Notícias

Assisão e Cabras de Lampião rodam Pernambuco com aula espetáculo No São João é Assim

Por Nill Júnior

O espetáculo tem início nesta segunda-feira (06/12), na cidade Pombos, na Mata Sul. O roteiro passará pelas cidades de Olinda, Recife, Buíque, Cedro e São José do Egito.

O cantor serra-talhadense e o grupo de xaxado Cabras de Lampião vão circular por Pernambuco com a aula espetáculo “No São João é Assim”, projeto idealizado pela Fundação Cultural Cabras de Lampião. O objetivo é apresentar o forró nas escolas públicas com suas variantes, como o Baião, o Xote, o Xaxado e a Marcha Junina.

Entre as apresentações musicais apresentadas por Assisão, o Grupo Cabras de Lampião contará em versos as origens e influências de cada ritmo. As músicas que irão compor o repertório serão selecionadas pelo próprio Assisão, dono de mais de cinquenta sucessos juninos. As coreografias e os versos de cordel serão desenvolvidos pelos Cabras de Lampião.

De acordo com a Fundação Cabras de Lampião, a aula espetáculo “No São João é Assim” é uma ação de impacto social e cultural. Ela possibilitará a participação dos alunos, professores e funcionários das unidades de ensino desses locais, oportunizando o contato com a riqueza da diversidade cultural pernambucana. O projeto promoverá a experimentação, a reflexão crítica, a troca de conhecimentos e de metodologias entre os artistas, e tem como proposta romper os limites socialmente estabelecidos entre as artes consagradas e a cultura popular.

“É para colaborar com a compreensão da origem e do desenvolvimento desses ritmos que surge o projeto “No São João é Assim”, um trabalho erudito de valorização destas heranças rítmicas populares nordestinas, apresentado através de uma aula espetáculo conduzida pelo mestre Assisão e o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião”, explica a presidente da Fundação Cabras de Lampião, Cleonice Maria.

“A união desses dois magníficos filhos de Serra Talhada, Assisão e os Cabras de Lampião, vem coroar a importância que tem o Xaxado para a região e para a identidade cultural do nosso país. Além da dança e da música, que demonstram a força do Cangaço e do povo nordestino, o Xaxado atrai ainda uma riqueza de elementos como as indumentárias, as comidas, os hábitos e, principalmente, as histórias, narradas nas letras das canções”, comenta Anildomá Willians, presidente da Fundação Cultural de Serra Talhada.

Roteiro das cidades:

Pombos (Mata Sul)

Data: 06.12.2021 (segunda-feira)

Local: EREM Capitão Manoel Gomes d’Assunção

Hora: 14h

 

Olinda (Região Metropolitana)

Data: 07.12.2021 (terça-feira)

Local: Espaço Cultural Profº. José de Barros Lins (Instituto Allan Kardec). Avenida Prof. Andrade Bezerra, Salgadinho

Hora: 15h

 

Recife (Região Metropolitana)

Data: 07.12.2021 (terça-feira)

Local: Escola Municipal Santa Luzia, Estância

Hora: 10h

 

Buíque (Agreste)

Data: 08.12.2021 (quarta-feira)

Local: Escola Ana Rosa de Almeida (Comunidade Quilombola Mundo Novo)

Hora: 9h

 

Cedro (Sertão Central)

Data: 09.12.2021 (quinta-feira)

Local: EREM Professor Manoel Joaquim Leite

Hora: 09h

 

São José do Egito (Sertão do Pajeú)

Data: 10.12.2021 (sexta-feira)

Local: ETE Professora Célia Siqueira

Hora: 14h

Outras Notícias

TCE-PE arquiva processo de medida cautelar envolvendo licitação para construção de escola em Triunfo

Do Causos & Causas O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) arquivou, nesta segunda-feira (16), um processo de medida cautelar solicitado pela empresa EWG Serviços Ltda. O caso, envolvendo a licitação para a retomada da construção de uma escola com 12 salas de aula no município de Triunfo, foi analisado pelo conselheiro relator […]

Do Causos & Causas

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) arquivou, nesta segunda-feira (16), um processo de medida cautelar solicitado pela empresa EWG Serviços Ltda. O caso, envolvendo a licitação para a retomada da construção de uma escola com 12 salas de aula no município de Triunfo, foi analisado pelo conselheiro relator Rodrigo Novaes.

De acordo com o processo nº 24101284-3, a Prefeitura de Triunfo havia lançado o certame de concorrência pública nº 04/2024, com valor estimado em R$ 7.190.595,95, para contratar uma empresa especializada em serviços de engenharia. No entanto, a EWG Serviços Ltda., representada por seu sócio Luiz Wanderley Gomes da Silva, foi desclassificada na fase inicial da licitação pela Comissão Permanente de Licitação (CPL) do município.

Em resposta, a empresa apresentou uma representação ao TCE-PE questionando a decisão da CPL e buscando a anulação da sua desclassificação. Durante o trâmite do processo, irregularidades apontadas pela CPL foram revisadas e sanadas através de recurso administrativo interposto pela própria EWG Serviços Ltda., que teve sua proposta reconsiderada e declarada procedente.

Diante disso, o conselheiro relator Rodrigo Novaes reconheceu que, com o provimento do recurso administrativo e a reversão da desclassificação da empresa, não havia mais objeto a ser analisado pela medida cautelar. Com base no art. 8º, III, da Resolução TC nº 155/21, decidiu monocraticamente pela inadmissão da medida cautelar e determinou o arquivamento do processo.

A decisão foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE-PE, com a devida comunicação ao prefeito de Triunfo, Luciano Bonfim, e à Comissão Permanente de Licitação do município.

A construção da escola, que segue o padrão FNDE, é um projeto importante para o município e deverá prosseguir conforme o andamento da licitação pública.

Guarda Municipal de Petrolina participa de fórum em Moreilândia-PE

Evento discutiu o fortalecimento da Guarda Municipal no município de Moreilândia Atendendo ao convite da Prefeitura de Moreilândia-PE, a Guarda Civil Municipal de Petrolina (GCM), no sertão pernambucano, participou do Fórum Municipal de Segurança Pública daquela cidade. O evento, realizado nesta quarta-feira (23) na Câmara de Vereadores, discutiu, entre outros assuntos, a criação do Conselho […]

Evento discutiu o fortalecimento da Guarda Municipal no município de Moreilândia

Atendendo ao convite da Prefeitura de Moreilândia-PE, a Guarda Civil Municipal de Petrolina (GCM), no sertão pernambucano, participou do Fórum Municipal de Segurança Pública daquela cidade. O evento, realizado nesta quarta-feira (23) na Câmara de Vereadores, discutiu, entre outros assuntos, a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública e o fortalecimento da Guarda Municipal naquele município.

A programação do encontro, fórum contou com duas palestras ministradas pelos Guardas Municipais petrolinenses. Primeiro o coordenador do departamento de controle e registro de armas, Cícero Silva, seguido do coordenador de Segurança Institucional, Plínio Lacerda, que discutiram temas relacionados ao fortalecimento da Guarda Civil Municipal no município de Moreilândia, como a estrutura ideal da corporação e o porte de arma pelo Guarda Municipal.

Referência

Criada em 27 de abril de 1994, hoje a Guarda Civil Municipal de Petrolina é referência na região. Além de uma atuação dinâmica na segurança pública, a partir de várias frentes de trabalho, como segurança patrimonial, escolar, de eventos, Defesa Civil e apoio às ações das secretarias do município, a GCM petrolinense se tornou, em 2009, a primeira do Nordeste a conseguir o porte de arma de fogo, através de convênio com a Polícia Federal. Por isso, a ‘Força Azul”, como também é conhecida, inspira o trabalho de outras instituições.

Tabira comemora resultado do Saepe

A Secretaria de Educação de tabira comemorou em nota os resultados divulgados recentemente pelo SAEPE – Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco. A professora Elizângela Soares do Nascimento foi designada pela secretária Aracelis Batista para representar o município, junto ao SAEPE, assumindo a coordenação no município para acompanhar e organizar a realização das […]

saepeA Secretaria de Educação de tabira comemorou em nota os resultados divulgados recentemente pelo SAEPE – Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco.

A professora Elizângela Soares do Nascimento foi designada pela secretária Aracelis Batista para representar o município, junto ao SAEPE, assumindo a coordenação no município para acompanhar e organizar a realização das avaliações. A professora coordenadora esteve na cidade de Gravatá participando da Formação para compreensão e disseminação dos resultados do SAEPE 2014.

O município de Tabira obteve bons resultados em Português e Matemática  tanto na participação como na proficiência Média, segundo nota. – “Foi muito bom o resultado de 2014, fizemos o maior esforço para que Tabira obtivesse índices satisfatórios e o resultado confirmou o trabalho desenvolvido”, destacou Elizângela Soares, professora coordenadora do SAEPE em Tabira.

Prefeitos debatem melhorias no HR Emília Câmara e cobram ação de Serra para Samu funcionar

O Cimpajeú se reuniu nesta sexta em Afogados da Ingazeira e voltou a tratar dos calos da região na saúde: a situação do HR Emília Câmara e a dificuldade em pôr para funcionar o Samu na região foram dois deles. Participaram os Prefeitos Jose Patriota (Afogados), Deva Pessoa (Tuparetama), Romério Guimarães (São José do  Egito), […]

11887985_720659121390553_5932929666115971797_n
Com informações e foto de Marcelo Patriota

O Cimpajeú se reuniu nesta sexta em Afogados da Ingazeira e voltou a tratar dos calos da região na saúde: a situação do HR Emília Câmara e a dificuldade em pôr para funcionar o Samu na região foram dois deles.

Participaram os Prefeitos Jose Patriota (Afogados), Deva Pessoa (Tuparetama), Romério Guimarães (São José do  Egito), Luciano Torres (Ingazeira), Zé Mário Cassiano(Carnaíba), Zé Pretinho (Quixaba),José Vanderlei (Brejinho) e Guga Lins (Sertânia). Sebastião Dias (Tabira), mandou o filho e Secretário de Saúde Allan Dias.

O assunto que tomou maior tempo no debate foi o momento do Hospital Regional Emília Câmara, de Afogados da Ingazeira. Mais uma vez, questionamentos ao grande quantidade de transferências de gestantes para outras unidades. Os casos mais recentes foram de mulheres do município de Iguaracy.

11892241_720659804723818_5090807127162114980_n

Prefeitos como Romério Guimarães pediram um plano na unidade para mudança real na qualidade do atendimento e instalação de melhores equipamentos na unidade. Cirurgias que estavam marcadas estão sendo canceladas na unidade, reclamaram.

Leandra Cristina, Diretora do Hospital rebateu as criticas e defendeu sua equipe de trabalho. “A equipe do Hospital está trabalhando com afinco e os problemas ligados à saúde são nacionais”, justificou.

O gestor egipciense também destacou a dificuldade em lidar com alguns profissionais médicos. “O grande problema são parte dos médicos que não trabalham o horário acordado. Quando o médico quer resolve. Quando não, se falar uma coisinha manda pra fora”.

Ele afirmou que  no Hospital Maria Rafael Siqueira há dois médicos todos os dias. Às segundas, tercas e quintas, são quatro médicos com cerca de 40 procedimentos cirúrgicos.

11904098_720659818057150_4602201411972175346_n

Samu: a reunião teve críticas diretas à Prefeitura de Serra Talhada e ao prefeito Luciano Duque pela demora em fazer funcionar a Central de Regulação do serviço. Em cidades da região podem ser vistas as ambulâncias, mas não operam pela demora na Central, fundamental para que o serviço funcione, pois através delas é que são feitas as chamadas de emergência.

Houve a informação repassada de que a Secretaria de Saúde da cidade responsabilizou algumas prefeituras pela demora, sob alegação de que não haviam equipado com sistemas de rádio suas unidades locais. A informação de fato foi passada a este blogueiro pelo próprio Luciano Duque, em julho. “Tem município que não está com sua unidade pronta. Mas quem tem que ver isso é o Estado e o Governo Federal. É momento de não buscar culpados e sim construir a solução. Quem tem que chamar é o Governo do Estado e o Governo Federal”, afirmou.

Dêva Pessoa (Tuparetama), Allan Dias (Tabira) e a Diretora da Geres, Mary Delânea, foram enfáticos ao condenar a afimação. Cobraram ação.

PT-PE adia decisão sobre candidatura para o dia 10 de junho

Folha PE Em reunião, na manhã deste sábado (05), membros do PT de Pernambuco entraram em consenso e adiaram, para o dia 10 de junho, o encontro que deve definir se o partido terá ou não candidatura própria para governador, neste ano. A data, que estava agendada para o próximo sábado (12), foi remarcada após […]

Vai ter que esperar: Marília Arraes na reunião que adiou novamente se o PT é carne ou peixe em PE

Folha PE

Em reunião, na manhã deste sábado (05), membros do PT de Pernambuco entraram em consenso e adiaram, para o dia 10 de junho, o encontro que deve definir se o partido terá ou não candidatura própria para governador, neste ano.

A data, que estava agendada para o próximo sábado (12), foi remarcada após intensa negociação entre o grupo que defende a postulação da vereadora do recife, Marília Arraes, e a ala que prefere apoiar a reeleição de Paulo Câmara (PSB).

Marília, que tem apoio de grande parte do partido, tentava manter a data inicial para o ‘encontro de táticas’. Porém, a direção estadual do partido propôs remarcar para o dia 27 de junho. Após chegarem a um consenso, o evento ficou fixado para o dia 10. Aliados da petista acreditam que, com isso, Marília mostra que está aberta ao diálogo e não tentará “empurrar sua pré-candidatura goela abaixo”.

Mesmo com o adiamento, o grupo ligado à pré-candidata saiu satisfeito da reunião. A impressão é que a mudança na agenda não atrapalhará os planos da petista, além de derrubar o argumento de que ela estaria “peitando a direção nacional”.