Notícias

Coluna do Domingão

Por Nill Júnior

Raquel com a faca nos dentes

Você pode dizer e decretar várias observações sobre o governo Raquel,  sobre o que é positivo e o que precisa andar.

Agora, independente de paixões,  ninguém pode negar que, numa linguagem figurada, a governadora está com a faca nos dentes. Essa foi a impressão das agendas em Serra Talhada e Arcoverde,  quinta e sexta dessa semana.

Auxiliares diretos ouvidos pelo blog reclamam do ritmo da mandatária estadual. Pode parecer exagerado,  mas alguns chegam a comparar com a rotina de Eduardo Campos. Não há como estabelecer um parâmetro,  dado o fato de que simplesmente,  não há parâmetro. Mas quem está com Raquel se impressiona com sua disposição.

Em Caruaru,  um nome da comunicação se impressionou quando informado do horário em que a governadora esteve em Serra Talhada. “Mas meio dia ela esteve aqui”. No embalo, um outro interlocutor ligado a um secretário afirmou que ele não está conseguindo acompanhá-la.

Em Serra Talhada,  nem a voz falhando impediu Raquel de fazer um discurso firme, ao lado de aliados,  Luciano Duque e Sebastião Oliveira,  e de uma adversária,  a prefeita Márcia Conrado. “Quem pensa que pode parar uma mulher obstinada, que tem propósito e sabe onde quer ir, sabendo que a única missão que eu tenho aqui é a de servir ao meu povo e fazer Pernambuco voltar a ser referência no Nordeste brasileiro e pro Brasil,  sabe que não é desafio que me põe medo. O desafio me dá é força e coragem pra juntar mais gente pra seguir em frente.  E é com essa coragem,  com essa fé e esperança,  que eu digo aos prefeitos e prefeitas que não tiveram suas obras anunciadas hoje: nós estamos continuando trabalhando,  fazendo projeto,  fazendo obra, buscando empréstimo. E aí eu conto com a Assembleia Legislativa, garantindo parcerias com o Governo Federal,  e aí eu agradeço ao presidente Lula, e trabalhando junto com os municípios”.

Em Arcoverde,  outro importante polo regional,  a disposição não foi diferente. “O governo do Estado governava pro mar, esquecendo que tem gente aqui e a gente veio pra transformar essa realidade”, disse, referência a gestões anteriores do PSB.

É difícil saber até onde essa movimentação intensa, quase insana, renderá uma melhora nas pesquisas que determine um sentimento de virada em relação a João Campos. Mas, para fins de constatação,  a governadora está buscando construir um sentimento diferente do que marcou seus dois primeiros anos, de distância da política,  erros administrativos e lentidão no azeitamento da máquina. Se vai conseguir ou não, são outros quinhentos. De certo agora, uma constatação: Raquel está com a faca nos dentes.

Matemática

O desafio de Raquel é enorme, dado o favoritismo de João Campos,  mesmo considerando os números da pesquisa Conecta, que coloca a vantagem do socialista em 21 pontos,  no 52%x31%. A primeira meta é levar a eleição para o segundo turno. Lá,  a expectativa é de que os votos hoje mais à direita virem votos anti esquerda, migrando mais pra ela que pra João. Aí,  pode ter jogo…

Miguel critica Raquel…

De Miguel Coelho,  sobre o governo Raquel Lyra. “Pernambuco tá num marasmo a um tempo. Perdeu tração. Tem problemas como falta de água,  de saneamento, saúde,  com muitos jovens desinteressados em entrar pro mercado de trabalho. O Governo do Estado não se sentiu bem e já mudou o slogan Estado de Mudança. Ele tirou essa palavra da própria marca dele. Não adianta ter a maioria dos prefeitos, fazer intimidação de forma alguma. A qualidade fala mais que a quantidade. Miguel descartou novo diálogo com Raquel para 2026, afirmando que não teve espaço após apoia-la. “Não vamos discutir onde a gente foi expulso ou não teve possibilidade de participar”

… e defende fim da polarização entre Lula e Bolsonaro 

“O Brasil como um todo já cansou dessa polarização. É um pingue-pongue besta, chega a ser até burro e ineficiente muitas vezes, e que só retroalimenta os extremos. E se você for olhar, os extremos alimentam 15% de cada lado, e você tem 70% da população refém de uma narrativa ideológica que coloca o Brasil ou parado, ou pra trás. Então, o que nós, de União Brasil, e agora através da Federação, defendemos é uma pauta de Brasil de futuro. Mas não aquele Brasil de futuro de 20, 30 anos — a gente precisa enfrentar isso nos próximos 4, nos próximos 8 anos. Se o União Brasil não tiver a Presidência, nós teremos a força política necessária no Congresso pra poder endereçar essas pautas”, afirmou.

Opinião

Para Ello TV, falei ao blogueiro Marcelo Patriota sobre as eleições em Pernambuco,  os prós e contras de Raquel Lyra e João Campos. Assista:

O que João Lyra falou 

“Eu acho que João Campos é muito jovem ainda, está certo? Ele está fazendo um bom trabalho em Recife, sem dúvida. Tem uma boa imagem”, afirmou João Lyra, pai de Raquel. No entanto, o ex-governador sugeriu que o prefeito não entre na corrida estadual no próximo pleito. “Foi reeleito com mais de 70% do eleitorado. Então, ele tem condições de esperar para ser candidato depois”, destacou na Rádio Cultura do Nordeste de Caruaru. Acresentou que, se Raquel melhorar aprovação,  tem dúvidas se ele será candidato.

Segura, Priscila!

Coube a Priscilla Krause segurar a mesa em que Raquel estava apoiada no Ouvir Para Mudar de Arcoverde. O prefeito Zeca Cavalcanti viu que ela estava segura e riu com a esposa, Neryanne Cavalcanti. A novidade, com a gestora subindo onde deveria sentar, foi inaugurada em Serra Talhada. Lá Raquel subiu na cadeira. Márcia Conrado não a ajudou a não cair. Registre-se, Luciano Duque também, não. Pior que não se pode nem alertar: “governadora,  a senhora vai cair!” Vai que ela pensa que é nas pesquisas. O auxiliar vai perder o cargo…

Estrategista

Nos bastidores, a cartada que tirou nomes do PSB para as bancadas de MDB, PSDB e PRD, visando enfraquecer a base de Raquel Lyra na ALEPE é totalmente creditada ao prefeito do Recife,  João Campos.

Conexões

Um dos problemas do grupo encabeçado por Danilo Simões e Zé Negão na crítica por fogo amigo de Mário Viana,  pedindo sua cabeça politicamente falando,  são as conexões que ele estabeleceu no governo Raquel desde abril de 2023. Prova disso foi o tratamento que recebeu da equipe,  além de ser convidado de Luciano Duque para o jantar com Raquel Lyra em sua casa.

No prato que comeu

A fala de Zeinha Torres sobre “a vitória de Raquel Lyra no primeiro turno” gerou reações de socialistas que o taxaram de “ingrato”. A reação mais forte foi de Cecília Patriota,  esposa do ex-prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota. “Elogiava tanto Paulo Câmara e estava sempre sendo beneficiado,  junto com sua família. Acompanhei todo o processo. Tem coragem de dizer que o PSB nunca fez nada. Pasma com tanta falsidade e ingratidão”.

Frase da semana:

“Tenho coisa melhor para fazer”.

Do presidente Lula,  dizendo estar pouco preocupado com o julgamento de Jair Bolsonaro,  que vai parar o país na próxima semana.

Outras Notícias

Polícia deflagra operação contra ataques a carros-fortes com alvos no Sertão

A Polícia Civil de Pernambuco desencadeou a 9ª Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada “Interseção”, vinculada à Diretoria Integrada Especializada (DIRESP). A operação está sob a presidência do delegado Edvaldo Veiga, integrante da equipe da Força Tarefa Bancos (FTB-Sertão), e sob a coordenação do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (DEPATRI). A investigação foi […]

A Polícia Civil de Pernambuco desencadeou a 9ª Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada “Interseção”, vinculada à Diretoria Integrada Especializada (DIRESP).

A operação está sob a presidência do delegado Edvaldo Veiga, integrante da equipe da Força Tarefa Bancos (FTB-Sertão), e sob a coordenação do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (DEPATRI).

A investigação foi iniciada em julho de 2020, com o objetivo de identificar e desarticular organização criminosa voltada para a prática de roubo a carro-forte na modalidade tentada nos estados de Pernambuco e Bahia. 

Somente durante a última semana foram cumpridos sete Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar, todos expedidos pela Primeira Vara Criminal da Comarca de Petrolina. Na execução, foram empregados 50 policiais civis, entre delegados, agentes, escrivães e peritos criminais dos dois estados. 

As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL) e pelo Laboratório de Lavagem de Dinheiro (LAB/PCPE), além de contarem com o apoio da Polícia Científica de Pernambuco, da Polícia Civil da Bahia e do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT/BA).

Sertão do Pajeú tem 7 casos confirmados do novo coronavírus; região tem 1 óbito

Cidades da região ainda monitoram mais de 10 casos suspeitos da doença. A região do Alto Pajeú, interior pernambucano, passa a ter 7 casos confirmados da doença e monitora 13 casos suspeitos. Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde e notificados pelas Secretaria Estadual de Saúde. A Prefeitura de […]

Cidades da região ainda monitoram mais de 10 casos suspeitos da doença.

A região do Alto Pajeú, interior pernambucano, passa a ter 7 casos confirmados da doença e monitora 13 casos suspeitos. Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde e notificados pelas Secretaria Estadual de Saúde.

A Prefeitura de Carnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde confirmou a primeira morte em decorrência do novo coronavírus, no município. A vítima, que faleceu no dia 12/04 é do sexo masculino, de 81 anos, com comorbidades e estava internado.

Serra Talhada tem o maior número de casos confirmados na região. O município contabiliza 9 casos suspeitos aguardando resultados e, agora, quatro positivos para coronavírus. Os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) apresentavam em 18 de abril, 27 casos notificados no município.

Triunfo está em segundo lugar com 2 casos confirmados na cidade. Trata-se de uma mulher de 34 e um homem de 79 anos, que, segundo o boletim epidemiológico da SES, encontram-se em isolamento domiciliar. A cidade já descartou um caso com resultado negativo para SARS-COVI-2 (Síndrome Respiratória Grave de nível 2).

A Prefeitura de São José do Egito atualizou, nas redes sociais, que a cidade também teve o primeiro caso confirmado da doença. Segundo a administração municipal, o teste foi confirmado no dia 17/04 apresentando quadro geral regular, respirando espontaneamente em leito de enfermaria. Um profissional de saúde do município apresentou quadro de febre, tosse e mialgia e seguindo o protocolo desenvolvido pelo Estado de Pernambuco, foi feito coleta de material e aguarda resultado do teste investigativo.

Itapetim tem 4 casos notificados pela Secretaria de Estadual de Saúde. Desses, três foram descartados e um permanece em investigação laboratorial. Pelas redes sociais, a Secretaria de Saúde de Itapetim comunicou que o paciente, um homem de trinta e dois anos deu entrada no Hospital Getúlio Vargas em Recife no dia 03/03/2020 com histórico de dor abdominal mais vômito.

Ficou aproximadamente um mês em internamento hospitalar para estabilização e estudo do caso, tendo alta posteriormente. Após dez dias da alta hospitalar teve piora do quadro e deu entrada novamente na Unidade de Saúde acima mencionada. Em 13/04 começou a apresentar tosse e desconforto respiratório. Evoluindo para dispnéia e saturação 86%. Foi transferido ao Hospital Oswaldo Cruz onde permanece na UTI e aguarda resultado laboratorial para classificação final.

Afogados da Ingazeira, Brejinho, Flores, Iguaraci, Solidão e Tabira descartaram, logo após confirmação laboratorial, todos os casos suspeitos. Ingazeira, Santa Cruz da Baixa Verde e Tuparetama aguardam resultados emitidos pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Calumbi, Quixaba e Santa Terezinha não aparecem nos boletins epidemiológicos estaduais.

OS DADOS

O Grupo Egipciense de Comunicação (GEComunicação) está cruzando dados e analisando as Notificações de COVID-19 nas Regiões do Estado de Pernambuco, onde atua. A primeira observada é a Microrregião Sertão do Alto Pajeú. Estão sendo cruzadas informações do Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD), Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES).

São observados nos municípios com Notificação, a Classificação dos Casos, os Gêneros, a Escala de Casos Notificados e a Evolução de cada Classificação. O objetivo é direcionar aos clientes e a população em geral, informações verificadas que possam se transformar em ações efetivas de combate e enfrentamento ao COVID-19.

Afogados: Prefeitura promove Semana da Memória 

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira promove até a próxima sexta-feira (11), a segunda edição da Semana da Memória. A atividade tem o objetivo de divulgar e valorizar a preservação do patrimônio histórico e cultural – material e imaterial – do município.  A semana também tem o intuito de receber doações de moradores de Afogados […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira promove até a próxima sexta-feira (11), a segunda edição da Semana da Memória. A atividade tem o objetivo de divulgar e valorizar a preservação do patrimônio histórico e cultural – material e imaterial – do município. 

A semana também tem o intuito de receber doações de moradores de Afogados que tenham registros fotográficos e vídeos antigos da cidade para o aprimoramento do Arquivo Público Municipal Manoel Arão. 

Segundo o Secretário de Cultura e Esportes, Augusto Martins, a programação da semana conta com palestras nas escolas da rede municipal, visitas ao Cineteatro São José, visitas ao prédio dos Correios e Telégrafos, uma aula passeio com o Artista Plástico Edierck José comentando monumentos históricos que ficam localizados no centro de Afogados. 

A programação já contemplou alunos das Escolas Municipais Ana Melo e Francisca Lira, e o contingente do Tiro de Guerra em Afogados.

A ação é coordenada pela Secretaria de Cultura e Esportes de Afogados e o arquivo público municipal.

Entrada na Câmara de Vereadores de Serra Talhada só é permitida para vacinados

Farol de Notícias Através da Portaria nº 112/2021, a Câmara de Vereadores de Serra Talhada, em conformidade com o Decreto Legislativo nº 6/2020 do Congresso Nacional, com o Decreto 49959 do governo do Estado, a Lei nº 1.755 de 3 de abril de 2020 do município de Serra Talhada, exige que o acesso à Câmara […]

Farol de Notícias

Através da Portaria nº 112/2021, a Câmara de Vereadores de Serra Talhada, em conformidade com o Decreto Legislativo nº 6/2020 do Congresso Nacional, com o Decreto 49959 do governo do Estado, a Lei nº 1.755 de 3 de abril de 2020 do município de Serra Talhada, exige que o acesso à Câmara só será permitido mediante a comprovação da segunda dose do imunizante contra a Covid-19 e uso de máscara, a partir da data de publicação da referida portaria, em 22 de novembro.

Segundo a portaria, a medida foi tomada considerando que: compete ao presidente da Câmara manter a ordem e a disciplina no ambiente, à luz do Art. 23, da Resolução nº002/2008; que o índice de imunização da população serra-talhadense ainda não atingiu 70% de pessoas imunizadas com a segunda dose da vacina.

Serra: vereador volta a defender aprovação de projeto que proíbe soltura de fogos com efeito sonoro ruidoso

Na sessão desta segunda-feira (23), na Câmara dos vereadores de Serra Talhada, o vereador Sinézio Rodrigues voltou a defender a aprovação do projeto de lei 022/2019 que dispõe sobre a proibição da soltura de fogos de estampido e de artifício com efeito sonoro ruidoso. Mostrando desapontamento, o parlamentar lamentou a atitude de alguns colegas vereadores […]

Na sessão desta segunda-feira (23), na Câmara dos vereadores de Serra Talhada, o vereador Sinézio Rodrigues voltou a defender a aprovação do projeto de lei 022/2019 que dispõe sobre a proibição da soltura de fogos de estampido e de artifício com efeito sonoro ruidoso.

Mostrando desapontamento, o parlamentar lamentou a atitude de alguns colegas vereadores que com o intuito de prejudicar a votação do projeto, usou o nome do prefeito Luciano Duque para angariar votos contrários.

“Ele (Luciano Duque) não se colocou contrário nem a favor do projeto, ele se colocou independente, é o papel dele deixar o debate fluir no legislativo. O prefeito não pode ser usado nas articulações internas desta casa. O que tem que ser usado aqui é a consciência de cada um. O projeto não proíbe todos os fogos, apenas disciplina alguns tipos de fogos porque estes causam mal-estar a população e aos animais. Nosso projeto foi baseado na modernização e se infelizmente alguns não compreendem a necessidade dessa modernização, vamos fazer o que? Esperar que essa modernização chegue através de uma lei federal já que a nível municipal nós não temos ainda uma maturidade para isso”. Declarou o vereador.

Sinézio, apesar de esperar por uma votação favorável se mostrou realista quanto às dificuldades da tramitação da matéria, na Casa:

“Quem será derrotado, nesta sessão se o projeto não for aprovado, não será eu ou  quem votou a favor, mas sim, a maioria da sociedade que fez o debate através das mídias digitais, de rádios e aprovou o projeto. Não se trata apenas de proibir a soltura de fogos, mas sim, de proteger aqueles que se sentem prejudicados com esta ação.”

Segundo Sinézio: “podemos perder no voto aqui, mas já ganhamos na opinião da sociedade que diz que é possível sim, disciplinar a soltura de fogos, que é possível ter festas juninas, réveillon, comemorações em geral com fogos sem ruídos, sem perturbar a ordem pública, sem causar mal-estar. Agradeço a todos que irão se posicionar e repudiar quem usou de versões distorcidas, mentirosas para tentar inclusive conquistar voto de quem vota a favor do projeto”.

O vereador disse que independente do resultado se sente vitorioso e que enquanto for parlamentar vai apresentar e reapresentar o projeto quantas vezes for necessário. “Saio daqui vitorioso, hoje, independente do resultado, porque fiz o debate e tive coragem de mostrar a cara e vou, se continuar no parlamento, apresentar e reapresentar esse projeto quantas vezes for necessário.” Afirmou Sinézio.

O projeto foi aprovado na 1ª votação e agora seguirá para 2ª votação por 8 votos a 7, e segue para segunda votação na próxima sessão que acontece segunda-feira (30/09).