Notícias

Coluna do Domingão

Por Nill Júnior

A guerra começou

Há um movimento por trás das adesões, pula-pula e indicações para cargos de primeiro a terceiro escalão no estado e o cabo de guerra com a prefeitura do Recife: a disputa pelo Governo de Pernambuco em 2026.

Essa semana, foi confirmado o embarque do AVANTE no palanque da governadora Raquel Lyra. Os irmãos Sebastião e Waldemar Oliveira indicarão o novo administrador do Arquipélago de Fernando de Noronha e emplacam na Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo do Estado o ex-prefeito de Custódia, Emanuel Fernandes de Freitas, o Manuca.

Kaio Maniçoba (PP) deixa a ALEPE e assume a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco. O movimento contempla o PP, maior partido da base de apoio da gestora. Também houve fortalecimento da relação com o Podemos,  entregando o IPA a Miguel Duque.

É a maior movimentação desde os rumores envolvendo Miguel Coelho, que até se encontrou com a governadora Raquel Lyra (PSD), mas reforçou a aliança com o prefeito João Campos (PSB).

Do outro lado, João Campos começa a mergulhar no interior.  No próximo domingo (30) estará em Afogados da Ingazeira, em encontro do PSB. Os encontros regionais aos domingos foram a solução encontrada para evitar o discurso de que João estaria deixando Recife e antecipando campanha no interior.

É um movimento de contraponto a Raquel,  que, com legitimidade institucional, tem percorrido o Estado. Essa movimentação tem, na opinião de aliados, atenuado a distância entre eles aferida nas pesquisas, que ainda é muito grande pró Campos.

Aliás, as próximas pesquisas vão indicar se esse movimento vai se intensificar pró Raquel, se ela equilibra o jogo, ou se João fortalece seu bloco, à medida em que mantém com uma vantagem consistente.

Certo é dizer que já há uma efervescência nos bastidores muito maior do que vemos na imprensa. Se nos holofotes a temperatura aparentemente esquenta, nos bastidores há plena ebulição.

Os mais questionados

Dos nomes anunciados para funções de segundo e terceiro escalão,  o mais questionado tem sido o de Michele Collins (PP), que vai assumir o comando da Arena de Pernambuco. Difícil encontrar uma lógica no anúncio. Já o nome de Manuca traz desconfiança por desconhecimento de parte do staff governista e também pelo currículo desalinhado com a pasta. Cabe a ele provar o contrário.

Árvore…

Muito difícil renovar pra valer a política em Pernambuco. Da capital ao interior. Amanhã, assumem funções no governo Raquel: Miguel Duque (filho de Luciano), Kaio Maniçoba (filho de Rorró) e Manuca (filho de Zé do Povo). Depois, Michelli Collins, esposa de Cleiton Collins. Todos serão empossados por Priscila Krause, filha de Gustavo,  ex-governador.

…genealógica

Não faz muito tempo, Miguel Coelho (um dos filhos de FBC enfiados na política) foi cotado no palanque de Raquel Lyra (filha do ex-governador João Lyra Neto), mas preferiu João Campos (filho de Eduardo e neto de Arraes), que na sua primeira eleição venceu a prima Marília (neta de Arraes).

Pra completar 

Aliados da prefeita Márcia Conrado, com direito à mãe do postulante, a Secretária Lisbeth Souza, lançaram o nome de Breno Araújo a Estadual. O blog já tinha cantado a pedra ano passado. A ideia é confrontar o favoritismo de Luciano Duque com o marido de Márcia,  tido como nome leve para ser apresentado. A indicação, se levada à frente,  poderá azedar a relação com Sebastião Oliveira, que também disputará uma vaga. A conferir…

Avaliação de Túlio

O Instituto Múltipla divulga em parceria com o blog nesta segunda-feira, dez da manhã, a primeira pesquisa de avaliação do prefeito Túlio Monteiro, de Buíque. É o primeiro levantamento desde a posse do prefeito do MDB, em janeiro.

Disputa

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, chegou a brincar sobre a disputa de protagonismo com Serra Talhada. “Vamos botar um portão na entrada de Arcoverde para não deixar passar investimento pra Serra Talhada”, disse aos risos. A fala foi um posicionamento à máxima de que Arcoverde teria perdido terreno e sido ultrapassada por Serra Talhada economicamente, em termos de investimentos.

Entrevista

Na vinda a Afogados no próximo domingo, o prefeito do Recife,  João Campos, concede entrevista à Rádio Pajeú. O evento do PSB em Afogados terá uma homenagem ao ex-prefeito e ex-deputado José Patriota, falecido em setembro do ano passado.  O anfitrião, Sandrinho Palmeira, quer fazer do ato um grande encontro regional.

Unidade

O ex-prefeito de Itapetim,  Adelmo Moura, do PSB, vai aproveitar a vinda do socialista para reforçar as articulações em torno de sua pré-candidatura a Deputado Estadual.  Também vai aproveitar a vinda de João Campos para reforçar a necessidade de unidade em torno do projeto na região, principalmente depois da sinalização de Anchieta Patriota e Luciano Torres pelo voto em Diogo Moraes.

A mãe falou

Giovanna Ramos, mãe do menino Arthur Ramos do Nascimento – que foi morto violentamente no último dia 16 de fevereiro, aos 2 anos de idade – falou, pela primeira vez desde o dia do crime, ao LW Cast, e seguiu afirmando que é inocente. A entrevista exclusiva foi ao ar na última quinta-feira (20). Giovanna disse que só vai parar quando conseguir provar que não tem nenhum envolvimento no crime. “Meu erro foi confiar em Giselda (…) Vou até o fim”, prometeu.

Repercussão nacional 

Diversos veículos de comunicação continuam repercutindo a entrevista de Giovanna no LW Cast. Recortes de trechos do programa ilustram matérias e posts, com destaque para a fala de Giovana, quando responde sobre a demora em levar o seu filho para João Pessoa, cidade onde estava trabalhando como prostituta. “Como que eu vou levar uma criança para dentro de um cabaré?Como que eu vou levar uma criança para um ambiente que é pesado, com prostituição e droga e que tem todo tipo de gente? Eu não ia levar meu filho para isso”. Muitos outros tinham tentado ouví-la, sem êxito.  Clique aqui e assista na TV LW On Line.

Frase da semana:

“Minha meta de vida será fazer você pagar por toda a sua crueldade com pessoas inocentes”.

De Eduardo Bolsonaro a Alexandre de Moraes, na tentativa de, nos EUA, gerar uma pressão pra tirar o pai da forca.

Outras Notícias

Coluna do Domingão

Vai ser Sapo Barbudo x Taokey. Com quem você se agarra? O movimento jurídico que liberou o ex-presidente Lula mudou o eixo gravitacional das eleições 2022. Isso porque praticamente gerou uma polarização certa e acabada para as eleições do próximo ano entre o ex-presidente e o atual mandatário do país, Jair Messias Bolsonaro. Por tabela, […]

Vai ser Sapo Barbudo x Taokey. Com quem você se agarra?

O movimento jurídico que liberou o ex-presidente Lula mudou o eixo gravitacional das eleições 2022. Isso porque praticamente gerou uma polarização certa e acabada para as eleições do próximo ano entre o ex-presidente e o atual mandatário do país, Jair Messias Bolsonaro.

Por tabela, podem colocar o matulão nas costas e buscar novo caminho, Ciro Gomes, João Dória, Luciano Huck, Mandetta, Marina Silva e Sérgio Moro. Bolsonaro se alimenta da rejeição ao PT e Lula usa como base de seu discurso a rejeição a Bolsonaro. Mais uma vez não vai ser o voto “a favor de” e sim contra um projeto. A eleição vai ser decidida entre quem tiver menos rejeição.

O Brasil vai se dividir de novo e essa será uma das eleições mais polarizadas e agressivas de nossa história recente, mais pelos erros dos dois projetos do que pelos acertos. Vai ser Luladrão contra Genocida. Os abalos sísmicos institucionais e  políticos serão inevitáveis, mas ao fim, que a democracia prevaleça.

Dito isso, o que farão Ciro, Dória, Marina, Moro, Mandetta, Huck? Em 2018, Dória agarrou-se a Bolsonaro, no famoso Bolsodória, Ciro não votou em Haddad e foi pra Paris, Marina apoiou o petista, Huck falou em ressignificar a política e votou em Bolsonaro e Moro prendeu Lula, virou ministro e depois rachou com o presidente.  Este ano todos tem sido duros críticos dos dois nomes.

Ciro até levantou bandeira branca, mas com uma condição: sugeriu que Lula da Silva não dispute as eleições de 2022 como candidato a presidente, em prol de uma aliança contra Bolsonaro. Ciro disse que Lula deve se espelhar no exemplo de Cristina Kirchner,  que deu um “passo atrás” e aceitou ser vice de Alberto Fernández, atual presidente argentino. E Lula rebateu: “tem gente que pede que quem tem 30% desista em favor de quem tem 3%. Quer que eu passe o bastão: trabalhe.”

Assim, Ciro & Cia vão engolir o sapo e votar nos que condenam hoje? Porque quanto a ir pro segundo turno, podem tirar o cavalo da chuva. Não tem gordura nem musculatura para chegar lá. No máximo, aqueles 10%. A peleja será decidida entre o Sapo Barbudo e o Taokey.

Velha estratégia

Todas as vezes que Nicinha de Dinca é questionada,  tenta plantar uma informação acusando a imprensa de “querer dinheiro”. Um: o blog por exemplo não faz opinião com esse critério.  Dois: só tem afirmado que Nicinha em cem dias não deu uma entrevista à imprensa,  nem pra responder as acusações de que só assina, com o marido, impedido de concorrer, mandando de fato.

Tem mais…

Três: na única “coletiva da gestão Nicinha”, ela falou 2 minutos e se retirou deixando César Pessoa responder à imprensa, num evento que só tinha a Cidade FM, que nem tem nem quer dinheiro do desgoverno. Quatro: o blog se compromete a publicar cada sílaba da próxima coletiva da prefeita como sempre fez, independente de questões menores. Isso se chama jornalismo e se aplica a quem tem vergonha na cara.

Ratinho!

Briga no Pajeú que está exigindo teste de DNA. Em Brejinho, Gilson Bento se diz o pai institucional da Adutora para abastecer o município em parceria com a Compesa. Tânia Maria e Zé Vanderley querem o teste de paternidade.  Dizem que a criança já tinha até padrinho, Adelmo Moura.

Sem dias

O agravamento da pandemia esfriou os prefeitos em seus projetos dos cem dias. Sandrinho Palmeira cancelou inaugurações e deve se limitar a um pronunciamento às rádios.  Márcia Conrado trata do tema em coletiva dia 20. Dentre os poucos que fizeram balanço no tempo exato do marco,  Marcones Libório, de Salgueiro,  na última sexta.

“Um conto de fadas …”

O promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto disse não ter visto nada demais no vídeo em que dança com a namorada na onda do momento,  a música de Vitor Fernandes que viralizou no @euorlandinho. Ouvintes que o acompanhavam na Rádio Pajeú o apoiaram em 100%. Só exagerou quem disse que ele estava no compasso…

Marcação serrada

Um grupo de monitoramento no zap zap foi criado com CDL, prefeitura, MP, HREC e imprensa de Afogados para resolver demandas ligadas à pandemia.  Mas parece que, quase por decreto,  é proibido questionar o município.  Se o assessor de imprensa e gente boa Rodrigo Lima souber, vira um leão e impõe a lei do “aqui não “. Quem não saiu do grupo já avisou que vai pra rádio,  mais livre e democrática.

Um ano depois

Inocentado das denúncias de envolvimento de um esquema de desvios no DER com possível braço na Secretaria de Transportes, Sebastião Oliveira não terá nem de longe a exposição na absolvição que teve no dia em que foi acusado. Folha, Estadão, Globo e cia não darão o mesmo espaço que usaram para acusar. É o fato.

Disque fofoca

Dentre as vantagens que o opositor Pinheiro do São Miguel encontrou na prefeita Márcia Conrado, a de que não se deixa levar por fofocas e futricas. “Luciano Duque dava ouvidos a todo tipo de conversa, a ponto de fazer acusações indevidas ao nosso grupo. Dá muito ouvidos aos fofoqueiros de plantão”.

Mapeia Turismo

A  Secretaria de Esportes, Juventude, Cultura e Turismo de Sertânia anunciou o início do mapeamento dos prestadores de serviços turísticos por meio de um cadastro disponibilizado para empresas e profissionais do setor. O cadastro segue até o dia 18 no site: www.sertania.pe.gov.br. A pasta é conduzida por Tácio Henrique.

Frase da semana:

“Se tiver um pingo de moral, ministro Barroso, mande abrir os processos de impeachment contra alguns dos seus companheiros do Supremo Tribunal Federal”.

Do presidente Jair Bolsonaro ao Ministro Luiz Roberto Barroso depois de sua decisão de determinar a CPI da Covid no Senado.

Serra Talhada: oposição escolhe novo líder na Câmara

O vereador Lindomar Diniz (Agir) será o líder do bloco de oposição, formado pelos partidos Podemos, PRD e Agir, na Câmara Municipal de Serra Talhada. A definição foi anunciada após encontro do grupo, que também definiu Antônio de Antenor como vice líder. “Assumo a missão confiada pelo nosso grupo para representar o anseio da população, […]

O vereador Lindomar Diniz (Agir) será o líder do bloco de oposição, formado pelos partidos Podemos, PRD e Agir, na Câmara Municipal de Serra Talhada. A definição foi anunciada após encontro do grupo, que também definiu Antônio de Antenor como vice líder.

“Assumo a missão confiada pelo nosso grupo para representar o anseio da população, que precisa de voz para cobrar o que o nosso município precisa. Faremos uma oposição responsável e ativa. Estaremos atentos aos atos do governo e cobraremos aquilo que for de interesse do povo de Serra Talhada”, enfatizou o novo líder oposicionista.

Miguel Duque, que foi o candidato a prefeito do grupo em 2024, enalteceu a escolha de Lindomar e reafirmou a unidade do grupo. “Lindomar representa bem o espiríto do nosso grupo e será um grande líder dos anseios dos serra-talhadenses. Vamos atuar juntos e fazer uma oposição que aponte para a solução de problemas que assolam a nossa terra.”

Participaram da reunião que definiu Lindomar com líder, o deputado estadual Luciano Duque; Miguel Duque; Marcus Godoy, que foi candidato a vice de Miguel; Aron Lourenço, presidente do Podemos; além dos vereadores Ronaldo de Dja e Antônio de Antenor.

Codevasf distribui 493 cisternas para zona rural de Arcoverde

Começam a chegar  em Arcoverde mais 493 cisternas para beneficiar as famílias  da zona rural. A prefeita Madalena Britto, através da Secretaria de Agricultura, informa em nota que conseguiu os reservatórios junto a  Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). As cisternas de PVC com capacidade para 16 mil litros de água serão […]

13a71919138d497c64075ab9c4338c9920052014151259

Começam a chegar  em Arcoverde mais 493 cisternas para beneficiar as famílias  da zona rural. A prefeita Madalena Britto, através da Secretaria de Agricultura, informa em nota que conseguiu os reservatórios junto a  Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf).

As cisternas de PVC com capacidade para 16 mil litros de água serão entregues a familias, que passaram por avaliação e deveriam estar dentro dos critérios exigidos pelo Programa Água para Todos, do Governo Federal.

Os critérios eram: a família ter que morar em áreas rurais; estar em situação de pobreza ou extrema pobreza associada à carência de acesso à água; com renda per capita de até R$ 140,00; ser inscritas no Cadastro Único (ou seja, ter o Número de Inscrição Social – NIS); ou aposentados que, mesmo possuindo renda per capita familiar acima de R$140,00, vivam exclusivamente de sua renda previdenciária.

Uma empresa será responsável pela instalação completa dos reservatórios. Para garantir o perfeito funcionamento e uso adequado das cisternas, estão sendo promovidos cursos de Gestão da Água com as famílias beneficiadas. Nessas capacitações os participantes são orientados quanto à utilização da água sem desperdício e instruções para a manutenção dos reservatórios.

Esta é a segunda etapa do Programa em Arcoverde. No ano passado,a prefeita Madalena já tinha viabilizado junto a Codevasf  694 cisternas, que já foram entregues, instaladas.”Mesmo com 1187 cisternas, ainda não conseguimos contemplar toda nossa área rural, mas vamos continuar na luta. Não descansaremos, quando não conseguirmos contemplar todas as famílias necessitadas”, enfatiza a Prefeita Madalena Britto.

“Ela fala”, exclamou prefeito sobre Nicinha

A fama da prefeita de Tabira, Nicinha Melo,  de ser monosilábica e de dar poucas declarações se espalhou tanto que a participação dela na reunião com Raquel Lyra surpreendeu até colegas do Pajeú. Um deles exclamou ao blog: “ela fala!” – comentando a sua participação no encontro com a governadora. Isso porque Nicinha também é […]

A fama da prefeita de Tabira, Nicinha Melo,  de ser monosilábica e de dar poucas declarações se espalhou tanto que a participação dela na reunião com Raquel Lyra surpreendeu até colegas do Pajeú.

Um deles exclamou ao blog: “ela fala!” – comentando a sua participação no encontro com a governadora. Isso porque Nicinha também é figura com pequena participação nos encontros de Cimpajeú e AMUPE. Recentemente em encontro sobre saneamento com nomes da região,  foi o marido Dinca e não ela a falar.

Além de questionar uma emissora de rádio da cidade, vide nota acima,  Nicinha apresentou demandas como a segunda etapa do Curral do Gado da cidade.

De fato, a gestora está inclusive se descolando mais do marido Dinca Brandino nas redes sociais e,  numa clara estratégia pela busca da melhoria de imagem da gestão,  se mostrando mais pró-ativa.

Luciano Torres e Flávio Marques confirmam convenções em Ingazeira e Tabira

De 31 de agosto a 16 de setembro as convenções partidárias serão realizadas visando as eleições municipais de 2020. As agremiações poderão utilizar formato virtual para a escolha de candidatos e a formação de coligações majoritárias. Em Ingazeira, o PSB vai para a sucessão do prefeito Lino Morais com a chapa Luciano Torres Prefeito e […]

De 31 de agosto a 16 de setembro as convenções partidárias serão realizadas visando as eleições municipais de 2020.

As agremiações poderão utilizar formato virtual para a escolha de candidatos e a formação de coligações majoritárias.

Em Ingazeira, o PSB vai para a sucessão do prefeito Lino Morais com a chapa Luciano Torres Prefeito e Djalma do Minador vice. A convenção foi definida para o dia 5 de setembro, pela Comissão provisória do Partido Socialista.

O início será às 09h30 e término às 11h30, de maneira virtual através da plataforma Google Meet.

Em Tabira a chapa governista liderada pelo PT, que apresenta Flávio Marques como candidato e ainda sem vice oficializado, fará a sua convenção no dia 13 de setembro. O anúncio foi feito pelo Deputado Federal Carlos Veras em entrevista à Anchieta Santos na Rádio Cidade FM.