Barroso assume Presidência do STF com defesa da conciliação nacional
Por André Luis
“A democracia venceu e precisamos trabalhar pela pacificação do país”, afirmou o novo presidente da Corte.
O ministro Luís Roberto Barroso tomou posse, nesta quinta-feira (28), na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com uma defesa da criação de consensos visando ao desenvolvimento e à consolidação da democracia brasileira. “A democracia venceu e precisamos trabalhar pela pacificação do país. Acabar com os antagonismos artificialmente criados para nos dividir”, afirmou.
Para o novo presidente da Corte, é preciso que o país se aglutine em torno de denominadores comuns, “de uma agenda para o Brasil”. Entre os temas que devem ser objeto de consenso estão o combate à pobreza, o desenvolvimento econômico e social sustentável, a prioridade para a educação básica, a valorização da livre-iniciativa e do trabalho formal e a liderança global em matéria ambiental.
Nesse sentido, três elementos são essenciais: integridade, civilidade e confiança. “Todos eles vêm antes da ideologia, antes das escolhas políticas pessoais”, ressaltou.
Presidente defendeu tese de que havia infiltrados na invasão das sedes dos Três Poderes e disse ser a favor de uma CPMI O ex-presidente Jair Bolsonaro defendeu, em entrevista ao programa Pânico nesta quarta-feira (3), a instalação da CPMI do atos de 8 de janeiro. Ao manifestar seu apoio à investigação do Congresso Nacional sobre […]
Presidente defendeu tese de que havia infiltrados na invasão das sedes dos Três Poderes e disse ser a favor de uma CPMI
O ex-presidente Jair Bolsonaro defendeu, em entrevista ao programa Pânico nesta quarta-feira (3), a instalação da CPMI do atos de 8 de janeiro. Ao manifestar seu apoio à investigação do Congresso Nacional sobre a invasão das sedes dos Três Poderes, ele disse que será o espaço perfeito para contrapor narrativas.
Bolsonaro disse que se encontrou com um apoiador cuja esposa está presa por conta dos atos de vandalismo. “Aí vai se ter oportunidade [na CPMI] de se convocar um marido que está cuidando da criança, dessa esposa dele, velhinhos, acusados de terrorismo”, disse Bolsonaro.
“Tinha marginal lá dentro e esse cara tem que pagar pelo crime — mas a grande maioria estava lá de ‘bobo’”, concluiu Bolsonaro. As informações são do O Antagonista.
Por Magno Martins Expedito Araújo, que Deus chamou hoje para morada eterna aos 94 anos, por falência múltipla dos órgãos, era pajeuzeiro da gema, mas nasceu e viveu com espírito mineiro, exercitando a sabedoria dos imortais políticos das alterosas Minas Gerais. Meu pai Gastão Cerquinha, contemporâneo dele na Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, […]
Expedito Araújo, que Deus chamou hoje para morada eterna aos 94 anos, por falência múltipla dos órgãos, era pajeuzeiro da gema, mas nasceu e viveu com espírito mineiro, exercitando a sabedoria dos imortais políticos das alterosas Minas Gerais.
Meu pai Gastão Cerquinha, contemporâneo dele na Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, me confessou certa vez que nunca havia conhecido um homem público tão sabido, inteligente, afoito e sedutor quanto Dita, como era tratado carinhosamente.
Na manha, sem dinheiro, protagonista daquelas campanhas do tostão contra o milhão, Expedito emplacou cinco mandatos eletivos e um majoritário. Foi vice do ex-prefeito João Alves Filho, que passou à história como demolidor do maior patrimônio histórico da cidade: o coreto da praça, de saudosas memórias, retretas, serestas, bailes em que se dançava valsa de paletó e gravata, cenário de comícios para udenistas e arenistas, a esquerda e direita dos anos 60.
Pai de uma penca de filhos da minha geração, entre eles Pedro Araújo, o mais político dos herdeiros, elegeu também vereador o primogênito Paulo, que não fez carreira na política. Dentre os netos, Márcio Araújo, integrante da direção do Afogados Futebol Clube, a famosa Coruja do Sertão.
Expedito foi, também, o mais fiel aliado político do ex-deputado Antônio Mariano, pai da ex-vereadora Aline Mariano, do Recife. Desde o seu primeiro mandato, construiu uma amizade de irmandade. Carregou Antônio nos braços quando ele pôs abaixo a oligarquia do coronel Zezé Rodrigues na década de 70, elegendo-se prefeito de Afogados da Ingazeira.
O mais mineiro dos políticos sertanejos seduzia até pela forma de falar, manso, curto e direto. Papai dizia que era recompensador andar com Dita, ver o reconhecimento e o carinho que as pessoas tinham por ele. O Pajeú, para ele, era uma causa nobre, seu chão querido, uma pátria abençoada. Foi presença sólida e importante nos momentos mais difíceis que o irmão Antônio enfrentou.
O homem que não luta pela sua terra não merece viver, dizia ele. Enquanto esteve entre nós, Dita foi firme nas suas convicções, incansável defensor da nossa terra. Era daquelas pessoas que de vez em quando tropeçava diante das intempéries da vida, mas na maioria das vezes se levantou e continuou andando no combate ao bom combate.
O blog apurou que o Delegado Lucas Carvalho teve conhecimento do vídeo de “justiçamento” contra um acusado de furtar moto em Jabitacá. Ele avalia a situação assim como as medidas as serem tomadas na busca por identificar agressores. O episódio ocorreu na quinta-feira. No vídeo é possível ver pessoas correndo atrás de um homem que […]
O blog apurou que o Delegado Lucas Carvalho teve conhecimento do vídeo de “justiçamento” contra um acusado de furtar moto em Jabitacá.
Ele avalia a situação assim como as medidas as serem tomadas na busca por identificar agressores.
O episódio ocorreu na quinta-feira. No vídeo é possível ver pessoas correndo atrás de um homem que seria responsável por furtar uma moto no Distrito.
De acordo com o que o blog apurou, ele alegou à polícia que estava em uma situação de luta corporal com o pai e para se evadir, pegou a primeira moto que avistou a fugiu.
Problema é que o papel de prender e fazer justiça é da polícia e não das autoridades. Há queixas de que o policiamento é deficitário no local.
É possível ouvir o áudio enquanto o jovem é perseguido: “olha aqui como é que é ladrão em Jabitacá. Aqui é ladrão de moto”. Outra voz diz: “aqui com vagabundo é assim. Ladrão de moto morre na casa do dono”. Diz outra pessoa. “Olha o que tú ganha ai. Isso é de Monteiro”.
Uma pessoa pede uma corda para amarrar o agredido que grita: “eu não sou bandido não, pelo amor de Deus”. Em nenhum momento são vistos policiais próximos. Não há informações da hora em que o vídeo foi gravado.
No vídeo não são identificados os autores. Em um terceiro deles é possível ver uma pessoa mostrando a cara do agredido. A lei no Brasil não admite vingança ou justiçamento.
Ou seja, quem participou da agressão pode responder por lesão corporal, lesão corporal grave e até tentativa de homicídio, independentemente do homem ser culpado ou inocente.
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), junto com peritos do Instituto de Criminalística e com o apoio da Polícia Civil, desativou, na manhã desta quinta-feira (17), mais uma irregularidade no consumo de energia em uma indústria. O alvo foi uma empresa de reciclagem, na zona rural de Abreu e Lima – Região Metropolitana do Recife. […]
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), junto com peritos do Instituto de Criminalística e com o apoio da Polícia Civil, desativou, na manhã desta quinta-feira (17), mais uma irregularidade no consumo de energia em uma indústria.
O alvo foi uma empresa de reciclagem, na zona rural de Abreu e Lima – Região Metropolitana do Recife.
A inspeção foi solicitada pela concessionária, após encontrar indícios de fraudes nas instalações elétricas do cliente. A Celpe estima que a fábrica tenha desviado aproximadamente 300 MWh de energia, o que seria suficiente para abastecer cerca de duas mil residências durante um mês.
Técnicos da concessionária constataram um complexo sistema de desvio de energia, que contava com cabos multiplexados e um medidor irregular não cadastrado. Todas as irregularidades foram retiradas pelos profissionais.
Além de efetuar a cobrança dos valores devidos de energia elétrica, a concessionária formalizou notícia-crime junto à Delegacia de Abreu e Lima para a aplicação das sanções previstas em lei. O dono do terreno será intimado para prestar esclarecimentos sobre a fraude.
A Celpe reforça que permanece realizando o monitoramento dos clientes e lembra que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Os clientes podem realizar denúncias de forma anônima, por meio do site www.celpe.com.br, ou do teleatendimento, no 116.
O Ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, do Republicanos, saiu animado da agenda que teve no Pajeú. Nome que pleitea a disputa ao Senado na Frente Popular, Sílvio esteve em Brejinho, São José do Egito, Tabira, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e Santa Cruz da Baixa Verde. Na conversa que teve com aliados […]
O Ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, do Republicanos, saiu animado da agenda que teve no Pajeú.
Nome que pleitea a disputa ao Senado na Frente Popular, Sílvio esteve em Brejinho, São José do Egito, Tabira, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e Santa Cruz da Baixa Verde.
Na conversa que teve com aliados de João Campos, colheu a expectativa de que tem aval deles para confirmar sua disputa pela segunda vaga na Frente Popular, já que é dada como certa a primeira para Humberto Costa, do PT.
“É sempre uma alegria reencontrar o amigo prefeito Sandrinho, que conduz Afogados da Ingazeira com dedicação e compromisso com a população. O trabalho das vereadoras, vereadores e lideranças locais é fundamental para que possamos avançar juntos”, disse após o diálogo com o gestor afogadense, importante interlocutor socialista no Sertão.
Com os prefeitos mais alinhados com Raquel Lyra, disse que, apesar de estarem em campos opostos, quer ser interlocutor da região nos temas mais importantes, na busca de um discurso conciliador.
Na entrevista à Rádio Pajeú, destacou o apoio do presidente Lula ao seu projeto.
Sobre o diálogo com João Campos, disse estar confiante de que vai emplacar o projeto pela relação que tem com o prefeito da capital pernambucana.
O presidente do PT Estadual, Carlos Veras, destacou recentemente que a definição dos nomes que serão apoiados pelo PT, passará também pelo candidato ao governo do estado que terá o apoio do partido.
“Na hora certa teremos uma conversa com Marilia Arraes, Humberto Costa, Miguel Coelho, e vamos definir uma discussão conjunta pelo melhor para Pernambuco”.
Você precisa fazer login para comentar.