Câmara de Vereadores de Solidão apresenta nova mesa Diretora para o Biênio 2025-2026
Por André Luis
Os vereadores eleitos no último pleito de 6 de outubro no município de Solidão já definiram a nova mesa diretora que coordenará os trabalhos legislativos para o biênio 2025-2026.
A chapa será formada pelos seguintes vereadores (as): Júnior de Luiz de Zuza – Presidente, Edileuza Godê – Vice-Presidente, Adriana de Lima – Primeira Secretária e Clemildo de Zé Nogueira como Segundo Secretário.
De acordo com os vereadores a chapa única tem consenso dos nove vereadores eleitos, além de contar com total apoio do atual Prefeito Djalma Alves e do futuro Prefeito Mayco da Farmácia.
A votação para a nova Mesa Diretora será realizada logo após a posse oficial, no dia 1º de janeiro. Na ocasião, tomarão posse os nove vereadores (eleitos e reeleitos), além do Prefeito Mayco e do vice-prefeito Antônio Bujão.
“A definição da nova Mesa Diretora é um momento estratégico para a Câmara de Solidão, pois marca o início de um novo ciclo legislativo. A composição da chapa liderada por mim reflete esforços para alinhar os dois poderes, para que possamos conduzir os trabalhos de maneira harmoniosa nos próximos dois anos. Além de manter o diálogo permanente com toda sociedade e o executivo para que possamos entregar políticas públicas eficientes para os solidanenses”, destacou Júnior de Luiz de Zuza, futuro presidente da câmara de vereadores de Solidão.
Para William Brigido, “é fundamental colocar um ponto final nessa história”. A falta de medicamentos na Farmácia de Pernambuco foi debatida em audiência pública promovida pela Comissão de Cidadania nesta quarta (15). A situação dos pacientes foi exposta em cartazes com pedido de socorro. Eles contam que alguns remédios estão fora de disponibilidade há mais […]
Audiência pública foi proposta por William Brigido, que declarou estudar a possibilidade de pedir a instalação de uma CPI sobre o tema. Foto: Roberto Soares
Para William Brigido, “é fundamental colocar um ponto final nessa história”.
A falta de medicamentos na Farmácia de Pernambuco foi debatida em audiência pública promovida pela Comissão de Cidadania nesta quarta (15). A situação dos pacientes foi exposta em cartazes com pedido de socorro. Eles contam que alguns remédios estão fora de disponibilidade há mais de um ano. Participantes também criticaram a ausência de representante da Secretaria Estadual de Saúde (SES) no encontro.
Presidente do colegiado, a deputada Jô Cavalcanti, do mandato coletivo Juntas (PSOL), registrou que “a população está desassistida e vivendo um drama”. Proponente da audiência, o deputado William Brigido (PRB) chegou a declarar que estuda a possibilidade de pedir a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI): “É fundamental colocar um ponto final nessa história”.
Entre os encaminhamentos, William Brigido citou o pedido de pronunciamento do MPPE e do Ministério Público Federal sobre incongruências de informações entre Governo Federal e Governo do Estado. Também lamentou a ausência da Secretaria de Saúde no debate. “Ontem à noite, os nomes de dois representantes foram confirmados e, mesmo assim, não compareceram. Parece que o tema não é importante para o Governo do Estado”, criticou.
Governador abriu agenda por Brejinho, Itapetim e São José do Egito Fotos de Marcelo Patriota, especial para o blog e Hélia Scheppa/PSB Brejinho, Itapetim e São José do Egito abriram agenda de Paulo Câmara no Pajeú. Duas grandes carreatas aconteceram nos primeiros municípios. Aliados de cidades que não estavam no roteiro mas que já receberam o […]
Governador abriu agenda por Brejinho, Itapetim e São José do Egito
Fotos de Marcelo Patriota, especial para o blog e Hélia Scheppa/PSB
Brejinho, Itapetim e São José do Egito abriram agenda de Paulo Câmara no Pajeú. Duas grandes carreatas aconteceram nos primeiros municípios. Aliados de cidades que não estavam no roteiro mas que já receberam o governador também participaram.
Paulo destacou o legado da Frente Popular de Pernambuco, ressaltando que essa história começou com os ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos. “Vamos honrar o que Miguel Arraes já fez, o que Eduardo Campos fez. É por isso que a gente vem hoje aqui reafirmar os compromissos de continuar a trabalhar”, cravou o líder socialista.
Ele disse ter enfrentado uma grande crise e destacou investimentos em ações hídricas e outras áreas, como educação e segurança.
Em Itapetim, o prefeito Adelmo Moura disse que vai trabalhar para dar a maior votação proporcional ao governador na cidade.
“Queria agradecer o que ele fez por Itapetim. Trouxe vários sistemas de abastecimento de água na zona rural, onde a gente beneficiou mais de 1.100 famílias, o esgotamento sanitário, uma obra de mais de R$ 10 milhões, com mais de 100 trabalhadores nessa obra, através da Compesa. O governador colocou a educação em primeiro lugar do País, fazendo com que muitos conheçam outros países para estudar através do Ganhe o Mundo”, falou Adelmo.
Em São José do Egito houve mais uma edição do Prosa Política, realizada na manhã deste sábado (15). Ao lado do prefeito Evandro Valadares (PSB), dos candidatos ao Senado Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos, o socialista foi recebido com na Loja Maçônica Esplendor do Pajeú.
O ato contou com a presença do poeta Antônio Marinho.
No ato, o prefeito Evandro Valadares destacou que a gestão fez parcerias com o município. “É uma honra receber o governador Paulo Câmara, que tanto fez por nossa terra e que sempre está presente. Este ato é um reconhecimento,”, cravou.
O ato ainda teve discursos dos candidatos ao Senado Humberto Costa e Jarbas Vasconcelos.
Houve a participação dos prefeitos de Sertânia, Ângelo Ferreira, de Iguaracy, Zeinha Torres, de Ingazeira, Lino Moraes, do vice-prefeito de Brejinho, Manoel da Carne, e de Itapetim, Junior Moreira, além dos ex-prefeitos de Tuparetama, Deva Pessoa, e Ingazeira, Luciano Torres, e Arquimedes.
O deputado federal Gonzaga Patriota e o candidato a estadual Aglaison Victor também participaram dos atos.
Além do primeiro debate com os candidatos à Prefeitura de Afogados da Ingazeira, na quinta-feira, dia 12, a semana será movimentada pela divulgação de duas pesquisas. Realizadas pelo blog em parceria com o Instituto Múltipla, elas aferem o cenário em Serra Talhada e Afogados da Ingazeira. Será o segundo levantamento em Afogados, já registrado sob […]
Além do primeiro debate com os candidatos à Prefeitura de Afogados da Ingazeira, na quinta-feira, dia 12, a semana será movimentada pela divulgação de duas pesquisas.
Realizadas pelo blog em parceria com o Instituto Múltipla, elas aferem o cenário em Serra Talhada e Afogados da Ingazeira.
Será o segundo levantamento em Afogados, já registrado sob o número PE 06892/2024. O de Serra Talhada é registrado hoje.
A ideia é divulgar os dois levantamentos no sábado, aqui no blog, em parceria com o PanoramaPE e a Cultura FM de Serra Talhada.
Havia uma possibilidade de realizar e divulgar as duas pesquisas semana passada, mas a ideia era descolar de outros levantamentos programados, como o do Opinião, divulgado com a corrida de Serra Talhada.
O anticlímax ficou por conta do cancelamento do debate da Cultura FM. A emissora alegou problemas técnicos e adiou o embate entre os postulantes à prefeitura da Capital do Xaxado.
No levantamento por região, o Moxotó gerou saldo de 183 vagas, Pajeú gerou 146, Sertão Central gerou 72, Sertão do Araripe gerou 55 e Sertão do São Francisco gerou 40 empregos. Por Juliana Lima O Sertão de Pernambuco registrou saldo de apenas 495 novos postos de trabalho em todas as 56 cidades da região no […]
No levantamento por região, o Moxotó gerou saldo de 183 vagas, Pajeú gerou 146, Sertão Central gerou 72, Sertão do Araripe gerou 55 e Sertão do São Francisco gerou 40 empregos.
Por Juliana Lima
O Sertão de Pernambuco registrou saldo de apenas 495 novos postos de trabalho em todas as 56 cidades da região no último mês de novembro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O principal destaque negativo é Petrolina, que fechou o mês com saldo negativo de -1.216 empregos.
No Sertão do Pajeú, o melhor resultado é de São José do Egito. A cidade registrou no período 81 admissões e 42 demissões, resultando em um saldo positivo de 39 empregos e variação relativa de 2,18%. O segundo melhor resultado da região é de Afogados da Ingazeira, com 71 admissões, 42 desligamentos, saldo de 29 empregos e variação relativa de 1,16%.
Brejinho ocupa o terceiro lugar com saldo positivo de 27 empregos, Carnaíba registrou 18, Tabira 14, Tuparetama 8, Itapetim 4, Triunfo 4, Flores 2 e Solidão 1. As cidades de Quixaba, Calumbi e Ingazeira apresentaram saldo zero no período, enquanto Iguaracy (-1), Santa Cruz da Baixa Verde (-2), Santa Terezinha (-5) e Serra Talhada (-9) fecharam o mês com saldo negativo.
No Sertão do Moxotó destaque para Arcoverde, que lidera com saldo de 97, seguida por Custódia, com 56 postos e Inajá 27. Manaria registrou apenas 2 vagas e Betânia 1. Ibimirim fechou com saldo negativo de -3 e Sertânia com -93.
No Sertão Central o melhor saldo é de Salgueiro, com 71 postos formais. Serrita gerou 1 emprego e as demais cidades fecharam com saldo negativo: Mirandiba (-1), Parnamirim (-1), Verdejante (-2), Cedro (-4) e São José do Belmonte (-15).
O Sertão de Itaparica perdeu 83 vagas e não gerou nenhuma no período: Itacuruba (0), Carnaubeira da Penha (-1), Jatobá (-2), Petrolândia (-9), Tacaratu (-16), Floresta (-22) e Belém do São Francisco (-33).
No Sertão do Araripe o melhor saldo é de Ouricuri, com 31 vagas. Araripina fechou o mês com saldo negativo de -1. No total a região registrou apenas 55 empregos: Bodocó (8), Ipubi (6), Exu (5), Santa Cruz (2), Trindade (2), Santa Filomena (1), Granito (0) e Moreilândia (0).
No Sertão do São Francisco o destaque é o resultado negativo de Petrolina, que fechou o mês com saldo de -1.216. Em outubro a cidade já havia apresentado saldo discreto, com saldo de apenas 481 empregos. Terra Nova apresentou o melhor resultado da região, com 30 vagas, seguida de Dormentes, com 10. As demais cidades tiveram saldo negativo: Orocó (-1), Afrânio (-9), Santa Maria da Boa Vista (-11), Cabrobó (-26), Lagoa Grande (-321 e Petrolina (-1.216).
Sertão do Moxotó
Arcoverde (97)
Custódia (56)
Inajá (27)
Manari (2)
Betânia (1)
Ibimirim (-3)
Sertânia (-93)
Sertão do Pajeú
São José do Egito (39)
Afogados da Ingazeira (29)
Brejinho (27)
Carnaíba (18)
Tabira (14)
Tuparetama (8)
Itapetim (4)
Triunfo (4)
Flores (2)
Solidão (1)
Quixaba (0)
Calumbi (0)
Ingazeira (0)
Iguaracy (-1)
Santa Cruz da Baixa Verde (-2)
Terezinha (-5)
Serra Talhada (-9)
Sertão Central
Salgueiro (71)
Serrita (1)
Mirandiba (-1)
Parnamirim (-1)
Verdejante (-2)
Cedro (-4)
São José do Belmonte (-15)
Sertão de Itaparica
Itacuruba (0)
Carnaubeira da Penha (-1)
Jatobá (-2)
Petrolândia (-9)
Tacaratu (-16)
Floresta (-22)
Belém do São Francisco (-33)
Sertão do Araripe
Ouricuri (31)
Bodocó (8)
Ipubi (6)
Exu (5)
Santa Cruz (2)
Trindade (2)
Santa Filomena (1)
Granito (0)
Moreilândia (0)
Araripina (-1)
Sertão do São Francisco
Terra Nova (30)
Dormentes (10)
Orocó (-1)
Afrânio (-9)
Santa Maria da Boa Vista (-11)
Cabrobó (-26)
Lagoa Grande (-321)
Petrolina (-1.216)
Ranking Geração de Empregos no Sertão (Novembro 2021)
As ruas contempladas com a pavimentação asfáltica em Itapetim, começam a receber a sinalização horizontal. Além da melhoria na mobilidade urbana com a implementação do asfalto, a sinalização traz segurança para os motoristas e pedestres. Foram asfaltadas as ruas Padre José Guerel (da ponte de Otácio até a saída para São Vicente), José Correia, Luiz […]
As ruas contempladas com a pavimentação asfáltica em Itapetim, começam a receber a sinalização horizontal.
Além da melhoria na mobilidade urbana com a implementação do asfalto, a sinalização traz segurança para os motoristas e pedestres.
Foram asfaltadas as ruas Padre José Guerel (da ponte de Otácio até a saída para São Vicente), José Correia, Luiz Soares, Francisco Santos, Serafim Piancó, Pedro Batista, Juvino Leite, Antônio Félix, Pedro Pereira do Nascimento, 29 de Dezembro e Leocardio Rocha.
Você precisa fazer login para comentar.