Notícias

Coluna do domingão

Por Nill Júnior

Transposição: Temer quer ser ao menos “bom padrasto”

A vinda do presidente Michel Temer a Campina Grande, Monteiro e Sertânia esta semana, para visitar as obras da Transposição e inaugurar o trecho que começou a levar água para Paraíba aconteceu em meio ao debate sobre a paternidade da obra.

Temer ouviu o governador Ricardo Coutinho agradecer publicamente à contribuição de Lula – que concebeu e iniciou a obra em 2017 – e Dilma, que, aos trancos a barrancos deu sequência aos trabalhos.

Disse em seguida que a obra não tem paternidade, considerando que é feita a partir dos impostos do povo brasileiro e nordestino.

Cabem algumas verdades absolutas sobre a obra. A primeira que se pergunta se a obra estaria no atual estágio no governo Dilma, sem discutir aqui legitimidade e respeitando todas as posições. Mergulhada em uma crise econômica e sem conseguir sair dela pela política, havia problemas para tocar a obra. Temer viu a Transposição como chance importante de melhorar a imagem na região Nordeste, que nunca foi boa. Deu ordem para prioriza-la.

Também não é verdade que Temer não queira capitalizar politicamente ou não esteja preocupado com sua paternidade. Quer ser, na pior das hipóteses lembrado como “bom padrasto'”. Aquele que não concebeu ou gerou, mas cuidou bem quando esteve responsável pela criança. Tanto que gravou imagens que vão ao ar em campanha publicitária do Governo Federal nos próximos dias.

Outra certeza é que, nem Temer , nem Dilma, capitalizarão o quanto Lula vai com a chegada da água a cidades do semi-árido. Qualquer pesquisa de opinião identifica no petista o grande responsável pelo projeto. E não tem jeito, concorde o leitor ou não. Não é opinião e sim constatação matemática. A prova dos nove será conferida dia 19, quando visitará a obra. E como Temer, também vai gravar imagens observando os canais. Ao contrário do peemedebista, não pra agora. Para 2018…

Se não fosse essa estrada…

A vinda de Temer e Paulo Câmara a Sertânia pode ter servido para, mais uma vez, mostrar como estão a PE 275, que liga a PE 280 aos canais entre PE e PB, e o trecho entre Sertânia e Cruzeiro do Nordeste, intrafegáveis.

Sabe que folha corta…

O prefeito José Patriota esteve no ato contra a reforma, puxado por Fetape e CUT, porque sabe que o movimento sindical que bate nos socialistas “por cima”, aqui apóia sua gestão. É parte da “militância seletiva” que registramos há dias.

“Guga pagou e a gente prova”

A gestão Ângelo Ferreira apresentou documentos que não deixam margem para comprovar pagamento de shows da Expocose com recursos da FUNASA.

Mata a cobra e…

Extratos mostram que o ex-prefeito Guga transferiu R$ 130 mil da conta do convênio 16296-5, em 23 de julho de 2015, para a conta 5902-1 (FPM). A partir daí, foi iniciado o pagamento de parte dos custos da festa ExpoSertânia, realizada em julho de 2015, inclusive o show de Paula Fernandes. A FUNASA quer o dinheiro de volta.

Modelo e erro de avaliação causaram rompimento

Ainda falta o parecer definitivo, mas engenheiros que avaliaram os danos em Barreiro, que rompeu em Sertânia, vêem duas razões para o acidente: o modelo usado e a não identificação de um pequeno espaço, como um furo, que permitiu um vazamento. Com a parede de terra, a água seguiu a máxima de que por onde passa pingo, passa enxurrada.

Onde anda o bispo Dom Cappio?

O bispo Dom Luis Cappio, da Diocese de Barra, Bahia, que fez greve de fome em 2005 contra a Transposição continua no mesmo lugar. Mais pesado que há 12 anos, ainda exerce bispado na mesma Diocese. Ainda é crítico da Transposição e do que chama de “uso político”, mas sem os mesmos holofotes.

E quem andava com ele?

Parte dos políticos que prestaram solidariedade em apoio à luta de Dom Cappio contra a obra e sua greve de fome estava em Monteiro na última sexta, batendo palmas para a obra , agora chamada “histórica”, e para Temer.

Frase da semana:

“Eu não quero a paternidade desta obra”, de Michel Temer, ao justificar que ninguém pode se declarar pai da Transposição. Essa é da série “ah, tá…”

Outras Notícias

Pesquisa Opinião aponta empate entre Vinicius e Mirella em Olinda

Blog do Magno A um dia da eleição de segundo turno, o cenário da disputa para prefeito de Olinda é de empate técnico. Segundo pesquisa do Instituto Opinião  para o Blog do Magno, se na espontânea, modelo pelo qual o eleitor é forçado a apontar seu candidato sem o auxílio da lista com os nomes […]

Blog do Magno

A um dia da eleição de segundo turno, o cenário da disputa para prefeito de Olinda é de empate técnico.

Segundo pesquisa do Instituto Opinião  para o Blog do Magno, se na espontânea, modelo pelo qual o eleitor é forçado a apontar seu candidato sem o auxílio da lista com os nomes dos postulantes, a candidata do PSD, Mirella Almeida, aparece numericamente na frente, com 35,7%, na estimulada quem está na dianteira é o candidato do PT, Vinícius Castello, com 42%.

Ambos os cenários configuram empate técnico, levando-se em conta que a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na espontânea, Mirella aparece com 35,7% e Vinicius 35,2%. Brancos e nulos somam 7,7% e indecisos representam 21%. Já na estimulada, Vinicius tem 42% e Mirella 40%. Neste cenário, brancos e nulos somam 8,3% e indecisos caem para 9,7% dos entrevistados.

No quesito rejeição, quem lidera é o candidato do PT, com 39,5% dos entrevistados que afirmaram não votar nele de jeito nenhum, ante 35,5% dos entrevistados que disseram não votar em Mirella de jeito nenhum.

Entre os que afirmaram não mudar seu voto de jeito nenhum, também houve um empate: 34,7% são eleitores de Vinicius e 33,5% são eleitores de Mirella.

Estratificando o levantamento, Vinícius aparece mais bem situado entre os eleitores na faixa etária entre 25 e 34 anos (51,7%), entre os eleitores com renda familiar até dois salários (45%) e entre os eleitores com grau de instrução no ensino médio (42,3%). Por sexo, 44,1% dos seus eleitores são mulheres e 39,4% dos seus eleitores são homens.

Já Mirella tem suas maiores taxas de intenção de voto entre os eleitores jovens, na faixa etária entre 16 e 24 anos (51,4%), entre os eleitores com renda familiar entre dois e cinco salários (42,5%) e entre os eleitores com grau de instrução na 9ª série (42,2%). Por sexo, 45,7% dos seus eleitores são homens e 35,3% dos seus eleitores são mulheres.

A pesquisa foi a campo entre os dias 22 e 23 de outubro, sendo aplicados 600 questionários. O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo da investigação. A pesquisa está registrada sob o protocolo de número PE-02265-2024.

Paróquia de São Francisco recebe hoje o Padre Luizinho

O padre Luís Marques Ferreira, padre Luizinho, será empossado nesta quarta-feira (4) como novo pároco da Paróquia de São Francisco de Assis, em Afogados da Ingazeira. Padre Luizinho esteve durante vários anos à frente da Paróquia de São José, na Ingazeira. A concentração para recepcionar o padre acontece a partir das 18h, logo após a […]

O padre Luís Marques Ferreira, padre Luizinho, será empossado nesta quarta-feira (4) como novo pároco da Paróquia de São Francisco de Assis, em Afogados da Ingazeira. Padre Luizinho esteve durante vários anos à frente da Paróquia de São José, na Ingazeira.

A concentração para recepcionar o padre acontece a partir das 18h, logo após a ponte que liga o centro da cidade ao bairro São Francisco. Depois, todos seguem em caminhada até a matriz onde acontecerá a missa de posse presidida pelo bispo diocesano, dom Egidio Bisol.

Com a posse do padre Luizinho, encerra-se o ciclo de transferências anunciadas em dezembro passado.

Diogo Moraes lembra papel de Ângelo Ferreira para Centro Acadêmico do Sertão

O deputado estadual Diogo Moraes (PSDB) celebrou, nesta segunda-feira (8), a inauguração oficial do Centro Acadêmico do Sertão (CAS), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Sertânia. O ato marcou o início das atividades do semestre 2025.2 e representa um marco histórico para a interiorização do ensino superior no Estado. O CAS funcionará, inicialmente, em […]

O deputado estadual Diogo Moraes (PSDB) celebrou, nesta segunda-feira (8), a inauguração oficial do Centro Acadêmico do Sertão (CAS), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Sertânia.

O ato marcou o início das atividades do semestre 2025.2 e representa um marco histórico para a interiorização do ensino superior no Estado.

O CAS funcionará, inicialmente, em prédio cedido pela Prefeitura de Sertânia, localizado na Avenida Agamenon Magalhães, até a conclusão da sede definitiva, que será construída com recursos do Novo PAC.

Neste semestre, já estão em funcionamento os cursos de Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Administração Pública e Licenciatura em História. A partir de 2026.2, a universidade também passará a ofertar os cursos de Medicina e Medicina Veterinária, ampliando as oportunidades para estudantes do interior pernambucano.

Para Diogo Moraes, representante de Sertânia na Alepe, a conquista é motivo de orgulho e esperança para toda a região:

“A inauguração do Centro Acadêmico do Sertão é uma vitória para Sertânia e para todo o Sertão pernambucano. Quero parabenizar o ex-prefeito Ângelo Ferreira por sua dedicação e luta por esse sonho, assim como o reitor Alfredo Gomes pela sensibilidade e compromisso com a interiorização da UFPE, além do presidente Lula, sempre atento ao desenvolvimento da Educação do país e no interior. Esse é um passo fundamental para levar conhecimento, desenvolvimento e novas oportunidades para milhares de jovens”, afirmou o parlamentar.

Com o CAS, Sertânia se consolida como um novo polo de ensino superior público federal, garantindo acesso à educação de qualidade e abrindo caminhos para o desenvolvimento regional.

Igreja encontrada 29 anos após submersa ainda emociona em Petrolândia

G1PE Há 29 anos a velha cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, foi inundada para a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. Após a inundação, nada do antigo local ficou visível para os moradores, mas encontrar a Igreja Matriz de São Francisco de Assis era sonho para o mergulhador e servidor público Samyr Oliveira, […]

G1PE

Há 29 anos a velha cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, foi inundada para a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. Após a inundação, nada do antigo local ficou visível para os moradores, mas encontrar a Igreja Matriz de São Francisco de Assis era sonho para o mergulhador e servidor público Samyr Oliveira, de 34 anos.

O sonho se tornou realidade no fim de outubro deste ano, quando ele localizou as ruínas do templo junto ao também mergulhador e estudante Fagner Barros, de 30 anos. “Quando descemos, a 19 metros de profundidade, encontramos a igreja. Ela estava a 50 metros de onde ancoramos o barco”, disse Samyr ao G1.

“Não tem como explicar a sensação. Foi um dever cumprido. As pessoas não acreditavam [que iríamos encontrar]. Todos ficaram comentando no município”, detalhou.

Essa não foi a primeira vez que o servidor havia tentado encontrar a igreja matriz por entre as águas do Rio São Francisco, o “Velho Chico”. “Tempos atrás eu mergulhei, mas não tive êxito [de encontrar a igreja]. Passei quase o dia todo”, contou o mergulhador.

Muitas pessoas chegaram a dizer a Samyr que pelo tempo que a igreja havia sido inundada, o prédio não estaria mais de pé. “Eu coloquei na cabeça que ia achar a igreja. Até sonhar, eu sonhei. Alguma coisa me dizia que ela ainda estava lá”, lembrou.

Começa edição de Arcoverde do Todos por Pernambuco

Arcoverde sedia neste sábado (21), o Seminário do Programa “Todos por Pernambuco”, que vai contar com a presença do governador Paulo Câmara. O evento começa esta manhã na Autarquia do Ensino Superior de Arcoverde – AESA, e vai até o final da tarde. Como em Floresta e Afogados, o evento terá sala temáticas voltadas para temas como […]

Foto Aluisio Moreira_26

Arcoverde sedia neste sábado (21), o Seminário do Programa “Todos por Pernambuco”, que vai contar com a presença do governador Paulo Câmara. O evento começa esta manhã na Autarquia do Ensino Superior de Arcoverde – AESA, e vai até o final da tarde.

Como em Floresta e Afogados, o evento terá sala temáticas voltadas para temas como Cidadania, Economia Sustentabilidade e inovação, Infraestrutura, Educação e Cultura além da Água. A anfitriã desta edição será a prefeita Madalena Britto, do PSB.

Podem participar do evento, lideranças políticas, sociais , econômicas , artistas e população em geral. As demandas dos grupos serão sistematizadas em um documento e deverá fazer parte do programa de governo da atual gestão. Na cidade, temas como ampliação da distribuição de água e obras de infra-estrutura estarão no centro da pauta.

foto 3

Ferramenta de planejamento dos quatro anos da gestão, o programa de escuta popular Todos por Pernambuco percorrerá 12 microrregiões do Estado e passam, além do Sertão do Moxotó, pelo Agreste Central, Agreste Meridional, Agreste Setentrional, Sertão do Araripe, Sertão de Itaparica, Sertão do Pajeú, Sertão Central, Sertão do São Francisco, Mata Norte, Mata Sul e Região Metropolitana do Recife.