Notícias

Com folha de pessoal em 61% prefeito Sebastião Dias revela ultimato do TC para reduzir para 54% ainda este mês

Por Nill Júnior

sebastiao_dias

por Anchieta Santos

Apesar da divisão no palanque governista ao que chamou de “processo esfarelado”, o prefeito Sebastião Dias se mostrou feliz com o resultado final das eleições em Tabira. Dando um desconto também para a derrota do Dr. Armando no estado. Durante entrevista a Rádio Cidade FM, o poeta comemorou o 1º lugar do federal Ricardo Teobaldo e disse já esperava o 2º lugar para estadual, pois reconhecia que Anchieta Patriota por ser da região levava vantagem para liderar.

Agradeceu ao reconhecimento do resultado por parte do ex-prefeito Dinca Brandino, dizendo que sobre o desgaste prefere dar ouvido ao resultado das urnas. Sebastião Dias não confirmou se disputará a reeleição. Aproveitou para justificar a demissão de Genaide Brito Coordenadora do CREAS, irmã da vice-prefeita Genedy Brito, dizendo que a folha salarial que hoje atinge 61% terá que baixar ainda este mês para 54% por exigência do TC e que outras demissões vão ocorrer. Admitiu que chegou até a ser pressionado por aliados para tirar a coordenadora por ser adversária.

A respeito do fardamento dos garis, o gestor tabirense declarou que já pagou a empresa o débito anterior e que dentro de 15 dias a entrega será efetuada aos profissionais da limpeza. Inclusive, por sugestão do apresentador, ficou certo que se ele cumprir a promessa os garis irão ao studio da Rádio dá um VIVA ao prefeito e se não cumprir, eles também irão, e farão: UUUUUUU.

Questionado se não foi demagógica a afirmação de que mesmo sem o FEM teria feito a reforma do hospital com dinheiro de cantoria, o gestor foi lembrado que Dinca tentou fazer com dinheiro próprio o asfalto do Breginho e foi impedido pelo MP. Dias respondeu que não teve esta intensão e pediu desculpas a quem entendeu assim.

Outras Notícias

Desemprego sobe e atinge maior taxa para janeiro desde 2009, diz IBGE

Do G1 A taxa de desemprego no Brasil ficou em 7,6% em janeiro, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em dezembro, o índice havia atingido 6,9% e no primeiro mês de 2014, 5,3%. Para o mês de janeiro, a taxa é a mais alta desde 2009, quando chegou a 8,2%. “Essa […]

6

Do G1

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 7,6% em janeiro, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em dezembro, o índice havia atingido 6,9% e no primeiro mês de 2014, 5,3%.

Para o mês de janeiro, a taxa é a mais alta desde 2009, quando chegou a 8,2%.

“Essa elevação da taxa agora em janeiro é um movimento esperado. A gente sabe que em dezembro, a cada ano, se costuma registrar a taxa mais baixa do ano, e na virada, essa taxa volta a crescer. Então, é um movimento que a gente também observou no passado, retrasado e ao longo de toda a série histórica”, disse Adriana Beringuy, técnica de trabalho e rendimento do IBGE.

No entanto, de acordo com a especialista, neste ano, “as intensidades são bem maiores” e o crescimento da inatividade impediu que a taxa de desemprego fosse ainda mais alta em janeiro.

“De fato, se não houvesse pessoas dentro da inatividade, essa taxa poderia ter sido maior. No mês, a gente tem tanto um fenômeno de mercado de trabalho quanto demográfico. Se não tivesse sido absorvido pela inatividade essa população [desocupada], essa taxa poderia ter sido maior.”

População desocupada
A população desocupada chegou perto de 2 milhões: 8,4% acima da quantidade de dezembro e 42,7% na comparação com o mesmo mês de 2014. Por outro lado, a população ocupada diminuiu para 23 milhões. A queda foi de 1% frente ao último mês do ano passado e 2,7% sobre um ano atrás.

No mês, houve redução da ocupação na atividade educação, saúde administração pública (2,8%) e serviços domésticos (6,4%). Já na comparação anual, houve queda na indústria (8,5%) e nos outros serviços, como alojamento e alimentação, transportes e armazenagem e serviços pessoais (3,4%).

Consequentemente, o número de trabalhadores com carteira assinada caiu 2,8% sobre janeiro e ficou estável frente a dezembro ao atingir 11,6 milhões.

Não foi só o número de empregados que caiu. Também diminuiu o rendimento médio de quem está trabalhando. Em média, os salários ficaram em R$ 2.242,90: queda de 1,3% em relação a dezembro (R$ 2.273,44) e de 7,4% contra janeiro de 2015.

Onde o desemprego subiu
Em relação a dezembro, o desemprego cresceu nas Regiões Metropolitanas de São Paulo (de 7,0% para 8,1%) e Belo Horizonte (de 5,9% para 6,9%).

Já frente a um ano atrás, quando a taxa geral de desemprego era bem menor, a desocupação cresceu em todas as regiões. No Recife, passou de 6,7% para 10,5%; em Salvador, de 9,6% para 11,8%; em Belo Horizonte, de 4,1% para 6,9%; no Rio de Janeiro, de 3,6% para 5,1%; em São Paulo de 5,7% para 8,1%, e em Porto Alegre, de 3,8% para 5,9%.

Os salários caíram no Rio de Janeiro (-3,1%), em São Paulo (-1,2%), em Porto Alegre (0,9%) e em Salvador (-0,7%), mas subiram no Recife (1,0%) e em Belo Horizonte (0,5%). Frente a um ano atrás, todas as capitais mostraram queda nos rendimentos, a maior foi em Salvador (14%).

Outubro Rosa mobiliza coordenadoras de saúde em SJE

Somente nesse sábado (05), mas de 150 atendimentos foram realizados na programação do Outubro Rosa no Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, no bairro Planalto. Testes rápidos, ultrassonografias e citologia foram alguns dos serviços realizados. Os agendamentos dos atendimentos podem ser realizados no Centro da Mulher durante a semana. Os serviços […]

Somente nesse sábado (05), mas de 150 atendimentos foram realizados na programação do Outubro Rosa no Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, no bairro Planalto. Testes rápidos, ultrassonografias e citologia foram alguns dos serviços realizados.

Os agendamentos dos atendimentos podem ser realizados no Centro da Mulher durante a semana. Os serviços são oferecidos nas sextas e sábados, durante todo mês de Outubro.

A saúde da mulher foi apenas um dos temas do Sábado em Debate, na Gazeta FM. A Coordenadora de Saúde da Mulher, Rogéria Augusta e Cecília Diniz, Coordenadora de Atenção Básica detalharam como estão sendo realizadas as atividades nesse mês.

Como há uma grande mobilização para as mulheres na prevenção do câncer de mama, a equipe aproveita e trabalha a prevenção do câncer de colo do útero, dentre outras doenças. Há por exemplo acompanhamento para outras especialidades como neurologia.

O programa também tratou da prevenção ao sarampo. Laura Prado, Coordenadora de Imunização explicou que a partir de segunda, até 25 de outubro, o objetivo é imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Além disso, haverá um Dia D em 19 de outubro. Cabe lembrar que, antes do primeiro ano de vida, a dose não entra na conta do Calendário Nacional de Vacinação. Ou seja, o bebê continuará precisando tomar mais duas injeções.

De 18 a 30 de novembro, será a vez dos jovens de 20 a 29 anos. Aqui, o Dia D acontecerá no 30 de novembro, data final da campanha. Mas não há motivos para pânico ou correria. Não há casos registrados na região.

Naudirene Barros, Coordenadora de Epidemiologia, falou sobre Campanha de  profilaxia para as geo-helmintíases, que são verminoses que atrapalham desenvolvimento e desempenho de crianças entre 5 e 14 anos. O trabalho será realizado na rede pública de ensino.

Com autorização dos pais de alunos nessa faixa etária na rede pública é oferecido um comprimido que tem papel de profilaxia, prevenindo ou tratando quem já tem uma ou outra verminose.

MPF pede fim de obras complementares antes de entrega da transposição

Do blog de Jamildo O procurador da República em Sousa (PB), Eliabe Soares da Silva, fez recomendações sobre o eixo norte da transposição do rio São Francisco, prevista pelo governo Michel Temer (MDB) para ser entregue no início do segundo semestre. Foi solicitado ao Ministério da Integração Nacional, pasta responsável pelo empreendimento, que só inicie […]

Estação elevatória em Cabrobó, no Sertão pernambucano (Foto: Divulgação)

Do blog de Jamildo

O procurador da República em Sousa (PB), Eliabe Soares da Silva, fez recomendações sobre o eixo norte da transposição do rio São Francisco, prevista pelo governo Michel Temer (MDB) para ser entregue no início do segundo semestre.

Foi solicitado ao Ministério da Integração Nacional, pasta responsável pelo empreendimento, que só inicie o bombeamento de água no trecho de Brejo Santo (CE) até Cajazeiras (PB) quando forem asseguradas as obras complementares, como esgotamento sanitário, drenagem e impermeabilização dos canais urbanos.

O representante do Ministério Público Federal (MPF) solicitou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que não conceda licença de operação da transposição se não forem cumpridas todas as condicionantes ambientais.

Ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), foi pedido o plano de segurança das quatro barragens – São Gonçalo, Engenheiros Ávidos, Coremas e Mãe D’Água – em 20 dias.

Prefeito de São José do Egito decreta luto oficial por morte de empresário

O Prefeito  de São José do Egito Romério Guimarães decretou Luto Oficial pelo  falecimento de  Nelson Leite de Souza, o Nelson de Dorinho,  de maneira trágica na madrugada deste sábado, 02 de agosto. O luto oficial foi decretado “considerando a relevância dos serviços prestados a cidade de Arinos-MG e em particular ao empreendedorismo ao Município de […]

11143244_506105336211578_4359966002109565364_nO Prefeito  de São José do Egito Romério Guimarães decretou Luto Oficial pelo  falecimento de  Nelson Leite de Souza, o Nelson de Dorinho,  de maneira trágica na madrugada deste sábado, 02 de agosto.

O luto oficial foi decretado “considerando a relevância dos serviços prestados a cidade de Arinos-MG e em particular ao empreendedorismo ao Município de São José do Egito, os fortes vínculos afetivos e pessoais que  Nelson de Dorinho guardava com o Pajeú e com São José do Egito, além do  sentimento de comoção que assola os egipicienses”.

O luto oficial de três dias vai vigorar até esta quarta, dia 5.

 

Prefeitura de Salgueiro vai iluminar rodovias federais que cruzam cidade

Nessa terça-feira, 25, a Prefeitura de Salgueiro informou que apresentou e protocolou junto ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) o projeto de iluminação das BRs 116 e 232 no perímetro urbano. De acordo a administração municipal, o plano foi recebido pelo Superintendente Regional do DNIT, engenheiro Cacildo de Medeiros Brito Cavalcante. A ideia […]

Nessa terça-feira, 25, a Prefeitura de Salgueiro informou que apresentou e protocolou junto ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) o projeto de iluminação das BRs 116 e 232 no perímetro urbano.

De acordo a administração municipal, o plano foi recebido pelo Superintendente Regional do DNIT, engenheiro Cacildo de Medeiros Brito Cavalcante. A ideia é clarear 8 km das rodovias com 223 postes, todos em LED.

O primeiro trecho vai do Residencial Santo Antônio até a subestação da Celpe (br-116) e o outro do EREMSAL até a entrada do bairro Cohab (BR-232). O governo municipal pretende investir R$ 2 milhões no serviço, que será financiado com recursos próprios do município.