Notícias

Balanço: Mostra Pajeú de Cinema teve público recorde

Por Nill Júnior
Organização da Mostra

O longa-metragem “Arábia” encerrou a programação da 4ª Mostra Pajeú de Cinema, na noite do último sábado (26),com público recorde.

Nos 12 dias de evento, cerca de 1750 pessoas compareceram às sessões e atividades formativas, incluindo crianças da rede de ensino municipal e portadores de necessidades especiais, que neste ano ganharam um programa exclusivo com recursos como libras e audiodescrição.

A MPC fecha sua quarta edição trazendo, além das exibições, uma extensa programação de oficinas, debates e atividades formativas com convidados especiais. Como resultado da oficina de crítica, textos sobre os filmes exibidos serão publicados no site da mostra. Além disso, o júri formado por participantes da oficina elegeu os melhores filmes da MPC: “O Processo”, de Maria Augusta Ramos, e “Nada”, de Gabriel Martins.

Para Bruna Tavares, produtora e coordenadora de formação da MPC, a sensação é de dever cumprido. “Crescemos em quantidade e em qualidade. Levar as atividades da MPC para Iguaracy e Ingazeira também trouxeram um novo ânimo à equipe e ampliou horizontes para um público ainda carente de cultura, em especial de audiovisual. Foram 12 dias de encontros, trocas, reflexão e acolhimento. Seguimos com a missão de continuar ensinando e aprendendo cinema no sertão de Pernambuco”.

Em sua primeira semana, a MPC passou pelos municípios de Iguaracy e Ingazeira, no Sertão do Pajeú, levando oficinas e exibições de curtas em praça pública. As sessões em Afogados começaram no dia 20, com exibição do curta-metragem “Cine S. José”, seguido do documentário “O Processo”.

O filme, que trata sobre o impeachment de Dilma Rousseff, deu o tom de reflexão política e resistência que marcaram a quarta edição da Mostra. Na plateia, que tomou boa parte das cadeiras do Cine, era comum ouvir manifestações e indagações políticas. A sessão foi encerrada aos gritos de “Fora, Temer”. Ao longo da semana a tônica se manteve, em filmes de viés político como “Prelúdio da Fúria” e “Em nome da América” e de observação social / existencial, como o documentário “Parquelândia” e as ficções “Rebento” e “Arábia”.

Mais do que levar cultura aos municípios, convidando o público da região a reviver o hábito de ir ao cinema, a MPC também milita pela reabertura do Cine S. José, fechado desde 2015, aguardando a modernização para o sistema de exibição digital.

Sobre a MPC – A 4ª edição da Mostra Pajeú de Cinema é uma realização da Pajeú Filmes, com incentivo do Funcultura / Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e conta com apoio da Rádio Pajeú AM, Gerência Regional de Educação – Sertão do Alto Pajeú, Secretaria de Educação de Afogados da Ingazeira, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes de Afogados da Ingazeira, Secretaria de Educação de Iguaracy, Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de Iguaracy, Secretaria de Educação de Ingazeira e Secretaria de Cultura de Ingazeira.

 

Outras Notícias

A CNM recebe prefeitos eleitos do Nordeste a partir de hoje para seminário de capacitação em Brasília

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) inicia hoje, 18 de novembro, o Seminário Novos Gestores, que seguirá até o dia 19 em Brasília. Voltado para prefeitos eleitos no último pleito, em outubro, o evento visa capacitar os novos gestores em áreas estratégicas da administração pública. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, anfitrião do encontro, destaca […]

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) inicia hoje, 18 de novembro, o Seminário Novos Gestores, que seguirá até o dia 19 em Brasília. Voltado para prefeitos eleitos no último pleito, em outubro, o evento visa capacitar os novos gestores em áreas estratégicas da administração pública.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, anfitrião do encontro, destaca a importância da iniciativa: “Nesse encontro, há amplo espaço para capacitação técnica nas principais áreas da gestão pública, lições bem-sucedidas, apresentação das pautas prioritárias para o movimento municipalista, entre outras orientações para os recém-eleitos”.

As atividades serão realizadas em dois locais próximos em Brasília. No Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), ocorrerão plenárias e atendimentos com orientações técnicas. Já a sede da CNM abrigará outras programações, como encontros com parlamentares, proporcionando uma oportunidade para os gestores eleitos estreitarem laços com representantes do legislativo.

A CNM cobrirá as despesas de transporte, hospedagem e alimentação dos novos prefeitos inscritos e homologados no evento, com orientações detalhadas disponíveis no ato da inscrição.

Lula Cabral dentre os presos em operação da PF

O prefeito do cabo, Lula Cabral,  foi preso pela Polícia Federal em uma operação contra esquema de fraudes no instituto de previdência dos servidores da cidade, nesta sexta-feira (19). Segundo a PF, os envolvidos receberam propina para transferir R$ 90 milhões do instituto, que estavam em uma instituição financeira sólida, para uma empresa composta por […]

O prefeito do cabo, Lula Cabral,  foi preso pela Polícia Federal em uma operação contra esquema de fraudes no instituto de previdência dos servidores da cidade, nesta sexta-feira (19). Segundo a PF, os envolvidos receberam propina para transferir R$ 90 milhões do instituto, que estavam em uma instituição financeira sólida, para uma empresa composta por ativos de risco.

Apesar da notícia que corre o estado, os nomes dos presos e da cidade não foram divulgados oficialmente porque o caso segue em segredo de justiça. Foram cumpridos, até as 10h30, 14 dos 22 mandados de prisão e todos os 42 mandados de busca e apreensão emitidos para a Operação Abismo, de acordo com o delegado Márcio Tenório, titular da Delegacia de Combate à Corrupção da PF.

A delegada federal Andréa Pinho explica que, a princípio, o prefeito não tinha como transferir diretamente os recursos do Instituto de Previdência, mas que ele nomeia a pessoa responsável pelo fundo de aposentadoria do município. “Na investigação, conseguimos detectar indícios de pagamento de propina, de pagamentos de espécie”, explicou.

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região autorizou o sequestro e bloqueio de bens e valores depositados em contas em nome dos investigados. Os mandados foram para Pernambuco e também Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Distrito Federal, Goiás e Santa Catarina. A assessoria chegou a negar a informação, mas a notícia corre o estado. 

Cidades do Alto Pajeú que sonham com água de adutora vão esperar três anos, diz Compesa

Por Anchieta Santos O coordenador da Compesa Whashington Jordão, admitindo que enquanto Afogados da Ingazeira e Tabira vivem situação de conforto com a água que recebem da Adutora do Pajeu pela bateria de Poços do Caruá e da Barragem de Brotas, Por outro lado, o dirigente admitiu as dificuldades de cidades como Itapetim e Brejinho, […]

8

Por Anchieta Santos

O coordenador da Compesa Whashington Jordão, admitindo que enquanto Afogados da Ingazeira e Tabira vivem situação de conforto com a água que recebem da Adutora do Pajeu pela bateria de Poços do Caruá e da Barragem de Brotas, Por outro lado, o dirigente admitiu as dificuldades de cidades como Itapetim e Brejinho, abastecidas atualmente por carros pipa.

A barragem de Santa Terezinha ainda tem água para mais 6 meses. Iguaracy, São José do Egito, Ingazeira e Tuparetama abastecidas pela Barragem do Rosário com 4% apenas de sua capacidade, já preocupam.

De acordo com Washington Jordão as últimas chuvas não alteraram a situação de nenhum reservatório da região. Em Solidão o abastecimento com dois poços e o incremento de água transportada por carros pipa depois do colapso da barragem Nossa Senhora de Lurdes, poderá ter o rodizio de um dia com água e dois sem água, alterado.

Ele também revelou que a 3ª etapa da Adutora do Pajeu que trará água do canal de Sertânia para cidades como Tabira, São José do Egito, indo até a Paraíba, somente entrará em funcionamento em 2018.

Jabitacá: Festa de Agosto tem sequência

A Festa de Agosto em Jabitacá recebeu os shows da banda Limão com Mel e Wellyngton Estilo. O público compareceu em grande número. Hoje, a programação recebe Nadson o Ferinha, Farra de Ouro e Bedeu Quirino. Nadson de Jesus Alves tem 22 anos. Mais conhecido por seu nome artístico, Nadson O Ferinha, é um cantor e compositor brasileiro de arrocha. O Ferinha é bastante conhecido pelas […]

A Festa de Agosto em Jabitacá recebeu os shows da banda Limão com Mel e Wellyngton Estilo. O público compareceu em grande número.

Hoje, a programação recebe Nadson o Ferinha, Farra de Ouro e Bedeu Quirino.

Nadson de Jesus Alves tem 22 anos. Mais conhecido por seu nome artístico, Nadson O Ferinha, é um cantor e compositor brasileiro de arrocha. O Ferinha é bastante conhecido pelas suas versões em arrocha de sucessos de outros artistas, como Zé Neto & Cristiano, Gusttavo Lima, Paula Fernandes, Henrique & Juliano e Dilsinho.

Natural de Tobias Barreto, município brasileiro do estado de Sergipe. O “Ferinha” começou na musica desde muito cedo, com apenas 11 anos de idade, se apresentando nas regiões locais de Sergipe. Foi apelidado de “Nadson O Ferinha” pelo seu tio Edinaldo. O artista gravou um vídeo cantando arrocha, onde foi postado no Facebook, sendo apelidado na região em que nasceu como “Ferinha do Arrocha” pela população.

A expectativa é alta para o show de hoje, que deve atrair ainda mais pessoas ao pátio de eventos.  A Festa de Agosto em Jabitacá conta com o apoio do Governo de Pernambuco, através da EMPETUR.

Romero Perazzo confirma que desistiu de candidatura, mas nega que vá assumir Secretaria no governo Dêva

Romero Perazzo que seria o candidato do bloco independente de Tuparetama, comentou ao blog o que havia sido anunciado esta semana. Alegando questões familiares, ele  desistiu de liderar a chapa que se colocaria como opção a Dêva Pessoa e Sávio Torres no município. “Decidi por solicitação de minha família”, informou. Por outro lado, ele negou […]

Romero_Perazzo_2-253x400Romero Perazzo que seria o candidato do bloco independente de Tuparetama, comentou ao blog o que havia sido anunciado esta semana.

Alegando questões familiares, ele  desistiu de liderar a chapa que se colocaria como opção a Dêva Pessoa e Sávio Torres no município.

“Decidi por solicitação de minha família”, informou. Por outro lado, ele negou que vá assumir uma Secretaria no Governo de Deva como chegou a ser divulgado. “Confirmo que fui procurado por Dêva, mas não aceitei o convite”.

Com a desistência de Romero, o grupo que integra o GI vai pregar o voto branco ou nulo, convenhamos, missão mais difícil que apresentar uma opção.