Notícias

Cine Theatro Guarany: um patrimônio cultural e histórico

Por Nill Júnior

Por Iedo Ferraz*

Manoel de Siqueira Campos e Carolino Campos foram dois grandes comerciantes triunfenses nas décadas de 1920 e 1930.

Manoel veio de Porteiras-CE e Carolino de Itaporanga-PB. Eles eram primos e se estabeleceram em nossa cidade como pessoas bem-sucedidas financeiramente.

Ambos ostentavam poder e riqueza naquele tempo, pois, Triunfo era um grande produtor de café e rapadura, dois produtos que eram exportados para outras cidades da região.

Estes dois senhores foram responsáveis pela construção do prédio histórico conhecido como Cine Theatro Guarany. A elaboração foi iniciada no ano de 1919, quando ocorreu uma grande seca. Com esse momento  econômico de dificuldades, a mão de obra se tornou barata. Depois de três anos de dedicação, finalmente a estrutura foi inaugurada em 1922.

Em fevereiro deste ano, aquele belíssimo conjunto arquitetônico completou 95 anos de história. O Guarany foi o ponto de encontro da elite triunfense em épocas passadas. No seu interior foram realizados bailes, formaturas, coroação de rainhas estudantis e apresentações cinematográficas.

Com o passar do tempo a província franciscana adquiriu a majestosa edificação dos primos Siqueira Campos. Aquela obra de arte passou um tempo abandonada, até que no ano de 1988, o prédio foi comprado  por meio da Furdarpe na gestão do ex-governador Miguel Arraes de Alencar.

A última grande reforma ocorreu em 2012, depois de inúmeras reivindicações. As obras ocorreram no prazo estipulado de 150 dias e custo estimado de R$130 mil, patrocinado pelo Governo do Estado de Pernambuco, através da Fundarpe.

O prédio é tombado pelo patrimônio histórico estadual e municipal. Hoje tem novos camarins, sala de projeção,  modernização do sistema de  acústica e iluminação cênica e  galeria de acesso aos banheiros públicos. Sedia anualmente um importante festival de cinema no Estado.

* Natural de Triunfo, Iedo Ferraz mora em Paulo Afonso-BA, onde é servidor do Ministério Público

Outras Notícias

Ouro Velho fica em 5º lugar na Paraíba no Índice de Progresso Social do Brasil

Ouro Velho, localizada no Cariri paraibano, surpreendeu ao se destacar em uma posição de grande relevância no cenário estadual. De acordo com o Índice de Progresso Social do Brasil (IPS Brasil), Ouro Velho conquistou o quinto lugar em todo o estado da Paraíba, evidenciando um significativo avanço em sua qualidade de vida. O IPS Brasil, […]

Ouro Velho, localizada no Cariri paraibano, surpreendeu ao se destacar em uma posição de grande relevância no cenário estadual.

De acordo com o Índice de Progresso Social do Brasil (IPS Brasil), Ouro Velho conquistou o quinto lugar em todo o estado da Paraíba, evidenciando um significativo avanço em sua qualidade de vida.

O IPS Brasil, em sua primeira avaliação abrangente, analisou a realidade socioambiental dos 5.570 municípios brasileiros, oferecendo um panorama detalhado da qualidade de vida nas cidades a partir de 53 indicadores secundários. Esses indicadores foram distribuídos em diversas áreas essenciais, incluindo Nutrição e Cuidados Médicos Básicos, Água e Saneamento, Moradia, Segurança Pessoal, Acesso ao Conhecimento Básico, Acesso à Informação e Comunicação, Saúde e Bem-Estar, Qualidade do Meio Ambiente, Direitos Individuais, Liberdades Individuais e de Escolhas, Inclusão Social e Acesso à Educação Superior.

Ouro Velho, em especial, destacou-se no critério de Acesso ao Conhecimento Básico, obtendo uma pontuação de 77,50. Este feito coloca Ouro Velho à frente de outras cidades importantes da região e do estado.

A metodologia utilizada pelo IPS para calcular a nota na área de Acesso ao Conhecimento Básico incluiu a avaliação de seis pontos principais: abandono no ensino fundamental, abandono no ensino médio, evasão no ensino médio, distorção idade-série no ensino médio, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ensino fundamental e reprovação escolar no ensino fundamental.

Depois de Ingazeira, CEHAB adianta conclusão de Casas Populares em Tabira e Santa Cruz da Baixa Verde

Vencido o desafio de efetuar a entrega de 39 casas do programa Minha casa Minha Vida em Ingazeira, o Governo de Pernambuco através da CEHAB atua agora para concluir as obras antes paralisadas das casas populares nas cidades de Tabira e Santa Cruz da Baixa Verde. Durante entrevista ao comunicador Anchieta Santos, durante o Programa […]

Casas populares de Tabira também foram cobradas

Vencido o desafio de efetuar a entrega de 39 casas do programa Minha casa Minha Vida em Ingazeira, o Governo de Pernambuco através da CEHAB atua agora para concluir as obras antes paralisadas das casas populares nas cidades de Tabira e Santa Cruz da Baixa Verde.

Durante entrevista ao comunicador Anchieta Santos, durante o Programa Cidade Alerta da Cidade FM nesta quarta-feira (20), Eduardo Bittencourt Barros, Gerente de Programas Habitacionais da CEHAB, informou que até o final da 1ª quinzena de dezembro pretende entregar os dois conjuntos habitacionais devidamente concluídos.

Serra: Edmar Júnior deixa a Educação

O Professor Edmar Junior comunicou, no final da manhã de hoje, que está deixando a Secretaria de Educação de Serra Talhada. O Motivo do desligamento é a não renovação da cedência por parte do Instituto Federal de Educação, do qual é servidor do quadro efetivo. Em nota, o prefeito Luciano Duque agradeceu “o empenho e a […]

O Professor Edmar Junior comunicou, no final da manhã de hoje, que está deixando a Secretaria de Educação de Serra Talhada. O Motivo do desligamento é a não renovação da cedência por parte do Instituto Federal de Educação, do qual é servidor do quadro efetivo.

Em nota, o prefeito Luciano Duque agradeceu “o empenho e a dedicação do ex-secretário e a sua contribuição para o bom desempenho das políticas públicas educacionais e a melhoria da rede municipal de ensino, reiterando o profissionalismo e a competência do Secretário”.

O professor de matemática Edmar Júnior assumiu assumiu a pasta em julho de 2013, no lugar de Israel Alves da Silveira, que havia entregue o cargo. Edmar chamou a atenção por ser técnico e sem nenhuma filiação política.

“Estou indignada com meu neto”, desabafa Ana Arraes

Blog do Magno Martins Distante dos holofotes da mídia, sem dar entrevistas desde que tomou posse como ministra do Tribunal de Contas da União, a ex-deputada Ana Arraes, filha do ex-governador Miguel Arraes, mãe do ex-governador Eduardo Campos e do presidente da Fundaj, Antônio Campos, rompeu o silêncio. Numa entrevista gravada para o Frente a […]

Blog do Magno Martins

Distante dos holofotes da mídia, sem dar entrevistas desde que tomou posse como ministra do Tribunal de Contas da União, a ex-deputada Ana Arraes, filha do ex-governador Miguel Arraes, mãe do ex-governador Eduardo Campos e do presidente da Fundaj, Antônio Campos, rompeu o silêncio.

Numa entrevista gravada para o Frente a Frente, que foi ao ar nesta terça-feira (07.01) pela Rede Nordeste de Rádio, a ministra falou, pela primeira vez, sobre as agressões do seu neto João Campos, pré-candidato do PSB à prefeito do Recife, ao tio Antônio Campos, a quem classificou de pior sujeito do que o ministro da Educação, em recente debate na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

“Fiquei indignada e revoltada com a conduta dele, pedi respeito ao meu filho e à minha família. Meu filho é um homem de bem, escritor e intelectual. João, de forma deselegante, agredindo até o bom português, se dirigiu ao ministro como você. Não soube nem usar os pronomes. Quando alguém se reporta a uma autoridade a trata de Vossa Excelência e não de você”, desabafou.

“Eu acho que ele ultrapassou os limites da sua tarefa de deputado, do local onde ele dizia e, sobretudo, do teor que ele disse. Eu fui acostumada a respeitar os meus parentes. Mesmo se a gente não concorda com alguma coisa, a gente fala de outra forma. Foi muito desagradável, foi um sinal de grande má-educação e prepotência”, acrescentou a ministra.

Além de surpresa e indignada, Ana Arraes afirmou que não esperava tal comportamento do neto e que isso lhe entristeceu muito. “Não esperava. O conteúdo do que ele disse é inverídico e é preciso que se saiba que não é verdade. João me entristeceu muito. Inclusive, eu fiquei indignada e revoltada porque não tive nenhuma palavra dele depois disso sobre nada e, até então, estamos sem nos encontrar”, disse.

Na mesma entrevista, Ana Arraes revelou um segredo: está pensando em voltar à política depois que cumprir a missão de presidente do Tribunal de Contas da União, cargo que toma posse no próximo ano. “Quero dar continuidade ao legado do meu pai e do meu filho”, disse, dando a entender que ainda sonha em governar Pernambuco, como o pai Arraes e o filho Eduardo.

A ministra abordou, também pela primeira vez, o sentimento de tristeza pela morte do filho Eduardo. Revelou que sua pressão subiu para 28×12 no dia que recebeu a notícia do acidente que tirou a vida do ex-governador, em 13 de agosto de 2014. “Quase morro. Fiquei internada no posto de saúde do TCU”, contou.

Com olhos marejando ao longo de toda a entrevista, a ministra confessou que sofreu o maior abalo da sua vida com a morte do filho. Ressaltou desconfiar de sabotagem e afirmou que, até hoje, passa horas e horas chorando de saudade do filho.

Marília Arraes inicia giro pela Zona da Mata Norte em Lagoa do Carro

A candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, iniciou nesta sexta-feira (5) um giro pela Zona da Mata Norte do Estado. A noite, ela participou de uma atividade política no município de Lagoa do Carro. O encontro foi promovido por Tota Barreto, ex-prefeito da cidade, e Zé Luis, ex-presidente da Câmara de Vereadores.  O candidato […]

A candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, iniciou nesta sexta-feira (5) um giro pela Zona da Mata Norte do Estado. A noite, ela participou de uma atividade política no município de Lagoa do Carro.

O encontro foi promovido por Tota Barreto, ex-prefeito da cidade, e Zé Luis, ex-presidente da Câmara de Vereadores. 

O candidato ao Senado, André de Paula, e o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, também participaram do evento. 

Para Marília, visitar a Mata Norte representa uma responsabilidade grande com o legado de Miguel Arraes. “Junto com Arraes, vim muitas vezes para essa região acompanhar a relação dele com os trabalhadores e o Chapéu de Palha. É inspirada em Arraes e no presidente Lula que pauto minhas ideias para Pernambuco. Queremos que Pernambuco volte a crescer”, afirma Marília. 

O candidato ao Senado, André de Paula, reforçou a liderança de Marília nessa construção e fez questão de ressaltar as convergências que possui com a candidata. “O que me faz estar aqui com Marília é o desejo de transformar nosso estado. Nós temos o objetivo de defender a Democracia e lutar pelas causas sociais. Tenho certeza que Pernambuco vai gritar: vai Marília!”

O deputado estadual Gustavo Gouveia, candidato a reeleição, que também participou do evento, acredita que Marília Arraes será a mulher que vai mudar o estado de Pernambuco. “Marília é uma guerreira e tenho certeza que será um governadora tão boa como Miguel Arraes foi. Assim como seu avô conseguiu eletrificar o estado, Marília vai ser a mulher que irá botar água na torneira do povo.”

O ex-prefeito da cidade, Tota Barreto, fez questão de ressaltar a competência de Marília. “Eu tenho certeza que Marília será a primeira governadora da história de Pernambuco. Marília tem capacidade e competência para assumir o Governo de Pernambuco.”

Para Zé Luis, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Lagoa do Carro, Marília será a Governadora que irá ter um olhar diferenciado para a Zona da Mata Norte. “Sei que você será a melhor governadora da nossa história. Tenho certeza que irá trazer investimentos para Lagoa do Carro e região.”

Também participaram do evento: Minga da Saúde (vereador de Lagoa do Carro); Bila das Coroas (vereador de Lagoa do Carro); Zé Nilton (vereador de Limoeiro); Belarmino Vasquez (ex-prefeito de Tracunhaém) e Antônio Porqueiro (presidente da Câmara de Vereadores de Tracunhaém).