Notícias

Com nova explosão de covid, estados reabrem leitos às pressas pelo país

Por André Luis

O crescimento explosivo de casos de covid-19 no Brasil nos últimos dias levou gestores de todo o país a correrem para reabrir leitos de enfermaria e UTI (unidade de terapia intensiva) para dar conta de atender os pacientes que buscam socorro nas unidades de saúde.

O UOL pesquisou e viu que estados e prefeituras se mobilizaram e anunciaram expansão da rede hospitalar, com pelo menos mais cerca de 2.000 leitos. A alta vem após eles serem pressionados pelos recordes de atendimento a pacientes e internações com sintomas gripais —além da covid-19, muitos locais enfrentam epidemia de Influenza.

Estado com maior ocupação hospitalar segundo dados da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Pernambuco chegou a enfrentar novamente fila de espera por um leito de UTI. Em menos de 20 dias, o estado colocou mais 480 leitos exclusivos para casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), sendo 213 deles de UTI.

Mesmo com mais leitos, o boletim de sexta-feira apontava para 85% de ocupação das vagas de UTI e 76% de enfermaria. Na rede privada, 64% dos leitos de UTI também já estão ocupados.

Ainda no Nordeste, onde mais de 80% da população depende de serviços públicos de saúde, outros estados também se mobilizaram e ampliaram leitos.

No dia 10, o governo do Ceará informou a abertura de 452 leitos públicos de enfermaria e UTI para atendimento a pacientes com síndrome gripal —e que já estão em funcionamento.

Em Alagoas, o estado anunciou a instalação de 169 leitos para tratar pacientes. Na Bahia, onde a ocupação de leitos de UTI alcançou 64% na sexta-feira, a Prefeitura de Salvador promete mais 110 leitos para tratar pacientes da terceira cidade mais populosa do país.

Mais altas pelo país

No Amazonas, que viveu duas vezes colapso na rede hospitalar durante a pandemia, o governador Wilson Lima (PSC) anunciou que o estado e o Hospital Universitário Getúlio Vargas irão disponibilizar mais 74 leitos (54 clínicos e 20 de UTI) para pacientes com SRAG.

“Não esperávamos, por exemplo, que viesse uma síndrome respiratória, uma variante do influenza muito resistente às vacinas. Tivemos também essa nova variante ômicron, que tem uma transmissibilidade muito alta. O governador Wilson Lima nos pediu para traçar estratégias para se preparar para um possível aumento de internações”, afirmou o secretário Anoar Samad.

O estado vive uma alta explosiva de casos nos últimos dias, com grande aumento na procura de pacientes às unidades de saúde em Manaus.

No Pará, o governo ampliou, desde terça-feira (11), o número de leitos em quatro hospitais em Belém, Castanhal, Barcarena e Abaetetuba. Em Rondônia, mais 10 leitos de UTI para pacientes foram abertos na semana passada.

Ainda no Norte, o Tocantins abriu 10 leitos de UTI em Gurupi, após a cidade alcançar 100% de ocupação. “Se precisar aumentar os leitos de UTI e os clínicos, nós estamos preparados e sempre atentos”, disse o secretário de Saúde, Afonso Piva.

Em São Paulo, a rede também está sendo ampliada pelas cidades. Na capital, a Prefeitura de São Paulo anunciou a ampliação de 443 para 1.110 leitos exclusivos para pacientes com covid-19 na rede.

No estado, o governo informou que o estado registrou aumento de 58% das internações em leitos de UTI e de 99% nas enfermarias nas duas últimas semanas.

No Rio, a prefeitura prometeu abrir, diariamente, cerca de 30 leitos para tratamento de pacientes com covid-19 no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, referência para tratamento da doença. O estado enfrenta alta alarmante de casos de covid-19, que em apenas 7 dias bateu todo o mês de dezembro.

No Espírito Santo, que já enfrenta um número recorde de casos de covid-19 na pandemia, o secretário da Saúde, Nésio Fernandes, anunciou em pronunciamento no dia 10 que o estado vai expandir em aproximadamente 300 leitos “para suportarmos a pressão na rede hospitalar”.

Em Minas, os hospitais Júlia Kubitschek e Eduardo de Menezes ampliaram suas vagas e ganharam mais leitos de enfermaria.

Em Goiânia, após a ocupação de leitos municipais chegar a 94%, a prefeitura anunciou a abertura de mais 30 leitos de UTI para tratar pacientes com covid-19.

Outras Notícias

Banco do Brasil de Feira nova sofre explosões de caixas eletrônicos

Oito homens armados com dinamites provocaram uma explosão de dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil de Feira Nova, Agreste pernambucano, na madrugada deste sábado. Segundo a Polícia Militar, os dois caixas ficaram totalmente destruídos. Um terceiro equipamento ficou danificado. A ação criminosa também quebrou os vidros da agência e destruiu parte do teto e […]

20160709100029881386e (1)Oito homens armados com dinamites provocaram uma explosão de dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil de Feira Nova, Agreste pernambucano, na madrugada deste sábado.

Segundo a Polícia Militar, os dois caixas ficaram totalmente destruídos. Um terceiro equipamento ficou danificado.

A ação criminosa também quebrou os vidros da agência e destruiu parte do teto e da fachada da unidade. Há exatos quatro dias, o Banco do Brasil do município de João Alfredo, também no Agreste, também foi alvo de bandidos.

Eles explodiram dois caixas eletrônicos de madrugada e fugiram depois de atirar em viaturas da PM.

Serra: trabalhadores abandonam construção de hospital por falta de pagamento 

Alegando pagamentos atrasados, trabalhadores que estão construindo novos trechos do Hospital Eduardo Campos (HEC) em Serra Talhada, vêm pouco a pouco abandonando o canteiro de obras.  Um deles, Fernando de Lima, entrou em contato com o Portal Farol de Notícias pedindo ajuda para que o governador Paulo Câmara intervenha com urgência junto à construtora Carajás, […]

Alegando pagamentos atrasados, trabalhadores que estão construindo novos trechos do Hospital Eduardo Campos (HEC) em Serra Talhada, vêm pouco a pouco abandonando o canteiro de obras. 

Um deles, Fernando de Lima, entrou em contato com o Portal Farol de Notícias pedindo ajuda para que o governador Paulo Câmara intervenha com urgência junto à construtora Carajás, responsável por uma parte do HEC. Recentemente a empreiteira entrou no foco de uma investigação da Polícia Federal.

“Os peões aqui tão ficando doidos sem dinheiro no bolso, governador”, ele diz. “De alguns meses pra cá tão abandonando a obra, uma obra que tinha quase 200 homens, hoje tem muito pouco porque nós não estamos aguentando trabalhar sem ver sinal de pagamento. A Polícia Federal teve aqui e tudo, nós não estamos querendo saber do que está acontecendo, nós só queremos saber dos nossos direitos, vai fazer agora no próximo dia 5 dois meses de atraso de salário e a empresa também não pagou a segunda parcela do nosso 13º”, alertou Fernando.

Ele vinha atuando na obra como auxiliar de serviços gerais. Fernando diz que tem esposa e quatro filhos e teme não colocar comida na mesa da família na ceia de Natal. “Estou tendo que pedir dinheiro emprestado pra poder sustentar a minha casa. Nossa situação tá um desespero, peço que isso chegue ao governador pelo amor de Deus, que ele tire essa empresa e bote outra pra fazer o serviço e pagar a nós, pelo amor de Deus, a gente só quer saber do nosso salário”.

Fernando de Lima contou que é funcionário da Carajás há três anos. “A gente tem três quinzenas para receber e não pagaram a segunda parcela do 13º, vamos passar o Natal sem poder botar comida nas nossas mesas, preciso que vocês nos ajudem a fazer esse apelo chegar lá no governador”, disse o trabalhador.

Maioria dos prefeitos em PE classificados como regulares ou péssimos, diz Múltipla

O Múltipla quis saber na pesquisa que repercute hoje no blog como a população pernambucana classifica os seus prefeitos. Para a maioria dos 600 entrevistados ouvidos em Pernambuco, 39%, as gestões das prefeituras são regulares. 22,3% entretanto acham as gestões péssimas. Elas são boas para 19,5% da população e ótimas apenas para 6,3% dos pernambucanos. […]

Prefeitos de Pernambuco no Congresso da AMUPE

O Múltipla quis saber na pesquisa que repercute hoje no blog como a população pernambucana classifica os seus prefeitos.

Para a maioria dos 600 entrevistados ouvidos em Pernambuco, 39%, as gestões das prefeituras são regulares. 22,3% entretanto acham as gestões péssimas. Elas são boas para 19,5% da população e ótimas apenas para 6,3% dos pernambucanos. 11,7% as consideram ruins e 1,3% não sabem ou não opinaram.

O Instituto quis saber como está o poder de transferência desses prefeitos para as eleições de 2018. Ao todo, 20,8% votariam com certeza em candidato apoiado por prefeito no Estado. 25,7% disseram que talvez, “dependendo do candidato”. E 52,5% não votariam em um candidato apoiado por Lula de jeito nenhum.

Foram ouvidas 600 pessoas entre 18 e 22 de janeiro. Utilizou-se o método de amostragem estratificada proporcional de conglomerados selecionados com probabilidade proporcional ao tamanho (PPT) em 03 estágios.

Perfil da amostra: Masculino 47,3%, Feminino 52,7%; 16 a 24 anos 16,8%, 25 a 34 anos 22,2%, 35 a 44 anos 21,0%, 45 a 59 anos 23,3% e 60 anos ou mais 16,5%.

A amostra foi composta por 600 entrevistas aplicadas na população que tenha título de eleitor, more e vote no Estado de Pernambuco e distribuída da seguinte forma: Região Metropolitana 42,2%, Zona da Mata 14,6%, Agreste 25,2 e Sertão 18,0%.

O intervalo de confiança estimado é de 95% para uma margem de erro para mais ou para menos de 4,1% Sistema interno e controle de verificação: Para realização da pesquisa, utilizam-se uma equipe de entrevistadores e supervisores, contratados pelo Instituto. Todos devidamente treinados para execução do trabalho

Moradores denunciam falta de água e estouramentos em bairros de Afogados da Ingazeira

A manhã desta terça-feira (12) na Rádio Pajeú foi marcada por uma série de reclamações de ouvintes contra a Compesa e a Prefeitura de Afogados da Ingazeira, revelando uma situação considerada “calamitosa” por moradores. No bairro São Cristóvão, a queixa é sobre a falta quase total de abastecimento. “Um baldinho de 5 litros não enche […]

A manhã desta terça-feira (12) na Rádio Pajeú foi marcada por uma série de reclamações de ouvintes contra a Compesa e a Prefeitura de Afogados da Ingazeira, revelando uma situação considerada “calamitosa” por moradores.

No bairro São Cristóvão, a queixa é sobre a falta quase total de abastecimento. “Um baldinho de 5 litros não enche porque está só pingando. A conta chega, mas cadê a água? Agora nem pingar pinga mais. Só chega de oito em oito dias e ainda muito fraca”, relatou uma moradora, indignada com a situação que afeta toda a vizinhança. Ela contou que, na última semana, a água veio tão fraca que não deu para encher vasilhas, e que a previsão de chegada no domingo não foi cumprida.

Outro ouvinte apontou o rompimento de canos na Rua Virgílio Gomes de Almeida, também no São Cristóvão, o que pode estar agravando o problema de abastecimento.

No bairro São Braz, a reclamação foi contra a interdição da rua principal desde o último sábado. Segundo a denúncia, a obra — sem previsão de conclusão — está causando transtornos, com poeira excessiva e riscos à saúde, especialmente em um momento em que o hospital registra aumento de casos de gripe e resfriado. Há ainda preocupação com possíveis acidentes devido à terra solta e à falta de informações sobre prazos para liberação da via.

Os relatos reforçam o descontentamento popular com a precariedade na prestação de serviços essenciais, que vai desde a falta de água até problemas de mobilidade urbana.

Festão marca sete anos do Blog do Finfa

Uma linda festa, prestigiada por autoridades políticas do estado, marcos as comemorações dos sete anos do Blog do Finfa na noite de ontem na AABB de Afogados da Ingazeira. Finfa lançou  “Blog do Finfa – Momentos”,um livro de registros fotográficos realizados pelo blogueiro, durante seus anos de trabalho. Ele recepcionou convidados que de uma forma […]

Uma linda festa, prestigiada por autoridades políticas do estado, marcos as comemorações dos sete anos do Blog do Finfa na noite de ontem na AABB de Afogados da Ingazeira.

Finfa lançou  “Blog do Finfa – Momentos”,um livro de registros fotográficos realizados pelo blogueiro, durante seus anos de trabalho. Ele recepcionou convidados que de uma forma ou de outra participaram dos sete anos do blog.

Dentre as presenças, os deputados federais e estaduais Carlos Veras, André de Paula, Diogo Morais, Lucas Ramos, o Superintendente da ALEPE Ricardo Costa, Júlio Lóssio, os prefeitos José Patriota, Adelmo Moura, Lino Morais, Zeinha Torres, ex-prefeitos como Totonho Valadares, Zé Marcos, Luciano Torres e Zé Pretinho, Presidentes de Câmaras como Igor Mariano, Deorlanda Carvalho e Nelly Sampaio, alem de muitas outras personalidades.

A Secretária de Infraestrutura, Fernandha Batista, representou o governador Paulo Câmara. Foram feitas homenagens por nomes como Magno Martins e Nilton Mota.

Uma grande festa com muita emoção, como na homenagem que o blogueiro recebeu do filho Nicolas.

A cantora recifense Dinah Santos e Banda e a dupla Marcos e Pavão, deram show abrilhantando a festa.

Veja fotos gentilmente cedidas por Cláudio Gomes: