Após um período em silêncio, o pré-candidato a deputado estadual, Breno Araújo, esposo da prefeita Márcia Conrado, conquistou o apoio do prefeito de São José do Belmonte, Sertão Central, Vinícius Marques. Por tabela, o apoio vai ‘minar’ o desempenho do deputado Luciano Duque, que teve cerca de 4 mil votos no município.
A adesão foi bastante comemorada entre os governistas de Serra Talhada, e causou um efeito surpresa em tantos outros, uma vez que a meta é derrotar Luciano Duque numa das suas principais bases.
A reportagem do Farol apurou que no mês passado, Marques reuniu seu grupo político assegurando que o seu candidato seria o que o prefeito do Recife, João Campos, indicasse. Então a prefeita Márcia entrou em campo e cravou o apoio ao marido.
Mas a presença de Breno Araújo como pré-candidato em Belmonte não é consenso e deve causar racha. Os ex-prefeitos Romonilson Mariano e Marcelo Pereira, devem apoiar Luciano Duque. Além do ex-vice-prefeito Antonio de Alberto.
O ato que selou o apoio de Vinícius Campos, foi durante o Festival Viva Ariano, onde Breno Araújo foi convidado para atuar como jurado. A disputa na terra da Pedra do Reino promete esquentar até o final do ano.
Como é natural, a pesquisa blog/Múltipla parou Serra Talhada na manhã e tarde deste sábado. Todos queriam saber como largaram os candidatos na corrida à Capital do Xaxado. A pesquisa estimulada mostrou Márcia Conrado com 43%, contra 19% de Victor Oliveira, 11% de Socorro Brito e 9% de Marquinhos Dantas. Na análise, destacou que Socorro Brito […]
Como é natural, a pesquisa blog/Múltipla parou Serra Talhada na manhã e tarde deste sábado. Todos queriam saber como largaram os candidatos na corrida à Capital do Xaxado.
A pesquisa estimulada mostrou Márcia Conrado com 43%, contra 19% de Victor Oliveira, 11% de Socorro Brito e 9% de Marquinhos Dantas.
Na análise, destacou que Socorro Brito com apenas duas semanas de campanha já largou com 11% e que Victor, com recall da última eleição teve bom desempenho, assim como Marquinhos Dantas. Com bom tempo de exposição, nome lançado primeiro e apoio de Luciano Duque, Márcia largou bem com 43%.
O número de identificação da pesquisa é o PE-09807/2020. O período de realização da coleta – dias 08 e 09/09/2020. A margem de erro, de 5,7% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Foram entrevistadas 300 pessoas.
Nome da entidade que realizou a pesquisa: Maria Edna de B C Falabella & CIA LTDA – nome de fantasia: Instituto de pesquisa Múltipla. Nome do contratante: Maria Edna de B C Falabella & CIA LTDA – nome de fantasia: Instituto de pesquisa Múltipla.
A divulgação da pesquisa na Cultura FM repercute até hoje em todos os veículos de imprensa e gerou várias leituras. É o assunto mais comentado do fim de semana na Capital do Xaxado.
Como sempre ocorre desde o início dos levantamentos, quem estava na frente comemorou e quem estava atrás, mesmo que internamente faça uma leitura sensata e use os dados para planejamento e estratégia de crescimento, tentou confundir para satisfazer a militância. Normal.
Márcia Conrado (PT) e Marquinhos Dantas (PRTB) se mostraram os mais satisfeitos com os números.
Victor Oliveira (PL) tentou gerar dúvidas sobre sua contratação e disse que pesquisas causam confusão na opinião pública. Normal do jogo.
A decisão pela pesquisa da largada eleitoral em Serra Talhada foi por mero interesse jornalístico e de audiência, tomada dia 4/9. Os custos, assumidos pela parceria Blog/Múltipla. O Blog poderia divulgar na sexta, mas definiu o sábado para mobilizar audiência na Revista da Cultura.
Já Socorro Brito (AVANTE) disse ao Farol de Notícias que o Múltipla havia errado o resultado em 2016, também no seu papel e direito. Mas não é uma verdade absoluta. Pelo contrário.
Em 2016, o Múltipla acertou a vitória de Luciano Duque, mas não fez nenhum levantamento às vésperas da eleição. O último levantamento foi feito uma semana antes do dia do pleito . Ou seja, a pesquisa indicou o retrato do momento, inclusive com a margem de erro.
À época, era sabido, a vitória de Duque era tão confortável que houve um relaxamento típico do já ganhou. Em resumo, no dia da pesquisa, considerando a margem de erro, o Instituto acertou assim como nos demais levantamentos.
Em 2012, por exemplo, cravou a vitória de Luciano Duque sobre Sebastião Oliveira. Acertou todos os levantamentos às vésperas da eleição nas cidades escolhidas até hoje, desde o início da parceria.
Interessante é que outros institutos davam a mesma margem, mas por conveniência, não são lembrados.
Em parceria com o Instituto de Pesquisas Científicas de Pernambucano (IPEC), de Arcoverde, o próprio Farol de Notícias divulgou em 21 de setembro, cinco dias apenas de diferença do levantamento do Múltipla: no cenário estimulado – quando os nomes dos postulantes são apresentados aos entrevistados – o candidato à reeleição Luciano Duque, do PT, tem 56% das intenções de voto contra 30% do candidato Victor Oliveira, do PR. Em terceiro lugar, Otoni Cantarelli, do PCdoB, soma 3%. Brancos e nulos são 7%. Não sabem ou não responderam são 4%.
Assim, fica evidente que a leitura feita por Socorro, que tem em tese potencial de crescimento por conta do alinhamento de palanque e número de lideranças, unindo Carlos Evandro e Sebastião Oliveira, dentre outros nomes, é parte do discurso que tem e deve usar para manter atenta e aguerrida sua base.
Curioso é que na fala, ela também comemora os números. “Minha candidatura foi decidida há quinze dias , eu comecei uma pré campanha fez oito dias na sexta-feira. Então, se eu já apareço com 11% se somar, ela tem 43%. Isso significa dizer que mais de 50% da população desaprova esse governo e essa candidatura dela”.
No mais, todos costumam trabalhar com pesquisas internas. Ninguém registra os levantamentos que tem justamente para não evidenciar forças ou fragilidades. O Blog divulgaria todos como divulgará os que forem feitos por outros institutos e veículos, pelo mesmo critério de audiência e interesse jornalístico.
Da mesma forma, mantém sua disposição e determinação de fazer jornalismo independente, sem amarras a Márcia, Socorro, Victor ou Marquinhos. Faz jornalismo para o leitor e ouvinte no caso das radios que ocupa, ouvindo e respeitando a todos.
Segue o jogo. Tudo normal no Reino da Politicolândia…
Poucos tem, alguns já tiveram e muitos nunca viram. Estas raridades são os primeiros livros do Poeta e Patrimônio Vivo de Pernambuco, Dedé Monteiro. O primeiro, Retalhos do Pajeú, foi lançado em 1984, e o segundo, Mais um baú de retalhos, em 1995. Agora eles voltam de cara nova, juntinhos, num box chamado de Coleção […]
Poucos tem, alguns já tiveram e muitos nunca viram. Estas raridades são os primeiros livros do Poeta e Patrimônio Vivo de Pernambuco, Dedé Monteiro.
O primeiro, Retalhos do Pajeú, foi lançado em 1984, e o segundo, Mais um baú de retalhos, em 1995. Agora eles voltam de cara nova, juntinhos, num box chamado de Coleção Dedé Monteiro.
“Fizemos uma releitura das obras e estamos levando de volta ao público a essência da Poesia de Dedé Monteiro em seus primeiros trabalhos”, explica o produtor cultural e idealizador do projeto, William Tenório.
A primeira oportunidade de adquirir os livros é no dia 13 de abril, numa noite de autógrafos e de apresentações artísticas, no Cine São José, em Afogados da Ingazeira.
“Fui cobrado por muito tempo e por muita gente para relançar estes livros, mas faltava encontrar um caminho. Agora achamos e eu me sinto presenteado e presenteando também quem tanto esperou por isto”, declara Dedé Monteiro.
A reedição dos livros é resultado de um projeto contemplado pelo Funcultura, o Fundo de Incentivo à Cultura do Estado de Pernambuco.
Serviço:
O quê? Lançamento dos livros Retalhos do Pajeú e Mais um baú de retalhos, de Dedé Monteiro
O mês de agosto foi muito positivo para o Sicoob Pernambuco. No dia 19 houve a reinauguração da agência em Caruaru. O novo endereço fica na Avenida Agamenon Magalhães, nº 706, Bairro Maurício de Nassau. O novo espaço foi pensado para oferecer ainda mais conforto, comodidade e um atendimento de excelência para os cooperados. Sicoob […]
O mês de agosto foi muito positivo para o Sicoob Pernambuco. No dia 19 houve a reinauguração da agência em Caruaru.
O novo endereço fica na Avenida Agamenon Magalhães, nº 706, Bairro Maurício de Nassau.
O novo espaço foi pensado para oferecer ainda mais conforto, comodidade e um atendimento de excelência para os cooperados.
Sicoob Pernambuco na 45ª Expo Surubim
No último dia 21, o Sicoob marcou presença na tradicional Exposição de Animais, Edição Dorgival Leal, em Surubim, a feira mais antiga do interior pernambucano.
Durante o evento, a cooperativa destacou sua atuação no agronegócio, oferecendo soluções financeiras que apoiam os produtores da região, reforçando o compromisso do Sicoob com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da economia local.
Sicoob Pernambuco na 10ª Expo Prata 2024
De 22 a 25 de agosto, o Sicoob participou da Expo Prata, um evento que celebrou o agronegócio regional com uma premiação total de R$ 85 mil.
A cooperativa esteve presente para apoiar criadores e produtores, reafirmando o compromisso com o setor, oferecendo suporte financeiro e impulsionando o desenvolvimento econômico das comunidades locais.
Valor é o mesmo cuja suplementação foi negada por Evandro Valadares. João queria usar para pagar servidores e vereadores A juiza plantonista Daniela Rocha Gomes atendeu a prefeitura de São José do Egito e, através de liminar, suspendeu os efeitos do decreto legislativo nº 004/2022. Ainda da execução de orçamento suplementado a partir do mês […]
Valor é o mesmo cuja suplementação foi negada por Evandro Valadares. João queria usar para pagar servidores e vereadores
A juiza plantonista Daniela Rocha Gomes atendeu a prefeitura de São José do Egito e, através de liminar, suspendeu os efeitos do decreto legislativo nº 004/2022.
Ainda da execução de orçamento suplementado a partir do mês de outubro a dezembro de 2022, no montante de R$ 537.505,77 (quinhentos e trinta e sete mil, quinhentos e cinco reais e setenta e sete centavos).
O decreto legislativo foi a forma encontrada pela gestão João de Maria para pagar servidores e vereadores.
“Chegou ao gabinete do Prefeito Constitucional do Município de São José do Egito-PE o ofício nº. 0173/2022, oriundo da Câmara de Vereadores deste município, assinado pelo Primeiro Secretário daquela Casa Legislativa”.
O ofício encaminhava à municipalidade o Projeto de Decreto Legislativo nº. 004/2022 que remaneja dotações orçamentárias e dá outras providências, aprovado pela Casa Legislativa na 3ª Sessão Extraordinária do segundo período legislativo, realizada no dia 26 de dezembro de 2022.
“Acontece que aos 5 de setembro de 2022, Excelentíssimo Prefeito Constitucional do Município já havia assinado o Decreto Orçamentário nº. 012/2022 autorizando a abertura de credito adicional suplementar para a Câmara de Vereadores, tal como solicitado pelo Excelentíssimo Sr. Presidente da Egrégia Câmara de Vereadores, através do ofício nº. 137/2022”.
Diz o município, apressando-se em conseguir uma solução para o impasse (leia-se justificar o aumento dos gastos), a Presidência da Câmara apresenta ao município, como se disse acima, o Projeto de Decreto Legislativo nº. 004/2022, promovendo auto suplementação do próprio orçamento.
“Salta aos olhos o interesse da Presidência da Câmara de Vereadores: torrar rapidamente o saldo remanescente em seu caixa para não ter que devolver recursos ao município, ainda que o faça em grave afronta à legalidade.”
Diante disso, se faz medida de imperiosa justiça socorrer-se do Poder Judiciário para anular o ato administrativo eivado de vícios.
“Quanto ao perigo na demora, entendo que este também restou caracterizado, haja vista que nesta segundafeira o atual presidente deixará o cargo para que outro presidente assuma, bem como é de se reconhecer que com a término do ano de 2022, automaticamente haverá a mudança também do ano de exercício financeiro de 2022, portanto, perdendo-se o objeto da presente ação por completo, ocasionando dano irreparável a coletividade do município de São José do Egito”, disse a magistrada.
“Por outro lado, analiso que não há perigo inverso, pois, caso a presente ação seja julgada improcedente, não haverá prejuízo para a Câmara de Vereadores, pois o valor continuará nos cofres da Câmara Municipal até o provimento final”, conclui.
Assim, deferiu a liminar, para que sejam suspensos, de imediato, os efeitos do decreto legislativo nº 004/2022, bem como da execução de orçamento suplementado a partir do mês de outubro a dezembro de 2022, no montante de R$ 537.505,77 (quinhentos e trinta e sete mil, quinhentos e cinco reais e setenta e sete centavos).
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que nesta sexta-feira (19) foram registrados 4 casos novos para a Covid-19 e mais 1 óbito. Os novos casos são de 1 paciente do sexo feminino, com idade de 17 anos e 3 pacientes do sexo masculino, com idades de 22, 30 e 45 anos. A mulher é […]
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que nesta sexta-feira (19) foram registrados 4 casos novos para a Covid-19 e mais 1 óbito.
Os novos casos são de 1 paciente do sexo feminino, com idade de 17 anos e 3 pacientes do sexo masculino, com idades de 22, 30 e 45 anos. A mulher é caixa, já os homens são: um sem informação, um estudante (rede pública) e um desempregado.
Hoje não temos novos casos em investigação; e 38 pacientes apresentaram resultados negativos para a Covid – 19.
Óbito – Paciente do sexo feminino, 35 anos, apresentava problemas psiquiátricos e hipertensão. Faleceu no Hospital Regional Emília Câmara, no dia 16/03, e a SES confirmou diagnóstico para COVID hoje.
Hoje, 11 pacientes apresentaram cura após avaliação clínica e Epidemiológica. O município atingiu a marca de 2.974 pessoas (92,99%) recuperadas para covid-19. Atualmente, 188 casos estão ativos.
Afogados atingiu a marca de 13.043 pessoas testadas para covid-19, o que representa 35% da nossa população.
Casos leves x SRAG/covid- 19 – Leves (3.106 casos), 97,12% e Graves (92 casos), 2,88%.
Você precisa fazer login para comentar.