Notícias

Cientista egipciense é destaque na mídia por pesquisa com cannabis

Por André Luis

Pesquisa aponta que o extrato da planta se mostrou eficiente para impedir a evolução da larva se tornar o mosquito Aedes aegypti.

Uma cientista de São José do Egito, no Sertão do Pajeú pernambucano, foi destaque de uma reportagem do jornalista Carlos Madeiro do UOL.

Segundo a reportagem a enfermeira egipciense especialista em oncologia e hematologia, Suelice Guedes coordenou, sob orientação da professora Sônia Pereira Leite, uma pesquisa feita com Cannabis sativa em Pernambuco que aponta que o extrato da planta se mostrou eficiente para impedir a evolução da larva se tornar o mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e outras arboviroses.

O jornalista informa ainda que o artigo com conclusões inéditas e promissoras foi publicado pela Editora Atena e que ainda assinam o texto os pesquisadores Antônio Fernando, Tainá Maria e Paloma Lys.

Ainda segundo a reportagem, a pesquisa foi realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Morfotecnologia, do Centro de Biociências da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) em parceria com a Associação Aliança Medicinal, de Olinda (no Grande Recife), que tem autorização judicial para o plantio, cultivo e comercialização da cannabis sativa. Leia aqui a íntegra da reportagem no UOL.

O blog do Marcello Patriota deu detalhes sobre a cientista egipciense. Suelice Guedes da Silva Brito é natural de São José do Egito, estudou no EREM Edson Simões. Iniciou faculdade na FIP em Patos-PB, e terminou em Recife-PE.  

Enfermeira especialista em Oncologia e Hematologia, atualmente trabalha no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, Mestre pela HFPE. Morou no Bairro São João de onde saiu após passar no Concurso Federal. Suelice é filha de Cícero Mototáxi e da Dona Lourdes que vendia frango.

Outras Notícias

Sérgio Machado depõe em ação que pede cassação da chapa Dilma-Temer

O ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado prestou depoimento neste sábado (22) na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em Fortaleza, onde cumpre prisão domiciliar, sobre a ação de Investigação judicial eleitoral nº 194358, que pede a cassação da chapa de Dilma-Temer nas eleições presidenciais de 2014. Machado saiu do local por volta de […]

conteudo7382
G1

O ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado prestou depoimento neste sábado (22) na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em Fortaleza, onde cumpre prisão domiciliar, sobre a ação de Investigação judicial eleitoral nº 194358, que pede a cassação da chapa de Dilma-Temer nas eleições presidenciais de 2014.

Machado saiu do local por volta de 13h30, sem dar entrevistas, após depor por cerca de 1h40. Os advogados que estiveram presentes afirmaram que o ex-presidente da Transpetro reafirmou o que havia delatado em depoimentos na operação Lava Jato.

Para o advogado do PSDB, partido autor da ação, José Eduardo Alckmin, houve um “avanço” no depoimento. “Houve avanço importante que é a reafirmação da deleção perante juízo, porque aí sim passa a ter valor probante no processo.”

O advogado de Temer, Gustavo Guedes, afirmou que as denúncias são “improcedentes”. “Nós trabalhamos sempre com a improcedência do processo. As audiências já passaram de uma dezena e elas têm reforçado que não houve contaminação na eleição de 2014, então, a defesa do presidente Temer trabalha com a improcedência, com a ausência de qualquer ilegalidade na eleição de 2014.

A defesa de Dilma Rousseff deu detalhes sobre o conteúdo do depoimento em relação às citações ao PSDB. “Sérgio, mais um vez confirmou que, em primeiro lugar, houve pagamento de propina a Aécio Neves quando ele foi candidato a presidente da Câmara dos Deputados em 1999 e 2000. Segundo, reconheceu que também pagou doações irregulares a Sérgio Guerra que era presidente do PSDB em 2010, já falecido. Também doações irregulares ao deputado Heráclito Fortes, ao senador Agripino Maia e, também, disse, uma contribuição muito grande ao PSDB, sobretudo, ao senador Romero Jucá. Foi feita uma pergunta em relação ao presidente Michel Temer, em São Paulo, com relação ao Chalita, ele contou a mesma história, que teve essa conversa com o então vice-presidente Michel Temer e foi feita uma doação ao Gabriel Chalita na eleição de 2012 para prefeito de São Paulo”, afirmou o advogado Flávio Caetano.

De acordo com a denúncia, um esquema de repasse de propina delatado por Sérgio Machado na Lava Jato beneficiou a campanha de Dilma e Temer, quando foram eleitos em 2014.

Em caso de condenação no processo do TSE, Temer perderia o mandato de presidente. Se o processo for encerrado ainda este ano, novas eleições serão convocadas, mas caso a ação só seja concluída a partir de 2017 a escolha de um novo presidente caberá ao Congresso Nacional.

Se for condenada pelo TSE, Dilma ficará inelegível por 8 anos, pena da qual se livrou no processo de impeachment no Congresso, com o fatiamento da votação do Senado na qual foi aprovado seu impeachment.

Movimentação no TRE: Sérgio Machado chegou ao TRE às 11h48, horário local, de carro pela garagem do prédio. Antes, às 11h42, chegaram os advogados da ex-presidente Dilma Rousseff. Na sequência, chegaram os advogados de acusação, representantes do PSDB, e, por fim, os advogados de Michel Temer.

Gonzaga Patriota defende implantação da cidade universitária em Salgueiro

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) defendeu que a instalação da unidade da Univasf em Salgueiro seja feita na área onde estão localizados o Instituto Federal, a Escola de Referência e a UPE. Além disso, o parlamentar ainda destacou a importância da interiorização do ensino universitário. “A interiorização da educação Universitária em Pernambuco sempre foi […]

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) defendeu que a instalação da unidade da Univasf em Salgueiro seja feita na área onde estão localizados o Instituto Federal, a Escola de Referência e a UPE. Além disso, o parlamentar ainda destacou a importância da interiorização do ensino universitário.

“A interiorização da educação Universitária em Pernambuco sempre foi defendida por mim, desde quando assumi o mandato de deputado estadual, em 1982.  Durante os mais de 30 anos na Câmara Federal, me mantenho com a mesma disposição e defendo que a instalação da unidade da Univasf em Salgueiro, seja feita na área onde estão localizados o Instituto Federal, a Escola de Referência e a UPE”, avalia Patriota.

 O parlamentar ainda explica que não é contra a iniciativa das pessoas que defendem outra localização para a implantação da UNIVASF na área histórica da antiga Rede Ferroviária Federal – REFESA, mas pondera que o local deve ser destinado à instalação de equipamentos voltados para o desenvolvimento da cultura na cidade, onde já funcionam o Teatro Municipal e a Casa do Sanfoneiro. “Trata-se de uma área especial que deve ser bem explorada e aproveitada, como um polo cultural de qualidade”, pondera o socialista. Além disso, o deputado defende a criação de uma cidade universitária em Salgueiro.

 “Devemos pensar e defender não apenas a implantação da Univasf no município, mas a criação da Cidade Universitária, com a possibilidade de  transferir para aquela área a Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC), que precisa se expandir e oferecer mais cursos à juventude de Salgueiro e dos municípios circunvizinhos”, esclarece Gonzaga Patriota, ao deixar claro que “devemos defender projetos para o futuro, que permitam o crescimento da educação, como um todo, dentro do projeto da futura Cidade Universitária de Salgueiro”.

 O deputado lembra também que a área da Rede Ferroviária Federal (REFESA) deve ser preservada, como um centro histórico e cultural.

“Não podemos esquecer que aquela área foi a base de uma ação do governo popular de João Goulart, que trouxe o trem para Salgueiro, em 1962.  E o destino me trouxe de Sertânia, quase menino, para trabalhar junto a outros companheiros na Rede Ferroviária, em Salgueiro, contribuindo para o desenvolvimento da nossa querida cidade”.  O socialista ainda destaca que, juntamente com dona Cleuza Pereira e com o Pastor Eurico, aprovaram uma emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União (OGU), de R$ 3 milhões para ajudar na implantação da UNIVASF.

Madalena Britto recebe apoio do deputado estadual João Paulo

O deputado estadual e ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT), visitou e reafirmou seu apoio à pré-candidatura de Madalena Britto (PSB) à Prefeitura de Arcoverde. Durante um encontro de mais de uma hora, o parlamentar petista reforçou a aliança do Partido dos Trabalhadores, através da Federação Brasil Esperança, à pré-candidatura da socialista e pregou a […]

O deputado estadual e ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT), visitou e reafirmou seu apoio à pré-candidatura de Madalena Britto (PSB) à Prefeitura de Arcoverde. Durante um encontro de mais de uma hora, o parlamentar petista reforçou a aliança do Partido dos Trabalhadores, através da Federação Brasil Esperança, à pré-candidatura da socialista e pregou a união para a retomada dos avanços em Arcoverde.

“Já tínhamos recebido a sinalização do deputado estadual João Paulo em apoio ao nosso nome, mas hoje pudemos conversar e colocar a necessidade de unir todos para que possamos recolocar Arcoverde de volta ao caminho do desenvolvimento. Sabemos das dificuldades, dos desafios, mas nossa experiência aliada a juventude de Gilsinho (pré-candidato a vice), ao lado de inúmeras lideranças estaduais e do povo, serão fundamentais para superar os obstáculos e recolocar Arcoverde no caminho do desenvolvimento, sem descuidar das pessoas”, afirmou Madalena.

João Paulo destacou a força e a liderança política de Madalena, seu histórico de vitória e de trabalhos entregues ao povo de Arcoverde, assim como sua sensibilidade para as causas populares. Ele destacou ainda a participação popular e das forças políticas que hoje se unem pelo bem de Arcoverde para construir uma gestão participativa.

No encontro, estavam presentes o presidente do PT local, Draiton Moraes; Guilherme Ribeiro, Secretário de Formação Política; e os pré-candidatos a vereadores da Federação André Matias, Leonardo Lajes, Maria José e Emilly Oliveira do Partido dos Trabalhadores e Arnaldo Tenório (PV).

Daniel Valadares destaca fortalecimento do MDB e evita cravar nome para 2028

Em entrevista ao Debate das Dez, da Rádio Pajeú, nesta quarta-feira (23), o vice-prefeito reeleito de Afogados da Ingazeira, Daniel Valadares (MDB), fez uma análise sobre a recente vitória da Frente Popular nas eleições de 6 de outubro e projetou as perspectivas para os próximos quatro anos da gestão municipal. O programa, apresentado pelos comunicadores […]

Em entrevista ao Debate das Dez, da Rádio Pajeú, nesta quarta-feira (23), o vice-prefeito reeleito de Afogados da Ingazeira, Daniel Valadares (MDB), fez uma análise sobre a recente vitória da Frente Popular nas eleições de 6 de outubro e projetou as perspectivas para os próximos quatro anos da gestão municipal. O programa, apresentado pelos comunicadores Júnior Cavalcanti e Juliana Lima, abordou temas como geração de empregos, infraestrutura, crescimento do MDB no cenário local, e investimentos futuros.

Valadares começou destacando o resultado das urnas para a Frente Popular, que conquistou 11 das 13 cadeiras na Câmara de Vereadores. “Tivemos uma vitória que reafirma a confiança da população no nosso trabalho. O MDB, em particular, saiu fortalecido, elegendo três vereadores: Gal Mariano, Cancão e Douglas Eletricista. Foram 4.935 votos, um crescimento significativo em relação às eleições anteriores”, celebrou. Ele também ressaltou a articulação com o presidente estadual do partido, Raul Henry: “O apoio de Raul Henry foi fundamental, assim como a confiança que ele depositou em nossa chapa.”

Questionado se seria o próximo nome da Frente Popular a disputar a Prefeitura de Afogados em 2028, Daniel disse que não sonhou a vida inteira com isso.

“Veja só, eu acho muito cedo. Sonhar é permitido, mas depende de cada um. Meu pai sonhava em ser prefeito, desde criança. Eu não posso chegar aqui e dizer que sonhei a vida inteira em ser prefeito, como ele. A história do meu pai como político me motivou a trabalhar cada vez mais nessa área. Mas não posso negar que é natural que quem ama seu município e trabalha há anos pense em ser prefeito. Porém, é muito prematuro discutir isso agora. Temos uma eleição importante para presidente, governador e deputados”, disse.

Sobre o caso do ex-secretário de Finanças, Jandyson Henrique, que na madrugada de 4 de outubro foi levado por Policiais Militares à Delegacia de Polícia, com R$ 35 mil em espécie, além de R$ 240 mil em notas fiscais de abastecimento e tickets de autorização para abastecimento de valores entre R$ 10 e R$ 40, Daniel disse ser prematuro falar do assunto. “A própria prefeitura já exonerou o secretário. O prefeito já deu a resposta, e precisamos aguardar os fatos. Vamos esperar a apuração, pois há muito a ser investigado. Acredito que não é como estão pintando”, disse Daniel.

Respondendo a perguntas dos ouvintes, o vice-prefeito comentou o desafio da geração de empregos em Afogados da Ingazeira. “A geração de empregos é uma questão que afeta todo o Brasil, não apenas nossa cidade. No entanto, Afogados tem se destacado na região. Recentemente, fomos líderes na geração de empregos junto com Serra Talhada”, disse Daniel. Ele também mencionou novos empreendimentos que chegaram à cidade, como Pague Menos, Casas Bahia, Magazine Luiza e a faculdade de medicina, destacando que essas empresas não se instalam sem uma análise criteriosa do mercado local.

“O que ouvimos muitas vezes é que essas empresas viriam de qualquer forma, mas eu pergunto: viriam mesmo sem a infraestrutura que construímos? A nova ponte, as melhorias nas entradas da cidade, o sistema viário… Tudo isso é fundamental para atrair investidores. Sem essas obras, Afogados talvez não fosse tão atraente”, reforçou o vice-prefeito, defendendo as ações da gestão atual.

Valadares também enfatizou o trabalho da prefeitura em capacitar a população para o mercado de trabalho. “Oferecemos cursos profissionalizantes que incentivam o empreendedorismo e a criação de micro e pequenos negócios. Só neste ano, a Secretaria de Administração disponibilizou 13 cursos para os moradores”, afirmou.

Sobre o novo concurso público anunciado pelo próprio Daniel durante a campanha eleitoral, ele afirmou que será realizado. “Até o final do nosso mandato podem ter certeza que faremos um novo concurso público na nossa cidade”, afirmou.

Sobre a presidência da Câmara, Daniel evitou antecipar nomes, mas afirmou que a escolha será feita com base no diálogo. “Temos grandes nomes na nossa base, como Vicentinho, Raimundo, Douglas e Gal. Confio na experiência e na sabedoria dos vereadores para chegarem a um consenso sobre quem melhor representará a Frente Popular.”

A entrevista também abordou as metas da gestão para os próximos quatro anos, especialmente no que diz respeito à infraestrutura. Daniel Valadares garantiu que até o final de dezembro várias obras serão entregues, incluindo 10 ruas pavimentadas e mais 10 em andamento, além de duas novas praças. “Estamos cumprindo o maior programa de pavimentação da história de Afogados, calçando ruas com mais de 10 casas, como prometido durante a campanha. Essas obras não só melhoram a qualidade de vida, mas também tornam nossa cidade mais atrativa para novos investimentos.”

Outro ponto importante destacado por Valadares foi o investimento em saneamento básico. “Captamos R$ 27 milhões para o saneamento de Afogados, em parceria com o prefeito Sandrinho, Pedro Campos (deputado federal) e Carlos Veras (deputado federal). Esse é um recurso que conquistamos junto à Codevasf e será um divisor de águas para o desenvolvimento da cidade”, garantiu.

Por fim, o vice-prefeito comentou sobre possíveis mudanças na equipe de governo para o próximo mandato. “É natural fazer ajustes. Não significa que quem sai tenha feito um mau trabalho, mas às vezes é necessário renovar para trazer novos ares e oxigenar a gestão. O importante é manter o foco no trabalho e continuar atendendo às expectativas da população”, concluiu.

Prefeitura de Tuparetama paga segunda parcela do 13º

Fábio Rocha A prefeitura de Tuparetama pagou nesta quarta-feira (20) a 2º parcela do 13º salário dos servidores. O prefeito Sávio Torres tinha prometido em entrevista à Rádio Tupã, no sábado 16 de dezembro de 2017, pagar aos servidores da prefeitura de Tuparetama o salário e a 2º parcela do 13º dentro do mês de […]

Fábio Rocha

A prefeitura de Tuparetama pagou nesta quarta-feira (20) a 2º parcela do 13º salário dos servidores.

O prefeito Sávio Torres tinha prometido em entrevista à Rádio Tupã, no sábado 16 de dezembro de 2017, pagar aos servidores da prefeitura de Tuparetama o salário e a 2º parcela do 13º dentro do mês de dezembro.

“Hoje pagamos os 50% do décimo terceiro aos servidores do nosso município, demonstrando desta forma, mesmo vivendo uma crise gigantesca, o nosso compromisso com uma gestão zelosa e organizada”, disse Sávio.

Segundo o prefeito, falando ainda à Rádio Tupã, no sábado 16 de dezembro 2017, a prefeitura estando com o pagamento em dia é possível exigir um bom desempenho do servidor. “A gente tem que pagar em dia e cobrar que o trabalho seja decente”, disse Sávio.