Notícias

Carlos Siqueira será o novo presidente nacional do PSB

Por Nill Júnior

20141009155635288074i

do Diário de Pernambuco

A eleição da executiva nacional do PSB, a ser realizada no próximo dia 13, vai contar com uma chapa consensual encabeçada pelo atual secretário nacional do partido, Carlos Siqueira. De acordo com o Senador eleito Fernando Bezerra Coelho, além de Siqueira, a chapa contará ainda com o governador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara, como o primeiro vice-presidente; e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, como primeiro secretário. “Está sendo costurado uma chapa consensual, discutida por todas as lideranças do partido”, apontou Bezerra Coelho, em entrevista ao Diario nesta quinta-feira (9). De acordo com o senador, o processo da composição da chapa conta, inclusive, com o apoio do atual presidente da legenda, Roberto Amaral.

Com a confirmação do nome de Carlos Siqueira, Pernambuco retomará a presidência do PSB após dois meses da morte do ex-governador Eduardo Campos. Embora nunca tenha concorrido a um cargo político, Siqueira é pernambucano.

A decisão do PSB nacional em apoiar a candidatura do tucano Aécio Neves no segundo turno das eleições presidenciais já era um indício de mudanças no comando do partido. O apoio costurado pelo PSB de Pernambuco se contrapôs a posição do atual presidente da legenda, Roberto Amaral – tradicional aliado do PT -, que sempre se colocou a favor da neutralidade do partido no pleito do próximo dia 26. Amaral saiu enfraquecido após decisão pelo apoio a Aécio, facilitando uma renovação no comando da legenda.

A escolha de Siqueira pode sinalizar um “racha” entre o PSB e a ex-candidata à Presidência Marina Silva. Em agosto passado, após divergências com a ex-ministra, Siqueira deixou a coordenação da campanha presidencial do PSB, cargo que ocupava enquanto o candidato era Eduardo Campos. O socialista acusou Marina de tratá-lo de “maneira grosseira”, afirmando que não estaria “em hipótese alguma na campanha” da candidata. Após o conflito, Walter Feldman, companheiro de Marina na criação da Rede Sustentabilidade, assumiu o cargo.

Outras Notícias

Carlos Veras afirma que se for para afastar Marília Arraes o PT terá que expulsar mais 15 deputados

Por Anchieta Santos Na eleição interna da Câmara Federal, a deputada Marília Arraes derrotou o candidato oficial do partido, João Daniel (PT-SE), e saiu como vencedora na disputa pela segunda secretaria da Casa. A atitude incentivada pelo presidente eleito Arthur Lira, desagradou caciques petistas.  Em recente entrevista a Rádio Cidade FM o Deputado tabirense Carlos […]

Por Anchieta Santos

Na eleição interna da Câmara Federal, a deputada Marília Arraes derrotou o candidato oficial do partido, João Daniel (PT-SE), e saiu como vencedora na disputa pela segunda secretaria da Casa. A atitude incentivada pelo presidente eleito Arthur Lira, desagradou caciques petistas. 

Em recente entrevista a Rádio Cidade FM o Deputado tabirense Carlos Veras foi provocado a falar sobre a possível punição do PT contra a Deputada Marília Arraes. Na oportunidade o parlamentar respondeu que a questão já estaria praticamente resolvida com a deputada recebendo o perdão e que se fosse para expulsar Marília, o PT teria que mandar embora mais 15 deputados que votaram nela, inclusive o próprio Carlos Veras. 

Neste final de semana a coisa fedeu de vez. Em decisão interna, realizada no sábado (06.03), a Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu, por 16 votos a 4, abrir um processo na Comissão de Ética da sigla contra a deputada federal Marília Arraes (PT). 

As críticas a parlamentar são as mais diversas, inclusive de colegas do PT de Pernambuco.

Humberto pede imparcialidade ao Judiciário

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), foi à tribuna da Casa, nesta segunda-feira (19), e fez uma defesa enfática do ex-presidente Lula diante do que ele classificou como um ato de incompetência ou de extrema má-fé por parte da equipe do procurador Deltan Dallagnol, que apresentou denúncia contra o ex-presidente na última […]

thumbnail_29167352734_5ff6a88d89_z-1O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), foi à tribuna da Casa, nesta segunda-feira (19), e fez uma defesa enfática do ex-presidente Lula diante do que ele classificou como um ato de incompetência ou de extrema má-fé por parte da equipe do procurador Deltan Dallagnol, que apresentou denúncia contra o ex-presidente na última quarta-feira. O parlamentar questionou a isenção do trabalho e pediu para que o Poder Judiciário julgue o caso com imparcialidade.

Para o senador, os integrantes do Ministério Público Federal (MPF) de Curitiba promoveram um verdadeiro “show pirotécnico” para a imprensa, em um hotel pago com dinheiro público, sem apresentar qualquer prova de crime cometido por Lula.

Da tribuna, Humberto afirmou ser inconcebível um país que já consumou um golpe político contra uma presidente democraticamente eleita referendar, agora, um golpe jurídico sobre os direitos mais básicos e elementares de todos os cidadãos.

“Pela primeira vez na nossa história, observamos a lei, as provas e o trabalho investigativo que devem fundamentar uma denúncia serem substituídos por um PowerPoint que virou piada até entre os críticos mais ferrenhos do PT”, declarou.

Ponto a ponto, Humberto criticou as alegações dos procuradores para indiciar o ex-presidente – ressaltando, sempre, a importância do trabalho do MPF em todo o país.

Para começar, ele observou que há grave um erro evidente: se Lula é o comandante máximo da organização criminosa, o general do esquema batizado de propinocracia, “onde está a denúncia contra ele por formação de quadrilha, a exata tipificação em que se enquadra alguém acusado de cometer um crime dessa natureza? Ela não existe. E é por isso que os procuradores não o denunciaram, apesar de o terem acusado sobejamente do crime, citando seu nome 121 vezes no espetáculo pirotécnico que promoveram”, lembrou.

O parlamentar também questionou o fato de a equipe de Dallagnol ter usado e enviado, conforme apontou a imprensa no fim de semana, material à Justiça contra o ex-presidente pautado fortemente na delação premiada feita pelo ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, que foi cancelada por ordem do próprio procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Além disso, Humberto registrou que os procuradores denunciaram Lula por solicitar, aceitar promessa e receber vantagens indevidas do ex-diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, um dos principais delatores da Operação Lava Jato.

“Só que o próprio Paulo Roberto sempre negou, categoricamente, essa afirmação em todos os depoimentos que prestou até hoje, incluindo a sua delação firmada com o Ministério Público. Então, eu pergunto: é lícito adulterar a fala de um réu para tentar incriminar alguém? Eu queria perguntar aos procuradores de Curitiba: isso não pode ser caracterizado como um crime de falsidade ideológica?”, disparou.

Da tribuna, o líder do PT ainda disse esperar que o juiz Sérgio Moro, a quem foi distribuída a denúncia, aja com a imparcialidade e a parcimônia que faltaram aos procuradores. “Ou isso ou estará destruído o edifício jurídico que erguemos no Brasil, no qual provas e fatos.

Chuvas em Itapetim impedem inauguração da nova Sede da Secretaria de Educação

Em sua Rede Social o Prefeito Adelmo Moura informou que por causa da chuva que caiu na cidade, a entrega da nova sede da secretaria de educação, foi adiada. A  solenidade está remarcada para a próxima sexta-feira (22), às 19h. “Todos de Itapetim, São Vicente e Piedade estão convidados para comemorar esta grande conquista de […]

Em sua Rede Social o Prefeito Adelmo Moura informou que por causa da chuva que caiu na cidade, a entrega da nova sede da secretaria de educação, foi adiada.

A  solenidade está remarcada para a próxima sexta-feira (22), às 19h. “Todos de Itapetim, São Vicente e Piedade estão convidados para comemorar esta grande conquista de toda a população”, disse Adelmo.

Logo após a solenidade haverá muito forró com os Gatos Boys.

As chuvas que caíram desde as 17h30 no Ventre Imortal da Poesia, com um pouco de vento e relâmpagos, forte por 40 minutos, e chuviscos finos até as 19h. A tarde da sexta-feira também foi de muita chuva em Santa Terezinha.

As informações são do blog do Marcello Patriota.

Governo do estado anuncia nova licitação para gestão da Arena Pernambuco

Em  nota, o Governo de Pernambuco  informou que decidiu rescindir o contrato de concessão com a Arena Pernambuco Negócios e Participações. Segundo a nota, a Arena Pernambuco foi entregue em junho de 2013 e custou R$ 479.000.000,00 (base maio de 2009), tendo 75% da sua construção financiada pelo BNDES e “sendo a mais barata entre as arenas […]

arena_pernambuco_aerea_560_2_1.jpgEm  nota, o Governo de Pernambuco  informou que decidiu rescindir o contrato de concessão com a Arena Pernambuco Negócios e Participações. Segundo a nota, a Arena Pernambuco foi entregue em junho de 2013 e custou R$ 479.000.000,00 (base maio de 2009), tendo 75% da sua construção financiada pelo BNDES e “sendo a mais barata entre as arenas construídas no Brasil, levando em conta a capacidade instalada”.

Após a realização da Copa das Confederações, a Arena começou a ser operada pela concessionária Arena Pernambuco Negócios e Participações, a quem cabe a obrigação de explorar economicamente o empreendimento.

“Nesse período de exploração da Arena, o Governo do Estado de Pernambuco constatou que as receitas projetadas pela Concessionária não se confirmaram. Diante da diferença entre as receitas estimadas e as realizadas, o Governo do Estado decidiu fazer uso do mecanismo de revisão contratual e encomendou à Fundação Getúlio Vargas (FGV) a análise do aspecto econômico do contrato, seus custos, suas receitas, apontando caminhos para a execução ou rescisão contratual, sempre com vistas a se obter a solução mais vantajosa ao interesse público”.

Segundo o Governo, o estudo da FGV sinalizou o que a equipe técnica do Governo do Estado já tinha constatado: que a frustração de receitas decorreu da subutilização do equipamento. Diante disso, o Governo decidiu rescindir o contrato. “Pela lei, o contratado deve ser ressarcido do saldo devedor da obra, uma vez que o equipamento foi efetivamente construído, está em funcionamento e pertence a Pernambuco”.

Segundo a nota, no entanto, enquanto não houver uma decisão definitiva dos órgãos de controle quanto ao valor total da obra, o Governo do Estado não efetuará nenhum pagamento. “O Governo do Estado abrirá uma concorrência internacional para contratar uma nova empresa para a operação da Arena Pernambuco”, acrescenta.

A gestão conclui alegando que  o contrato de concessão foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), na decisão de n.o 0101011/2011; Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e BNDES. Diz por fim que a análise encomendada pelo Governo do Estado de Pernambuco à Fundação Getúlio Vargas estará, a partir deste sábado, disponível no Portal da Transparência no http://www.transparencia.pe.gov.br .

Outra bomba em São José do Egito: Patrícia de Bacana volta pra base de Evandro

A  vereadora Patrícia de Bacana acertou os ponteiros com Evandro Valadares e garantiu alinhamento com o grupo do prefeito. “Tivemos divergência na eleição da Câmara, mas nunca fui oposição a Evandro”, afirma Patrícia. Desde o apoio a João de Maria, houve rumores de que Patrícia poderia voltar ao ninho governista, já que não saiu do PSB. […]

A  vereadora Patrícia de Bacana acertou os ponteiros com Evandro Valadares e garantiu alinhamento com o grupo do prefeito.

“Tivemos divergência na eleição da Câmara, mas nunca fui oposição a Evandro”, afirma Patrícia.

Desde o apoio a João de Maria, houve rumores de que Patrícia poderia voltar ao ninho governista, já que não saiu do PSB.

Participaram do anúncio além de Evandro Valadares e Paulo Jucá, os vereadores Henrique Marinho e Vicente de Vevéi.

Patrícia já foi Secretária de serviços Públicos da prefeitura de São José do Egito, tendo uma boa avaliação do trabalho, até romper para apoiar João de Maria.