Notícias

Com presença de Patriota, Câmara reúne prefeitos para discutir ações de combate à Covid-19

Por Nill Júnior

O governador Paulo Câmara comandou, na manhã desta segunda-feira (16.03), no Palácio do Campo das Princesas, uma reunião com prefeitos e representantes dos 15 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR).

Ele ouviu as principais preocupações e demandas de cada cidade em relação ao enfrentamento do coronavírus e alinhou com os gestores as próximas medidas a serem tomadas pelo Governo de Pernambuco.

O  presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, também participou do encontro, debatendo a realidade de outras regiões do Estado. Além dele, estiveram presentes secretários estaduais e municipais das áreas governamentais diretamente ligadas à questão.

Paulo Câmara destacou a necessidade do trabalho coletivo, priorizando a saúde da população. “A pandemia da Covid-19 exige integração de todos que ocupam cargos públicos e de toda a sociedade. Hoje, reuni os prefeitos da Região Metropolitana do Recife e representantes da Amupe para discutir o nosso enfrentamento ao coronavírus. Também ouvimos sugestões e discutimos novas medidas que podem nos ajudar a atravessar o atual momento”, afirmou.

“São muitos pontos que precisam ser considerados, mas o principal é que as ações do Estado e dos municípios não devem ser isoladas. A reunião serviu para discutir iniciativas que devem ser tomadas no atual momento. As preocupações foram levantadas e o próximo passo é buscar soluções conjuntas”, explicou José Patriota.

Outras Notícias

Principais pontos da Reforma da Previdência serão discutidos em congresso de agricultores em Petrolina, PE

A polêmica Reforma da Previdência, que vai ser discutida pela Câmara dos Deputados no dia 19 de fevereiro, será explicada e debatida em uma palestra na próxima sexta-feira (26), em Petrolina (PE). O evento faz parte da programação do 1º Congresso Municipal dos Agricultores Familiares, promovido pelo sindicato da categoria (Sintraf), e deve esclarecer os […]

A polêmica Reforma da Previdência, que vai ser discutida pela Câmara dos Deputados no dia 19 de fevereiro, será explicada e debatida em uma palestra na próxima sexta-feira (26), em Petrolina (PE). O evento faz parte da programação do 1º Congresso Municipal dos Agricultores Familiares, promovido pelo sindicato da categoria (Sintraf), e deve esclarecer os principais pontos da reforma, sob a ótica do homem do campo.

De acordo com a equipe organizadora do congresso, a palestra vai ser ministrada por um especialista ligado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Durante o encontro, serão abordadas questões como fator previdenciário, aposentadoria rural, pensão por morte, obrigatoriedade na contribuição, dentre outros.

O congresso começa a partir das 8h de sexta-feira (26), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que fica na Rua Projetada, nº 650, no bairro Maria Auxiliadora. Além da Previdência, o evento trará especialistas para discutir temas como agricultura de baixa emissão de carbono e políticas públicas voltadas à agricultura familiar.

As inscrições serão feitas no dia do congresso, por isso o Sintraf orienta os interessados a chegarem uma hora antes. O encontro é gratuito, voltado a agricultores e população em geral.

Destaques

1º Congresso Municipal dos Agricultores Familiares (CoMAF)

Sexta-feira (26), das 8h às 16h

Auditório do Senac, R. Projetada, 650 – Maria Auxiliadora

Mais informações pelo telefone: (87) 3862 1664 ou email: [email protected]

Sem cubanos, quatro PSFs ficarão sem médicos em Tabira, diz Secretária de Saúde

“Surpresa!” Foi assim que reagiu Zeza Almeida Secretária de Saúde da Prefeitura de Tabira quando perguntada sobre a retirada do Programa Mais Médicos dos Profissionais Cubanos. “Pela posição do Presidente eleito (Bolsonaro) já esperava mudanças, mas essa noticia surpreendeu”. E continuou, falando a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM: “Lamento reconhecer que os médicos brasileiros […]

Em fevereiro de 2017, Sebastião Dias e a secretária de Saúde, Zeza Almeida, receberam os médicos Tereza Pablus, Leannes Carbonel e Gustavo.

“Surpresa!” Foi assim que reagiu Zeza Almeida Secretária de Saúde da Prefeitura de Tabira quando perguntada sobre a retirada do Programa Mais Médicos dos Profissionais Cubanos.

“Pela posição do Presidente eleito (Bolsonaro) já esperava mudanças, mas essa noticia surpreendeu”. E continuou, falando a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM: “Lamento reconhecer que os médicos brasileiros tem dificuldades de atuar na atenção básica”.

Tabira dispõe de quatro PSFs com médicos cubanos, sendo que hoje conta somente com três, pois a profissional Tereza, por questões de saúde na família foi obrigada a retornar ao seu país de origem.

Defensora do Mais Médicos, Zeza reclamou que antes do Programa receber os médicos cubanos, ficou até cinco meses sem médicos no Programa de Saúde da Família.

Falando sobre a atuação do Hospital Municipal de Tabira, ela disse que os R$ 88 mil mensais recebidos do Ministério da Saúde são insuficientes para fazer o bloco cirúrgico funcionar. “Seriam necessários R$ 220 mil”. Apenas pequenas cirurgias e partos normais acontecem na unidade médica.

Provocada a comentar sobre os boatos que citam o nome de Zeza Almeida para ser candidata a Prefeitura de Tabira em 2020, a Secretária não descartou. “O assunto é novidade pra mim. Agora já que nunca pensei em ser Secretária de Saúde e hoje sou, então não posso descartar”, completou.

Governadores se reúnem com Fundo Russo para aquisição da vacina Sputnik V nesta segunda

Após aprovação da importação excepcional da vacina Sputnik V pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), governadores do Nordeste e da Amazônia Legal vão se encontrar com a Anvisa e o Fundo Soberano Russo para acertar detalhes do contrato existente para aquisição da vacina e adequá-la à nova realidade.  O Consórcio Nordeste e da Amazônia […]

Após aprovação da importação excepcional da vacina Sputnik V pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), governadores do Nordeste e da Amazônia Legal vão se encontrar com a Anvisa e o Fundo Soberano Russo para acertar detalhes do contrato existente para aquisição da vacina e adequá-la à nova realidade. 

O Consórcio Nordeste e da Amazônia Legal publicaram uma carta em que comemoram a decisão da Anvisa de liberar a vacina Sputnik. 

“Reiteramos a determinação de obter mais vacinas para as populações das nossas regiões, em nome das nossas causas principais: vida e saúde. Com a ampliação das vacinas, o Brasil poderá superar a conjuntura de sofrimentos familiares, crise econômica e desemprego”, destacaram na carta. 

Fonte: Brasil 61

Itapetim: Aline Karina e Chico de Laura visitam associações

A pré-candidata a prefeita de Itapetim pelo PSB, Aline Karina, acompanhada do pré-candidato a vice-prefeito Chico de Laura e do prefeito Adelmo Moura, está realizando uma série de visitas às associações comunitárias do município. Os pré-candidatos apoiados pelo prefeito Adelmo já estiveram nas associações de Cacimba de Roça, Ambó, Santo Antônio de Lima e na […]

A pré-candidata a prefeita de Itapetim pelo PSB, Aline Karina, acompanhada do pré-candidato a vice-prefeito Chico de Laura e do prefeito Adelmo Moura, está realizando uma série de visitas às associações comunitárias do município.

Os pré-candidatos apoiados pelo prefeito Adelmo já estiveram nas associações de Cacimba de Roça, Ambó, Santo Antônio de Lima e na Associação dos Produtores de Leite, no Distrito de São Vicente.

Durante as visitas, Aline Karina ressaltou a relevância do trabalho realizado pelas associações e a continuidade do apoio para o desenvolvimento sustentável da zona rural. “As associações são pilares fundamentais para o progresso do nosso município, por isso, terão toda nossa atenção e suporte para que possam continuar se desenvolvendo,” disse a pré-candidata a prefeita.

Chico de Laura destacou a importância de estar junto com os moradores e entender as realidades específicas de cada comunidade. “É essencial estar presente e dialogar diretamente com as associações para construir um futuro ainda melhor para todos,” afirmou o pré-candidato a vice.

O prefeito Adelmo Moura também está participando ativamente dos encontros, reafirmando sua dedicação ao desenvolvimento das comunidades rurais. “Temos trabalhado incansavelmente para garantir que a agricultura e todas as áreas de Itapetim recebam a atenção e os recursos necessários para seu crescimento,” declarou o prefeito.

Afogados: alunos participam de Olimpíada Estadual de Matemática

Tendo em vista a expressiva quantidade de medalhistas afogadenses nas recentes olimpíadas brasileiras de matemática para alunos da rede pública, há uma expectativa para os resultados obtidos na edição estadual da competição. Na mais recente edição da olimpíada pernambucana de matemática, realizada em Serra Talhada, participaram 46 alunos da rede pública municipal, estudantes dos anos […]

Tendo em vista a expressiva quantidade de medalhistas afogadenses nas recentes olimpíadas brasileiras de matemática para alunos da rede pública, há uma expectativa para os resultados obtidos na edição estadual da competição.

Na mais recente edição da olimpíada pernambucana de matemática, realizada em Serra Talhada, participaram 46 alunos da rede pública municipal, estudantes dos anos finais (sexto ao nono ano). Participaram competidores representando as Escolas municipais Ana Melo, Domingos Teotônio, Padre Carlos Cottart, Dom Mota e Geraldo Cipriano.

Segundo o coordenador do ensino de matemática da Secretaria Municipal de Educação, Gilvani Marques, a expectativa pelos resultados é bastante positiva tendo em vista os resultados obtidos pelo município em competições similares em nível nacional. O resultado será anunciado nos próximos trinta dias.

“O acompanhamento pedagógico permanente e o incentivo que damos para que nossos alunos possam participar dessas olimpíadas, tem mostrado resultados bastante animadores. Isso tem nos ajudado a melhorar significativamente nossas notas em importantes avaliações externas, a exemplo do IDEPE, onde ficamos entre as dez melhores notas do Estado, e o IDEB, atingindo metas previstas apenas para 2020,” avaliou a Secretária de Educação, Veratânia Moraes.