Notícias

Barragem da Ingazeira: parou porque ?

Por Nill Júnior

IMG-20160614-WA0036

Por Joel Gomes*

Isso mesmo. No linguajar do nosso português deve-se indagar “por qual motivo” pararam as obras da Barragem de Ingazeira e por quantas vezes já nos perguntamos sobre o sonho dos pajeuzeiros que se beneficiarão da água do lago do Barramento do Rio Pajeú, que teve seu primeiro ato para construção no dia 21 de junho de 1941?

Pois bem, ainda hoje é uma incógnita. Reinicia, para. Recomeça, para e nós, sempre ordeiros e pacatos, aceitamos os desmandos advindos de governos descompromissados com o Nordeste e a situação da sua gente, governos estes eivados de corruptos e corruptores, fraudadores da consciência alheia e compradores do maior e mais objetivo evento de uma sociedade democrática:  o voto!

Segundo informações colhidas(não oficiais), existem ‘recursos suficientes’ para pagamento das ações já realizadas no que concerne as obras físicas realizadas pelas empresas que constroem a Barragem de Ingazeira, em torno de R$  7 milhões no DNOCS, sob o comando de sua sede em Fortaleza e que devidos pagamentos não foram realizados, obrigando a paralisação das obras por falta de recursos e manutenção das empresas construtoras. Porém, necessário se faz saber se tais recursos foram repassados pelo Ministério de Integração Nacional, tanto pelo governo anterior ou pelo atual?

Não suportamos mais tantos descasos com o que nos pertence. Afastou-se um governo legítimo para apuração de fraudes e desvios na Petrobrás – que realmente ocorreram e jamais comungaremos com atitudes praticadas por alguns – em razão da boa governança, segurança jurídica, crescimento econômico e nada muda. São ‘farinha’ do mesmo saco e nós, nós sim, somos os verdadeiros  culpados por não sabermos escolher representantes livres, probos e consciente de que política se constrói com decência e caráter.

Deputados por Pernambuco já estão construindo um levantamento e, esperamos não perdurar a conclusão desta obra que almejamos há 75 anos.

*Joel Gomes é vereador de Tuparetama  

Outras Notícias

Serra vai discutir Plano de Arborização Urbana em audiência pública

Acontece nesta terça-feira (02), às 16h, na Câmara Municipal de Vereadores, uma audiência pública sobre o Plano Municipal de Arborização Urbana de Serra Talhada. O evento faz parte da programação oficial do Junho Verde 2019 e será realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agência Municipal de Meio Ambiente – […]

Acontece nesta terça-feira (02), às 16h, na Câmara Municipal de Vereadores, uma audiência pública sobre o Plano Municipal de Arborização Urbana de Serra Talhada.

O evento faz parte da programação oficial do Junho Verde 2019 e será realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agência Municipal de Meio Ambiente – AMMA, e em parceria com a UAST/UFRPE.

Serviços

Audiência Pública: Plano Municipal de Arborização Urbana de Serra Talhada

Local: Câmara Municipal de Vereadores

Data: 02 de Julho de 2019

Horário: 16h

 

Luciano Bonfim confirma que irá à disputa da reeleição em Triunfo

Se havia alguma dúvida,  agora não resta mais: o prefeito de Triunfo, Luciano Bonfim,  disputará a reeleição. Assim, acabam as dúvidas que pairavam entre ele e o ex-prefeito João Batista,  cada vez menores à medida que o cenário se afunilava. “Hoje pela manhã tive a oportunidade de estar presente no programa Rádio Notícias da Triunfo FM. […]

Se havia alguma dúvida,  agora não resta mais: o prefeito de Triunfo, Luciano Bonfim,  disputará a reeleição.

Assim, acabam as dúvidas que pairavam entre ele e o ex-prefeito João Batista,  cada vez menores à medida que o cenário se afunilava.

“Hoje pela manhã tive a oportunidade de estar presente no programa Rádio Notícias da Triunfo FM. Em resposta ao pedido fervoroso da população e guiado por um governo comprometido com resultados tangíveis, confirmo minha pré-candidatura à reeleição em Triunfo”, disse.

“Este passo é uma resposta ao clamor popular e ao legado construído por um trabalho incansável em prol do nosso município”, acrescentou.

Na cidade, o clima é de um clássico,  já que ele enfrentará o ex-prefeito Eduardo Melo, que já vem em pré-campanha há algum tempo.

Flores, Brejinho, Ingazeira, Solidão, Calumbi e Stª Cruz da Baixa Verde seguem sem casos de Covid-19

O município de Serra Talhada já contabiliza 37 casos confirmados de coronavírus. Com 8 casos confirmados, São José do Egito é a segunda cidade mais afetada do Pajeú. Triunfo soma 7 casos em terceiro lugar. Em seguida aparecem na lista, Carnaíba e Tabira com 6 casos cada. Na sequência tem Iguaraci que chegou ao 5º caso, […]

O município de Serra Talhada já contabiliza 37 casos confirmados de coronavírus. Com 8 casos confirmados, São José do Egito é a segunda cidade mais afetada do Pajeú.

Triunfo soma 7 casos em terceiro lugar. Em seguida aparecem na lista, Carnaíba e Tabira com 6 casos cada.

Na sequência tem Iguaraci que chegou ao 5º caso, Itapetim também com 5 pacientes infectados, e Afogados da Ingazeira, que soma 4 confirmações.

Quixaba tem 2 casos. Fecham a lista Tuparetama e Santa Terezinha que tem apenas um caso cada.

Ao todo 13 mortes já foram registradas em 6 cidades, quatro em Carnaíba, três em Triunfo, duas em Serra Talhada, duas em Tabira, uma em Itapetim (outra em investigação) e uma em Quixaba.

Nas 11 cidades que já possuem casos confirmados no Pajeú, os números chegam a 75 pessoas infectadas com o novo coronavirus.

As cidades de Flores, Brejinho, Ingazeira, Solidão, Calumbi e Santa Cruz da Baixa Verde (foto) até o momento não tiveram casos de Covid-19. Brejinho e Stª Cruz tem um caso “em investigação” cada. O levantamento é de Anchieta Santos.

PB: Diretor do Instituto Lula prevê público acima do esperado para ato em Monteiro

A organização da visita dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff e mais comitiva à cidade de Monteiro no próximo domingo, 19, quando da “inauguração popular” da Transposição das águas do Rio São Francisco, está tendo dificuldades para resolver problemas de hospedagem e acesso de vans e ônibus à cidade. Conforme últimas informações, não existem mais […]

A organização da visita dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff e mais comitiva à cidade de Monteiro no próximo domingo, 19, quando da “inauguração popular” da Transposição das águas do Rio São Francisco, está tendo dificuldades para resolver problemas de hospedagem e acesso de vans e ônibus à cidade.

Conforme últimas informações, não existem mais vagas nos hotéis, pousadas e veículos para transportar pessoas ao ato público.

Em contato com o Portal WSCOM, o assessor do Instituto Lula, Paulo Frateschi, informou que há uma preocupação com a quantidade de pessoas previstas para o ato.

“Havia inicialmente uma projeção de 3 mil a 5 mil pessoas, mas todos os dados que dispomos são de uma quantidade muito acima o que tem nos levado a desdobrar esforços visando resolver todas as demandas”,  revelou Paulo Frateschi, já na Paraíba para fazer a interlocução com os atores políticos do Estado.

Segundo ele, “não há mais espaços de hospedagem em hotéis da região, o que se configura com a projeção de um grande comparecimento”. Ele disse que não há mais vans disponíveis para transporte de pessoas a Monteiro.

Rádio Jornal passa a ocupar prefixo também no FM

A falta de retorno do projeto JC News, primeira rádio pernambucana com 100% de notícias acabou gerando uma grande mudança na programação do rádio de Recife a partir desta segunda-feira (1º). A Rádio Jornal  passa a partir de hoje a ser transmitida em AM (780 kHz) e FM (90,3 MHz). Esta é uma das maiores fusões do radialismo em Pernambuco. […]

15735273498_0dd223f3e6_c

A falta de retorno do projeto JC News, primeira rádio pernambucana com 100% de notícias acabou gerando uma grande mudança na programação do rádio de Recife a partir desta segunda-feira (1º). A Rádio Jornal  passa a partir de hoje a ser transmitida em AM (780 kHz) e FM (90,3 MHz). Esta é uma das maiores fusões do radialismo em Pernambuco.

O problema é que a JC News não emplacou como esperava o grupo JCPM. A ida da marca CBN para outro grupo obrigou à mudança. A força da programação da Central Brasileira de Notícias associada a um bom time de radialistas locais acabou pondo por terra a expectativa da emissora de liderar o segmento All News (de rádios com 100% de informações na grade). A alternativa encontrada foi a fusão, com a programação da Jornal prevalecendo em mais de 95% nos dois prefixos.

A saída da CBN do grupo JCPM foi no mesmo movimento que fez a Globo AM adquirir o prefixo da Rádio Clube mais antiga emissora do país, que gerou muita polêmica sob a crítica de programação enlatada na programação pernambucano. Nessa mesma série de mudanças, ainda desfalcaram o grupo JCPM de Paulo Fernandez Neto, que deixou a Jornal para coordenar o projeto.

Agora, promete o grupo, os ouvintes terão uma qualidade de som muito superior, uma rádio ainda mais moderna e a junção de entretenimento, jornalismo e esportes em um só meio de comunicação. A decisão acaba fazendo com que a Rádio Jornal a primeira emissora do Nordeste a fazer a migração da AM para a FM, antes da autorização do Ministério das Comunicações. Isso porque já detinha um prefixo livre para isso.

O público também pode sintonizar a Rádio Jornal através do site e aplicativo para smartphones. No site, além de escutar a programação e assistir ao vivo o que acontece no estúdio, os internautas ficam ligados em todas as notícias, que são atualizadas por uma equipe especializada.