Notícias

Gutembergue Lacerda é ordenado sacerdote

Por Nill Júnior

Na noite desta quinta-feira (6), o bispo da diocese de Afogados da Ingazeira, dom Egidio Bisol, ordenou mais um padre para compor o clero diocesano. Trata-se do diácono Gutembergue Lacerda Batista.

A missa de ordenação aconteceu na Paroquia de São Francisco de Assis, em Afogados da Ingazeira e contou com a presença da maioria dos padres da diocese. Caravanas de Brejinho, onde Gutembergue realizou seu estágio, e de São Jose do Belmonte, onde atua como colaborador do Pe. Américo Leite, também estiveram presentes.

Dom Egidio falou sobre esse momento importante para a diocese no Pajeú. “Caros irmãos, irmãs queridas, povo santo de Deus nestas terras do Pajeú, caros padres, meu caríssimo Gutembergue. O mês de julho costuma nos trazer alegrias pelo aniversário de criação de nossa diocese, dia 2 e, sobretudo, pela solenidade da nossa querida padroeira diocesana, Santa Maria Madalena no dia 22. Este ano, porém, o presente é bem mais significativo pela ordenação de mais 3 jovens padres para a nossa Igreja diocesana, ao longo deste mês, marcando assim de forma impar o Ano Vocacional que estamos vivenciando. Mais uma razão de alegria, esperança e compromisso. Deus seja louvado.”, disse o bispo.

Ao final, o recém ordenado Pe. Gutembergue Lacerda agradeceu a todos que estiveram presentes durante sua caminhada e disse que não iria citar nomes para não cometer injustiça. Ele seguirá em São José do Belmonte, onde atua ao lado do Padre Américo Leite, da Paróquia de São José. As informações são do Afogados On Line. Foto: Pascom Diocesana.

Outras Notícias

Mensagens de empreiteiro citam 14 investigados na Lava Jato

Da Folhapress Um relatório da Polícia Federal sobre mensagens de celular encontradas em aparelhos do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro aponta que o empresário manteve contato ou fez citações a 14 investigados no STF (Supremo Tribunal Federal) por suspeita de participação no esquema de corrupção da Petrobras. Léo Pinheiro já foi condenado a mais de […]

5
Ex-presidente da OAS Léo Pinheiro

Da Folhapress

Um relatório da Polícia Federal sobre mensagens de celular encontradas em aparelhos do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro aponta que o empresário manteve contato ou fez citações a 14 investigados no STF (Supremo Tribunal Federal) por suspeita de participação no esquema de corrupção da Petrobras.

Léo Pinheiro já foi condenado a mais de 16 anos de prisão na Operação Lava Jato, pelo juiz federal Sergio Moro, de Curitiba.
Desses 14, só há trocas diretas de mensagens entre o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Ciro Nogueira (PP-PI) -no caso desses dois últimos, para marcar encontros.

Entres os políticos alvos do Supremo que aparecem no relatório estão também os senadores Edison Lobão (PMDB-MA), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Fernando Bezerra (PSB-PE), Romero Jucá (PMDB-RR), Fernando Collor de Mello (PTB-AL), Delcídio do Amaral (PT-MS), Humberto Costa (PT-PE), além do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Os deputados que respondem a inquérito no Supremo e são citados são Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), José Mentor (PT-SP), além de Cunha. O advogado Tiago Cedraz, filho do presidente do TCU (Tribunal de Contas da União) Aroldo Cedraz, também consta no levantamento.

A Procuradoria-Geral da República ainda analisa as conversas para saber se há indícios de crimes para decidir se vai pedir novas investigações ao STF ou se usará o material para reforçar os trabalhos que já estão em curso no tribunal.

As mensagens mostram negociações para encontros, lobby sobre temas em debate no Congresso, pedidos de doação ao empresário -alguns mascarados por nomes de ruas ou favores-, além de informações sobre presentes distribuídos para os políticos.

Adversários ‘batem’ em Marina no horário eleitoral da TV

do Estadão Conteúdo O programa eleitoral desta terça-feira na televisão subiu o tom das críticas à candidata do PSB, Marina Silva. A propaganda da candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) citou o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, sugerindo o que pode acontecer quando se elegem “salvadores da pátria”. Aécio Neves (PSDB) foi mais […]

71c2dc553fc0b17ddbef9a16a23c1b71

do Estadão Conteúdo

O programa eleitoral desta terça-feira na televisão subiu o tom das críticas à candidata do PSB, Marina Silva. A propaganda da candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) citou o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, sugerindo o que pode acontecer quando se elegem “salvadores da pátria”.

Aécio Neves (PSDB) foi mais sutil, mas indicou que a pessebista representa uma mudança arriscada por conta da falta de experiência. Marina não foi poupada nem pelos candidatos dos partidos nanicos Luciana Genro (PSOL), Zé Maria (PSTU) e Levy Fidelix (PRTB).

O programa de Dilma Rousseff, além da menção ao impeachment de Collor, falou sobre governabilidade. A campanha da petista criticou o discurso da adversária sobre a “nova forma de fazer política” e questionou como a pessebista, caso eleita, conquistaria apoio dos parlamentares para aprovar projetos.

Foram destacados também trechos do debate de ontem em que Dilma questionou como Marina pretende obter recursos para cumprir suas promessas que, segundo a petista, somam R$ 140 milhões e sobre o petróleo do pré-sal. No trecho, Dilma afirmou que, segundo os jornais, a candidata teria dito que iria reduzir a importância dada ao pré-sal e criticou o fato de o programa de governo de Marina trazer apenas “uma linha” sobre essa fonte de energia, em 250 páginas.

A propaganda da candidata petista à reeleição falou ainda sobre economia ao destacar trecho do debate do SBT em que Dilma disse não haver recessão no País e que a inflação estaria próxima a zero. Com imagens de recortes de jornal ao fundo, o locutor comparou o momento atual com 2009, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando em um momento de crise internacional a imprensa era pessimista com os rumos da economia e, no ano seguinte, o PIB brasileiro cresceu 7,5%.

Aécio Neves manteve-se na estratégia de evitar críticas diretas à Marina, mas ao mesmo tempo se colocar como alternativa segura ao governo do PT. O tucano mencionou que Marina e ele representam a mudança que a população deseja. “Respeito a Marina mas a gente já viu que para mudar tudo que está errado é preciso uma equipe sólida, ideias testadas e força política”, disse o candidato, em depoimento. “Sem força política as mudanças que você deseja não acontecem”, afirmou.

Ainda na estratégia de tornar o candidato tucano mais conhecido do eleitorado, a campanha de Aécio voltou a apresentar os feitos dele no governo de Minas Gerais, citando corte de secretarias e eficiência em gestão.

Os candidatos de partidos menos expressivos também focaram em Marina. Levy Fidelix não mencionou o nome da candidata, mas criticou a bandeira da sustentabilidade da adversária. Luciana Genro e Zé Maria atacaram os apoios recebidos por Marina e a diretriz, segundo eles, pró-mercado da candidata. “Quer fazer mudança, mas está junto com banqueiros e empresários”, disse o candidato do PSTU. “Essa história de unir todo mundo eu vi em 2002, e isso resultou em um governo Lula voltado para o capital” disse Luciana Genro.

O programa de Marina Silva, por sua vez, voltou a reforçar a mensagem central de renovação política. “A nova maneira de fazer política não começa depois das eleições, começa agora”, disse a candidata na abertura de sua fala no programa. Em resposta aos crescentes ataques de adversários, Marina disse defender uma “atitude ética, sem ataques desqualificados”.

O programa da candidata também abordou propostas para saúde e educação. Sobre a promessa de destinar 10% da receita da União para a saúde, com custo estimado de R$ 40 bilhões, Marina argumentou que é uma meta factível.

“O atendimento na saúde é uma questão que não pode ser resolvida de maneira paliativa, a solução é integral. Tudo isso é possível se aprovarmos o projeto de lei do movimento Saúde +10”, afirmou. Sobre educação, Marina repetiu o bordão de Eduardo Campos de que ele, como governador, fez mais escolas em tempo integral em Pernambuco, que São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro fizeram juntos.

Sávio Torres prestigia entrega de homenagem a João Claudino

O prefeito Sávio Torres (PTB) participou da entrega do título de Cidadão Pernambucano ao empresário potiguar João Claudino Fernandes. O título foi proposto por o Deputado Estadual Waldemar Borges (PSB-PE). O novo cidadão pernambucano é o criador do Grupo Claudino empregando 18 mil pessoas em um dos maiores conglomerados do Nordeste. “Fui prestigiar quem gera […]

Por Fábio Rocha

O prefeito Sávio Torres (PTB) participou da entrega do título de Cidadão Pernambucano ao empresário potiguar João Claudino Fernandes. O título foi proposto por o Deputado Estadual Waldemar Borges (PSB-PE).

O novo cidadão pernambucano é o criador do Grupo Claudino empregando 18 mil pessoas em um dos maiores conglomerados do Nordeste.

“Fui prestigiar quem gera emprego em outros estados com possibilidade dele vir a investir em Pernambuco”, disse Sávio. O secretário de Cultura, Desporto e Turismo de Tuparetama, Fernando Marques, esteve acompanhando o prefeito Sávio. O título foi entregue na noite da terça-feira 14 de novembro de 2017, na Assembléia Legislativa de Pernambuco, em Recife.

O empresário João Claudino é um incentivador da cultura que está viabilizando a edição literária de vários poetas pernambucanos. “O fato do empresário está incentivando a cultura do Pajeú é outro motivo pelo qual fui prestigiar João Claudino, o novo cidadão pernambucano”, disse Sávio.

Fernando Monteiro destrava recursos para escola técnica em Exu

O deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) acompanhou de perto, na última quinta-feira (19), mais um compromisso seu em fase de execução: a construção da Escola Técnica Estadual Luiz Gonzaga, em Exu, na região do Araripe.  O parlamentar destravou junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os recursos destinados para a retomada das obras […]

O deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) acompanhou de perto, na última quinta-feira (19), mais um compromisso seu em fase de execução: a construção da Escola Técnica Estadual Luiz Gonzaga, em Exu, na região do Araripe. 

O parlamentar destravou junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os recursos destinados para a retomada das obras no Sertão pernambucano foram liberados.

A nova unidade de ensino, que está sendo construída numa área de 5,5 mil metros quadrados, receberá investimentos da ordem de R$ 12 milhões. Com capacidade para 1.300 estudantes, a escola técnica atenderá alunos de Exu, Moreilândia, Bodocó e Granito.

“O deputado Fernando Monteiro, foi essencial na retomada desta conquista tão grande para o povo exuense. Ele foi comigo, inúmeras vezes, ao FNDE, em Brasília, até conseguir. Este empenho gerou empregos e renda na construção civil e a garantia de um futuro melhor para os jovens de Exu e região”, agradeceu o prefeito do município, Raimundo Saraiva.

PM erradica plantação de maconha na zona rural de Iguaracy

O efetivo do 23° BPM, após levantamento da equipe do NIS I, obteve a informação de um plantio de maconha na zona rural de Iguaracy.  Já nas proximidades do local as equipes se depararam com um indivíduo suspeito em uma motocicleta Honda, ao avistar o policiamento ele arremessou algo no chão e empreendeu fuga, tomando […]

O efetivo do 23° BPM, após levantamento da equipe do NIS I, obteve a informação de um plantio de maconha na zona rural de Iguaracy. 

Já nas proximidades do local as equipes se depararam com um indivíduo suspeito em uma motocicleta Honda, ao avistar o policiamento ele arremessou algo no chão e empreendeu fuga, tomando destino ignorado sendo verificado em seguida que o material jogado se tratava de uma porção de maconha pesando aproximadamente 216 gramas pronta para o consumo.

Durante uma varredura na localidade foi encontrado dentro da caatinga uma roça com cerca de 2.100 pés de maconha. 

Diante dos fatos, foi feita a erradicação da referida droga e o restante do material foi apresentado na DPC de Afogados da Ingazeira.

O Boletim Policial não informou a localidade em que foi feito a apreensão da droga.