Notícias

BEPI prende um dos traficantes mais procurados do Sertão

Por Nill Júnior

Jociel Jacinto da Silva, 48 anos, vivia em reserva indígena de Cabrobó, em Pernambuco

Uma operação conjunta do Batalhão Especializado de Polícia do Interior (BEPI) com a Polícia Federal resultou na prisão de Jociel Jacinto da Silva, um dos traficantes mais procurados de Pernambuco. Ele era foragido da Justiça há 13 anos, acusado também de homicídios. Aos 48 anos, o acusado foi encontrado nesta segunda-feira (11/12), em uma área de reserva indígena de Cabrobó, Sertão do Estado.

Procurado pelas Polícias de Pernambuco e da Bahia, o acusado, que é da etnia truká e ficou conhecido como Calango, tinha dois mandados de prisão expedidos em seu desfavor pela comarca de Cabrobó. No início dos anos 2000, ele integrava a quadrilha liderada por João Bosco Rodrigues da Silva, também truká, cujo grupo é apontado como responsável por vários assaltos a bancos na região.

Essa quadrilha tinha como rival outro grupo, encabeçado por Carlos Jardiel de Barros Dantas, também truká. Jociel Jacinto da Silva era acusado de matar, em meados da década de 2000, dois seguranças de Carlos, conhecidos como Sérgio Bedô e Neném Araquan. No início de 2017, Carlos, considerado um dos mais perigosos assaltantes de banco do país, acabou morto em confronto com a polícia de Goiás.

Jociel teria assumido, ainda, ter sido o mandante da morte de um ex-candidato a vereador de Cabrobó, Mozamir da Silva, em 2008. Ele acabou preso nesta segunda-feira na Ilha da Assunção, em Cabrobó, a maior de um arquipélago de 80 ilhotes no Rio São Francisco.

Essa área é considerada uma grande produtora de maconha e, devido ao difícil acesso de algumas ilhas, representa um obstáculo para a captura de criminosos. A equipe do BEPI conseguiu entrar na ilha durante a madrugada, dividida em quatro frações, obtendo êxito na prisão de Jociel. O acusado portava uma escopeta calibre 12, com marca e números raspados, vários cartuchos e 400g de maconha, além de uma pedra de haxixe.

O preso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal de Salgueiro, também no Sertão, juntamente com o material apreendido. Em seguida, foi recolhido ao presídio local.

Outras Notícias

Em nota, Coligação “Por uma nova Tabira” convida filiados para convenção

Em nota enviada ao blog, a Coligação “Por uma nova Tabira”, da chapa, Nely Sampaio/Maria Helena, convida todos os filiados dos partidos Social Cristão e Democracia Cristã, para a Convenção Eleitoral que será realizada no dia 07 de setembro de 2020, a partir das 19h. O convite destaca que participarão de forma física os pré-candidatos, […]

Em nota enviada ao blog, a Coligação “Por uma nova Tabira”, da chapa, Nely Sampaio/Maria Helena, convida todos os filiados dos partidos Social Cristão e Democracia Cristã, para a Convenção Eleitoral que será realizada no dia 07 de setembro de 2020, a partir das 19h.

O convite destaca que participarão de forma física os pré-candidatos, advogados, membros da Comissão Provisória Municipal dos respectivos Partidos, lideranças política partidária, equipe técnica, em observância ao número máximo de trinta pessoas no ambiente físico, conforme determina o Decreto Municipal 060/2020, de 17 de junho de 2020, vigente até a referida data.

Ainda segundo a nota, os demais convencionais, participarão de forma virtual, podendo acompanhar a transmissão, a partir de terminal de computadores, situado na Rua Pedro Domingos Sobrinho, n° 650, Bairro Espírito Santo, utilizando-se a ferramenta de videoconferência de acesso disponível por link encaminhado por WhatsApp do Grupo ‘convenção’ e ainda disponível na página do Facebook/Instagram dos membros que compõe os Diretórios Municipais dos Partidos Coligados PSC e DC.

Durante a convenção serão deliberados sobre coligação com outras agremiações partidárias para a eleição majoritária, indicação do representante e delegados, e denominação da coligação; escolha do candidato para prefeito e vice-prefeito; escolha dos candidatos ao cargo de vereador, observando-se o limite mínimo de 30% e máximo de 70% para cada gênero, além do sorteio dos respectivos números e nome para urna. Também serão tratados outros assuntos de interesse partidário e eleitoral.

“Comunicamos, ainda, que foram convocados, com a devida antecedência, por Edital afixado na Câmara Municipal de Vereadores e encaminhado, via e-mail, a Justiça Federal Eleitoral da 50ª Zona Eleitoral, bem como será enviado, oportunamente, ao e-mail pessoal dos filiados”, informa ainda a nota.

Cooperativa de Tabira participa da maior feira de produtos orgânicos do planeta

Por Anchieta Santos A Informação foi passada pelo Presidente da Cooperativa Adelmo Cabral. A Coodapis participou de uma capacitação de fabricação de doces e geleias em janeiro de 2017 e essa nova linha de produtos estreou na Alemanha. Em breve o mercado vai poder ofertar esses produtos a população. A Coodapis surpreendeu a todos no […]

Por Anchieta Santos

A Informação foi passada pelo Presidente da Cooperativa Adelmo Cabral. A Coodapis participou de uma capacitação de fabricação de doces e geleias em janeiro de 2017 e essa nova linha de produtos estreou na Alemanha. Em breve o mercado vai poder ofertar esses produtos a população.

A Coodapis surpreendeu a todos no estande brasil. junto com a Cooperativa sediada em Tabira estiveram mais 5 cooperativas. A Coodapis foi selecionada pelo MDA para representar a região norte/nordeste. Só isso já é motivo de orgulho para o estado de Pernambuco que esteve na maior feira de produtos orgânicos do planeta.

Serra: Luciano Duque herda parte dos votos que eram de Fonseca. Victor Oliveira larga com 7%

Pesquisa divulgada esta manhã pelo  Farol de Notícias em parceria com o Instituto Múltipla, de Arcoverde, mostra o primeiro cenário após a desistência do candidato do PR Fonseca Carvalho e anúncio de Victor Oliveira. A pesquisa aconteceu dez dias depois do lançamento do pré-candidato do PR. Em  linhas gerais, só Duque (com quase oito pontos a […]

duque2-600x228

Pesquisa divulgada esta manhã pelo  Farol de Notícias em parceria com o Instituto Múltipla, de Arcoverde, mostra o primeiro cenário após a desistência do candidato do PR Fonseca Carvalho e anúncio de Victor Oliveira. A pesquisa aconteceu dez dias depois do lançamento do pré-candidato do PR.

Em  linhas gerais, só Duque (com quase oito pontos a mais) e Marquinhos Dantas (com 1,3%) cresceram. Nena Magalhães oscilou negativamente praticamente seis pontos. Victor larga com 7%, capital eleitoral inferior ao outro nome do PR, Fonseca Carvalho, que tinha 14,3%  no cenário aferido em 10 de junho.

Na consulta estimulada, quando o nome dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados, Luciano Duque (PT) aparece com 50% das intenções de voto, registrando uma alta de oito pontos com relação à pesquisa anterior, quando tinha 42%. Na segunda colocação está Nena Magalhães (PTB) com 17%. Em comparação com a pesquisa passada, o petebista caiu seis pontos, já que tinha 23% na pesquisa passada.

O pré-candidato Marquinhos Dantas (SD) aparece na quarta colocação com 13,7% registrando uma leve alta de 2 pontos percentuais em comparação com a última consulta, quando obteve 11%. Na quarta colocação surge o neto de Inocêncio, Victor Oliveira (PR), com 7%. O pré-candidato do Psol, Ari Amorin permanece com 1% e Otoni Cantarelli (PCdoB) não pontuou. Não sabem ou não opinaram são 11%.

No cenário espontâneo, quando não são oferecidos os nomes dos pré-candidatos aos entrevistados, Luciano Duque aparece com 38% das intenções, o que significa uma alta de 4 pontos com relação à pesquisa divulgada no início do mês. O secretário de Transportes do Estado, Sebastião Oliveira (PR) caiu 1 ponto e aparece com 6%, Dantas e Nena permanecem na casa dos 4% e Victor Oliveira 2%.

A pesquisa Múltipla foi realizada nas zonas urbana e rural de Serra Talhada entre os dias 25 e 26 de junho sob o registrado PE-07870/2016. O intervalo de confiança é de 95% com margem de erro 5,7% para mais ou para menos. O universo de amostra foi composto por 300 entrevistas distribuídas da seguinte forma: cidade 73,3% e zona rural 26,7%.

O intervalo de confiança é de 95% com margem de erro 5,7% para mais ou para menos. O universo de amostra foi composto por 300 entrevistas distribuídas da seguinte forma: cidade 73,3% e zona rural 26,7%.

Carnaíba avança vacinação para público 43+ a partir de sexta

Até ontem, 43,22% da população da faixa etária de 18 anos acima já havia sido vacinada A Prefeitura Municipal de Carnaíba confirmou que a Secretaria de Saúde do município vai ampliar a vacinação contra Covid-19 para a faixa etária de 43 a 49 anos. A vacinação desse público começa sexta (18) para as pessoas das […]

Até ontem, 43,22% da população da faixa etária de 18 anos acima já havia sido vacinada

A Prefeitura Municipal de Carnaíba confirmou que a Secretaria de Saúde do município vai ampliar a vacinação contra Covid-19 para a faixa etária de 43 a 49 anos.

A vacinação desse público começa sexta (18) para as pessoas das UBS Carnaíba 1, 2, 3 e 4, das 8h30 ao meio dia. A vacinação acontece na Academia da Gitirana (UBS Carnaíba 1), Teatro (UBSs Carnaíba 2 e 4), Escola Joana Freire (UBS Carnaíba 3).

Até ontem, 43,22% da população da faixa etária de 18 anos acima já foi vacinada, segundo nota da Secretaria de Saúde do município.

Em Brasília, Márcia Conrado participa de reunião do Conselho Político da CNM

A presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado participou nesta terça-feira (07/03) da reunião do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Na oportunidade, a diretoria da Confederação e todos os presidentes das entidades estaduais discutiram pontos sobre a realização da XXIV Marcha a Brasília em Defesa […]

A presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado participou nesta terça-feira (07/03) da reunião do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Na oportunidade, a diretoria da Confederação e todos os presidentes das entidades estaduais discutiram pontos sobre a realização da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e a relação do movimento municipalista com o novo Governo federal e Congresso Nacional.

A presidente da Amupe esteve acompanhada do vice-presidente e prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia e do ex-presidente da Associação e deputado estadual José Patriota. Para Márcia, momentos como o de hoje reforçam a luta municipalista “através da construção de pontos que visam reforçar nossa força e comprometimento com o municipalismo, ampliando nossas possibilidades e construindo caminhos sólidos para todos os municípios de nosso estado”, frisou.

Ontem (06/03), na capital federal, a presidente Márcia Conrado e os demais gestores também participaram de uma reunião com a CNM que discutiu as ações que as entidades municipalistas terão que tomar a fim de minimizar os efeitos do Censo do IBGE, que diminuiu drasticamente os montantes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 65 municípios somente em Pernambuco.

Encerrado com 92% de conclusão pelo IBGE, o Censo é alvo de críticas por parte de prefeitos e prefeitas, que têm recebido queixas de seus cidadãos quanto à falta de aplicação de pesquisa em algumas localidades. A queda de população impacta de maneira severa as receitas das cidades, pois as receitas que os municípios recebem através do FPM é calculada com base na população.