. Tremendo potencial! Cada único americano terá a capacidade de realizar o seu potencial”, completou. “Vamos consertar nossos centros urbanos, reconstruir nossa infraestrutura, que se tornará inigualável. E vamos colocar milhões de pessoas para trabalhar na reconstrução”.

O presidente eleito disse também que, sob o seu comando, os EUA terão “grandes relações” e serão um país “justo” com outras nações. “Nos daremos bem com todas as nações dispostas a se dar bem conosco”, disse Trump.

Outras Notícias

Paulo Câmara prestigia São João Solidário da Comunidade Obra de Maria

O evento aconteceu na noite deste sábado, na sede da associação, em São Lourenço da Mata, e foi realizado em prol das obras sociais da Comunidade O governador Paulo Câmara prestigiou, na noite deste sábado (09.06), o São João Solidário, promovido pela Comunidade Católica Obra de Maria. O evento, realizado na sede, no município de […]

O evento aconteceu na noite deste sábado, na sede da associação, em São Lourenço da Mata, e foi realizado em prol das obras sociais da Comunidade

O governador Paulo Câmara prestigiou, na noite deste sábado (09.06), o São João Solidário, promovido pela Comunidade Católica Obra de Maria. O evento, realizado na sede, no município de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife (RMR), teve como objetivo arrecadar recursos para serem enviados à área rural de Moçambique e ajudar na manutenção de hospitais, creches e escolas que a Comunidade mantém no país africano. Entre as pessoas que serão beneficiadas estão 2 mil alunos e, diariamente, cerca de 300 pessoas que passam pelos hospitais mantidos pela associação católica.

“Tenho a oportunidade de acompanhar esse trabalho que tem feito tão bem a Pernambuco, ao Brasil e ao mundo que é o da Comunidade Obra de Maria. Um trabalho que busca levar solidariedade e que trabalha, incansavelmente, contra as desigualdades, em favor dos mais pobres, levando a palavra de Deus e a fé de Nossa Senhora. Nosso país vive um momento muito difícil e a unidade, a tolerância e a busca pela paz é um exercício que nós temos que buscar fazer. Quem acompanha o trabalho e quem atua na Comunidade, sabe que ela cumpre um papel fundamental para melhorar nosso povo, as relações e para que as pessoas possam viver com mais paz”, afirmou o governador Paulo Câmara.

O presidente e fundador da Comunidade Obra de Maria, Gilberto Barbosa, detalhou que a associação está presente em 17 países e tem como objetivo promover a evangelização das pessoas e, acima de tudo, realizar ações sociais. “É uma alegria grande para o São João Solidário receber pessoas que valorizam nosso trabalho, como o governador Paulo Câmara, que veio nos prestigiar. Isso nos honra bastante”, destacou.

Acompanharam o governador o secretário e o executivo da Casa Civil, José Neto e Marcelo Canuto, respectivamente. Também participaram do evento o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; e o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo.

Rádio Pajeú completa 61 anos

Pra comemorar: entrega da estátua restaurada do monsenhor Antônio de Pádua Santos e Celebração em Ação de Graças. Neste domingo (04.10), a Rádio Pajeú, primeira emissora do Sertão de Pernambuco, comemora 61 anos. Idealizada por um bispo católico, Dom João José da Mota e Albuquerque, a rádio iniciou suas atividades em Afogados da Ingazeira, Sertão […]

Pra comemorar: entrega da estátua restaurada do monsenhor Antônio de Pádua Santos e Celebração em Ação de Graças.

Neste domingo (04.10), a Rádio Pajeú, primeira emissora do Sertão de Pernambuco, comemora 61 anos.

Idealizada por um bispo católico, Dom João José da Mota e Albuquerque, a rádio iniciou suas atividades em Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú graças ao seu empenho e de uma equipe de abnegados.

Para se ter uma ideia, no fim dos anos 50, a região sequer contava com energia elétrica. O funcionamento se deu graças a motores a óleo.

Ao longo do tempo, a rádio, décima do estado, foi se moldando como importante instrumento de formação e entretenimento no Sertão de Pernambuco.

Hoje, após a migração para FM, é líder na região com uma programação que tem como carro chefe a participação popular, a informação e a música regional.

Programação dos 61 anos:

Este ano, por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, e buscando se adequar ao cumprimento dos protocolos preconizados pelas autoridades de saúde, não será possível fazer uma programação festiva, como tem sido nos últimos anos.

Neste domingo, às 18h30, haverá a entrega da estátua restaurada do Monsenhor Antônio de Pádua Santos, no Museu do Rádio. E logo em seguida, haverá Celebração em Ação de Graças na Paróquia de São Francisco, dentro da programação da Festa na comunidade onde nasceu a emissora.

Rogério Leão recebe prêmio por serviços prestados a Escola Politécnica de Pernambuco

A Escola Politécnica de Pernambuco/UPE – Universidade de Pernambuco, homenageou, na manhã desta sexta-feira (4), o ex-aluno e deputado estadual Rogério Leão pelos serviços prestados a instituição, em uma solenidade de comemoração aos 106 anos de sua fundação. A cerimônia aconteceu no auditório Joseph Mesel da Poli/UPE. Rogério Leão é formado em Engenharia Civil pela […]

A Escola Politécnica de Pernambuco/UPE – Universidade de Pernambuco, homenageou, na manhã desta sexta-feira (4), o ex-aluno e deputado estadual Rogério Leão pelos serviços prestados a instituição, em uma solenidade de comemoração aos 106 anos de sua fundação. A cerimônia aconteceu no auditório Joseph Mesel da Poli/UPE.

Rogério Leão é formado em Engenharia Civil pela Poli na Turma 90.2 e faz parte da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia na Assembléia Legislativa de Pernambuco.

O deputado estadual disse está emocionado por ter sido homenageado e lembrou dos tempos de faculdade. “Uma honra receber esta condecoração da instituição que tive como segunda casa durante meus estudos”, enfatizou Leão.

Rogério Leão foi Prefeito de São José do Belmonte por dois mandatos consecutivos e Presidente do Porto do Recife, ele falou sobre o convivio com amigos do curso. “Passa um filme em nossa mente quando estamos diante de tantas pessoas que fizeram e fazem parte de nosso crescimento educacional, profissional e pessoal”, lembrou Rogério Leão.

Compuseram a mesa, o deputado federal, Jorge Corte Real, a deputada estadual, Priscila Krause, o magnífico reitor da Universidade de Pernambuco, professor Pedro Henrique, o diretor da Escola Politécnica/UPE, professor José Roberto, o vice-diretor da Escola Politécnica/UPE, professor Alexandre Gusmão, o deputado estadual Rogério Leão e o general Duizit Brito, Comandante da 7ª Região Militar do Comando Militar do Nordeste.
O presidente do Porto de Suape, Marcos Baptista proferiu uma palestra com o tema: “Suape – 40 anos: um modelo de gestão para o desenvolvimento”.

Inaugurada em 6 de março de 1912, a Poli/UPE foi a 8ª Escola de Engenharia do país e a 3ª do Nordeste. Idealizada por professores do Gymnásio Pernambucano, entidade madrinha da nova escola de engenharia no Estado, a Poli/UPE possui atualmente oito Cursos de Graduação, vinte e três Cursos de Especializações e quatro Mestrados, tendo mais de 3900 alunos matriculados.

Mais um incêndio registrado em Afogados da Ingazeira

Mais um incêndio foi registrado em Afogados da Ingazeira. Um fogão de pressão, para uso comercial explodiu na 15 de novembro. A casa é da família de Severino Pereira, o Mestre Bil, músico conhecido da cidade e já falecido, e é usada para um bar de uma de suas netas, Aparecida Pereira. Por sorte, ela […]

Imagem dos fundos da casa, feita ontem à noite
Imagem dos fundos da casa, feita ontem à noite

Mais um incêndio foi registrado em Afogados da Ingazeira. Um fogão de pressão, para uso comercial explodiu na 15 de novembro. A casa é da família de Severino Pereira, o Mestre Bil, músico conhecido da cidade e já falecido, e é usada para um bar de uma de suas netas, Aparecida Pereira.

Por sorte, ela teve apenas ferimentos leves e nada mais grave aconteceu. Bombeiros e policiais ajudaram no isolamento da área e combate ao fogo.

O caso levanta a discussão sobre o número de acidentes domiciliares que terminam em incêndio na cidade. Esta semana, chamou a atenção o caso de Cícero Virgínio, o Cícero Bagaceira, que teve a sua simples casa incinerada após curto circuito.

Este ano, ainda houve outros episódios de repercussão, como o incêndio na casa de Antônio Carlos, o Fofão, também por curto circuito. Nos dois casos, moradias simples com fiação elétrica irregular.

Afogados é também palco de uma das maiores tragédias do gênero no país. A morte de cinco membros da família Canzenza, provocada pela explosão de uma fabriqueta clandestina de artefatos juninos.  Foi em junho de 2000.

Lula e João Campos lideram corrida para Presidente e Governador em Afogados, diz Múltipla

O Múltipla quis saber a preferência do eleitorado de Afogados da Ingazeira para presidência da República. O presidente Lula lidera com folga: ele tem 61% contra o principal nome da oposição, Flávio Bolsonaro, que aparece com 14%. Brancos e nulos são 12%. Indecisos, 5%. Não opinaram, 8%. Já na corrida para o Governo do Estado, […]

O Múltipla quis saber a preferência do eleitorado de Afogados da Ingazeira para presidência da República. O presidente Lula lidera com folga: ele tem 61% contra o principal nome da oposição, Flávio Bolsonaro, que aparece com 14%. Brancos e nulos são 12%. Indecisos, 5%. Não opinaram, 8%.

Já na corrida para o Governo do Estado, o Múltipla aferiu o cenário com João Campos prefeito do Recife, e a governadora Raquel Lyra, numa provável disputa de segundo turno. João aparece com 48% contra 27% da governadora. Brancos e nulos são 8%, indecisos chegam a 10% e não opinaram, 7%.

Farofa na estimulada para o Senado

Na corrida para o Senado, Marília Arraes lidera com 18%, Humberto Costa tem 11%, Sílvio Costa Filho 5%, Anderson Ferreira 4%, Gilson Machado 3%, Dudu da Fonte 2%, Fernando Dueire e Jô Cavalcanti, 1%. Dizem votar branco ou nulo para a segunda vaga, 3%. Não opinaram para a segunda vaga 7%. Dizem votar branco ou nulo para as duas vagas, 18%. Indecisos ou os que não opinaram para as duas vagas, 53%.

Aprovação x desaprovação de Lula e Raquel

O presidente Lula tem aprovação de 68% e desaprovação de 25%. Não opinaram 7%. Já a governadora Raquel Lyra tem a gestão aprovada por 45% e desaprovação de 39%. Não opinaram, 16%.

Dados da pesquisa

Foram 300 entrevistas dias 22 e 23 de dezembro. População urbana: 79% e População Rural, 21%. A margem de erro é de 5,5% para mais ou menos.

Se utilizou o método de amostragem estratificada proporcional com probabilidade proporcional ao tamanho (PPT) em três estágios. A medida de tamanho adotada para a seleção dos Distritos e setores é a população residente nessas áreas, de acordo com dados censitários disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No terceiro estágio são definidas as cotas de sexo, idade, escolaridade e renda domiciliar com base em informações estatística disponibilizadas pelo Instituto Brasileiro de geografia e estatística (IBGE) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Fontes: Censos 2022 e TSE (Novembro/22).