Notícias

ASA Pernambuco realiza coleta de assinaturas a favor da Campanha para Expressar a Liberdade

Por Nill Júnior

unnamed (1)

por Juliana Lima

Entre os dias 13 e 19 de outubro acontece a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação no país e, em Pernambuco, diversas ações estão sendo realizadas em favor da pluralidade da mídia e dos meios de comunicação.

Com o objetivo de contribuir com essa luta, que tem base na defesa da liberdade de expressão, a rede de comunicadores/as populares da Articulação Semiárido Pernambucano (ASA-PE), realizará ações de coleta de assinaturas em prol do Projeto de Lei da Mídia Democrática. “A ideia é conversar com as pessoas sobre a importância da Campanha Para Expressar a Liberdade, e colher o maior número possível de assinaturas em alguns municípios do estado”, explica a comunicadora, Mariana Landim.

A iniciativa começa hoje (14/10) na cidade de Carpina, e conta com o apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Pernambuco (Fetape). Na próxima sexta-feira (17), a ação de coleta acontece nos municípios de Araripina, Ouricuri, Serra Talhada, Pesqueira e Recife e tem o apoio do Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas (Caatinga), Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), Cáritas Diocesana de Pesqueira e Centro Sabiá.

As atividades se encerram no dia 20 de outubro, no povoado Poço da Cruz, município de Ibimirim, e tem o apoio do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta).

Outras Notícias

Prefeitura de Serra Talhada intensifica limpeza na AABB

Através de ações contínuas, a Prefeitura de Serra Talhada segue realizando o serviço de limpeza pública em toda a cidade. E desta vez, o trabalho vem sendo intensificado em 17 ruas no Bairro da AABB.  Através do Projeto Cidade Limpa, estão sendo realizados os serviços de roço, capinação, varrição, coleta de lixo, pintura de meio-fio, […]

Através de ações contínuas, a Prefeitura de Serra Talhada segue realizando o serviço de limpeza pública em toda a cidade. E desta vez, o trabalho vem sendo intensificado em 17 ruas no Bairro da AABB. 

Através do Projeto Cidade Limpa, estão sendo realizados os serviços de roço, capinação, varrição, coleta de lixo, pintura de meio-fio, recolhimento de entulhos, orientação e fiscalização. 

“É uma ação conjunta com outras secretarias, onde estamos intensificando a limpeza do bairro, pintando meio-fio; a equipe de Obras está fiscalizando o descarte irregular de entulhos nas ruas e AMMA fiscalizando os terrenos particulares”, Explicou o secretário de Serviços Públicos, Nildinho Pereira.  

A ação é coordenada pelas secretarias municipais de Serviços Públicos, Obras e Infraestrutura e Planejamento e Gestão, juntamente com a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). 

Cronograma – Rua Manoel Macário, Rua Pautilha Menezes, Rua Antônio de Souza Melo, Rua Antônio Alves de Oliveira, Rua Enock de Carvalho, Rua Joaquim Alves de Magalhães, Rua Silvino Cordeiro, Rua José Dantas do Nascimento, Rua Irnero Ignácio, Rua Custódio Conrado, Rua Osvaldo Godoy, Rua Pedro Jurubeba, Rua Vila Bela, Rua José Miguel de Souza, Rua Irineu Alves de Magalhães, Rua Luiz Alves de Melo Lima e Rua José Dantas do Nascimento.

Prefeitura de Solidão antecipou pagamento dos servidores

A Prefeitura de Solidão informa em nota que foi realizada nesta sexta-feira (24), a antecipação do pagamento de fevereiro dos salários dos servidores ativos, inativos, contratados e comissionados. Ainda segundo a nota, desde que a nova gestão assumiu a prefeitura, já foram feitos quatro pagamentos aos servidores inativos e três aos servidores ativos. “Nosso governo […]

A Prefeitura de Solidão informa em nota que foi realizada nesta sexta-feira (24), a antecipação do pagamento de fevereiro dos salários dos servidores ativos, inativos, contratados e comissionados.

Ainda segundo a nota, desde que a nova gestão assumiu a prefeitura, já foram feitos quatro pagamentos aos servidores inativos e três aos servidores ativos. “Nosso governo é comprometido em oferecer serviços de qualidade ao servidor público. Nossa meta também é a valorização dos profissionais através de seus vencimentos na data correta” destacou o prefeito Djalma Alves.

 

Sandrinho diz aguardar “anúncio oficial”, mas respeitará decisão de Raquel sobre Danilo

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira comemorou, falando ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, a notícia de chegada da Faculdade de Medicina a Afogados da Ingazeira. Ele deu detalhes da chegada do campus Afogados da UNIFIP, para Faculdade de Medicina. Outros cursos serão instalados como Medicina Veterinária, Radiologia, e Enfermagem também serão […]

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira comemorou, falando ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, a notícia de chegada da Faculdade de Medicina a Afogados da Ingazeira.

Ele deu detalhes da chegada do campus Afogados da UNIFIP, para Faculdade de Medicina. Outros cursos serão instalados como Medicina Veterinária, Radiologia, e Enfermagem também serão instalados.

A instituição é privada e atende a autorização de cursos de Medicina em seis cidades do Estado. O curso terá garantia de bolsas para estudantes de famílias com renda de até seis salários mínimos. Outra promessa é do investimento de 6% da renda em saúde local e atendimento da comunidade local no projeto de formação.

Claro, Sandrinho também respondeu a demandas dos ouvintes. Disse que 80% do Concurso Público está encaminhado e que pretende lançar o Edital na Emancipação. Falou sobre vagas para guardas de trânsito, mas antecipou que não haverá novas vagas para guarda municipal.

Sobre trânsito, disse ser um processo em etapas, mas que estará entregando o modelo ainda esse ano. “Existe um estudo sobre fluidez e buscamos modelos”. Disse que recebeu abaixo-assinado sobre a pavimentação da Gustavo Fittipaldi para não instalar canteiros e vai atender. Ainda prometeu o Receptivo de passageiros e disse que o projeto do Pátio da Feira teve questões ligadas a drenagem atrasando a obra.

Outra cobrança foi a de celeridade na operação tapa buracos. Sandrinho disse que houve erro no modelo do asfalto entregue na contratação. Houve a solicitação de  mais um tanque de emulsão.

Sobre Expoagro, disse que estará nas Secretarias de Cultura e Agricultura do Estado. “Essa atração tem que ser de Pernambuco, dentre os inscritos a grade da FUNDARPE. E a atração Gospel, chamada de Atração Ecumênica dia 3”.

Sobre a possibilidade de apoio de Raquel Lyra a Danilo Simões, disse: “eu sinceramente não ouvi a governadora se pronunciando ainda. Também não estou questionando o fato de ter havido o anúncio. Sandrinho faz parte do PSB que a nível de estado é oposição a Raquel. No segundo turno a apoiei e fui fundamental fazendo ela sair de 1.500 votos  pra 10.500 votos, sendo majoritária. Ela está fazendo a  avaliação dela. Vou a Recife, vou visitar as secretarias em busca de apoio para Expoagro, dos móveis para escola Dom Mota e vamos esperar a pronúncia. Mas estamos tranquilos, temos governo aprovado pela população, temos história no município. Nossas raízes foram fincadas aqui, nunca saímos daqui. A população fará justiça.”

Rio Grande do Norte decreta estado de calamidade do sistema prisional após rebeliões

Série de rebeliões que ocorrem desde a semana passada nos presídios do Rio Grande do Norte levou o governo do Estado a decretar situação de calamidade do sistema prisional. A medida será publicada no Diário Oficial desta terça. Os tumultos atingiram seis unidades prisionais do estado e levaram à exoneração do secretário Estadual de Justiça […]

22aa73a02867fe5729fa84508d92bd17

Série de rebeliões que ocorrem desde a semana passada nos presídios do Rio Grande do Norte levou o governo do Estado a decretar situação de calamidade do sistema prisional. A medida será publicada no Diário Oficial desta terça. Os tumultos atingiram seis unidades prisionais do estado e levaram à exoneração do secretário Estadual de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte Zaidem Heronildes da Silva Filho.

Na noite desta segunda-feira, quatro ônibus foram incendiados e as empresas dos coletivos recolheram os veículos, temendo mais ataques. A Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) apura se os ataques têm relação com as rebeliões.

Na quarta (11), quinta (12) e sexta-feira (13) da semana passada, os detentos se rebelaram na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, a 40 quilômetros de Natal; no Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato, na Zona Norte da capital potiguar; no Centro de Detenção Provisória (CDP) da Zona Norte, também na capital; e na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), na região metropolitana.  Detentos destruíram celas e estruturas de pavilhões dos presídios.

O governo solicitou auxílio da Força Nacional e do Departamento Penitencário Nacional.  Medidas de emergência serão adotadas como forma de restabelecer a normalidade do sistema prisional. Uma força-tarefa foi criada para adotar e executar medidas urgentes, como construção, restauração das unidades parcialmente destruídas, reformas, adequações e ampliações com objetivo de criação de novas vagas.

À força-tarefa caberá também a contratação emergencial de projetos construtivos, nomeação de agentes penitenciários aprovados no último concurso público para atendimento dos serviços de vigilância e estabelecimento de relações administrativas com órgãos federais para concessão de financiamentos. Para fiscalizar o trabalho, será designada uma comissão especial de licitação, instituída na Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania.

Em nota enviada às 23h, o governo do Estado afirma que está tomando todas as medidas para conter as rebeliões e que os “episódios visam desestabilizar a ordem e paz social”. De acordo com a nota, a partir desta terça-feira, o Estado contará com o incremento de 200 homens da Força Nacional de Segurança Pública e dois helicópteros para reforçar o policiamento não somente nas áreas prisionais, mas em toda capital.

Nos motins, os detentos atearam fogo em colchões e quebraram grades de celas. Segundo o Relatório de Situação e Diagnóstico, foram destruídas mil vagas no sistema prisional, divididas entre o Alcaçuz (450), o Presídio Estadual de Parnamirim (250) e a Cadeia Pública de Natal (300).

O decreto da situação de calamidade foi resultado de uma reunião que ocorreu na manhã desta segunda-feira (16) entre o Governador Robinson Faria, a secretária chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, a secretária de Segurança Pública, Kalina Leite, representantes da Polícia Militar, Consultoria do Estado, Polícia Federal, o juiz de Execução Penal, Henrique Baltazar, e da coordenação da Administração Penitenciária.

Petrolina : Paulo Câmara lidera corrida na cidade. Tem 46,8% contra 36,2% de Armando

Faltando poucas horas para as eleições, o candidato socialista Paulo Câmara tem preferência do eleitorado do município de Petrolina, maior colégio eleitoral do Sertão, segundo pesquisa do Instituto Múltipla encomendada pelo blog. Câmara aparece com 46,8% das intenções de voto na pesquisa estimulada, em que são apresentadas as opções para o eleitorado. O petebista Armando […]

Paulo-Câmara-e-Armando-Monteiro-625x330

Faltando poucas horas para as eleições, o candidato socialista Paulo Câmara tem preferência do eleitorado do município de Petrolina, maior colégio eleitoral do Sertão, segundo pesquisa do Instituto Múltipla encomendada pelo blog.

Câmara aparece com 46,8% das intenções de voto na pesquisa estimulada, em que são apresentadas as opções para o eleitorado. O petebista Armando aparece com 36,2%.

Indecisos somam 10,8%. Votarão em branco ou nulo, 3%. Miguel Anacleto somou 1,2% e Zé Gomes, 1,6%. Jair Pedro e Pantaleão somaram 0,2% cada.

GOVERNADOR GERAL

A Pesquisa foi feita  entre  01 e 02 de outubro.  A pesquisa foi composta por 500 entrevistas aplicadas na população que tenha título de eleitor, more e vote no município de Petrolina e distribuída da seguinte forma: Área urbana 74,6% e Área rural 25,4%.

O intervalo de confiança estimado é de 95% para uma margem de erro para mais ou para menos de 4,0% Ela foi registrada no TRE sob o número  PE 0042/2014 e BR 01013/2014.