CNBB convida fiéis a rezarem o terço em momento de oração contra o avanço do novo coronavírus
Por André Luis
A Rádio Pajeú transmite o terço ao vivo logo após o terço das Santas Chagas com o Padre Reginaldo Manzotti.
Diante da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em comunhão com o Papa Francisco no compromisso de intensificar as orações neste período, une-se ao Brasil convocando a todos para um momento de oração a ser realizado hoje, 18 de março, quarta-feira, às 15h30.
Na ocasião, a presidência da CNBB, juntamente com religiosos e leigos convidados, rezarão o Terço da Esperança e da Solidariedade, que será transmitido em todas as televisões de inspiração católica do país, emissoras de rádio, pela página da Conferência no Facebook e no Youtube.
A iniciativa, principalmente em momentos delicados e difíceis como este, busca elevar os corações ao Deus da Vida, no acolhimento de sua Palavra, fortalecendo a fé, a esperança e a união. “Conscientes de que as restrições ao convívio não durarão para sempre, aprendamos a valorizar a fraternidade, tornando-nos ainda mais desejosos de, passada a pandemia, podermos estar juntos, celebrando a vida, a saúde, a concórdia e a paz” (trecho da nota “Tempos de Esperança e Solidariedade” da CNBB).
Conscientes ainda, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, tema da Campanha da Fraternidade deste ano, a intenção de oração do terço é dedicada também, além das vítimas, aos profissionais que incansavelmente trabalham por uma solução.
“Sejamos disciplinados, obedeçamos às orientações e decisões para nosso bem e não nos falte o discernimento sábio para cancelamentos e orientações que preservem a vida como compromisso com nosso dom mais precioso” (trecho da nota “Tempos de Esperança e Solidariedade” da CNBB).
No vídeo, que será transmitido em todas as emissoras de inspiração católica, cada membro da presidência da CNBB reza um mistério do terço.
A Rádio Pajeú transmite o terço ao vivo logo após o terço das Santas Chagas com o Padre Reginaldo Manzotti.
Já está no ar, no site do Governo Municipal, o “Portal do Contribuinte”. Agora, com comodidade, os sertanienses podem ter acesso a vários serviços. Dentre eles, extratos de débitos, pagamentos realizados, acompanhamentos de processos e emissão de guias para quitação de débitos, sem precisar ir até a Prefeitura, incluindo, a Certidão Negativa de Débitos (CND), sem […]
Já está no ar, no site do Governo Municipal, o “Portal do Contribuinte”. Agora, com comodidade, os sertanienses podem ter acesso a vários serviços.
Dentre eles, extratos de débitos, pagamentos realizados, acompanhamentos de processos e emissão de guias para quitação de débitos, sem precisar ir até a Prefeitura, incluindo, a Certidão Negativa de Débitos (CND), sem pagamento de taxas, se estiver em dia com a Fazenda Municipal.
O novo menu, que se encontra na página inicial do site, também dá acesso à segunda via de IPTU, Imposto Sobre Serviços (ISS), dados de cadastro, segunda via de taxa de alvará e vigilância, situação do contribuinte, segunda via de Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e comprovante de quitação de ITBI.
O prefeito Irlando Parabólicas, de Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão pernambucano, reuniu as lideranças políticas, ligadas a sua gestão no Distrito de Jatiúca, para realizar o lançamento oficial da 1ª Festa da Pinha que acontece no distrito, nos dias 31 de março, 1º e 2 de abril. Nos dias 31 e 1º, acontecem […]
O prefeito Irlando Parabólicas, de Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão pernambucano, reuniu as lideranças políticas, ligadas a sua gestão no Distrito de Jatiúca, para realizar o lançamento oficial da 1ª Festa da Pinha que acontece no distrito, nos dias 31 de março, 1º e 2 de abril.
Nos dias 31 e 1º, acontecem às capacitações e treinamentos junto aos produtores de Pinha, os encontros acontecerão no auditório e nos stands montados, na frente da Igreja Sagrado Coração de Jesus. Já no dia 02 de Abril, acontecem os shows, com os artistas – Dorge de Salgueiro, Wallas Arrais e Marcynho Sensação. O evento é uma das ações apresentadas pelo gestor municipal, para fomentar o calendário de eventos do município, bem como, movimentar a economia local.
A festa é mix de networking, troca de experiências e exposição da fruta. Além disso, tem como principal objetivo, potencializar o distrito de Jatiúca, como um dos maiores produtores de Pinha de Pernambuco e do Nordeste. O distrito também receberá uma ‘Pinha Gigante’, um monumento que marca definitivamente Jatiúca, como um dos principais produtores de Pinha.
“Jatiúca já envia sua Pinha, para as cidades pernambucanas e alguns estados nordestinos. Por isso, nossa gestão, tem trabalhado com nossas lideranças políticas e os produtores, para que o distrito aumente sua capacidade de plantio e produção. Isso, através de capacitações junto ao Sebrae, IPA e demais órgãos competentes. Consequentemente, conseguiremos mais emprego, renda e acima de tudo reconhecimento, o que será fundamental para a economia da nossa Santa Cruz da Baixa Verde”, enfatizou o prefeito.
A festa ainda contará com atrações locais, se apresentam no palco principal – Mizinho Lima e Devid Vaqueiro. Às crianças também ganharão, um momento especial dentro da programação, com atividades e muita diversão.
O prefeito Zeinha Torres, do PSDB, realizou uma visita ao terreno onde serão construídas 25 casas populares do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Acompanhado pela equipe de engenharia da prefeitura, Zeinha esteve na companhia do secretário municipal de Administração, Marquinhos Melo, e do secretário municipal de Obras, Luciano Santana. “Estamos trabalhando para […]
O prefeito Zeinha Torres, do PSDB, realizou uma visita ao terreno onde serão construídas 25 casas populares do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.
Acompanhado pela equipe de engenharia da prefeitura, Zeinha esteve na companhia do secretário municipal de Administração, Marquinhos Melo, e do secretário municipal de Obras, Luciano Santana.
“Estamos trabalhando para garantir que mais famílias tenham acesso à moradia digna. É um passo significativo para melhorar a qualidade de vida em Iguaracy”, disse.
Marquinhos Melo também comentou sobre a iniciativa. “Essa é uma conquista que reflete nosso compromisso com o desenvolvimento social da nossa cidade. Agradecemos ao Governo Federal por apoiar essa causa tão essencial”.
Luciano Santana ressaltou o trabalho em equipe. “A união das secretarias é fundamental para que possamos entregar esse projeto dentro do prazo e com qualidade”.
Zeinha ainda afirmou que o prefeito eleito Pedro Alves receberá uma prefeitura organizada.
Anúncios pelos 61 anos no Debate das Dez: na próxima sexta-feira, 20 de dezembro, Iguaracy completará 61 anos de emancipação política. Para comemorar essa importante data, o prefeito Zeinha Torres, do PSDB, está preparando um pacote de entregas que beneficiará a população.
Nesta segunda-feira, 16 de dezembro, Zeinha participará do Debate das Dez da Rádio Pajeú, onde fará o anúncio oficial da programação e entregas.
Terão início, a partir do dia 15 de janeiro de 2025, as audiências públicas para colher as contribuições da população pernambucana sobre os estudos de concessão parcial dos serviços de abastecimento d’água e coleta e tratamento de esgoto da Compesa. Serão realizadas quatro audiências públicas, nas cidades de Recife, Caruaru, Salgueiro e Petrolina, nos dias […]
Terão início, a partir do dia 15 de janeiro de 2025, as audiências públicas para colher as contribuições da população pernambucana sobre os estudos de concessão parcial dos serviços de abastecimento d’água e coleta e tratamento de esgoto da Compesa.
Serão realizadas quatro audiências públicas, nas cidades de Recife, Caruaru, Salgueiro e Petrolina, nos dias 15, 16, 21 e 22 de janeiro, respectivamente.
“Este será um momento muito importante, dentro deste período de diálogo público, em que o Governo do Estado terá a oportunidade de apresentar a proposta de modelagens de concessão, explicar os termos em que a temática está sendo abordada e sanar todas as dúvidas. Todo o processo precisa ser transparente e construído coletivamente, pra que possamos tomar a melhor decisão, que irá nos colocar mais perto de alcançar as metas de universalização dos serviços de água e esgoto no estado, como está proposto para todo o país pelo Novo Marco Legal do Saneamento”, explicou Almir Cirilo, secretário de recursos hídricos e saneamento do estado.
A decisão por submeter o tema da concessão ao processo de consultas públicas e realização de audiências públicas foi tomada pelo colegiado microrregional, em assembleias ordinárias, realizadas no último dia 10 de dezembro.
“A escuta da sociedade pernambucana sobre a concessão parcial dos serviços hoje oferecidos pela Compesa foi aprovada por unanimidade, tanto pela Microrregião de Água e Esgoto do Sertão – MRAE1, que envolve 24 municípios dos sertões Central, do Araripe e do São Francisco, quanto da Microrregião de Água e Esgoto RMR-Pajeú – MRAE2, que engloba os demais 160 municípios do estado e o Distrito Estadual de Fernando de Noronha. Isto é muito positivo. Demonstra unidade e um bom alinhamento dos gestores municipais na busca por integrar esforços regionais para superar a desigualdade no acesso à água potável e tratamento de esgoto”, ressaltou Artur Coutinho, secretário executivo de saneamento de Pernambuco e secretário geral interino das MRAEs.
O modelo de concessão parcial dos serviços de água e esgoto que está sendo posto em consulta foi confeccionado pelo BNDES e traçado conjuntamente pelas equipes das Secretarias de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco e Secretaria de Projetos Estratégicos.
A proposta do executivo estadual é de que a Compesa – atual prestadora dos serviços de água e esgoto para 172 dos 184 municípios pernambucanos – siga responsável pela etapa de produção e tratamento de água. E a etapa de distribuição passaria para a gestão da iniciativa privada, bem como a coleta e tratamento doa esgotos, exceto na região metropolitana, onde existe uma parceria público-privada para o esgotamento sanitário.
“Pernambuco vive um momento de virada de chave nos investimentos em abastecimento de água e esgotamento Sanitário. Através da concessão de parte dos serviços, hoje operados pela Compesa, buscamos atrair um volume de investimentos de R$ 18,90 bilhões de reais, para garantir a universalização, com qualidade na prestação dos serviços”, acrescentou Rodrigo Ribeiro, Secretário Estadual de Projetos Estratégicos.
Pernambuco enfrenta hoje o desafio de garantir o que está posto na Lei Federal nº 14.026, sancionada em julho de 2020, conhecida como o Novo Marco Legal do Saneamento, que estabelece prazo, até 31 de dezembro de 2033, para que todos os estados brasileiros consigam oferecer o atendimento de 99% de suas populações com água potável e de 90% da população com coleta e tratamento de esgotos.
O período de diálogo público sobre a concessão dos serviços de saneamento do estado teve início no dia 11 de dezembro de 2024 estando aberto para contribuições até 7 de fevereiro de 2025. Neste intervalo, estão disponibilizados na internet e serão melhor detalhados nas audiências, os seguintes documentos:
1) Plano Microrregional de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário;
2) Projeto de Concessão da Prestação Regionalizada dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário nos municípios integrantes desta MRAE-I e
3) Contrato de Gerenciamento a ser celebrado com o Estado de Pernambuco.
Os interessados em fazer contribuições podem acessar o site da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, no endereço: www.srhs.pe.gov.br (onde também será disponibilizado posteriormente o link de transmissão online das audiências públicas) ou enviar por e-mail, para o endereço: [email protected]
Após finalizado o período de diálogo público, todas as contribuições colhidas irão integrar um relatório, que será submetido ao Tribunal de Contas do Estados (TCE), que fará a apreciação e encaminhará as minutas, que passarão por deliberação novamente do colegiado microrregional.
SERVIÇO
Audiências Públicas sobre a concessão parcial à iniciativa privada dos serviços de saneamento em Pernambuco:
Recife
15 de janeiro de 2025
Endereço: Auditório FIEPE – Av. Cruz Cabugá, 767, Santo Amaro, Recife – PE
Horário: 09h
Caruaru
16 de janeiro de 2025
Endereço: Auditório da Secretaria de Educação de Caruaru (SEDUC) – Av. Cícero José Dutra, S/N, Petrópolis, Caruaru – PE
Horário: 9h
Petrolina
21 de janeiro de 2025
Endereço: Auditório Cineteatro da Univasf, Campus Petrolina – Av. José de Sá Maniçoba, S/N, Centro , Petrolina -PE
Horário: 9h
Salgueiro
22 de janeiro de 2025
Endereço: Auditório do Salgueiro Plaza Hotel – Av. Cel Veremundo Soares, 551, Nsa Sra Aparecida, Salgueiro – PE (Próximo à Polícia Rodoviária Federal, na BR-232)
Número de casos ativos na região está em 73 Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos da Covid-19 dos municípios do Sertão do Pajeú divulgados nesta terça-feira (31), nas últimas 24h, foram notificados 9 novos casos positivos, 5 recuperados e nenhum novo óbito. Afogados da Ingazeira, Calumbi, Flores, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Serra Talhada, […]
De acordo com os boletins epidemiológicos da Covid-19 dos municípios do Sertão do Pajeú divulgados nesta terça-feira (31), nas últimas 24h, foram notificados 9 novos casos positivos, 5 recuperados e nenhum novo óbito.
Afogados da Ingazeira, Calumbi, Flores, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Serra Talhada, Solidão, Tabira e Triunfo não registram novos casos da doença nas últimas 24 horas.
Agora o Sertão do Pajeú conta com 33.177 casos confirmados, 32.460 recuperados (97,83%), 644 óbitos e 73 casos ativos da doença.
Apesar do avanço na vacinação e dos números animadores, é importante lembrar que a pandemia ainda não acabou. Especialistas alertam para a importância da continuidade do cumprimento dos protocolos de prevenção: usar a máscara sempre, evitar aglomerações e higienizar bem as mãos.
Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú nas últimas 24 horas:
Afogados da Ingazeira não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 5.460 casos confirmados, 5.386 recuperados, 72 óbitos e 2 casos ativos da doença.
Brejinho não divulgou boletim epidemiológico. O município conta com 758 casos confirmados, 736 recuperados, 21 óbitos e 1 caso ativo.
Calumbi não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 737 casos confirmados, 731 recuperados, 5 óbitos e 1 caso ativo da doença.
Carnaíba registou 4 novos casos positivos. O município conta com 2.216 casos confirmados, 2.169 recuperados, 36 óbitos e 11 casos ativos da doença.
Flores registrou 5 casos recuperados. O município conta com 1.083 casos confirmados, 1.033 recuperados, 39 óbitos e 11 casos ativos.
Iguaracy não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 834 casos confirmados, 807 recuperados, 27 óbitos e nenhum caso ativo da doença.
Ingazeira não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 462 casos confirmados, 455 recuperados, 7 óbitos e nenhum caso ativo.
Itapetim registrou 4 novos casos positivos. O município conta com 1.461 casos confirmados, 1.419 recuperados, 33 óbitos e 9 casos ativos.
Quixaba não divulgou boletim epidemiológico. O município conta com 518 casos confirmados, 502 recuperados, 15 óbitos e 1 caso ativo.
Santa Cruz da Baixa Verde não divulgou boletim epidemiológico. O município conta com 641 casos confirmados, 617 recuperados, 19 óbitos e 5 casos ativos.
Santa Terezinha não divulgou boletim epidemiológico. O município conta com 1.052 casos confirmados, 1.016 recuperados, 29 óbitos e 7 casos ativos.
São José do Egito registrou 1 novo caso positivo. O município conta com 2.561 casos confirmados, 2.501 recuperados, 57 óbitos e 3 casos ativos.
Serra Talhada não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 10.223 casos confirmados, 10.038 recuperados, 178 óbitos e 7 casos ativos da doença.
Solidão não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 680 casos confirmados, 677 recuperados, 3 óbitos e nenhum caso ativo.
Tabira registrou 5 casos recuperados. O município conta com 2.929 casos confirmados, 2.873 recuperados, 48 óbitos e 8 casos ativos.
Triunfo não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 961 casos confirmados, 927 recuperados, 28 óbitos e 6 casos ativos.
Tuparetama não divulgou boletim epidemiológico. O município conta com 601 casos confirmados, 573 recuperados, 27 óbitos e 1 casos ativos da doença.
Você precisa fazer login para comentar.