Chuvas com ventos fortes chegaram à áreas do sertão
Por Nill Júnior
Blog Didi Galvão
A chuva chegou ao sertão de Pernambuco na noite deste domingo (28), a registros de chuva nas cidades de Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó e Belém do São Francisco. Também foi registrado ventania em Santa Maria da Boa Vista e Belém do São Francisco, ouve apagão por alguns minutos.
Já em Cabrobó a chuva refrescou os ciclistas que se preparavam para ir a Juazeiro do Norte, eles saíram debaixo de uma leve chuva e muitos até comemoravam.
Em Belém do São Francisco a chuva começou por volta das 20h30, acompanhada por ventos fortes, onde vários bairros ficaram sem energia, em suas vias publicas, cerca de 10 a 15 minutos, como foi o caso de boa parte do centro, Belo Horizonte e Novo Horizonte. Mas ao passar o vendaval de forma rápida a energia voltou ao normal.
Não há registro de nenhum incidente por conta do vento, como queda de arvores ou qualquer outra situação.
Com mais dois óbitos confirmados em Serra Talhada, região passa dos 700 óbitos pela doença Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados pelas secretarias de saúde dos municípios do Sertão do Pajeú, nesta segunda-feira (21), foram notificados 282 novos casos de Covid-19, 402 recuperados e 2 novos óbitos na região nas últimas […]
Com mais dois óbitos confirmados em Serra Talhada, região passa dos 700 óbitos pela doença
Por André Luis
De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados pelas secretarias de saúde dos municípios do Sertão do Pajeú, nesta segunda-feira (21), foram notificados 282 novos casos de Covid-19, 402 recuperados e 2 novos óbitos na região nas últimas 72h.
Serra Talhada confirmou mais dois óbitos: um paciente do sexo masculino, 81 anos. Comorbidades: Hipertensão e Alzheimer. Faleceu no dia 18/02/22, no Hospital Eduardo Campos. E outro do sexo feminino, 103 anos. Comorbidades: Hipertensão e sequelas de AVC. Faleceu no dia 19/02/22, no HOSPAM.
Catorze das dezessete cidades do Pajeú confirmaram novos casos. Foram 55 em Afogados da Ingazeira, 3 em Calumbi, 6 em Carnaíba, 40 em Iguaracy, 5 em Ingazeira, 9 em Itapetim, 6 em Quixaba, 24 em Santa Cruz da Baixa Verde, 4 em São José do Egito, 90 em Serra Talhada, 2 em Solidão, 24 em Tabira, 13 em Triunfo e 1 Tuparetama. Os números são referentes as últimas 72h.
Brejinho, Flores e Santa Terezinha não divulgaram boletim epidemiológico.
Agora o Sertão do Pajeú conta com 50.176 casos confirmados, 48.337 recuperados (96,33%), 701 óbitos e 1.138 casos ativos da doença.
Na tarde desta quinta-feira (26), o candidato Paulo Câmara (PSB) abriu a reunião do colegiado político, apresentando o resultado de uma pesquisa interna sobre a intenção de votos do pernambucano que já apontaria um crescimento de aceitação do seu nome na corrida sucessória do Palácio do Campo das Princesas. O postulante, pelo visto, quis mostrar […]
Na tarde desta quinta-feira (26), o candidato Paulo Câmara (PSB) abriu a reunião do colegiado político, apresentando o resultado de uma pesquisa interna sobre a intenção de votos do pernambucano que já apontaria um crescimento de aceitação do seu nome na corrida sucessória do Palácio do Campo das Princesas.
O postulante, pelo visto, quis mostrar o peso da competitividade que a sua proposta eleitoral possui.
Paulo Câmara também aproveitou a sua fala de abertura para fazer um chamamento à participação das legendas, destacando que todos os 20 partidos que integram a Frente Popular terão espaço no seu provável futuro governo.
Essa convocação dos aliados para a participação da campanha do socialista é uma tentativa de replicar a estratégia adotada durante o processo que levou o seu correligionário Geraldo Julio à Prefeitura do Recife, nas eleições municipais de 2012. A ideia é colocar mais uma vez um exército de aliados nas ruas para pregarem a continuação do projeto iniciado pelo ex-governador e presidenciável Eduardo Campos (PSB).
A criação do conselho político, com a participação dos partidos aliados, foi uma resposta da campanha de Paulo Câmara às críticas públicas feitas pelo prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), e o vereador do Recife Raul Jungmann (PPS), ambos alinhados ao socialista. Eles reclamaram que o PSB não estava incluindo os demais partidos da Frente Popular nas discussões da campanha.
Hoje o “Ventre imortal da poesia”, Itapetim, completa 70 anos de sua emancipação política. A cidade encanta não apenas pela sua rica história, mas também pela beleza e cultura poética que brota do meio das pedras soltas, de ruas, praças e do coração de cada filho dessa terra. Nesse período, a prefeitura costuma programar o […]
Hoje o “Ventre imortal da poesia”, Itapetim, completa 70 anos de sua emancipação política.
A cidade encanta não apenas pela sua rica história, mas também pela beleza e cultura poética que brota do meio das pedras soltas, de ruas, praças e do coração de cada filho dessa terra.
Nesse período, a prefeitura costuma programar o Réveillon de São Vicente, que terá Seu Marquinhos e Bedeu Cirino (dia 31), Adriano Silva, Cavaleiros do Forró, Ramon e Randinho dia 1.
O município é gerido pelo prefeito Adelmo Moura, do PSB.
Festa também para Carnaíba, a terra de Zé Dantas. A cidade também é marcada por sua vocação para a música e por suas belezas naturais.
O município realiza shows hoje e amanhã.
Nesta sexta, sobem ao palco no Pátio de Eventos Milton Pierre a banda Rock in Sky e Dani Aguiar. Sábado, dia 30, Neno do Acordeon e Brasas do Forró.
A cidade também é governada por um socialista, Anchieta Patriota.
Tanto Anchieta quanto Adelmo tem as marcas em seus municípios de prefeitos mais longevos, com mais tempo de governo nos 70 anos de história de seus municípios.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta segunda-feira (5), a nomeação de Márcia Lopes como nova titular do Ministério das Mulheres. A decisão foi divulgada por meio das redes sociais do presidente, que destacou a posse da nova ministra em cerimônia no Palácio do Planalto, ao lado da Ministra-chefe da Secretaria de Relações […]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta segunda-feira (5), a nomeação de Márcia Lopes como nova titular do Ministério das Mulheres.
A decisão foi divulgada por meio das redes sociais do presidente, que destacou a posse da nova ministra em cerimônia no Palácio do Planalto, ao lado da Ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
“Eu e a ministra Gleisi Hoffmann recebemos hoje pela manhã, no Palácio do Planalto, a assistente social, professora e ex-ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, a quem nomeei e dei posse no cargo de Ministra das Mulheres, em substituição à companheira Cida Gonçalves, que também participou do encontro”, escreveu Lula.
Márcia Lopes é assistente social, professora universitária e já integrou a equipe ministerial do governo Lula durante seu segundo mandato, quando comandou o Ministério do Desenvolvimento Social em 2010.
A substituição marca a saída de Cida Gonçalves, que esteve à frente da pasta desde o início do terceiro mandato de Lula.
Compôs o clássico hino sertanejo ‘Brincar de Ser Feliz’ Por Paulo Gomes / Folha de São Paulo Vivendo havia seis anos na Europa, a cantora Maria Dapaz sentiu que tinha que voltar. “Tem um trem passando e acho que vou pegar”, dizia, sem saber o que vinha. Aqui, a gravadora mostrou os artistas estourados naquela […]
Compôs o clássico hino sertanejo ‘Brincar de Ser Feliz’
Por Paulo Gomes / Folha de São Paulo
Vivendo havia seis anos na Europa, a cantora Maria Dapaz sentiu que tinha que voltar. “Tem um trem passando e acho que vou pegar”, dizia, sem saber o que vinha.
Aqui, a gravadora mostrou os artistas estourados naquela transição dos anos 80 para os 90, auge do sertanejo, mas ela não se empolgou.
Coincidentemente, foi procurada para musicar uma letra romântica de um compositor. No violão, fez a introdução baseada na música cigana que fazia sucesso na Europa, como os Gipsy Kings.
A produtora gostou tanto que chamou às pressas Chitãozinho e Xororó para gravar de última hora e inclui-la no álbum que já estava pronto. Era “Brincar de Ser Feliz”, que se tornaria um dos maiores clássicos da música sertaneja.
Dapaz foi criada em Afogados da Ingazeira, sertão de Pernambuco, a 396 km do Recife. As pessoas se juntavam aos pés do muro da casa de sua avó para ouvir a menina cantar. Aos 9, ficou em segundo lugar num concurso para eleger a mais bela voz do Nordeste —não havia classificação por faixa etária.
A carreira foi um passo natural, integrou bandas, mudou para o Recife e depois para São Paulo. Tinha um senso rítmico apurado e gostava de soltar o vozeirão em composições românticas com arranjos finos.
Não escrevia suas canções. Achava que a prática suprimia a criatividade. Sua música vinha num jato, e gravava.
Em maio, descobriu um agressivo câncer de pulmão. No tratamento, perderia a voz que a marcou. “Se ela não voltar, essa qualidade de vida que querem me dar não vai adiantar nada”, disse aos médicos.
Morreu no dia 27, aos 59. Deixa a mulher Jocelyne, companheira por 33 anos, a irmã Socorro, e extensa obra como intérprete e compositora.
Você precisa fazer login para comentar.