Audiência pública pauta o fortalecimento das compras públicas de produtos da agricultura familiar
Ascom Doriel Barros
A redução do orçamento de programas estratégicos para a agricultura familiar, em nível nacional, a exemplo dos Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (PNAE), pode contribuir para o aumento da fome no país, após quase duas décadas de avanços.
Diante desse cenário, cresce a necessidade de se buscar alternativas que ampliem a participação dos estados em ações voltadas para fortalecer a aquisição de produtos desse setor. Com o objetivo de ampliar esse debate em Pernambuco, a Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa (Alepe), presidida pelo deputado Estadual Doriel Barros (PT), promove, na próxima segunda-feira (07/09), uma Audiência Pública sobre o tema.
No Nordeste, estados como a Bahia, o Ceará, o Maranhão e, mais recentemente, o Rio Grande do Norte, já registram avanços nesse sentido. A audiência vai ouvir organizações não-governamentais e sindicais que atuam na área, o Governo do Estado e o Parlamento, além de representantes de Assembleias Legislativas de outros estados, que vão contar suas experiências com esse tema.
A proposta é debater estratégias que busquem fortalecer a comercialização dessa produção da agricultura familiar, reconhecendo e valorizando o papel desse segmento para a segurança alimentar e nutricional da população e para o desenvolvimento de Pernambuco.
Serviço:
Audiência Pública
Estratégias para Fortalecer as Compras Públicas de Produtos da Agricultura Familiar
Dia: 07 de outubro de 2019
Horário: 10h
Local: Auditório Senador Sérgio Guerra – Assembleia Legislativa – Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar, Rua da União, S/N.
É muito importante divulgar os resultados / encaminhamentos da Audiência Pública da Agricultura Familiar.
Creio que seria importante realizar outras Audiências Públicas, na demais regiões do Estado.
Desta forma, a referida comissão, teria uma avaliação mais apurada da importância desses dois programas: PAA e PNAE para a agricultura familiar, para as políticas públicas de combate a desnutrição, para o desenvolvimento da agricultura familiar do nosso Estado e para a geração de renda nas regiões do nosso Estado.
Estes dois programas PAA e PNAE, são responsáveis por um volume de negócios destinados ao Agricultor Familiar, sem precedentes na história de Pernambuco.
É uma pena que gestores inescrupulosos tentem manipulá-los, querendo ganhar politicamente, com emendas orçamentárias vinculadas ou trocadas por apoio político.
Creio que está comissão poderia verificar alguns processos, inclusive jurídicos e policiais, existentes no nosso Estado.
José Gil Peres Filho