Notícias

Cimpajeú discute demandas com prefeitos em primeira reunião de 2023

Por André Luis

Nesta terça-feira (7), o Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú – Cimpajeú, reuniu prefeitos e representas dos municípios consorciados. Segundo o presidente do Consórcio, Luciano Torres, prefeito de Ingazeira, praticamente todos os municípios foram representados. Os prefeitos que não puderam ir – alguns estavam cumprindo agenda em Brasília – enviaram seus vices, secretários e vereadores.

O repórter Marcelo Patriota, que acompanhou a reunião, conversou com Luciano Torres para o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú.

Luciano informou que também, participou da reunião uma equipe da Caixa Econômica de Pernambuco e de Minas Gerais. “Eles apresentaram um projeto de iluminação pública que vai beneficiar de imediato sete municípios num valor de aproximadamente R$ 4,5 milhões”, informou Luciano Torres. Ele lembrou que o restante dos municípios também serão incluídos.

Ainda segundo informações de Luciano, a Caixa está abrindo um processo licitatório para resíduos sólidos e que o Cimpajeú irá concorrer. “É uma deficiência, também, nos nossos municípios, que precisamos atacar”, destacou. 

Luciano também destacou que foi discutido a junta médica que era feita no Cimpajeú e que agora passa a ser realizada na Casa de Saúde José Evóide de Moura em Afogados da Ingazeira. “Com médico do trabalho, advogado, exames e toda a infraestrutura necessária. Era uma demanda que os prefeitos já vinham reivindicando, que tivesse médico trabalhista, e nós estamos com dois médicos do trabalho e um clínico geral”, informou Torres.

O presidente do Cimpajeú também comentou sobre a máquina perfuratriz do Consórcio, que segundo ele vinha dando muita dor de cabeça. “Foi decidido hoje, que essa máquina vai ser devolvida. Vamos fazer uma licitação e contratar uma empresa para perfurar os poços desses municípios. De acordo com a quantidade, o município paga e a responsabilidade fica por conta do dono da empresa contratada, a manutenção e operação desses poços”, disse Luciano.

Luciano também destacou a presença do representante da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, Eduardo Tabosa, que faz parte da Diretoria de Articulação. 

“Ele veio fazer uma articulação, pois no dia 26 de março acontece a Marcha dos Prefeitos em Brasília. Durante essa marca haverá um encontro com o presidente da República e com vários ministros, então foi muito propício para que ele viesse fazer essa divulgação e essa convocação para a Marcha”, pontuou Luciano Torres.

Alguns prefeitos presentes na reunião: Zé Pretinho (Quixaba), Luciano Torres (Ingazeira), Mario Flor (Betânia), Sandrinho Palmeira (Afogados da Ingazeira), Nicinha Melo (Tabira), Márcia Conrado (Serra Talhada), Angelo Ferreira (Sertânia), Irlando das Parabólicas (Santa Cruz da Baixa Verde), Zeinha Torres (Iguaracy) e Sávio Torres (Tuparetama).

Brejinho, Calumbi e Itapetim foram representados pelos vices respectivamente: Cuca do Riachão, Naldo de Valdin e Chico de Laura.

Outras Notícias

PT se reúne com Júnior Honorato e discute projeto para 2024

Na tarde deste domingo, o PT de Tuparetama realizou uma reunião do diretório municipal. O partido convidou o representante do PSOL Júnior Honorato, que foi candidato a prefeito na eleição de 2020, para uma conversa sobre as eleições de 2024. Participaram parte do diretório do PT, o Presidente do PT Municipal Josivan Antonio, filiados, o […]

Na tarde deste domingo, o PT de Tuparetama realizou uma reunião do diretório municipal.

O partido convidou o representante do PSOL Júnior Honorato, que foi candidato a prefeito na eleição de 2020, para uma conversa sobre as eleições de 2024.

Participaram parte do diretório do PT, o Presidente do PT Municipal Josivan Antonio, filiados, o ex-vice prefeito Ivaí Cavalcante, hoje filiado ao PT, além de simpatizantes como Reinaldir Daniel, candidato a vice-prefeito em 2020 e filiado histórico do PT.

O PT apoiou e apresentou a chapa Júnior Honorato e Reinadir como candidatos na majoritária da eleição de 2020. Sobre 2024, a legenda convidou Júnior Honorato para montar estratégias para ampliar e consolidar uma candidatura própria e competitiva do campo progressista.

Ficou claro o desejo do PT de ter candidatura própria a prefeito nas eleições de 2024, com candidaturas fortes também ao legislativo.

O projeto tem o apoio dos deputados votados na cidade pelo PT, José Patriota (Estadual) e Carlos Veras (Federal), além da senadora Tereza Leitão, segundo o partido em nota. “O PT de Tuparetama promete construir uma frente ampla, ouvindo principalmente as demandas da população, só depois, discutir os candidatos da majoritária e proporcional”, afirmou em nota ao blog.

Marqueteiro de LW e Rubis diz que prefeito mente em nota e reafirma traição

Exclusivo Segundo relato de Edcarlos Bezerra, que atuou dentro da campanha, acordo selado entre Rubis e LW não foi cumprido por prefeito em virtude de ciúme político. Primeira dama Rejane Maciel maquinou para enfraquecer vice, pelo destaque que ganhou na gestão. Prezado Nill Júnior, Lamentavelmente, a nota da Prefeitura na qual o prefeito de Arcoverde […]

Exclusivo

Segundo relato de Edcarlos Bezerra, que atuou dentro da campanha, acordo selado entre Rubis e LW não foi cumprido por prefeito em virtude de ciúme político.

Primeira dama Rejane Maciel maquinou para enfraquecer vice, pelo destaque que ganhou na gestão.

Prezado Nill Júnior,

Lamentavelmente, a nota da Prefeitura na qual o prefeito de Arcoverde se negou a assinar, representa uma grande mentira.

Como consultor político, testemunhei todos os acordos políticos que conduziram essa chapa. Israel foi íntegro e confiou em LW cegamente. Israel não obteve nenhum benefício na composição política dessa chapa mesmo tendo um capital político maior do que o então candidato a prefeito.

Israel se expôs para falar de assuntos que LW jamais falaria por não ter coragem suficiente para encarar seus adversários. Na reunião para composição de chapa, foi pprometia uma gestão conjunta, onde ambos iriam administrar Arcoverde em parceria.

Com o passar das eleições, surgiu a ciumeira. A mentora principal do prefeito (Rejane Maciel) começou a ver Israel como uma ameaça e uma das formas usadas para desgastar a imagem do vice, seria colocando-o como secretário de Serviços Públicos, uma vez que essa era a secretaria mais problemática do município e praticamente impossível de atender a quantidade de reclamações existentes por parte da população.

Dinâmico como sempre foi, em poucos dias colocou a secretaria em ordem e seu trabalho passou a ser reconhecido pelos funcionários, vereadores e pela própria população. Isso gerou mais ciúmes por parte da pequena bolha que cercava o prefeito. Primeiro, cortaram suas condições de trabalho e em seguida lhe tiraram o cargo, assim como o direito à sua sala de vice-prefeito que sempre foi ocupada em gestões anteriores.

O prefeito é uma pessoa insegura, despreparado para lidar com pessoas competentes e sua mentora sente-se ameaçada por qualquer pessoa que não leia em sua cartilha. Reconheço a competência de Rubis e sou testemunha de que LW não cumpriu com nenhum compromisso de campanha assumido com ele.

Não concordo que Rubis renuncie ao cargo. Mas o prefeito dizer que ele teve espaço e respeito é uma grande inverdade. A perseguição veio para ele e para todos que tivessem algum tipo de ligação com o Delegado.

Tenho muito mais para falar, mas vou aguardar a oportunidade, na presença do prefeito, para que possamos debater tudo que foi prometido ao povo de Arcoverde em campanha e não foi realizado.

Afinal, não cumprir compromissos assumidos é a marca principal desse gestor.

Edcarlos Bezerra 

Consultor Político

Ultrapassagem proibida ou cochilo causou tragedia com sertanejos, diz PRF

As apurações iniciais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) sobre o acidente que deixou oito pessoas de um mesmo veículo mortas na BR-232 na madrugada deste sábado (2) indicam que o causador da colisão foi o motorista do carro de passeio, um Toyota Prado que estava com uma pessoa além da capacidade na hora do acidente. […]

002572981e2eebd53b48809982cd3684

As apurações iniciais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) sobre o acidente que deixou oito pessoas de um mesmo veículo mortas na BR-232 na madrugada deste sábado (2) indicam que o causador da colisão foi o motorista do carro de passeio, um Toyota Prado que estava com uma pessoa além da capacidade na hora do acidente.

“Os indícios no local do acidente mostram que a camioneta Toyota realizou uma ultrapassagem em local proibido, a camioneta poderia transportar até 7 pessoas e estava com oito”, afirmou a assessoria de imprensa da PRF. Um cochilo do motorista também não está descartado.

Além do condutor do veículo, Jefferson dos Santos Valois, de 36 anos, Tiago Medeiros Ferreira, de 19 anos, estavam Magnólia Maria dos Santos Valois, de 51 anos, Margarete Maria dos Santos, 52 anos, Joseilda do Nascimento Ferreira, de 24 anos, Adriana íris de Carvalho Wendy, de 19 anos, Juliana Ferreira de Lima, 18 anos e Mara José Ferreira, 43 anos.

Jefferson era natural de São José do Belmonte e trabalhava na empresa MP Turismo, de Serra Talhada. Era bastante conhecido na região e tido como muito responsável. Magnólia Santos Valis era sua mãe. Entretanto, também houve relatos que indicavam uma rotina extenuante de Jefferson, que já havia se habituado a fazer viagens longas em curtos períodos. Pode ter cochilado ao volante. Ele saiu de Recife para transportar passageiros até Tacaimbó. Depois seguiria viagem para São José do Belmonte.

Jefferson era natural de Belmonte e trabalhava na empresa MP Tur, de Serra Talhada.
Jefferson era natural de Belmonte e trabalhava na empresa MP Tur, de Serra Talhada.

O motorista do caminhão, de 40 anos, sofreu cortes na perna e na cabeça, mas não tem risco de morte. A PRF fez um teste do bafômetro que confirmou que ele estava sóbrio. Ele reforça a tese da PRF, de que a camioneta teria feito uma ultrapassagem irregular.

Os corpos das vítimas foram encaminhados para a delegacia de Belo Jardim e seguiram para o Instituto Médico Legal de Caruaru neste sábado. O sepultamento de todos acontecerá neste domingo.

O acidente – A colisão ocorreu na cidade de Tacaimbó, por volta das 3h30  deste sábado, no km 164 da BR-232. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o veículo do modelo Toyota Prado entrou na contra-mão, provavelmente para fazer uma ultrapassagem, quando colidiu com o caminhão tanque de combustível, que estava vazio. Os oito ocupantes do veículo morreram na hora.

Morte de César Ramos pega Afogados de surpresa

Faleceu ontem em Afogados da Ingazeira Silvio César Ramos de Lima, o César de Ângelo, de 37 anos. César era portador de deficiência visual em decorrência de sarampo gestacional, mas isso nunca limitou suas atividades. Pelo contrário, conhecia toda a cidade e batia Afogados “de canto a canto”. Também reconhecia as pessoas facilmente pela voz e […]

Faleceu ontem em Afogados da Ingazeira Silvio César Ramos de Lima, o César de Ângelo, de 37 anos.

César era portador de deficiência visual em decorrência de sarampo gestacional, mas isso nunca limitou suas atividades. Pelo contrário, conhecia toda a cidade e batia Afogados “de canto a canto”. Também reconhecia as pessoas facilmente pela voz e por uma técnica que desenvolveu tocando mão e pulso.

Era ativo quando se falava em política.  Costumava ser ácido com quem não gostava nesse campo. Era do time daqueles que tinham uma verdadeira adoração pela ex-prefeita Giza Simões.  Eventualmente opinava na programação da Rádio Pajeú. 

Também gostava muito de participar acompanhando jogos e torneios de futebol. Era ainda um dos membros do grupo católico Amigos da Fé, que lamentou seu falecimento nas redes sociais.

César faleceu nesta quinta (17) no Hospital Regional Emília Câmara. As informações sobre a causa da morte são um pouco desencontradas, mas ao que tudo indica  morreu em consequência de complicações pulmonares após um infarto.

Afogados inicia vacinação de idosos na zona rural

O primeiro vacinado contra a COVID-19 na zona rural de Afogados da Ingazeira foi o senhor Edivaldo José de Freitas, de 89 anos, da comunidade da Varzinha. A vacinação na zona rural seguirá os mesmos moldes dos bairros, sendo realizada nas UBS’s. Idosos acamados ou com dificuldade de locomoção serão vacinados na própria residência. Creuza […]

O primeiro vacinado contra a COVID-19 na zona rural de Afogados da Ingazeira foi o senhor Edivaldo José de Freitas, de 89 anos, da comunidade da Varzinha.

A vacinação na zona rural seguirá os mesmos moldes dos bairros, sendo realizada nas UBS’s.

Idosos acamados ou com dificuldade de locomoção serão vacinados na própria residência. Creuza Barbosa, de 88 anos, também foi vacinada na Varzinha.

Segundo a Secretaria de saúde, para qualquer dúvida, os pacientes ou seus familiares podem entrar em contato com a sua agente comunitária de saúde para obter maiores informações.