Depois de autorizada na última sexta-feira, dia 18 de março, com a presença do Governador Paulo Câmara, do Deputado Federal Sebastião Oliveira, do Deputado Estadual Rogério Leão e de Danilo Cabral, a prefeitura iniciou o calçamento da área da Casinhas, na Cohab.
O prefeito tem comemorado as parcerias no município. Da recente agenda com Paulo Câmara, Rogério Leão e Sebastião Oliveira, foi anunciada a chegada de uma patrol, duas ambulâncias e a entrega do terminal rodoviário requalificado.
Em outubro do ano passado, recebeu a garantia de Paulo Câmara de que vai executar a PE 357, que liga seu município à BR 232. Uma ponte determinante para a ligação já havia sido feita no governo Eduardo Campos.
Foto: Cláudio Gomes Na madrugada desta quinta-feira (20), faleceu, aos 77 anos, Maria do Socorro Silva Albuquerque, conhecida por dona Socorro do Leite, mãe de Tito Barbosa, funcionário da Rádio Pajeú. Dona Socorro estava internada há quase dois meses no Hospital Regional Emília Câmara, após sofrer um AVC. Nesses últimos meses, travou uma batalha em […]
Na madrugada desta quinta-feira (20), faleceu, aos 77 anos, Maria do Socorro Silva Albuquerque, conhecida por dona Socorro do Leite, mãe de Tito Barbosa, funcionário da Rádio Pajeú.
Dona Socorro estava internada há quase dois meses no Hospital Regional Emília Câmara, após sofrer um AVC.
Nesses últimos meses, travou uma batalha em luta pela vida e passou mais de 30 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O corpo estar sendo velado na Casa de Velório do Plafan, ao lado do cemitério São Judas Tadeu. O sepultamento será nesta quinta-feira, às 16h30, no cemitério Parque da Saudade.
Dona Socorro foi casada com Abílio Barbosa (in memoriam) e teve cinco filhos: Tito Barbosa, Leila Albuquerque, Alberes Silva, Cláudia Albuquerque (in memoriam) e Abílio (in memoriam). As informações são do Blog Alyson Nascimento.
De 8 de janeiro de 2023 Dos parlamentares bolsonaristas, a Deputada Federal Clarissa Tércio e o Estadual Júnior Tércio foram os únicos que replicaram imagens dos atos golpistas em Brasília. Ambos postaram imagens da invasão ao Congresso Nacional, sem nenhum questionamento. Ao contrário, postaram seus endereços na rede, em nítido apoio aos atos. Foram os […]
Dos parlamentares bolsonaristas, a Deputada Federal Clarissa Tércio e o Estadual Júnior Tércio foram os únicos que replicaram imagens dos atos golpistas em Brasília.
Ambos postaram imagens da invasão ao Congresso Nacional, sem nenhum questionamento. Ao contrário, postaram seus endereços na rede, em nítido apoio aos atos.
Foram os únicos a demonstrar óbvio apoio aos atos, contra a maioria da classe política pernambucana, que condenou. Outros poucos silenciaram.
O Coronel Meira, Deputado Estadual, não se manifestou contrário ou favorável. Como quem notícia, usou uma tarja de “Urgente” e postou em destaque “Manifestantes invadem o Congresso e o STF”, sem fazer comentários. Entretanto, apoiadores postaram apoio aos atos.
Já o Coronel Feitosa replicou o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro condenando os atos, mas os comparando às manifestações de 2013 e 2017, se eximindo de participação nos atos.
A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou, nesta segunda-feira (9), por 34 votos favoráveis, a indicação do médico veterinário Moshe Dayan Fernandes de Carvalho para a presidência da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro). A indicação foi feita pela governadora Raquel Lyra e já havia sido aprovada por unanimidade em sabatina na Comissão […]
A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou, nesta segunda-feira (9), por 34 votos favoráveis, a indicação do médico veterinário Moshe Dayan Fernandes de Carvalho para a presidência da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro).
A indicação foi feita pela governadora Raquel Lyra e já havia sido aprovada por unanimidade em sabatina na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) no dia 13 de maio.
Moshe assume o cargo no momento em que o estado recebeu a certificação de zona livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). O novo presidente da Adagro terá entre os principais desafios a intensificação das ações de fiscalização e vigilância sanitária animal, especialmente diante da ameaça da gripe aviária. De acordo com a agência, não há, até o momento, registro de casos suspeitos da doença em Pernambuco.
Durante sua sabatina na CCLJ, o veterinário afirmou que o enfrentamento da gripe aviária exigirá mobilização institucional: “O momento é difícil devido à iminência da gripe aviária, mas é um desafio que a gente tem que assumir com a ajuda de todos: do funcionário da Adagro, do servidor. Mas também com o apoio dos parceiros, como o Ministério da Agricultura e Pecuária, a Associação Avícola de Pernambuco, a Secretaria de Agricultura, o IPA e demais órgãos, para que possamos estar preparados para enfrentar esse momento de dificuldade”.
Segundo o Projeto de Resolução nº 2905/2025, Moshe Dayan tem atuação no setor agropecuário nas áreas de produção, gestão e políticas públicas. É produtor de leite, pecuarista e especialista em laticínios. Atuou como consultor no segmento de leite e derivados e foi secretário de Agricultura do município de Pedra entre 2021 e 2022. Desde 2023, exerce a função de assessor parlamentar com foco no agronegócio no gabinete da deputada estadual Débora Almeida.
Fotos: Tito Barbosa O padre Antonio Maria encantou com simpatia e seus grandes sucessos no primeiro aniversário da Devoção dos filhos do Pai Eterno, ontem, na Praça Arruda Câmara, em Afogados da Ingazeira. A programação encerrou a programação organizada pela Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios, em um tríduo festivo organizado pelo Padre Gilvan […]
O padre Antonio Maria encantou com simpatia e seus grandes sucessos no primeiro aniversário da Devoção dos filhos do Pai Eterno, ontem, na Praça Arruda Câmara, em Afogados da Ingazeira. A programação encerrou a programação organizada pela Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios, em um tríduo festivo organizado pelo Padre Gilvan Bezerra e pelo Conselho Pastoral Paroquial.
O padre se apresentou após a celebração de encerramento da programação. Segundo o Padre Gilvan Bezerra em sua homilia, não era objetivo inicial trazer a Afogados o encontro semanal do grupo de devotos, mas diz que por vontade de Deus houve a oportunidade de que o projeto tivesse início. O grupo tem crescido e, segundo o sacerdote, a perspectiva é de que cada vez mais fiéis se incorporem aos encontros, que ocorrem todas as terças-feiras. Os padres Aldo Guedes e José de Anchieta também acompanharam a programação.
Na apresentação, Padre Antonio Maria começou por “Emoções”, de Roberto Carlos, levando os fiéis ao êxtase. Claro, não faltaram outros sucessos da fé como “Sonda-me”, “Cura Senhor”, “Mãe Pelegrina” e outros.
O padre de 72 anos mostrou disposição e foi muito simpático com os fiéis. Falando à Rádio Pajeú, ele disse que, apesar do cansaço do trajeto até Afogados, foi recompensado pelo envolvimento do público. A programação ainda teve no domingo show religioso com Ana Lúcia, da comunidade Canção Nova.
Por André Luis Em uma reflexão sobre os desafios enfrentados na área da saúde, ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, a secretária de Saúde de Carnaíba, Alessandra Noé, abordou na última segunda-feira (13) o impacto das perdas no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e os desafios que isso impõe […]
Em uma reflexão sobre os desafios enfrentados na área da saúde, ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, a secretária de Saúde de Carnaíba, Alessandra Noé, abordou na última segunda-feira (13) o impacto das perdas no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e os desafios que isso impõe aos serviços de saúde no município.
Alessandra Noé destacou a delicadeza da situação, ressaltando a importância dos recursos para a manutenção efetiva dos serviços de saúde. Ela abordou a cultura hospitalocêntrica e medicamentosa ainda presente na comunidade, enfatizando a necessidade de promover a prevenção e mudanças nos estilos de vida.
“Não se faz saúde sem recursos, principalmente quando a gente vem de uma cultura bem hospitalocêntrica e medicamentosa. Ainda estamos lutando para que a cultura de prevenção e promoção consiga atingir mais a população. Nosso grande desafio é lidar com o impacto financeiro, mantendo uma cultura de uso exacerbado de medicação”, afirmou Alessandra Noé.
Ela ressaltou a preocupação com a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que tem impacto direto nas despesas com medicamentos, transporte fora do domicílio (TFD) e outros serviços essenciais. Alessandra explicou que, para manter a cultura hospitalocêntrica, Carnaíba recebe pouco mais de 9 mil reais do Ministério da Saúde, enquanto a despesa mensal com medicamentos chega a cerca de 80 mil reais.
“O impacto é muito grande quando temos serviços que dependem, até exclusivamente, do recurso próprio. Isso é muito preocupante para municípios pequenos como o nosso”, destacou a secretária.
Alessandra Noé também abordou a dificuldade de custear serviços de média complexidade, como o hospital municipal, o centro de reabilitação, e o SAMU, que recebem valores muito abaixo das despesas mensais.
A secretária de Saúde mencionou ainda a intenção de implementar serviços de telemedicina em Carnaíba, seguindo o exemplo de Afogados da Ingazeira, que recentemente inaugurou um Centro de Telemedicina. Ela destacou a importância dessa inovação para aumentar o acesso da população aos serviços de saúde, ressaltando a busca por parcerias e recursos para concretizar essa iniciativa.
Diante dos desafios enfrentados, Alessandra Noé enfatizou a importância da inovação e da busca por alternativas para garantir um melhor atendimento à população de Carnaíba, reafirmando o compromisso com o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no município.
Você precisa fazer login para comentar.