Notícias

Carnaíba: com inauguração de piscina, prefeitura abre ano letivo

Por Nill Júnior

Por Aryel Aquino

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB) abriu, na manhã desta segunda-feira (11), o ano letivo da rede municipal de ensino, em cerimônia realizada na Quadra Poliesportiva Professora Euridéa Verçosa Amaral, da Escola Cônego Luiz Gonzaga Vieira de Melo.

O gestor ainda aproveitou a ocasião para inaugurar o Parque Aquático do colégio e entregar a alunos e professores 63 tablets do Projeto Conectando 2018.

Durante a cerimônia, o prefeito, Anchieta Patriota, destacou avanços na educação, como o resultado no IDEPE do ano passado. “Ficamos em 2º lugar nas séries iniciais e em 4º lugar nas séries finais em todas as escolas da rede municipal de ensino. Isso é motivo de alegria e orgulho”, declarou o governante, que também listou investimentos na área feitos pela gestão.

O chefe do poder executivo ainda falou da importância do Parque Aquático da Escola Cônego Luiz Gonzaga Vieira de Melo. “Piscina aqui não é luxo não! É a prática de um esporte saudável, que vai melhorar a saúde dos alunos”, declarou Anchieta, ladeado de estudantes. Patriota anunciou que irá levar essa ação também para escolas de povoados e distritos que tenham número maior de alunos.

O Parque Aquático da Cônego Luiz Gonzaga Vieira de Melo é todo cercado com grade de segurança e conta com três piscinas de fibra, sendo uma de 10×4,3 m, e duas de 8x4m. Todas elas têm a profundidade de 1.40m. O equipamento recebeu o investimento de R$ 121 mil, com recursos próprios do município.

Os alunos que receberam tablet foram do Complexo Educacional Governador Miguel Arraes, na sede, e das Escolas Pe. José de Anchieta, do Povoado de Serra Branca, e Pe. Frederico Bezerra Maciel, do Povoado da Itã. Os estudantes obtiveram melhor desempenho no “Conectando 2018” nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Fundamental. Os professores dos alunos também receberam o comportador portátil.

Acompanharam o prefeito a primeira-dama, Maria Cecília; a gestora da Cônego Luiz Gonzaga Vieira de Melo, Dione Santos; a secretária de administração e educação, Lourdes Leite; a coordenadora geral da secretaria de educação, Maria José; e o vice-prefeito, Júnior de Mocinha (PSB); bem como outros secretários do governo municipal, a exemplo de Edval Morato (Fafinha) (obras), e vereadores, como Antônio Chico e Everaldo Patriota; além de diretores de escolas, professores, estudantes e pais de alunos.

 

Outras Notícias

Arcoverde: PP diz que mantém participação firme no pleito e não haverá problema com cota de gênero

O Partido Progressistas (PP) de Arcoverde, emitiu nota sobre os quatro candidatos a vereador, entre eles duas mulheres, que renunciaram às suas candidaturas na sexta-feira (20). Renunciaram às candidaturas o ex-secretário de Saúde, Isaac Sales; a ex-secretária Executiva de Saúde, Telma Jeane; Junior Mendes e Nayara Siqueira. Todos disputavam uma vaga na Casa James Pacheco pela […]

O Partido Progressistas (PP) de Arcoverde, emitiu nota sobre os quatro candidatos a vereador, entre eles duas mulheres, que renunciaram às suas candidaturas na sexta-feira (20).

Renunciaram às candidaturas o ex-secretário de Saúde, Isaac Sales; a ex-secretária Executiva de Saúde, Telma Jeane; Junior Mendes e Nayara Siqueira. Todos disputavam uma vaga na Casa James Pacheco pela legenda progressista.

A única mulher candidata que ainda resta da chapa é a ex-vereadora Zirleide Monteiro, que passou a ser o fiel da balança da legenda progressista. Além dela, ficaram ainda na chapa do PP os candidatos Everaldo Lira, que é vereador de mandato e busca uma nova eleição; Paulinho Wanderley, Jarbas Oliveira, Romero Pacheco e João Paulo Mota (Bolinho).

A nota diz que, diante dos recentes acontecimentos, o partido mantém firme sua participação no pleito de 2024, com seus seis candidatos e que não há necessidade de nenhuma providência a ser tomada em termos de cota de gênero.

A nota é assinada por Paulo César Galindo Wanderley, Presidente do PP de Arcoverde.

Chitãozinho e Xororó, Gabriel Diniz e Elba no São João de Arcoverde

Por Anchieta Santos Com o tema “O Reino do Baião na Capital do São João”, a cidade de Arcoverde, divulgou ontem sexta-feira (5) como serão seus festejos juninos. Alguns destaques da programação, que começa no dia 20 de junho, são Chitãozinho e Xoxoró, Gabriel Diniz, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Petrúcio Amorim. Cerca de 700 […]

1Por Anchieta Santos

Com o tema “O Reino do Baião na Capital do São João”, a cidade de Arcoverde, divulgou ontem sexta-feira (5) como serão seus festejos juninos. Alguns destaques da programação, que começa no dia 20 de junho, são Chitãozinho e Xoxoró, Gabriel Diniz, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Petrúcio Amorim. Cerca de 700 mil pessoas são esperadas na cidade durante o período dos shows, que vai até o dia 28. O que caracteriza a festa deste ano é a mistura de ritmos.

De acordo com a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, a grade tem 70% de artistas de Pernambuco. Os homenageados do São João 2015 são os forrozeiros arcoverdenses Paulinho Leite, Mazinho, Wagner Carvalho e George Silva. Cada um terá uma noite específica de festa, com direito a participação especial de um artista convidado.

Ao todo, a cidade terá 10 polos de animação, sendo oito com atrações artísticas e culturais, com shows, espetáculos teatrais e recitais. Os espaços serão divididos em: Multicultural (central), Vila de Rio Branco, Gastronomia, Diversão, Raízes do Coco, Artes, Pé de Serra, Forrogospel e Budega da Poesia. Entre as atrações Geraldo Azevedo

Depois do prefeito, vereadores de Tabira também silenciam diante do escândalo do Bolsa Família

Por Anchieta Santos Vereador é o representante do povo. Vereador fiscal dos recursos do povo. Vereador o político mais próximo da população. Vereador defensor da coletividade. Todas estas definições parecem não servir para os parlamentares tabirenses tratar de um assunto que parece proibido: irregularidades do Bolsa Família no município. Semana passada três listas de beneficiários […]

camara dorme

Por Anchieta Santos

Vereador é o representante do povo. Vereador fiscal dos recursos do povo. Vereador o político mais próximo da população. Vereador defensor da coletividade. Todas estas definições parecem não servir para os parlamentares tabirenses tratar de um assunto que parece proibido: irregularidades do Bolsa Família no município.

Semana passada três listas de beneficiários irregulares foram divulgadas pela imprensa, além das que já haviam sido reveladas antes. Ontem 2ª feira mais uma relação foi publicada e assim como o Prefeito Sebastião Dias a Câmara também silenciou, nenhum vereador defendeu as famílias que vivem na extrema pobreza e estão fora do Programa.

Na sessão de ontem da Câmara, nenhum vereador, de oposição, situação, radical, moderado, de GO (Grupo de Oposição), GG (Grupo Governista) ou GI (Grupo Independente) tratou do tema.

Para o empresário Téa da Damol, a falta de posicionamento da câmara e do executivo diante do Escândalo do Bolsa Familia é lamentável. “Até o GI que prometeu ser o diferencial da política tabirense, hoje é uma vergonha”, disse Téa, que se mostra desestimulado a continuar se envolvendo na política de sua cidade.

Hoje cedo o Presidente da Câmara Marcos Crente enviou mensagem a produção do Rádio Vivo dizendo que a Câmara está esperando da Coordenação do Bolsa Família, respostas dos ofícios enviados.

Oposição parabeniza Tabira pelos 76 anos de emancipação política

Em mensagem divulgada nesta segunda-feira (26), por ocasião dos 76 anos de emancipação política de Tabira, representantes da oposição municipal parabenizaram a cidade e destacaram o compromisso com a população e o futuro do município. “Reafirmamos nosso orgulho em fazer parte da história de um povo valente, acolhedor e cheio de esperança”, afirmaram os oposicionistas, […]

Em mensagem divulgada nesta segunda-feira (26), por ocasião dos 76 anos de emancipação política de Tabira, representantes da oposição municipal parabenizaram a cidade e destacaram o compromisso com a população e o futuro do município.

“Reafirmamos nosso orgulho em fazer parte da história de um povo valente, acolhedor e cheio de esperança”, afirmaram os oposicionistas, que também ressaltaram o papel de fiscalização e proposição desempenhado por seus mandatos. “Atuamos com responsabilidade, ouvindo as vozes das ruas, fiscalizando com coragem e propondo soluções que atendam aos verdadeiros interesses da população.”

Na mensagem, os integrantes da oposição reforçaram a ideia de que “o mandato é do povo de Tabira” e que seguem “firmes na luta por uma cidade mais justa, humana e transparente”. O grupo também destacou valores como resistência, tradição e fé como marcas da história tabirense.

“Nosso compromisso é com o futuro da nossa Tabira. Que o seu povo continue sendo a maior riqueza dessa terra linda, marcada pelas tradições, pela resistência e pela fé”, conclui a nota, encerrada com a saudação: “Viva Tabira! Viva o povo tabirense! Com coragem e compromisso, seguimos juntos!”.

Atropelamento de cão em 2018 teria gerado confusão e morte na Gustavo Fittipaldi

Como o blog noticiou, faleceu o alvo do atirador que agiu no Bar do Cheff, identificado como Ednaldo Celestino Alves, de 30 anos. O nome do atirador é Genival de Oliveira Lima, de 42 anos, residente no Sítio Barro Branco, Iguaracy. O motivo teria sido, segundo o acusado, em decorrência de uma ocorrência envolvendo a […]

Como o blog noticiou, faleceu o alvo do atirador que agiu no Bar do Cheff, identificado como Ednaldo Celestino Alves, de 30 anos.

O nome do atirador é Genival de Oliveira Lima, de 42 anos, residente no Sítio Barro Branco, Iguaracy.

O motivo teria sido, segundo o acusado, em decorrência de uma ocorrência envolvendo a vítima e o acusado no ano de 2018. Genival e Ednaldo passaram a ser desafetos, o que gerou em um a iniciativa de matar o outro.

Quando chegou à delegacia,  Genival permaneceu calado.

Consta nas oitivas que Genival de Oliveira Lima nutria um sentimento de raiva contra a vítima virtude da morte de seu cachorro de estimação que havia sido atropelado, em 2018, pela vítima Ednaldo Celestino.

A confusão se estendeu pela Gustavo Fittipaldi e imediações do Ver o Mar. Um PM de folga, o Tenente Gleidson, e o policial penal Vinicius Lacerda deram ordem para o atirador se render, mas ele atirou nos dois, atingindo Vinicius. Depois acabou contido e preso.

Já Vinicius tem quadro estável e ainda passa por exames no Hospital Regional Emília Câmara, onde é grande a movimentação.