Notícias

Com Totonho, Patriota entrega Centro de Educação Infantil

Por Nill Júnior

placa

O Prefeito de Afogados José Patriota entregou nova unidade para atender 240 crianças com idade entre um e cinco anos, dos bairros Cohab-Sobreira, São Braz, São Cristóvão, além dos residenciais Dom Francisco e Laura Ramos.

A inauguração aconteceu nesta segunda (06), com as presenças dos vereadores Augusto Martins, Luiz Besourão, José Carlos, Raimundo Lima, Igor Mariano, Reinaldo Lima, Cícero Miguel, e do ex-prefeito Antônio Valadares, em cujo mandato se iniciou a obra.

Pra quem quer acompanhar o morde-assopra em que se transformou a relação do ex-prefeito com o atual gestor, Totonho deu pano pra duas mangas. Em um momento, chegou a dizer que “nunca ficou mais de uma semana fora de Afogados”. Em outro, elogiou a obra, afirmando que “é fruto do empenho do conjunto de forças da Frente Popular”, quando elogiou o prefeito.

descerramento da fita

Projeto do Vereador Raimundo Lima deu nome de Evangelina de Siqueira Lima, uma das primeiras educadoras afogadenses, ao Centro de Educação Infantil. Segundo nota, foi o segundo inaugurado na Gestão Patriota. O primeiro foi inaugurado no Residencial Miguel Arraes.

Com oito salas de aula, sala de leitura, sala de jogos e brinquedos, anfiteatro, playground, berçário, fraldário, banheiros e lavanderia, a obra custou 1,4 milhão de Reais, recursos do município e da União.

“Em apenas dois anos e meio, pudemos entregar à população duas escolas e dois importantes centro de educação infantil. E vem mais por aí, em breve iremos inaugurar mais uma belíssima escola para atender a zona rural, na região do Sítio São João”, informou Patriota.

crianças já estão utilizando a creche

Secretária adjunta de Educação, a professora Maria José Acioly destacou os investimentos do Governo Federal na obra, fruto do programa Brasil Carinhoso, para expandir a quantidade de matrículas de crianças entre 0 e 48 meses (até 4 anos de idade) cujas famílias sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família/PBF em creches públicas ou conveniadas. Além da contrapartida e acompanhamento, a manutenção fica a cargo da Prefeitura.

Outras Notícias

Serra Talhada: divulgada programação da Festa de Setembro

A tradicional Festa de Setembro de Serra Talhada chega à sua 234ª edição, mantendo-se como o principal evento cultural do Sertão do Pajeú. Promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura, os festejos serão realizados entre os dias 29 de agosto e 8 de setembro. A festa, que movimenta a economia local e […]

A tradicional Festa de Setembro de Serra Talhada chega à sua 234ª edição, mantendo-se como o principal evento cultural do Sertão do Pajeú. Promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura, os festejos serão realizados entre os dias 29 de agosto e 8 de setembro.

A festa, que movimenta a economia local e atrai milhares de turistas, terá dois polos de atrações e contará com onze dias de programação diversificada. O Polo Nacional, situado na Lagoa Maria Timóteo, promete grandes apresentações entre os dias 4 e 7 de setembro, sempre a partir das 21h30.

Entre os destaques confirmados estão nomes como Xand Avião, Zé Vaqueiro, Nattan, Tarcísio do Acordeon e João Gomes. Além das atrações musicais, o público poderá optar por assistir aos shows de áreas exclusivas, com camarotes.

Paralelamente, o Polo Cultural, montado na Praça Sérgio Magalhães, também oferecerá uma extensa programação com estilos variados, que vão do forró ao samba, passando pelo rock e atrações religiosas.

As apresentações no Polo Cultural começarão no dia 29 de agosto e seguirão até o encerramento da festa, no dia 8 de setembro, sempre a partir das 21h.

A festa também impacta diretamente a economia de Serra Talhada. Comerciantes, hoteleiros e prestadores de serviço já estão se preparando para o aumento da demanda, com a expectativa de que a ocupação da rede hoteleira alcance 95% durante o evento.

Barraqueiros e vendedores ambulantes também se mostram otimistas, acreditando em um período de grande movimentação financeira.

Para garantir a segurança e o bem-estar dos visitantes, a festa contará com o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de uma equipe de segurança privada. Agentes de saúde também estarão presentes para oferecer suporte durante todo o evento.

Programação 234ª Festa de Nossa Senhora da Penha:

Polo Cultural (Praça Sérgio Magalhães)

29 de agosto: Padre Alessandro Campos;

30 de agosto: Walkyria Santos, Henrique Brandão, Boteco dos Amigos, Grupo de Dança Beatriz Simões;

31 de agosto: Altemar Dutra Jr, Assisão, Bruna Magalhães, Grupo de Xaxado Cabras de Lampião;

1º de setembro: Trio Sygnus + Ministério Bem Aventurados, Wiliam Sanfona, Grupo de Dança Folhas Outonais;

2 de setembro: Banda Vizzu, Lila, Grupo Gilvan Santos;

3 de setembro: 6Sambar, Dal Ribeiro – Grupo Intimidade, Andreds – Samba do Rasta e convidados, Grupo Mistura Pernambucana;

4 de setembro: Revolta Social, Belatrix, Petrônio e as Criaturas;

5 de setembro: Filarmônica In Concert, Fabíola Leite, Cia Tindolelê, Grupo de Xaxado Cangaceiros de Vila Bela;

6 de setembro: Ray di Serra, Pajeuzeiros, Grupo de Xaxado Zabelê;

7 de setembro (Pós desfile): Túlio Duarte, Cleitinho e Minininho;

7 de setembro (À noite): Winny Lima, Forrozão Mil;

8 de setembro: Ministério Luz Celeste, Ministério Amigos pela Fé, Ministério Consagrados a Maria, Heidy Lima.

Polo Nacional (Lagoa Maria Timóteo)

4 de setembro: Xand Avião, Zé Vaqueiro, Heitor Costa, Filipe Filho;

5 de setembro: Nattan, Tarcísio do Acordeon, Jonas Esticado, Ítala e Brenda;

6 de setembro: João Gomes, Felipe Amorim, Raphaela Santos, Kennedy Brasil;

7 de setembro: Henrique e Juliano, Manin Vaqueiro, Michel Brocador, Leya.

Em Pernambuco, Lula tem 63,3% das intenções de voto e Bolsonaro, 32,6%

A amostragem divulgada pelo instituto Potencial Pesquisa para presidente da República, em Pernambuco, também é a primeira a ser publicada hoje pela Folha de Pernambuco.  Nela, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 63,3% da intenção de votos. O candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, tem 32,6%.  Mil pessoas foram entrevistadas por telefone, […]

A amostragem divulgada pelo instituto Potencial Pesquisa para presidente da República, em Pernambuco, também é a primeira a ser publicada hoje pela Folha de Pernambuco

Nela, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 63,3% da intenção de votos. O candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, tem 32,6%. 

Mil pessoas foram entrevistadas por telefone, entre os dias 19 de outubro e 24 de outubro de 2022.

 A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE sob o nº BR-03498/2022 e mostra também que 1,1% dos eleitores ainda não decidiu em quem votar para a Presidência da República; 0,3% não quis responder; 1,5% afirmou que vai anular o voto e 1,2% anunciou votar em branco. 

As pessoas foram ouvidas em 75 dos 184 municípios pernambucanos: nove na RMR;  25 no Agreste; 13 na Zona da Mata e 28 no Sertão.

Percentuais

A maioria dos entrevistados são mulheres (53,6%), contra 46,4% de homens. O maior percentual (24,5%) se concentra na faixa etária de 45 a 59 anos e o menor (1,7%), entre 16 e 17 anos. 20,7% têm de 25 a 34 anos e outros 20,7%, de 35 a 44. De 60 a 69 anos de idade, o índice chega a 10,6%; de 21 a 24 anos, a 8,4%; de 70 a 79 anos, a 5,8%.

Afogados chega a 217 casos confirmados de Covid. Saúde diz que essa foi semana com menor número na curva histórica

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que neste sábado (08) foram registrados três casos novos para covid-19. Os mesmos encontravam-se em investigação. A cidade chegou a 217 confirmados, com 185 recuperados e sete óbitos. São 63 casos em investigação. “Hoje tivemos 09 casos descartados após os pacientes apresentarem resultados negativos para covid-19. Registramos também […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que neste sábado (08) foram registrados três casos novos para covid-19. Os mesmos encontravam-se em investigação. A cidade chegou a 217 confirmados, com 185 recuperados e sete óbitos. São 63 casos em investigação.

“Hoje tivemos 09 casos descartados após os pacientes apresentarem resultados negativos para covid-19. Registramos também a recuperação de um paciente após avaliação clínica e epidemiológica”, diz a nota.

Já são 185 (85,2%) pessoas recuperadas para covid-19 em no município. Atualmente, 25 casos estão ativos para a doença em Afogados.

Quinze casos na semana: Avaliando o número de casos por semana epidemiológica temos os seguintes resultados: SE 25 (19), SE 26 (16), SE 27 (32), SE 28 (37), SE 29 (24), SE 30 (21), SE 31 (24) e SE 32 (15). A semana 32 se encerra hoje e mostra uma tendência de diminuição no número de casos. A semana com um menor número de casos antes da atual foi a SE 24 (13).

Outras cidades: a Secretaria de Saúde de Sertânia informa, neste sábado (8), que 13 casos de Covid-19 foram registrados no município: dois com realização de testes rápidos e 11 com exames SWAB (UFPE e LACEN/PE). Foram DESCARTADOS 21 casos: quatro com realização de testes rápidos e 17 com realização de exames SWAB (UFPE e LACEN/PE). Sertãnia chegou a 297 casos confirmados, com 218 recuperados e dez óbitos.

O município de Tabira registrou mais dois casos, chegando a 342. Desses, 312 foram recuperados, com seis óbitos. O centro lidera o número de casos com 93, seguido de Brejinho (23), Cohab (22), Borborema (19), Brayner Colaço (18) e Florentino Leite (17).

 

 

ExpoSerra supera expectativas gerando mais de R$ 40 milhões em negócios

A 24ª ExpoSerra, que celebrou os 40 anos de CDL em Serra Talhada, conseguiu superar as expectativas em negócios gerados a partir da feira, atraindo mais de R$ 40 milhões de reais em vendas.  Vários segmentos conseguiram se destacar, desde as novas empresas que expuseram seus produtos e serviços pela primeira vez, até aquelas que […]

A 24ª ExpoSerra, que celebrou os 40 anos de CDL em Serra Talhada, conseguiu superar as expectativas em negócios gerados a partir da feira, atraindo mais de R$ 40 milhões de reais em vendas. 

Vários segmentos conseguiram se destacar, desde as novas empresas que expuseram seus produtos e serviços pela primeira vez, até aquelas que já conhecem os efeitos positivos da feira para seus negócios, como foi o caso dos empreendimentos no segmento automotivo, de caminhões e carretas que juntos geraram mais de R$ 30 milhões do montante geral da feira. 

“Nós estamos muito felizes com o resultado, porque a cada ano nós aumentamos nossas expectativas na feira e sempre conseguimos superar. Mas isso só acontece porque nós continuamos confiando no potencial de Serra Talhada e da ExpoSerra para o desenvolvimento da nossa região. Hoje, quem vem para a feira sabe que vai fazer negócio, que vai ter um network de alto nível, que vai mostrar seu produto ou serviço para gente de todo o Brasil”,  afirmou o presidente da CDL de Serra Talhada, Maurício Melo. 

A presença expressiva do público também foi destacada por Maurício. “Foi muito importante este ano nós termos realizado a nossa feira sem a área de shows, porque conseguimos visualizar o público que veio para a feira para realmente fazer negócios, consumir na ExpoSerra, conhecer os estandes e levar essa experiência completa do que é visitar uma feira de negócios. Os expositores, de um modo geral, também aprovaram esse formato e nós só confirmamos que o peso da feira é medido pela quantidade de negócios gerados a partir dela, que é nosso objetivo principal, desde o início”, contou. 

Na terceira e última noite da 24ª edição da ExpoSerra, o público lotou o pátio da feira para acompanhar o sorteio de uma moto 0km, em parceira com a TNP Bank, que contemplou o serra-talhadense Francisco Luiz da Silva. 

O Palco Cultural também contou com os shows de Pajeuzeiros e Banda Vizzu, para celebrar da melhor forma o sucesso de mais uma edição da Feira da Indústria, Comércio e Serviços de Serra Talhada.

Ingazeira: Diogo Moraes anuncia R$ 300 mil para pavimentação da PE-283

Nesta sexta-feira (11), técnicos da empresa da Contec – Projetos e Engenharia, responsável pela elaboração do projeto, estiveram na estrada Fruto de uma emenda do deputado estadual Diogo Moraes (PSB), o projeto para pavimentação da PE-283, ligando Ingazeira a Tuparetama, teve início. Nesta sexta-feira (11), técnicos da empresa da Contec – Projetos e Engenharia, responsável […]

Nesta sexta-feira (11), técnicos da empresa da Contec – Projetos e Engenharia, responsável pela elaboração do projeto, estiveram na estrada

Fruto de uma emenda do deputado estadual Diogo Moraes (PSB), o projeto para pavimentação da PE-283, ligando Ingazeira a Tuparetama, teve início.

Nesta sexta-feira (11), técnicos da empresa da Contec – Projetos e Engenharia, responsável pela elaboração do projeto, estiveram na estrada para vistoriar in loco a via que será pavimentada. O prefeito da cidade, Luciano Torres, também acompanhou a visita.

A elaboração do projeto está sendo custeada com emenda parlamentar do deputado, que destinou R$ 300 mil para sua elaboração. “Sabemos o quanto a população de Ingazeira desejava essa estrada e, sensíveis a essa demanda, decidimos direcionar uma parte de nossas emendas para custear o projeto da rodovia, que logo em seguida será executado pelo Governo de Pernambuco através do programa Caminhos por Pernambuco. É uma grande conquista para todos que circulam por essa região”, afirmou Diogo Moraes.

Em julho do ano passado, em reunião com a secretária Fernandha Batista e o prefeito de Ingazeira, Luciano Torres, Diogo obteve a autorização para o projeto. A obra vai ter 15 quilômetros que vai encurtar distâncias. A iniciativa contempla a estrada que liga Ingazeira a Tuparetama, a PE-283 ao quilômetro 49 da PE-275. Após o início do projeto, a previsão é que o documento fique pronto em até 30 dias.

“Esse é um compromisso nosso com a população de Ingazeira para tornar esse sonho uma realidade. Tenho certeza que essa ação vai ficar na história dessa cidade, diminuirá distâncias e será uma mola propulsora para o desenvolvimento social e econômico da região”, complementou o parlamentar.