Notícias

Campanha de Lula publica foto com pessoas duplicadas em evento da Independência na Bahia

Por Nill Júnior

Uma foto compartilhada pela assessoria do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o ato realizado neste sábado (2) em Salvador (BA) apresentou sobreposição de imagens e duplicou pessoas fotografadas.

A imagem foi alvo de adversários políticos do petista, que acusaram sua equipe de manipular a imagem para fazer parecer que a manifestação a favor dele era maior.

Procurado pelo g1, o autor da foto, Ricardo Stuckert, esclarece que houve um problema técnico. A foto panorâmica foi feita com drone. “Eu fiz nove fotos para pegar o ângulo todo. E aí o que que acontece? Quando eu estava fotografando, o drone vai mexendo. Só que as pessoas estavam mexendo. O que aconteceu? As pessoas mexem, duplicou, e na hora que software junta todas as nove fotos para fazer esse 180 graus, ele não juntou direito porque as pessoas mexeram. Foi uma sobreposição”, diz.

Ele se defende das acusações de manipulação. “Imagina se eu for fazer Photoshop. Jamais, nunca na vida. Tem a outra foto que não é panorâmica, que é uma foto só, no mesmo ângulo, na mesma hora. Se fosse pra falar que tem Photoshop ou qualquer coisa, tem o vídeo que é também na mesma hora onde o drone estava. Não tem absolutamente nada de Photoshop”, diz.

Outras Notícias

STF libera quebra de sigilo de Pazuello, “Capitã Cloroquina” e Ernesto Araújo

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou, neste sábado (12/6), três pedidos de liminar para suspensão de quebras de sigilo, requeridas no âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. Agora, o ex-chanceler Ernesto Araújo, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e a secretária de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do Ministério da […]

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou, neste sábado (12/6), três pedidos de liminar para suspensão de quebras de sigilo, requeridas no âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19.

Agora, o ex-chanceler Ernesto Araújo, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e a secretária de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como “Capitã Cloroquina”, terão os dados telefônicos e telemáticos enviados aos senadores membros da comissão.

As decisões são do ministro Ricardo Lewandowski e consideram os pedidos de quebra como parte do escopo da CPI. Lewandowski, responsável pela relatoria de Pazuello e Mayra, restringiu aos senadores membros o acesso aos dados, que só poderão ser divulgados no escopo do relatório.
Mas, para Lewandowski, as quebras não se mostram, a princípio, abusivas ou ilegais.

“Não vislumbro, ao menos neste juízo preliminar, a existência de argumentação relevante que possa ensejar a suspensão cautelar do ato combatido”, justificou, na decisão do pedido de Mayra.

Na determinação de Pazuello, sustentou que o ex-ministro “é personagem essencial para o deslinde de todos os fatos que são objeto de investigação” da CPI.

“A quebra dos sigilos das principais pessoas envolvidas com os fatos determinados constitui procedimento usual e necessário, em nada extravagante ao contexto do funcionamento de uma Comissão Parlamentar de Inquérito”, reiterou Lewandowski.

Já Moraes, encarregado do processo de Ernesto Araújo, não acolheu a alegação de que o pedido foge do elemento fático-probatório ou que fere a privacidade do requerente.

“Os direitos e garantias individuais não podem ser utilizados como um verdadeiro escudo protetivo da prática de atividades ilícitas, tampouco como argumento para afastamento ou diminuição da responsabilidade política, civil ou penal por atos criminosos, sob pena de desrespeito a um verdadeiro Estado de Direito”, rebateu o ministro do STF.

As decisões permitem que a CPI avance no inquérito. O objetivo, agora, é definir os investigados que contribuíram para o agravamento da pandemia, fazendo o país ultrapassar 486 mil mortes, atualmente.

Os dados devem auxiliar, ainda, os senadores a perseguirem o caminho do dinheiro, apurando se houve e quem seriam pessoas que se beneficiaram financeiramente com divulgação de fake news, promoção de medicamentos sem eficácia comprovada e negociações de vacinas.

Madalena e Gilsinho homologados em Arcoverde

O espaço Festa Mix recebeu, segundo a organização, mais de 7 mil pessoas que foram participar da convenção que homologou os nomes de Madalena Britto e Gilsinho para prefeita e vice-prefeito, respectivamente. Ambos são do PSB e chegaram ao lado dos ex-prefeitos Julião Guerra, Erivânia e Rosa Barros. No palanque, mais de 40 candidatos a […]

O espaço Festa Mix recebeu, segundo a organização, mais de 7 mil pessoas que foram participar da convenção que homologou os nomes de Madalena Britto e Gilsinho para prefeita e vice-prefeito, respectivamente.

Ambos são do PSB e chegaram ao lado dos ex-prefeitos Julião Guerra, Erivânia e Rosa Barros. No palanque, mais de 40 candidatos a vereador e vereadora do PSB, PDT e da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), além de outros candidatos dissidentes do Partido Progressista.

“Começamos aqui a grande caminhada para recolocarmos Arcoverde de volta aos trilhos, para que possamos voltar a cuidar de você, cuidar de nossa cidade. Ao lado de Gilsinho teremos o grande desafio de colocar o povo de volta à prefeitura, de levar medicamentos aos postos de saúde, de garantir educação de qualidade, de promover transformações estruturadoras, desenvolvimento, mas principalmente poder cuidar das pessoas. Transformas vidas será nossa grande missão da nova Arcoverde que começamos a escrever hoje. Estamos pronta, com garra, disposição, coragem e determinadas a voltar à cidade de nossa amada terra”, disse Madalena.

Nos seus discursos, os ex-prefeito Julião, Erivânia e Rosa destacaram o grande papel desempenhado por Madalena nas suas duas gestões e quando foi secretária de Assistência Social. No telão do palco, vídeos com mensagens enviadas por deputados como Felipe Carreras (Federal), Diogo Moraes (estadual), a ministra Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), o prefeito do Recife, João Campos e o vice-presidente Geraldo Alckmin. No palco, o deputado estadual Waldemar Borges (PSB), falou em nome do partido em apoio a eleição de Madalena.

“Madalena é a verdadeira esperança de que Arcoverde tenha um reencontro com sua história, retome o caminho do futuro e promova as mudanças que nosso povo tanto sonha e almeja. É a maior liderança política de nossa história que enche esse espaço de pessoas apaixonadas por Arcoverde, de coração aberto, porque o amor sempre vencerá o ódio, o respeito sempre vencerá a arrogância”,disse o candidato a vice-prefeito Gilson Duarte, o Gilsinho.

São José do Egito foi sede de Conferência Intermunicipal de Educação

Quatro cidades do Alto Pajeú se uniram novamente e realizaram a 3ª edição da COINE (Conferência Intermunicipal de Educação), Santa Terezinha, Brejinho, Itapetim e a anfitrião, São José do Egito. Participaram do evento professores, coordenadores, secretárias de educação e gestores das cidades citadas. O encontro aconteceu no Centro de Inclusão Digital  e teve palestra, grupos […]

Quatro cidades do Alto Pajeú se uniram novamente e realizaram a 3ª edição da COINE (Conferência Intermunicipal de Educação), Santa Terezinha, Brejinho, Itapetim e a anfitrião, São José do Egito.

Participaram do evento professores, coordenadores, secretárias de educação e gestores das cidades citadas. O encontro aconteceu no Centro de Inclusão Digital  e teve palestra, grupos de discussão e aprovação de propostas para melhorias na educação. Também teve apresentações culturais com o poeta Zé Adalberto e o grupo de dança os Pajeuzitas de Itapetim.

Em fala de abertura do evento, o prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, deu uma boa notícia para educação da região, segundo o gestor egipciense, nas próximas semanas será divulgado o cronograma para inscrições do vestibular do polo EAD de São José do Egito.

serão ofertados cerca de 5 cursos de graduação a distância, pela Universidade de Pernambuco através da Universidade Aberta do Brasil.

Carlos Veras defende “consenso progressivo” na disputa pela presidência do PT PE

O deputado federal Carlos Veras (PT) reafirmou, em entrevista ao programa Folha Política da Rádio Folha nesta sexta-feira (30), que pretende adotar uma gestão coletiva à frente do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco, caso seja eleito presidente da sigla. “Eu assumi essa missão de colocar o nome, é porque eu não vou administrar o PT […]

O deputado federal Carlos Veras (PT) reafirmou, em entrevista ao programa Folha Política da Rádio Folha nesta sexta-feira (30), que pretende adotar uma gestão coletiva à frente do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco, caso seja eleito presidente da sigla.

“Eu assumi essa missão de colocar o nome, é porque eu não vou administrar o PT sozinho. Eu vou administrar o PT com toda a executiva, com todo o diretório, com quem tá me apoiando, com quem não tá me apoiando”, afirmou Veras, destacando que o partido “é dos seus filiados, da sua direção, é dos seus membros”.

Durante a entrevista, o parlamentar enfatizou a importância de uma administração que reúna todas as forças políticas internas da legenda, como já fez em sua trajetória sindical. “As forças políticas que estão hoje no PT são as mesmas que estavam com a gente na Central dos Trabalhadores. Nós administramos a CUT com todas as forças políticas. Não tem um companheiro de uma força política, força da articulação de esquerda, força do trabalho, força da articulação sindical, que tenha uma queixa da nossa atuação como presidente”, disse.

Carlos Veras reiterou seu compromisso com a busca do “consenso progressivo”, expressão que utilizou diversas vezes para caracterizar sua forma de conduzir os processos políticos. “Eu sou defensor do consenso progressivo. Eu exerci o consenso progressivo na Central dos Trabalhadores e vou trabalhar para exercer o consenso progressivo no partido”, declarou.

Por fim, ele reforçou que o debate interno será uma marca da sua gestão, caso eleito. “No PT não faltará debate, discussão, para a gente continuar construindo esse partido e continuar tornando o maior e melhor partido desse país, que mais fez pela população de Pernambuco e pela população do Brasil”, concluiu.

Inscrições para o concurso da Prefeitura de Caetés terminam domingo

Terminam no próximo domingo (09) as inscrições para o concurso público da Prefeitura Municipal de Caetés para os níveis superior, médio e elementar. As inscrições devem ser efetuadas no endereço eletrônico www.upenet.com.br. São disponibilizadas 214 vagas, sendo: 14 para nível superior, 70 para os Serviços de Educação,  54 para nível médio e 76 para o nível […]

Terminam no próximo domingo (09) as inscrições para o concurso público da Prefeitura Municipal de Caetés para os níveis superior, médio e elementar. As inscrições devem ser efetuadas no endereço eletrônico www.upenet.com.br. São disponibilizadas 214 vagas, sendo: 14 para nível superior, 70 para os Serviços de Educação,  54 para nível médio e 76 para o nível elementar.

Os interessados devem realizar o pagamento da taxa de inscrição nos seguintes valores de R$ R$ 90,00 para os cargos de nível superior, R$ 80,00 para nível médio, R$ 65,00 para nível elementar, preferencialmente em casa lotéricas, até o dia 10/09/2018.

Para os cargos de Professor, o concurso será realizado em duas etapas, sendo a primeira constituída de Prova Objetiva de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, e a segunda constituída de Análise de Títulos, de caráter meramente classificatório. Para os demais cargos, o concurso será realizado em etapa única, denominada Prova Objetiva de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório.

As provas serão realizadas na cidade de Caetés e, se necessário, em municípios circunvizinhos. Os nomeados terão remuneração base que variam entre R$ 954,00 e R$ 1.989,87 mensais. O certame, autorizado através de portaria no 142/2018, tem a validade de dois anos, prorrogável por igual período. A prova escrita será aplicada no dia 21/10/2018.

Outras informações podem ser obtidas no site do Conupe (www.upenet.com.br) no link Prefeitura do Município de Caetés, através do e-mail: [email protected] ou dos telefones: (81) 3033-7394 / 7397.