Notícias

Carreada movimentou campanha de Duque e Márcio em Serra

Por Nill Júnior

DSC_1297_1600x1060

A primeira carreata do “Movimento 13”, da campanha de Luciano Duque e Márcio Oliveira, aconteceu ontem em Serra Talhada. No Sertão, esses eventos costumam marcar que campanha tem mais combustível para o pleito. Há casos em que são escalados contadores do número de veículos no evento. A partir disso, o evento agradou.

O ponto de partida da carreada puxada por Luciano Duque e Márcio Oliveira, candidato a prefeito de vice, pela coligação “O Trabalho vai Continuar”, foi a Avenida Triunfo.

De lá, Luciano Duque, Márcio Oliveira, o deputado estadual Augusto César, o deputado federal Kaio Maniçoba, candidatos a vereadores e o médico Dr. Nena, seguiram em carro aberto, passando pelos Bairros do IPSEP, Alto da Conceição, Avenida Afonso Magalhães, Avenida Enock Inácio de Oliveira, Bairro Alto do Bom Jesus, Borborema e por fim  Bairro da Malhada.

Com cerca mil carros, segundo da organização, por onde a extensa carreata passava, nas calçadas, nas janelas e nas sacadas, o povo acenava positivamente e entrava no clima da festa vermelha, ao som do “Vai moendo, vai moendo”, que já virou o principal hit da campanha do 13.

Outras Notícias

Lula pretende se entregar hoje em São Paulo, após missa para Marisa Letícia

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva informaram à cúpula da Segurança Pública que o petista pretende se entregar em São Paulo, após a missa em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia marcada para este sábado, 7. Ela faria 68 anos nesta data. As informações foram dadas por fontes que acompanham de perto as […]

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva informaram à cúpula da Segurança Pública que o petista pretende se entregar em São Paulo, após a missa em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia marcada para este sábado, 7.

Ela faria 68 anos nesta data. As informações foram dadas por fontes que acompanham de perto as negociações para a entrega de Lula à Polícia Federal. Mais cedo, o jornal O Estado de S. Paulo revelou que dois emissários de Lula negociavam com a PF os termos de rendição para que o petista seja preso. Ainda não há uma decisão sobre como será o procedimento a ser adotado.

O canal de comunicação entre a defesa de Lula e a PF, uma das exigências do despacho do juiz Sérgio Moro, foi aberto no final da tarde de ontem. Pela PF, quem negocia é o delegado Igor Romário de Paulo, chefe da Lava Jato em Curitiba.

O ex-presidente tinha até as 17h desta sexta-feira, 6, para se entregar após a expedição do mandado de prisão pelo juiz federal Sérgio Moro no processo do triplex, que rendeu ao petista uma condenação de 12 anos e um mês de reclusão. A PF não realiza prisão após as 18h.

O avião da PF se encontra no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Congonhas. Nesta sexta-feira, 6, as duas partes se falaram após o término do prazo dado por Moro. O Estado apurou que, em um primeiro momento, os interlocutores de Lula afirmaram que o petista estava à disposição da PF, mas que ele não iria se entregar. “Que venham me pegar”, disse a um aliado.

A posição do petista era de que a PF teria que buscá-lo no lendário Sindicato dos Metalúrgicos, onde fez carreira. Entretanto, uma fonte da PF afirmou ao Estado que a sinalização dos interlocutores do petista era de que Lula se entrega, mas dentro do “tempo” dele. Um petista que está no Sindicato dos Metalúrgicos com o ex-presidente disse que ele irá se entregar e que os últimos detalhes estão sendo ajustados com os aliados mais próximos.

Gutembergue Lacerda é ordenado sacerdote

Na noite desta quinta-feira (6), o bispo da diocese de Afogados da Ingazeira, dom Egidio Bisol, ordenou mais um padre para compor o clero diocesano. Trata-se do diácono Gutembergue Lacerda Batista. A missa de ordenação aconteceu na Paroquia de São Francisco de Assis, em Afogados da Ingazeira e contou com a presença da maioria dos […]

Na noite desta quinta-feira (6), o bispo da diocese de Afogados da Ingazeira, dom Egidio Bisol, ordenou mais um padre para compor o clero diocesano. Trata-se do diácono Gutembergue Lacerda Batista.

A missa de ordenação aconteceu na Paroquia de São Francisco de Assis, em Afogados da Ingazeira e contou com a presença da maioria dos padres da diocese. Caravanas de Brejinho, onde Gutembergue realizou seu estágio, e de São Jose do Belmonte, onde atua como colaborador do Pe. Américo Leite, também estiveram presentes.

Dom Egidio falou sobre esse momento importante para a diocese no Pajeú. “Caros irmãos, irmãs queridas, povo santo de Deus nestas terras do Pajeú, caros padres, meu caríssimo Gutembergue. O mês de julho costuma nos trazer alegrias pelo aniversário de criação de nossa diocese, dia 2 e, sobretudo, pela solenidade da nossa querida padroeira diocesana, Santa Maria Madalena no dia 22. Este ano, porém, o presente é bem mais significativo pela ordenação de mais 3 jovens padres para a nossa Igreja diocesana, ao longo deste mês, marcando assim de forma impar o Ano Vocacional que estamos vivenciando. Mais uma razão de alegria, esperança e compromisso. Deus seja louvado.”, disse o bispo.

Ao final, o recém ordenado Pe. Gutembergue Lacerda agradeceu a todos que estiveram presentes durante sua caminhada e disse que não iria citar nomes para não cometer injustiça. Ele seguirá em São José do Belmonte, onde atua ao lado do Padre Américo Leite, da Paróquia de São José. As informações são do Afogados On Line. Foto: Pascom Diocesana.

Tadeu Alencar: “Temer perdeu autoridade política para governar o País”

O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) voltou à Brasília nesta segunda-feira (23) para participar da votação que definirá sobre o prosseguimento da denúncia contra o Presidente Michel Temer (PMDB). A decisão acontece na quarta-feira (25), no plenário da Câmara dos Deputados. Para Tadeu, hoje a maior parte dos deputados federais – inclusive membros da própria […]

O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) voltou à Brasília nesta segunda-feira (23) para participar da votação que definirá sobre o prosseguimento da denúncia contra o Presidente Michel Temer (PMDB). A decisão acontece na quarta-feira (25), no plenário da Câmara dos Deputados.

Para Tadeu, hoje a maior parte dos deputados federais – inclusive membros da própria base do governo -, reconhece claramente a gravidade das denúncias, mas é provável que isto não garanta a quantidade necessária de votos para que se instaure o processo criminal no Supremo Tribunal Federal (STF), devido à exigência de quórum elevado: 342 votos.

“O Governo perdeu totalmente a respeitabilidade, a credibilidade e a autoridade política para governar o país – Governo esse que em tão pouco tempo já enfrentou duas denúncias graves feitas pela Procuradoria Geral da República e possui uma agenda de reformas polêmicas e controversas”, diz o deputado, que leu detalhadamente a segunda denúncia durante o voo entre o Brasil e a China, onde participou de missão oficial parlamentar durante a última semana.

“É uma orquestração criminosa, ora tratada por Eduardo Cunha, ora tratada por outros personagens muito próximos do Presidente da República, de modo que é muito difícil imaginar que Temer não estivesse também no topo dessa cadeia criminosa que saqueou o Brasil nos últimos anos”, observa o deputado.

Na última semana, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou, por 39 votos a favor e 29 contra, o relatório do deputado Bonifácio de Andrada (PMDB), que isenta Temer. “No plenário, a maioria deve ser favorável a investigação, mas insuficiente para que o processo seja aberto”, lamenta Tadeu.

Iguaracy divulga programação dos 54 anos de Emancipação

O Prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (PSB), definiu a programação de Emancipação Política do município, que vai comemorar 54 anos de criação. A programação começa dia 19 de dezembro, com inauguração de poços perfurados na comunidade do Cedro às9h da manhã. A tarde, acontece a inauguração da pavimentação da Rua Luiz Quaresma, no Distrito de […]

O Prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (PSB), definiu a programação de Emancipação Política do município, que vai comemorar 54 anos de criação.

A programação começa dia 19 de dezembro, com inauguração de poços perfurados na comunidade do Cedro às9h da manhã. A tarde, acontece a inauguração da pavimentação da Rua Luiz Quaresma, no Distrito de Jabitacá.

No dia 20, quarta-feira, a programação terá Missa em Ação de Graças às sete da manhã e hasteamento dos pavilhões oficiais às 8h. Na sequência, às 8h40, apresentação de bandas marciais.

Às 9h30 da manhã, inauguração do calçamento da Avenida José Bezerra Câmara. Tamém haverá assinatura da Ordem de Serviço no Bairro Santa Ana. À tarde, às 15h, final do campeonato municipal de futebol.

A programação será concluída à noite, com  a I Feira Iguaracy Empreendedor, que homenageia o centenário de Sebastião Alves da Silva. Às 18h40 haverá apresentações culturais e às 19h30, o tradicional corte do bolo. A programação será concluída com um show gospel.

História: primitivamente o município era uma área de pastagem conhecida como Logrador, de propriedade de Antonio Rabelo. As terras foram por ele doadas à Igreja, para o patrimônio de São Sebastião, em 1912. O padre Carlos Cottart construiu uma casa, onde celebrava o culto, o que atraiu o comércio e moradores para o local. Em 1914, o povoado era conhecido como Macacos. Em 1948, o nome foi mudado para Iguaraci.

Mais tarde, a Lei Estadual nº 4.954 , de 20 de dezembro de 1963 , desmembrou de Afogados da Ingazeira os distritos de Iguaraci , Jabitacá e Irajaí , para formar o novo município de Iguaracy (ex-Iguaraci) , cuja grafia foi alterada por essa mesma lei.

Há diversas interpretações para o nome Iguaraci. Segundo Roberto Harrop Galvão,guaraci em tupi antigo quer dizer “Sol”: guara significa “seres viventes”, e ci, “mãe”. Para os tupis, o sol era uma entidade feminina, a mãe dos Viventes. O nome Iguaraci seria uma diferenciação do município de Guaraci, em São Paulo.

Márcia Conrado e Anildomá Willians tem reencontro para tratar de política cultural

A prefeita de Serra Talhada e presidente da AMUPE,  Márcia Conrado e o Coordenador da Diretoria de Articulação e Governança da Secretaria de Comitês de Cultura do Ministério da Cultura,  Anildomá Willians, se encontraram nesta quarta-feira. Na pauta, a Política Nacional Aldir Blanc e o alcance nos municípios do estado para adesão ao Sistema Nacional de […]

A prefeita de Serra Talhada e presidente da AMUPE,  Márcia Conrado e o Coordenador da Diretoria de Articulação e Governança da Secretaria de Comitês de Cultura do Ministério da Cultura,  Anildomá Willians, se encontraram nesta quarta-feira.

Na pauta, a Política Nacional Aldir Blanc e o alcance nos municípios do estado para adesão ao Sistema Nacional de Cultura. O encontro aconteceu na prefeitura de Serra Talhada.

Em dezembro de 2022, Anildomá foi exonerado da Fundação de Cultura de Serra Talhada pela prefeita Márcia,  que assim como ele é filiada ao PT. Mas isso não atrapalhou na cordialidade do encontro.

“Hoje tive a felicidade de me reunir com o coordenador no escritório estadual do MIC, Anildomá Willans, para tratarmos do PNAB/Política Nacional Aldir Blanc e como termos o maior alcance nos municípios para adesão ao Sistema Nacional de Cultura”, disse Márcia em sua rede social.

Anildomá foi na mesma linha. “Hoje tive um encontro bacana com a prefeita de Serra Talhada e presidente da AMUPE, Márcia Conrado, para tratarmos do PNAB/Política Nacional Aldir Blanc e como termos o maior alcance nos municípios para adesão ao Sistema Nacional de Cultura”.

E concluiu: “O MINC PE fazendo a cultura pulsar em cada artéria de Pernambuco”.