Campanha da Fraternidade debate a superação da violência
Por Nill Júnior
A Campanha da Fraternidade (CF) 2018 será lançada em uma cerimônia no auditório da sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF). O evento acontecerá às 10h, horário local.
Com o tema “Fraternidade e superação da violência” e lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8), a solenidade de lançamento da CF 2018 apresentará histórias de pessoas que lutam pela superação da violência. Um videodocumentário da CF, trabalho do padre Vilson Groh, e a mensagem do Papa Francisco para o período da Quaresma serão apresentados no dia do evento. Ao final da cerimônia de lançamento, a CNBB realizará uma coletiva de imprensa.
Sobre a importância do tema e da vivência dele por toda a sociedade, padre Luís Fernando da Silva, coordenador executivo das Campanhas da Fraternidade, afirmou que superar a violência em vista de uma cultura da paz exige o enfrentamento da realidade de exclusão. Segundo ele, sem a justiça social não haverá superação da violência.
Representantes das pastorais, organismos e da Arquidiocese de Brasília serão convidados para a abertura.
Blog do Carlos Britto A inclusão do projeto de Decreto Legislativo 005/18, de autoria do vereador Ronaldo Silva (PSDB) – concedendo o título de Cidadão Petrolinense ao ex-juiz e atual ministro da Justiça Sérgio Moro – na pauta de votação da Casa Plínio Amorim nesta terça-feira (18), tinha todos os ingredientes para deixar os ânimos […]
A inclusão do projeto de Decreto Legislativo 005/18, de autoria do vereador Ronaldo Silva (PSDB) – concedendo o título de Cidadão Petrolinense ao ex-juiz e atual ministro da Justiça Sérgio Moro – na pauta de votação da Casa Plínio Amorim nesta terça-feira (18), tinha todos os ingredientes para deixar os ânimos exaltados. Mas o que se viu hoje foi ainda pior.
Entre discursos dos vereadores favoráveis e contrários ao projeto, o autor da proposta passou do ponto ao defender o homenageado (alvo de graves denúncias enquanto comandou a Operação Lava Jato), o que causou inclusive um certo constrangimento em sua própria bancada. A primeira polêmica de Ronaldo foi em relação à vereadora Marielle Franco, assassinada a tiros no Rio de Janeiro (RJ), em 2018, juntamente com o motorista dela.
Ao justificar que esse crime foi amplamente repercutido no país, enquanto o assassinato do garoto Rhuan Maycon, de apenas 9 anos, que foi esquartejado pela própria mãe e a companheira dela, no início deste mês no Distrito Federal, não teve o mesmo destaque na mídia, Ronaldo ouviu de um cidadão no plenário a seguinte frase: “Marielle vive”. Imediatamente o vereador respondeu: “vive só se for no inferno”.
Mas Ronaldo não parou por aí. Dirigindo-se ao oposicionista Gilmar Santos (PT), um dos que votaram contra o projeto, o governista devolveu o comentário de Gilmar sobre o então maior nome do PSDB, Aécio Neves, quando se referiu ao hoje deputado federal como “Aécio cheira pó”. Segundo Ronaldo, o vereador petista seria conhecido na cidade como “Gilmar maconheiro”.
O governista, no entanto, tentou consertar a declaração ao justificar que “teria ouvido dizerem” isso de Gilmar. “Eu não estou afirmando”, alegou Ronaldo.
Resposta
Gilmar, porém, não se convenceu da justificativa e partiu para o revide. O oposicionista afirmou, para começar, que as divergências nos debates travados por ele com seus colegas de legislativo são no campo político, não no pessoal. “A gente debate projetos, não pessoas”.
O petista frisou também não ter medo de ataques a sua vida particular, principalmente quando vêm orientados por “difamação, calúnia, mau-caratismo e cretinismo político”. “É o desespero, a falta de argumento político que leva a essa baixaria, que não interessa à população de Petrolina”, desabafou.
Ele disse ainda que entre seus colegas Ronaldo é conhecido como “doido”, mas para Gilmar sua conduta não é de doido. “O comportamento do senhor é imoral, agride e rebaixa ainda mais esta Casa, inclusive quebrando o decoro. Assim como respeito a todos, eu exijo respeito”, complementou, acrescentando que tem uma vida de serviços prestados como professor à sociedade petrolinense. “Nunca ouvi nenhum aluno dizer que teve vergonha do meu trabalho. Pelo contrário, sou parabenizado e reconhecido todos os dias. E quero lembrar que quem me elegeu foi boa parte dos meus alunos e meus colegas professores”, arrematou.
Coube ao líder da bancada de situação, Aero Cruz (PSB), pedir desculpas a Gilmar pelo incidente. Na votação, a proposta acabou recebendo 16 votos a favor e três contra, além de serem registradas duas abstenções. Uma delas foi a do vereador Gabriel Menezes (PSL), o qual justificou que no momento em que pairam sérias denúncias sobre uma possível parcialidade de Moro durante a atuação da Lava Jato, não poderia votar favorável ao projeto de Ronaldo.
A Faculdade Vale do Pajeú compartilhou em suas redes sociais um momento vivenciado na manhã desta quarta-feira (17), quando seu Diretor Geral, Cleonildo Lopes, foi recebido pela governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra, em seu gabinete. O encontro teve como propósito a entrega do convite de inauguração da nova Unidade da Faculdade em João […]
A Faculdade Vale do Pajeú compartilhou em suas redes sociais um momento vivenciado na manhã desta quarta-feira (17), quando seu Diretor Geral, Cleonildo Lopes, foi recebido pela governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra, em seu gabinete.
O encontro teve como propósito a entrega do convite de inauguração da nova Unidade da Faculdade em João Alfredo. A governadora, ao receber o convite, reafirmou seus votos de sucesso para a instituição e expressou sua gratidão pela consideração.
Na ocasião, Raquel Lyra foi convidada a participar da inauguração, juntamente com a vice-governadora, Priscila Krause, e o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho. A diretora Executiva do grupo, Letícia Nogueira Chaves, representando a Faculdade Vale do Pajeú, também esteve presente no encontro.
O convite para a inauguração da nova unidade representa um marco importante para a instituição, consolidando seu compromisso com o desenvolvimento educacional e a expansão de oportunidades em João Alfredo e região.
A Prefeitura de Carnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está adotando um novo Sistema de Gestão Escolar, implantado pela empresa Portabilis Tecnologia, denominado i-Educar. O lançamento oficial do novo sistema aconteceu ontem, terça-feira(13-09), com o treinamento dos gestores, coordenadores pedagógicos, secretários escolares, agentes administrativos, entre outros. O i-Educar é um Sistema de Gerenciamento […]
A Prefeitura de Carnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está adotando um novo Sistema de Gestão Escolar, implantado pela empresa Portabilis Tecnologia, denominado i-Educar.
O lançamento oficial do novo sistema aconteceu ontem, terça-feira(13-09), com o treinamento dos gestores, coordenadores pedagógicos, secretários escolares, agentes administrativos, entre outros.
O i-Educar é um Sistema de Gerenciamento Escolar que permite total controle dos alunos m atriculados na rede municipal de educação, permitindo desde ações como transferências, remanejamentos, reclassificações, abandonos, ocorrências, lançamento de notas, faltas e ocorrências disciplinares, como também comunicação direta da unidade escolar com os “pais” de alunos, facilitando ainda mais à gestão escolar no acompanhamento do estudante.
O sistema é totalmente online e acessível de qualquer lugar com informações em tempo real e dados quantitativos e estatísticos atualizados de todos os processos escolares. Mais um ponto positivo para a gestão do Prefeito Anchieta Patriota.
Terminou nesta quinta-feira (1) a 185ª Festa do Senhor Bom Jesus dos Remédios de Afogados da Ingazeira. A procissão já é tida como a maior nos 185 anos de história da festa. A Concelebração Eucarística foi presidida pelo Bispo Diocesano dom Egídio Bisol. Veja fotos registradas pelo fotógrafo parceiro Cláudio Gomes:
Terminou nesta quinta-feira (1) a 185ª Festa do Senhor Bom Jesus dos Remédios de Afogados da Ingazeira. A procissão já é tida como a maior nos 185 anos de história da festa. A Concelebração Eucarística foi presidida pelo Bispo Diocesano dom Egídio Bisol.
Veja fotos registradas pelo fotógrafo parceiro Cláudio Gomes:
View this post on Instagram A ponte sobre o Rio Ipanema, localizada no quilômetro 84 da BR-316, em Santana do Ipanema, permanece interditada, sem previsão de liberação. A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta terça-feira (31). A ponte foi interditada na segunda (30), quando as águas do rio Ipanema e do riacho […]
A ponte sobre o Rio Ipanema, localizada no quilômetro 84 da BR-316, em Santana do Ipanema, permanece interditada, sem previsão de liberação. A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta terça-feira (31).
A ponte foi interditada na segunda (30), quando as águas do rio Ipanema e do riacho Camoxinga transbordaram, inundando a cidade e destruindo casas. As águas no Rio Ipanema são reflexo das chuvas em Pernambuco, em cidades como Arcoverde e região.
Uma equipe técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avalia as rachaduras que estão no sentido decrescente da ponte, para decidir se ela pode ser liberada para o tráfego.
A PRF recomenda que veículos de carga de grande dimensão (bitrens, tritrens, caminhões cegonha) evitem o trajeto, pois não conseguirão trafegar pelos desvios alternativos para o trânsito na região, que ficam dentro da cidade.
Você precisa fazer login para comentar.