Notícias

Coluna do Domingão

Por Nill Júnior

Bolsonaro precisa de Fernando Bezerra Coelho

Quando Bolsonaro escolheu Fenando Bezerra Coelho, para Líder no Senado, já eram conhecidas as investigações e suspeitas levantadas contra o Senador.  Antes da operação desta semana,  Bezerra já era alvo de três inquéritos que correm na primeira instância judicial — um da Lava Jato e dois desdobramentos da operação.

De todas as investigações, só uma até agora não deu em nada: em dezembro de 2018, a Segunda Turma do Supremo rejeitou, por apertados 3 votos a 2, uma denúncia contra Bezerra Coelho na Lava Jato. O senador foi acusado de pedir e receber propina de R$ 41,5 milhões entre 2010 e 2011 das construtoras Queiroz Galvão, OAS e Camargo Corrêa. Na época, ele era secretário no governo de Eduardo Campos. Bezerra nega as irregularidades. Mas as outras denúncias seguem.

Se você deixa de lado as investigações, no campo político, Bolsonaro também sabia que Fernando  é um camaleão, se pintando ao sabor dos ventos e do tempo. Poucas vezes na história republicana se viu o Senador em águas turbulentas. Foi aliado de todos os presidentes recentes. Esteve com Lula, foi Ministro de Dilma e depois ajudou a sepultá-la no Impeachment. Dias depois, o filho Fernando já estava Ministro no governo Temer. Com todo esse currículo na contramão do perfil que queria o Capitão, foi confirmado em 19 de fevereiro como seu líder.

Se o fez engolindo em tese alguns sapos por conta do seu discurso vencedor nas eleições, é porque sabia que só alguém com o perfil de FBC poderia desatar os nós que teria que desatar. A base de Bolsonaro no Senado tem nomes alinhados com seu modus operanti, mas muitos verdes, sem conhecer os caminhos que Bezerra Coelho conhece. O próprio Davi Alcolumbre e mesmo o Major Olímpio não tem de longe a desenvoltura de Fernando para destravar a agenda. Tem pautas delicadas em  discussão na Casa como a Reforma da Previdência e a aprovação de seu filho Flávio para a embaixada americana, que virou ponto de honra dele.

Assim, Bolsonaro tem uma encruzilhada  pela frente: engole mais um sapo e mantém Fernando na liderança, enfraquecendo o Ministro Sérgio Moro, ou segue o discurso de que quem se lambuzou tá fora e corre contra o tempo para achar outro nome que conheça os corredores do Senado como Fernando. É mel ou cabaça…

Quem não aguentar…

Três dias antes da busca na casa de FBC, o Presidente do PSL de Afogados da Ingazeira Toninho Valadares comemorava as parcerias com o Senador em um grupo de WhattsApp avisando: “quem não aguentar costure as pregas”. Anunciava uma reunião em Brasília para tratar do curso de Engenharia do IFPE, mais R$ 5 mi em emendas, que Toninho chamou no grupo de “baletas“. À coluna, Toninho disse que era “uma brincadeira em grupo privado” e colocou a culpa em Emídio Vasconcelos, do PT, ao jogar o áudio  no mundo.

Cabo de guerra por Doido

Em São José do Egito, José Marcos de Lima afirmou que Evandro Valadares “comprou” Doido de Zé Vicente, mas deixou nas entrelinhas que se Doido criar juízo, politicamente falando, está de braços abertos para recebê-lo de volta na base de oposição. Nisso, Evandro retrucou: “Doido não se compra, Doido se conquista”…

No batente de casa

Esqueçam nome de prefeito em spot institucional ou alô pra “meu prefeito” em festa paga com dinheiro público. O cúmulo da quebra do princípio da impessoalidade foi revelado por Delson Lustosa em entrevista a Anchieta Santos. Na cidade, ele passava em média por mês oito dias atendendo em casa, sem pisar na prefeitura. Dizem que é uma tradição no município gestor passar esse tempo sem cruzar batente de prefeitura. Que lindo.

Nego!

Daniel Valadares, vereador e filho do ex-prefeito Totonho Valadares informa à Coluna que não haverá nem foi cogitado seu ato de filiação ao MDB na quinta que vem. Antes, chegou ao blog que até a Câmara de Afogados estava reservada e convites estavam sendo feito. Ele nega. “Nego também que o ex-prefeito tenha rompido com o prefeito Patriota. Seu nome continua posto como pré candidato da frente popular de Afogados da Ingazeira”, garante. Antes da nota, disse que Totonho teria ligado para o jornalista Magno Martins ao lado de Patriota para refazer a informação. Então, tá.

Prometeu não leu…

A Secretária de Infraestrutura Fernandha Batista fez duas promessas na Rádio Pajeú pelas quais será monitorada e cobrada se não cumprir: uma, da vinda de equipes do Caminhos de Pernambuco tapar os buracos da PE 320, principalmente entre Afogados e São José do Egito. outra, de que até dezembro o Aeroporto de Serra Talhada alcançará a certificação para receber operações comerciais da Azul entre Recife e a Capital do Xaxado. Tic tac, tic tac, tic tac… 

Radialista saindo

Em Serra Talhada, o radialista Anderson Tennens está deixando a coordenação da Cultura FM. Só fica até o fim desse mês. Em linhas gerais, sem dar mais detalhes, afirma que depois da morte de Argemiro Pereira, não me sentiu mais a vontade para continuar como coordenador da emissora. Tennens deixou o prefixo em primeiro lugar de acordo com pesquisa recente do Instituto Múltipla. Em se confirmando, uma pena.

Sessenta!

Dia 4 de outubro no Cine São José acontece o primeiro evento pelos 60 anos da Rádio Pajeú, com Monsenhor Assis Rocha, importante nome da comunicação na região, dentre os convidados e show de Flávio Leandro. Uma segunda data ainda a ser anunciada terá um show em palco armado ao lado da emissora com um nome que marcou a Era de Ouro do Rádio, a ser confirmado.

Frase da semana: “Não sei se ele quer entendimento”. De José Patriota, sobre a movimentação do ex-prefeito Totonho Valadares junto a FBC.

Outras Notícias

Cristiane Brasil é investigada em inquérito sobre associação para o tráfico

G1 A Deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) está sendo investigada em um inquérito sobre tráfico e associação para o tráfico de drogas. A informação foi publicada pelo jornal O Estado de São Paulo e confirmada pela TV Globo. A investigação foi aberta pela Polícia Civil do Rio de Janeiro em 2010 a partir de denúncias […]

G1

A Deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) está sendo investigada em um inquérito sobre tráfico e associação para o tráfico de drogas. A informação foi publicada pelo jornal O Estado de São Paulo e confirmada pela TV Globo.

A investigação foi aberta pela Polícia Civil do Rio de Janeiro em 2010 a partir de denúncias de que assessores de Cristiane Brasil pagaram a traficantes para ter “direito exclusivo” de fazer campanha em Cavalcanti, bairro da Zona Norte da cidade.

Além disso, segundo os denunciantes, presidentes de associações de bairro foram levados para conversar com o chefe do tráfico na região por estarem se recusando a trabalhar para a deputada.

Procurada pelo G1, a assessoria de Cristiane Brasil disse que o inquérito foi aberto baseado em uma denúncia anônima durante a campanha de 2010. Ela afirma ainda que não foi ouvida no inquérito e nega veementemente que teve contato com qualquer criminoso.

À época dos fatos, Cristiane era vereadora licenciada e ocupava uma secretaria da Prefeitura do Rio. Na eleição de 2010, ela não se candidatou, mas apoiou a candidatura do deputado estadual Marcus Vinicius (PTB), ex-cunhado da parlamentar.

Embora a deputada tenha tomado posse em 2015 e ganhado foro privilegiado, o inquérito foi enviado apenas na última quinta-feira (1) para a Procuradoria da República no Rio e deve ser encaminhado nesta segunda-feira (4) para a Procuradoria Geral da República (PGR). A Polícia Civil do RJ investiga o caso desde 2010.

O presidente do PTB, Roberto Jefferson, pai de Cristiane Brasil, afirmou, por meio de sua conta no Twitter, que ficou assombrado com a revelação. Ele apontou que sua filha não disputou as eleições de 2010, quando as irregularidades investigadas pelo inquérito teriam ocorrido.

Em entrevista ao jornal “Folha de S. Paulo” publicada na tarde deste sábado, Jefferson disse ainda que não vai desistir da nomeação de Cristiane para o Ministério do Trabalho e que a filha “não vai sair de bandida” do episódio.

“Não vamos desistir da indicação, tem que levar até o fim a votação no Supremo Tribunal Federal. Minha filha não vai sair de bandida”, afirmou Jefferson à Folha.

Ao ser questionada sobre as investigações, a assessoria do deputado estadual Marcus Vinicius (PTB) disse que ele já prestou esclarecimentos sobre uma “denúncia anônima e alegou motivações políticas de algum adversário com a atuação do parlamentar nessa região”.

Governadores do Nordeste fecham pacto pró Dilma

Com informações do Blog do Magno. Reunidos por mais de três horas com a presidente Dilma, os governadores do Nordeste assumiram diante dela uma firme disposição contra qualquer tipo de ruptura que possa comprometer a democracia e em respeito à Constituição. Foi uma forma de solidariedade ao isolamento político de Dilma provocado pela maior crise […]

Com informações do Blog do Magno.

Reunidos por mais de três horas com a presidente Dilma, os governadores do Nordeste assumiram diante dela uma firme disposição contra qualquer tipo de ruptura que possa comprometer a democracia e em respeito à Constituição. Foi uma forma de solidariedade ao isolamento político de Dilma provocado pela maior crise política e econômica dos últimos 50 anos.

A posição conjunta dos governadores se dá 10 dias após as manifestações de rua pelo afastamento da presidente nos principais centros urbanos, especialmente São Paulo, que atraiu mais de 1 milhão de pessoas. Do ponto de vista prático em relação à pauta administrativa, os governadores receberam sinalização da liberação de recursos apenas para o combate à seca.

25032015-_R0V4239-Editar

Deve sair dinheiro para o pagamento de programas que estão em andamento na área hídrica e para quitar também os pipeiros que abastecem as comunidades mais atingidas pela seca. Dilma condicionou a concessão de empréstimos internacionais ao ajuste fiscal, prometendo avaliar caso a caso, isso depois de aprovado o ajuste pelo Congresso.

Daí, a necessidade de os governadores exercerem o papel de convencer suas bancadas na Câmara e no Senado pela aprovação do ajuste fiscal. Outra sinalização do Planalto foi para definição de uma política unificada de combate ao crime, devido ao crescimento da violência no Nordeste.

25032015-_R0V4244-Editar

Padre Clodoaldo Fernando toma posse na Paróquia de São Judas Tadeu, em São José do Egito

Por Tito Barbosa – dioceseafogadosdaingazeira.com.br Na noite deste domingo (10) foi empossado como administrador paroquial na Paróquia de São Judas Tadeu, em São José do Egito, o padre Clodoaldo Fernando. A comunidade juntamente com os movimentos da paróquia acolheram o padre nas imediações do terminal rodoviário, em seguida, saíram em caminhada até a matriz onde […]

Por Tito Barbosa – dioceseafogadosdaingazeira.com.br

Na noite deste domingo (10) foi empossado como administrador paroquial na Paróquia de São Judas Tadeu, em São José do Egito, o padre Clodoaldo Fernando.

A comunidade juntamente com os movimentos da paróquia acolheram o padre nas imediações do terminal rodoviário, em seguida, saíram em caminhada até a matriz onde aconteceu a missa de posse presidida pelo bispo diocesano, dom Egidio Bisol.

Padre Clodoaldo disse estar pronto para servir e colaborar com todos os movimentos pastorais.

“Mas uma vez respondo sim, agora para caminhar junto e colaborar no pastoreio da porção do rebanho do Senhor nesta muito amada Paróquia de São Judas Tadeu, em São José do Egito, minha terra natal. Quero e preciso contar com a boa vontade e generosidade de todos e cada um dos paroquianos das comunidades da zona rural, urbana, das pastorais, grupos e movimentos da Paróquia de São Judas Tadeu”, disse padre Clodoaldo.

Governo bloqueia R$ 69,9 bilhões em gastos e vê retração de 1,2% no PIB

O governo federal autorizou um bloqueio de R$ 69,9 bilhões em gastos no orçamento de 2015, anunciou o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão nesta sexta-feira (22). Em termos nominais, foi o maior contingencimento de recursos da história. A informação consta no decreto de programação orçamentária de 2015. O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse […]

Corte-em-orçamentoO governo federal autorizou um bloqueio de R$ 69,9 bilhões em gastos no orçamento de 2015, anunciou o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão nesta sexta-feira (22).

Em termos nominais, foi o maior contingencimento de recursos da história. A informação consta no decreto de programação orçamentária de 2015.

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse durante o anúncio que o bloqueio no orçamento é o “primeiro passo necessário” para a recuperação do crescimento de modo sustentável.

“Para que a economia se recupere, para que o crescimento se recupere, é preciso fazer esforço de equilíbrio fiscal. Foi necessário contingenciar R$ 69,9 bilhões para atingir a meta de superávit primário fixada para o governo federal neste ano”, disse o ministro a jornalistas.

Ao mesmo tempo, Barbosa também estimou uma contração de 1,2% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2015 – o que, se confirmado, será o pior resultado em 25 anos.

Até então, a estimativa era de que o PIB encolhesse 0,9% neste ano.

O orçamento aprovado pelo Legislativo, por sua vez, previa uma alta de 0,77% no PIB em 2015. Com PIB menor, também cai a previsão de receitas – e consequentemente, os gastos também têm de ser reduzidos.

Cortes: Do bloqueio total de quase R$ 70 bilhões, 67% está concentrado nos investimentos e nas emendas parlamentares.

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) sofreu um corte de R$ 25,7 bilhões, enquanto as emendas parlamentares terão R$ 21,4 bilhões a menos. As demais despesas perderam R$ 22,9 bilhões.

Ministérios: Por ministério, Cidades foi o que sofreu o maior corte, de R$ 17,23 bilhões em relação aos valores aprovados pelo Congresso Nacional.

Em segundo lugar, aparece o Ministério da Saúde, que sofreu um bloqueio de R$ 11,77 bilhões em seu orçamento.

A dotação aprovada pelo CongressoNacional, para o Ministério da Saúde neste ano, recuou de R$ 103,27 bilhões para R$ 91,5 bilhões, um bloqueio de 11,3%. (G1)

Danilo Cabral celebra publicação de edital para Transnordestina em Pernambuco

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destaca um importante passo para a construção do trecho Salgueiro (PE) – Complexo de Suape (PE) da Transnordestina. O Governo Federal, através do Ministério dos Transportes, publicou edital para a contratação de empresa para elaboração de projeto básico/executivo de engenharia para a implantação da ferrovia em Pernambuco.  “O presidente […]

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destaca um importante passo para a construção do trecho Salgueiro (PE) – Complexo de Suape (PE) da Transnordestina. O Governo Federal, através do Ministério dos Transportes, publicou edital para a contratação de empresa para elaboração de projeto básico/executivo de engenharia para a implantação da ferrovia em Pernambuco. 

“O presidente Lula assumiu compromisso com o povo pernambucano de que concluiria essa obra fundamental para o desenvolvimento do Nordeste. Agora, vemos mais uma etapa do empreendimento em andamento”, afirmou Danilo Cabral. Ele ressalta que, juntamente com o trecho cearense da obra, este tocado pela concessionária TLSA, o empreendimento promoverá um salto na infraestrutura da região. 

De acordo com o edital publicado na última sexta-feira (26), na modalidade denominada RLE Eletrônico, do tipo menor preço, com modo de disputa fechado. O prazo limite para o recebimento de propostas é dia 20 de maio deste ano. O trecho ligando os dois municípios pernambucanos, de cerca de 520 km.

O trecho pernambucano da Transnordestina, inicialmente, será financiado com recursos da própria União. No Novo PAC, conforme o ministro dos Transportes, Renan Filho, declarou quando esteve no estado, foram reservados R$ 450 milhões para a obra. 

Já o trecho do Ceará está sendo construído pela TLSA, com R$ 3,9 bilhões de financiamento do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), administrado pela Sudene. O governo federal junto com a concessionária discute sobre um novo funding para a garantir a conclusão da obra.