Bomba em São José do Egito: Romério surge em registros com George, Evandro e Eclérinston
Por Nill Júnior
O ex-prefeito Romério Guimarães foi fotografado na Festa Universitária com o pré-candidato George Borja, o prefeito Evandro Valadares e o vice Eclérinston Ramos.
O flagrante aconteceu no Barracão Universitário.
Prefeito e vice estiveram na inauguração da Transbinhas, que fica ao lado.
Claro, a foto vai render muito. Romério é tido como um fiel da balança e reclamara da falta de participação condução na formação de chapa entre Fredson Brito e Zé Marcos.
Até então, entretanto, se mantinha pré-candidato a prefeito.
Romério e Evandro protagonizam uma rivalidade de anos. Evandro venceu Romério há quatro anos e Guimarães bateu Eclérinston, o candidato de Evandro, em 2016.
Registre-se, o palanque de George está mais à esquerda ideologicamente, mais alinhado com o posicionamento de Romério e da aliada, Marília Arraes. Prova é o registro com a petista e pré-candidata a vice, Roseane Borja.
O Pontão de Cultura Cabras de Lampião se esparrama pelos sertões promovendo atividades formativas através de Seminários e Fóruns Dialogando Saberes envolvendo grupos, mestres da cultura popular, gestores públicos e produtores independentes. As pautas aprofundam trocas de experiências atendendo temas como : “O processo criativo e tradições”, “Culturas Populares no Contexto das Mídias Digitais”, “Políticas […]
O Pontão de Cultura Cabras de Lampião se esparrama pelos sertões promovendo atividades formativas através de Seminários e Fóruns Dialogando Saberes envolvendo grupos, mestres da cultura popular, gestores públicos e produtores independentes.
As pautas aprofundam trocas de experiências atendendo temas como : “O processo criativo e tradições”, “Culturas Populares no Contexto das Mídias Digitais”, “Políticas Públicas para Mestres”, entendendo que nossa cultura é um símbolo de sobrevivência, caracterizada pela adaptação ao clima árido e pela manutenção de costumes ancestrais, distanciando-se de visões estereotipadas. É um sertão profundo, com suas raízes em movimento.
“Nesta fase de atividades voltamos nossa atenção para escutar os mestres da cultura do sertão, através dos fóruns e seminários”, é o que relata Cleonice Maria, presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião.
Cada RD receberá uma edição das atividades, com mobilização de todas as cidades da região, acompanhando o seguinte cronograma:
FLORESTA, RD Sertão de Itaparica, no dia 23/02/2026, às 14 h, na ETE Dep. Afonso Ferraz.
SERRA TALHADA, RD Sertão do Pajeú, no dia 26/02/2026, às 14 h, na ETE Clovis Nogueira.
SÃO JOSÉ DO BELMONTE, RD Sertão Central, no dia 27/02/2026, às 14:0h, no ETE/Belmonte.
ARCOVERDE, RD Sertão do Moxotó, no dia 02/03/2026, às 14:0h, no EREM senador Vitorino Freire.
EXU, RD Sertão do Araripe, no dia 04/03/2026, às 14:0h, no EREM BARÃO DE EXU.
PETROLINA, RD Sertão do São Francisco, no dia 18/03/2026, manhã, tarde e noite, na FACAPE.
SERRA TALHADA, RD Sertão do Pajeú – FORUM SERTÃO CULTURA VIVA, nos dias 20 e 21 de março de 2026, manhã, tarde e noite, no Museu do Cangaço.
E QUE É O PONTÃO DE CULTURA CABRAS DE LAMPIÃO?
É uma Organização da Sociedade Civil / OSC, de Serra Talhada, chancelada para atuar no desenvolvimento, acompanhamento, capacitação, mapeamento, ações conjuntas e articulação de atividades culturais junto aos Pontos de Cultura, Entidades, estudantes da rede pública de ensino, primeira infância, populações rurais, populações de baixa renda, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, pessoas LGBTQIAPN+, povos e comunidades ligados às culturas populares e tradicionais (de matrizes africanas e povos originários), mestres e mestras, Grupos e Coletivos Culturais de base comunitária do Sertão de Pernambuco.
O Pontão de Cultura Cabras de Lampião tem o INCENTIVO da Fundarpe / SECULT / PNAB / Governo de Pernambuco / Ministério da Cultura / Governo Federal.
Secretário se reuniu hoje de manhã com o governador Paulo Câmara. Ainda não foi definido o seu substituto O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Thiago Norões, se reuniu, hoje (25.11) pela manhã, com o governador Paulo Câmara para acertar a sua saída da pasta. “Encerro este ano um ciclo de dez anos de participação […]
Secretário se reuniu hoje de manhã com o governador Paulo Câmara. Ainda não foi definido o seu substituto
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Thiago Norões, se reuniu, hoje (25.11) pela manhã, com o governador Paulo Câmara para acertar a sua saída da pasta.
“Encerro este ano um ciclo de dez anos de participação no Governo do Estado, período que me trouxe desafios, muitas alegrias e o sentimento do dever cumprido. A partir de janeiro de 2017, volto a me dedicar às atividades jurídicas, onde não deixarei de trabalhar em busca do desenvolvimento de nosso Estado, com o mesmo empenho e dedicação que busquei dar como Secretário de Estado”, disse Norões
“Thiago é um colaborador importante do Governo de Pernambuco. Ao longo desses últimos anos, ele ocupou posições de destaque e esteve à frente de projetos fundamentais para o nosso desenvolvimento.
Thiago sai por razões pessoais, mas vai continuar nos ajudando”, comentou Paulo Câmara. A transição na Secretaria de Desenvolvimento será feita ao longo das próximas semanas. O substituto de Norões ainda não foi definido pelo governador.
Líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE) considerou como desastrosa a ação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) decretada por Michel Temer em Brasília, no fim da tarde dessa quarta-feira (24), e revogada na manhã de hoje. Para Humberto, a decisão de retirar as Forças Armadas das ruas da capital federal menos […]
Líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE) considerou como desastrosa a ação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) decretada por Michel Temer em Brasília, no fim da tarde dessa quarta-feira (24), e revogada na manhã de hoje. Para Humberto, a decisão de retirar as Forças Armadas das ruas da capital federal menos de 24 horas depois de autorizar a ocupação demonstra o despreparo e o desequilíbrio do governo para lidar com um tema dessa gravidade.
“Foi um erro colossal, que denunciamos desde a primeira hora, estabelecer um estado de exceção em Brasília por conta de uma manifestação contra o governo. Temer se mostrou um tresloucado e seu ministro da Defesa, Raul Jungmann (PPS-PE), um completo irresponsável”, criticou o líder da Oposição.
Para Humberto, o decreto de Temer – que pôs as Forças Armadas para exercer o controle da segurança de prédios federais na capital – era flagrantemente inconstitucional e foi pautado numa mentira. Jungmann alegou que a decisão havia sido tomada para atender a um pedido do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que negou totalmente a informação. O decreto foi duramente criticado por parlamentares, juristas e pela imprensa internacional.
“Temer, mal assessorado por Jungmann, foi protagonista de mais um episódio patético. Seu governo é uma espécie de elenco de Os Trapalhões. Jungmann nunca teve atributo nem para chefe de Guarda Municipal, imagine para ministro da Defesa, Agora, vê-se que age com total despreparo. Deveria, a exemplo de Roberto Freire, pedir demissão do cargo.”
A informação da revogação do decreto chegou quando a bancada de Oposição no Senado estava em uma audiência com a presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, para dar entrada em uma mandado de segurança na Corte contra a decisão de Temer. Paralelamente, a Oposição também havia apresentado um projeto de Decreto Legislativo para que o Congresso Nacional anulasse o decreto presidencial.
Em 2018, Pernambuco registrou 39,6 mil notificações de vítimas que foram atendidas em hospitais públicos especializados em ortopedia e traumatologia tendo como causa de entrada o acidente de transporte terrestre. Desse número total, 28,8 mil envolviam motociclistas, o que representa 72%. O enfrentamento aos acidentes de transporte terrestre é considerado um problema de saúde pública […]
Em 2018, Pernambuco registrou 39,6 mil notificações de vítimas que foram atendidas em hospitais públicos especializados em ortopedia e traumatologia tendo como causa de entrada o acidente de transporte terrestre. Desse número total, 28,8 mil envolviam motociclistas, o que representa 72%. O enfrentamento aos acidentes de transporte terrestre é considerado um problema de saúde pública e uma epidemia mundial pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“A redução no número de acidentados no trânsito é uma preocupação global e por ser encarado como questão de saúde pública, a coordenação da OLS está incorporada no escopo das ações da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) desde o início do projeto. O Estado também tornou obrigatória a notificação de acidentados de transporte terrestre em 17 unidades hospitalares, gerando informações estratégicas para contribuir na construção de políticas públicas que combatam essa situação. O perfil das vítimas notificadas em 2018 corresponde a mais de 70% do sexo masculino, sendo a faixa etária mais frequente entre 20 e 29 anos de idade”, pontua o secretário estadual de Saúde, André Longo.
As notificações apontam que entre os principais fatores relacionados aos acidentados e à proteção da vítima estão: falta do uso do cinto de segurança, não uso do capacete, consumo de bebida alcoólica pelo condutor e excesso de velocidade. “São todos fatores evitáveis se houver responsabilidade com a vida. Uma das novas preocupações, por exemplo, é a utilização do celular quando estamos em movimento, sejam motoristas ou motoqueiros que façam uso do aparelho”, afirma André Longo.
As ações educativas ocorrem em municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e também no Interior do Estado com mobilização de rua e palestras em escolas, universidades, empresas e associações, além da participação em feiras de trânsito.
Dados – No ano de 2014, foram atendidos no Estado de Pernambuco 36.581 mil pacientes vítimas de acidente de trânsito, dos quais 26.976 eram motociclistas. Em 2015, foram registradas 34.996 pessoas acidentadas, sendo 26.517 motociclistas. No ano de 2016, 37.186 casos foram notificados, e destes, 27.634 envolveram motociclistas. Em 2017, houve 43.179 notificações, sendo 31.327 motociclistas. Já em 2018, 39.608 acidentados deram entrada nos serviços de saúde por causa de acidentes, e destes, foram vítimas motociclistas.
No interior, na V Geres (Garanhuns), foram registradas 3.092 notificações de vítimas por acidente de transporte terrestre, sendo 2.325 envolvendo motociclistas. Na VI Geres (Arcoverde), foram 1.830 notificações, 1.264 envolvendo motociclistas. Na VII Geres (Salgueiro), 1.550 notificações, sendo 1.303 envolvendo motociclistas. Na VIII Geres (Petrolina), 5.634 notificações de vítimas por acidente de transporte terrestre, sendo 4.088 envolvendo motociclistas.
Já na IX Geres (Ouricuri), foram registradas 3.095 notificações de vítimas por acidente de transporte terrestre, sendo 2.413 envolvendo motociclistas. Na X Geres (Afogados da Ingazeira), foram registradas 1.811 notificações, 1.350 envolvendo motos. E na XI Geres (Serra Talhada), foram registradas 1.779 notificações de vítimas por acidente de transporte terrestre, sendo 1.467 envolvendo motociclistas.
Região continua com tendência de queda nos casos de Covid-19. Flores confirmou um novo óbito pela doença Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos da Covid-19 dos municípios do Sertão do Pajeú divulgados nesta terça-feira (13.07), nas últimas 24h, foram notificados 62 novos casos positivos, 44 recuperados e 1 novo óbito. Agora o […]
Região continua com tendência de queda nos casos de Covid-19. Flores confirmou um novo óbito pela doença
Por André Luis
De acordo com os boletins epidemiológicos da Covid-19 dos municípios do Sertão do Pajeú divulgados nesta terça-feira (13.07), nas últimas 24h, foram notificados 62 novos casos positivos, 44 recuperados e 1 novo óbito.
Agora o Sertão do Pajeú conta com 32.079 casos confirmados, 30.945 recuperados (96,51%), 611 óbitos e 523 casos ativos da doença.
Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú nas últimas 24 horas:
Afogados da Ingazeira registrou 7 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 5.388 casos confirmados, 5.262 recuperados, 71 óbitos e 55 casos ativos.
Brejinho registrou 1 novo caso positivo e 2 recuperados. O município conta com 744 casos confirmados, 717 recuperados, 21 óbitos e 6 casos ativos.
Calumbi não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 701 casos confirmados, 686 recuperados, 5 óbitos e 10 casos ativos da doença.
Carnaíba registrou 2 novos casos positivos. O município conta com 2.103 casos confirmados, 1.959 recuperados, 35 óbitos e 109 casos ativos da doença.
Flores registrou 1 caso recuperado e 1 novo óbito. O município conta com 1.003 casos confirmados, 932 recuperados, 38 óbitos e 33 casos ativos. A Secretaria de Saúde não divulgou detalhes sobre o óbito ocorrido.
Iguaracy registrou 4 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 806 casos confirmados, 759 recuperados, 27 óbitos e 20 casos ativos.
Ingazeira não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 444 casos confirmados, 432 recuperados, 6 óbitos e 6 casos ativos.
Itapetim registrou 1 novo caso positivo e 3 recuperados. O município conta com 1.332 casos confirmados, 1.255 recuperados, 30 óbitos e 47 casos ativos.
Quixaba não divulgou boletim epidemiológico. O município conta com 506 casos confirmados, 472 recuperados, 14 óbitos e 20 casos ativos.
Santa Cruz da Baixa Verde registrou 1 novo caso positivo. O município conta com 615 casos confirmados, 593 recuperados, 18 óbitos e 4 casos ativos.
Santa Terezinha registrou 1 novos casos positivos e 3 recuperados. O município conta com 1.010 casos confirmados, 977 recuperados, 26 óbitos e 7 casos ativos.
São José do Egito registrou 2 novos casos positivos. O município conta com 2.486 casos confirmados, 2.409 recuperados, 53 óbitos e 24 casos ativos.
Serra Talhada registrou 34 novos casos positivos e 28 recuperados. O município conta com 9.927 casos confirmados, 9.653 recuperados, 166 óbitos e 108 casos ativos da doença.
Solidão não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 673 casos confirmados, 661 recuperados, 3 óbitos e 9 casos ativos.
Tabira registrou 7 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 2.844 casos confirmados, 2.759 recuperados, 46 óbitos e 39 casos ativos.
Triunfo registrou 2 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 920 casos confirmados, 885 recuperados, 26 óbitos e 9 casos ativos.
Tuparetama registrou 3 casos recuperados. O município conta com 577 casos confirmados, 534 recuperados, 26 óbitos e 17 casos ativos da doença.
Você precisa fazer login para comentar.