Notícias

Codecipe visita Sertânia para orientar sobre cadastro no Sistema Integrado de Informação de Desastre

Por André Luis

A Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe) fez na quarta-feira (24) uma visita técnica à Sertânia. O objetivo do encontro foi orientar o município a respeito do cadastro no Sistema Integrado de Informação de Desastre. A Codecipe monitorou e orientou no preenchimento do FIDE (Formulário de Informação de Desastre) e DMATE (Declaração Municipal de Atuação Emergencial).

Essa ação é importante para informar os prejuízos (danos) que houveram com a falta de chuvas ou excesso. O relatório informa a perda que houve de ganho de peso nos animais (bovinos, caprinos e ovinos) e a perda da agricultura nas culturas de milho e feijão. A intenção é que Sertânia seja incluída no decreto de emergência por estiagem referente ao primeiro semestre de 2021, válido por 180 dias iniciando em março deste ano.

Entrar no decreto de emergência permite ao município, por exemplo, conseguir, sem processo licitatório, equipamentos para melhoria de estradas e contratar carros pipas para atender a população atingida, bem como ser atendido pela Operação Pipa do Exército.

No encontro, foi reforçada a parceria entre a Defesa Civil Municipal e Estadual, onde foi ressaltada a importância das ações da Prefeitura referente às medidas de prevenção que vêm sendo adotadas nesse período de fortes chuvas, como monitoramento de barragens e a limpeza do Rio Moxotó.

Participaram da reunião, na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o Sargento Thomazi da Codecipe; a Coordenadora da Comdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil Municipal), Jozenilda Batista; e o Secretário Especial de Defesa Civil, Emanuel Mendes.

Outras Notícias

Astur-PE promove encontro em Chã Grande

Foto: Arquivo/Astur-PE Por André Luis A Associação de Secretarias de Turismo de Pernambuco – Astur, promove o 3º Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo de Pernambuco.  O evento tem início nesta quarta-feira (16) e segue até a sexta-feira (18), em Chã Grande. Na tarde desta quarta-feira, o secretário estadual de Turismo e Cultura, […]

Foto: Arquivo/Astur-PE

Por André Luis

A Associação de Secretarias de Turismo de Pernambuco – Astur, promove o 3º Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo de Pernambuco. 

O evento tem início nesta quarta-feira (16) e segue até a sexta-feira (18), em Chã Grande.

Na tarde desta quarta-feira, o secretário estadual de Turismo e Cultura, Oscar Barreto vai falar sobre a Lei Paulo Gustavo. 

Ainda nesta tarde, o presidente da Associação Pernambucana do Turismo Rural e secretário municipal de Turismo de Gravatá, Jaime Prado, fará a palestra de abertura com o tema: Turismo de natureza: perspectivas para o turismo rural.

Durante o encontro haverá ainda Amostra Gastronômica, apresentação musical, visitas técnicas e mesa redonda.

Segundo o presidente da Astur-PE, Edygar Santos, a prática do turismo rural proporciona melhoria das condições de vida das famílias que vivem no campo, promove o intercâmbio cultural, gera novas oportunidades de trabalho, além de diversificar a economia regional e melhorar a infraestrutura de transportes, comunicação e saneamento. 

“Turismo rural é tendência e alternativa de renda para comunidades locais” afirma Edygar.

Boca de urna mostra eleição indefinida em Pernambuco

Paulo Câmara tem 50% dos votos e pode vencer no 1º turno já que a margem de erro é de três pontos percentuais  A pesquisa de boca de urna do Ibope deixou em aberto a definição da eleição para o governo de Pernambuco. Paulo Câmara (PSB) alcançou 50% dos votos válidos contra 34% de Armando Monteiro […]

Paulo Câmara tem 50% dos votos e pode vencer no 1º turno já que a margem de erro é de três pontos percentuais 

A pesquisa de boca de urna do Ibope deixou em aberto a definição da eleição para o governo de Pernambuco. Paulo Câmara (PSB) alcançou 50% dos votos válidos contra 34% de Armando Monteiro (PTB). Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais, o cenário fica indefinido. Neste momento, a apuração dos votos já foi iniciada.

Boca de Urna (Ibope): 

Paulo Câmara – 50,63% 

Armando Monteiro – 34,43% 

Dani Portela – 3,22%% 

Júlio Lossio – 1,90% 

Maurício Rands – 1,71% 

Simone Fontana – 0,12%

São José: Câmara segue TCE e aprova contas de 2012 do prefeito eleito Evandro

Depois de um arrastar de debates e bate boca que permeou o período eleitoral, a Câmara de Vereadores de São José do Egito aprovou a prestação de contas do ex-prefeito Evandro Valadares referente ao exercício de 2012. O TCE já havia recomendado a aprovação com ressalvas, mas o período eleitoral acirrou o debate em torno do […]

15170762_636615309848939_512369167056768375_nDepois de um arrastar de debates e bate boca que permeou o período eleitoral, a Câmara de Vereadores de São José do Egito aprovou a prestação de contas do ex-prefeito Evandro Valadares referente ao exercício de 2012.

O TCE já havia recomendado a aprovação com ressalvas, mas o período eleitoral acirrou o debate em torno do parecer e adiou a votação por semanas. Basta dizer que o parecer tramitava por lá desde março.

Os doze vereadores presentes (houve apenas uma falta) aprovaram o parecer após análise da Comissão de Finanças e Orçamento e parecer verbal da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, aprovando o texto. 

Outra boa notícia para Evandro foi a aprovação das contas de 2008 na última semana. Havia um recurso pendente que finalmente foi analisado pelo Tribunal. Ao final, as contas foram aprovadas com ressalvas. A questão se arrastava desde 2013, quando a Segunda Câmara do TCE emitiu parecer prévio recomendando à Câmara a rejeição das contas. O relator havia sido o conselheiro Romário Dias.

Na prestação de contas de São José do Egito haviam sido identificadas aplicação a menor  na educação e na saúde. Também  classificação incorreta das despesas com pessoal e descumprimento de determinações emanadas do próprio TCE. A defesa de Evandro reverteu a decisão.

Sem unidade: Sebastião Oliveira continua acusando Duque de “oportunismo político” em luta por GTA

A fala do vereador Manoel Enfermeiro, líder governista, na sessão desta segunda da Câmara de Serra Talhada gerou mais um posicionamento do Secretário Sebastião Oliveira em nota à imprensa nesta terça. Ao que parece, ao contrário, os palanques não se desarmam em nome de uma demanda tão importante. Ontem, Manoel Enfermeiro criticou a postura de […]

817e75613b3558fb1a10e69748e521cfA fala do vereador Manoel Enfermeiro, líder governista, na sessão desta segunda da Câmara de Serra Talhada gerou mais um posicionamento do Secretário Sebastião Oliveira em nota à imprensa nesta terça. Ao que parece, ao contrário, os palanques não se desarmam em nome de uma demanda tão importante.

Ontem, Manoel Enfermeiro criticou a postura de Sebastião Oliveira, que invés de buscar somar forças para a aquisição do equipamento, disparou contra Luciano duque, descredenciando o prefeito por “ser da oposição”. Manoel Enfermeiro afirmou que a posição de Oliveira era “picuinha política”.

Em nota , Sebastião rebateu  ironizando: “tenho a impressão de que falei alguma impropriedade na última entrevista que dei para rádio em Serra Talhada. Causou-me espécie ao ver a reação desequilibrada de um vereador de nossa cidade, que pertence à base aliada do prefeito, quando falei da reunião com o comandante da PM/PE sobre a aquisição do Grupamento Tático Aéreo em Serra Talhada”.

Oliveira disse que não acredita em preocupação com segurança no município, por parte do prefeito. “Em 4 anos de governo isso nunca foi prioridade em sua gestão. A ausência de câmeras de segurança, a falta de iluminação com led nos pontos de risco, o abandono e a falta de investimentos na Guarda Municipal são provas irrefutáveis que o tema segurança nunca foi a pauta do prefeito”.

E segue: “Aliás, quando teve a oportunidade de fazer o anel viário para o Vila Bela, que ajudaria muito na celeridade e acesso de autoridades policiais aquela localidade, decidiu pelo Shopping Center. Dessa maneira, falar que vai resolver o problema, além de uma piada de mau gosto é faltar com a verdade dos fatos. Sem falar que no debate político durante a campanha, toda vez que se tratava do assunto segurança, o prefeito transferiu a responsabilidade total deste tema para o Estado”.

Fechou dizendo não carregar ódio, mas concluiu dizendo ser “intolerante com a injustiça e com a prática do oportunismo político”.

Conta de luz fica mais cara a partir desta terça-feira

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta segunda-feira (30) que haverá cobrança extra na conta de luz dos consumidores a partir desta terça (1º). Em reunião extraordinária, a Aneel decidiu que será cobrada a bandeira vermelha patamar 2, cujo valor é o maior no sistema de bandeiras da agência. Com isso, a cobrança […]

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta segunda-feira (30) que haverá cobrança extra na conta de luz dos consumidores a partir desta terça (1º).

Em reunião extraordinária, a Aneel decidiu que será cobrada a bandeira vermelha patamar 2, cujo valor é o maior no sistema de bandeiras da agência.

Com isso, a cobrança extra será de R$ 6,24 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Em 26 maio, a Aneel havia anunciado que não haveria cobrança extra na conta de luz até 31 de dezembro deste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Na reunião desta segunda-feira, contudo, a agência decidiu revogar a decisão e aplicar a bandeira vermelha patamar 2.

Segundo o relator da proposta, Efrain Pereira da Cruz, o despacho de maio foi revogado porque o Brasil voltou aos patamares de consumo anteriores ao início da pandemia.

No entanto, conforme a Aneel, a oferta de energia está comprometida em razão dos baixos níveis dos reservatórios. Desta forma, o mecanismo da bandeira voltou a ser necessário no entendimento do órgão.

“Essa condição de oferta adversa, somada à tendência de recuperação de carga da energia aos patamares pré-crise, são indícios concretos de que o mecanismo das bandeiras já merece ser restabelecido e a curto prazo”, afirmou o relator.