Notícias

Brasil sob ataque

Por Nill Júnior

Por Jamil Chade – colunista do Uol

O governo dos EUA, com sua base de extrema direita e aliado ao movimento ultraconservador no mundo, decidiu que causar uma profunda instabilidade política no Brasil é uma prioridade estratégica.

Não implementou tarifas. Mas sanções.

Não aplicou vetos individuais contra juízes. Fez um ataque às instituições de um país.

O governo brasileiro já sinalizou que não negocia sua soberania. Mas reconhecer a gravidade dos atos é necessário, inclusive para que haja uma compreensão de quem está de que lado nessa história.

Por anos, a extrema direita mundial construiu e costurou uma aliança com o objetivo de chegar ao poder pelo mundo. A meta é a de desconstruir a ordem internacional, os parâmetros civilizatórios e, em seu lugar, erguer um mundo à sua imagem e semelhança.

Ganharam, na posse de Donald Trump, a arma que precisavam. A Casa Branca passou a desvirtuar leis nacionais para usar contra estrangeiros, assumiu e repetiu narrativas mentirosas e acolheu os movimentos ultranacionalistas que flertam com o neofascismo.

O Brasil passou a ser o campo de provas dessa ofensiva pelo desmonte de um mundo que, para esses grupos, é um obstáculo. Não se trata aqui de defender ou não Lula. De simpatizar ou não com Alexandre de Moraes.

O que está em jogo é a capacidade de a jovem democracia do país sobreviver a um ataque externo e que conta com a ajuda de seus capachos “patriotas”.

Reduzir o desafio que o Brasil enfrenta hoje como uma questão tarifária é uma ilusão. Imaginar que memes vão ser suficientes é ingênuo.

Hoje, o país está sob ataque. O teste é ambicioso: descobrir se uma democracia da dimensão de um país de 200 milhões de pessoas resiste à ofensiva radical da extrema direita globalizada e seu arsenal.

Outras Notícias

Berg Gomes destaca agenda no Recife

O prefeito eleito de Carnaíba, Berg Gomes, cumpre agenda na manhã desta segunda-feira (2) em Recife. Na ocasião, esteve com o prefeito da capital pernambucana, João Campos. Durante o encontro, os gestores trocaram ideias e experiências relacionadas à administração pública, com foco no planejamento do futuro mandato em Carnaíba. Na mesma ocasião, Wamberg também dialogou […]

O prefeito eleito de Carnaíba, Berg Gomes, cumpre agenda na manhã desta segunda-feira (2) em Recife.

Na ocasião, esteve com o prefeito da capital pernambucana, João Campos. Durante o encontro, os gestores trocaram ideias e experiências relacionadas à administração pública, com foco no planejamento do futuro mandato em Carnaíba.

Na mesma ocasião, Wamberg também dialogou com o deputado estadual Diogo Moraes. Entre as ações destacadas, está a recente confirmação de uma emenda parlamentar destinada à área da saúde de Carnaíba, prevista para o próximo ano, quando Wamberg assumirá oficialmente a gestão municipal.

Wamberg Gomes está participando de um encontro promovido pela governadora Raquel Lyra, que reúne prefeitos eleitos e reeleitos de todo o estado. O evento, realizado no Recife Expo Center, no Cais de Santa Rita, tem como objetivo fomentar o diálogo entre o governo estadual e os 184 municípios pernambucanos, discutindo projetos e ações conjuntas para os próximos anos.

Mãe e filho sertanejos tem bagagem extraviada em viagem pela Progresso

Todo cuidado com sua bagagem em viagens intermunicipais. O estudante Victor Douglas Veras Ribeiro e sua mãe, Ivoneide Veras, compraram um bilhete de Afogados da Ingazeira para Recife no dia 18 de janeiro, no horário das 13h15. Uma das malas de Victor continha livros que ele usaria nos estudos na capital pernambucana. O drama começou […]

Todo cuidado com sua bagagem em viagens intermunicipais. O estudante Victor Douglas Veras Ribeiro e sua mãe, Ivoneide Veras, compraram um bilhete de Afogados da Ingazeira para Recife no dia 18 de janeiro, no horário das 13h15.

Uma das malas de Victor continha livros que ele usaria nos estudos na capital pernambucana.

O drama começou na parada no Derby. Lá foram entregar o comprovante numerado da bagagem. “O motorista foi logo rasgando o papel e depois é que foi procurar a bagagem. Foi quando não encontrou. Ficamos muito preocupados. Ele nos orientou a ir para a sede da empresa fazer um registro de ocorrência”.

No boletim feito na empresa, alegaram que o motorista Severino Almeida entregou a bagagem sem verificar a terceiros e na hora que recebeu o ticked para pegar a bagagem de Victor o rasgou, dando destino desconhecido e não encontrando a bagagem. A empresa não manteve novo contato com as vítimas.

Ivoneide informou ao blog que acionará a Progresso na justiça por danos materiais e pelo dano moral. “Espero que ninguém passe pelo que a gente passou. Nos causou um constrangimento e prejuízo muito grandes”, diz revoltada.

‘Ex-prefeitos devem voltar ao jogo em 2028’, projeta Itamar França

O tabuleiro político para as próximas eleições municipais já começou a ser desenhado no Sertão do Pajeú. Durante o Debate das Dez na Rádio Pajeú, nesta terça-feira (27), o blogueiro Itamar França trouxe à tona nomes de peso que, embora atualmente fora do comando das prefeituras, devem protagonizar o pleito de 2028. Para França, o […]

O tabuleiro político para as próximas eleições municipais já começou a ser desenhado no Sertão do Pajeú. Durante o Debate das Dez na Rádio Pajeú, nesta terça-feira (27), o blogueiro Itamar França trouxe à tona nomes de peso que, embora atualmente fora do comando das prefeituras, devem protagonizar o pleito de 2028.

Para França, o movimento de retorno de lideranças tradicionais é uma tendência clara na região. Ele destacou nomes que já sinalizam articulações para retomar o poder em seus respectivos redutos:

  • Tuparetama: Sávio Torres surge como nome natural para a disputa.
  • Iguaracy: Zeinha Torres, que encerrou seu ciclo atual, já é apontado como peça central para o retorno em 2028.
  • Carnaíba: Anchieta Patriota, uma das maiores lideranças da região, permanece no radar como força influente para os próximos embates.

“Nomes e articulações já surgem em várias cidades. O próximo pleito estadual servirá como termômetro para esses projetos locais”, afirmou Itamar, referindo-se à eleição de 2026 como o grande balizador para o retorno desses ex-gestores.

Além do retorno dos “caciques”, Itamar mencionou estratégias de continuidade familiar, como em Flores, onde os bastidores apontam que o prefeito Marconi Santana pode lançar sua esposa para garantir a manutenção do grupo político.

A análise reforça que, no Pajeú, o jogo político não tem intervalos e a disputa de 2026 entre João Campos e Raquel Lyra será o combustível necessário para definir quais ex-prefeitos chegarão com mais fôlego para reconquistar suas bases em 2028.

Anunciada criação de guarda municipal em Carnaíba

O prefeito de Carnaíba Anchieta Patriota (PSB), anunciou nesta quinta um Projeto de Lei (PL) para a criação de uma Guarda Municipal no município. Foi durante evento realizado pela Prefeitura de Carnaíba para debater segurança pública,l. De acordo com o gestor, o PL será enviado já nessa sexta-feira (08/04) à Câmara de Vereadores. A promessa é […]

Foto: Aryel Aquino

O prefeito de Carnaíba Anchieta Patriota (PSB), anunciou nesta quinta um Projeto de Lei (PL) para a criação de uma Guarda Municipal no município. Foi durante evento realizado pela Prefeitura de Carnaíba para debater segurança pública,l.

De acordo com o gestor, o PL será enviado já nessa sexta-feira (08/04) à Câmara de Vereadores.

A promessa é de uma guarda com sete homens, duas motos e um carro, veículos que serão adquiridos com recursos próprios do município, segundo Patriota.

“A Guarda Municipal de Carnaíba será importante, pois em parceria com as policiais militar e civil, irá contribuir com a segurança na nossa cidade”, destacou o prefeito.

O evento contou com a presença de comerciantes do Núcleo de Dirigentes Lojistas e do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Afogados da Ingazeira, Glauco Queiroz.

Ainda participaram o Capitão Vieira, do 23º BPM, do Delegado Guilherme Silva, titular do município, além do vice-prefeito, Júnior de Mocinha (PSB), mais os vereadores Everaldo Patriota (PSB) e Victor Patriota (PSB).

Tabira, SJE, Ingazeira e Tuparetama abrem Super Debates

Programas serão transmitidos pelas rádios Pajeú e Cidade FM, além das redes sociais Começa nesta terça (3) a série “O Grande Debate”, com candidatos a prefeito de oito cidades da região. A série vai ao ar sempre às 10h. Com o fim da campanha de rua decretado pelo TRE, os debates ganharam ainda mais protagonismo […]

Programas serão transmitidos pelas rádios Pajeú e Cidade FM, além das redes sociais

Começa nesta terça (3) a série “O Grande Debate”, com candidatos a prefeito de oito cidades da região. A série vai ao ar sempre às 10h.

Com o fim da campanha de rua decretado pelo TRE, os debates ganharam ainda mais protagonismo na luta pelo voto dos indecisos.

Os debates terão o formato clássico com algumas alterações. Além de candidato perguntando a candidato, haverá um quadro sobre temas de gestão, de perguntas feitas pelos ouvintes e também um momento com a participação do Grupo Fé e Política, que tem feito um importante debate em ligação com a Diocese de Afogados da Ingazeira.

A série será gerada para a emissora e em suas redes sociais, com destaque para o YouTube da Rádio Pajeú, com geração profissional através da Wally Filmes. Um estúdio está sendo montado no Cine São José com profissionais que trabalharam na produção para emissoras.

Dia 3 de novembro, a série será aberta por Tabira. Como o candidato Dinca Brandino foi substituído por Nicinha de Dinca, do MDB, o convite foi retificado e entregue à sua assessoria esta semana. Além dela, foi convidado o candidato Flávio Marques, do PT.

O de São José do Egito será quarta, 4 de novembro.  Foram convidados Evandro Valadares (PSB), Romério Guimarães (PP), Roseane Borja (MDB) e Rona Leite, do PT.

Ingazeira terá seu encontro dia 5 de novembro. Na cidade são dois Lucianos: o Moreira (Podemos) e o Torres (PSB).

O debate de Tuparetama será dia 6 de novembro, sexta, com Dêva Pessoa (PSD), Junior Honorato (PSOL) e Sávio Torres (PTB).

Em respeito aos ouvintes, ausências e eventuais justificativas só serão informadas na abertura do debate, com a indicação do púlpito que foi reservado para o(a) candidato (a) faltoso (a). Quando o debate tiver dois nomes e apenas um comparecer, ele será sabatinado com perguntas de jornalistas e dos ouvintes que enviaram perguntas uma hora antes do encontro.

A série será fechada na semana seguinte. Solidão,  dia 9, Iguaracy dia 10. Dia 11 é a vez de Carnaíba. Afogados da Ingazeira fecha a série dia 12.

A Rádio Pajeú, que formatou o modelo dos debates, é emissora da Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios, ligada à Diocese de Afogados da Ingazeira.  A emissora tem apelado para que os encontros sejam rigorosamente propositivos, em respeito à sociedade do Pajeú .