Notícias

Arcoverde: prefeitura diz que furto a Central de Regulação aconteceu entre sábado e domingo

Por Nill Júnior

O atendimento para a população que usa a central de regulação em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, foi prejudicado nesta terça-feira (21). O motivo é o roubo de parte dos equipamentos da unidade hospitalar.

Os servidores foram surpreendidos com a falta de alguns equipamentos, entre eles, cinco computadores, TV e uma impressora.

Em nota, a Secretaria de Saúde do município informou que  que está trabalhando arduamente, para que o atendimento à população não seja comprometido, por meio da Central de Regulação do Município.

“O setor, que é responsável pela marcação de consultas, exames e diversos outros serviços para os cidadãos, foi furtado, possivelmente, durante o último final de semana”, afirma a nota.

Nesta segunda feira, 20, os funcionários foram surpreendidos com a falta de alguns equipamentos, entre eles, cinco computadores, uma TV e uma impressora.

A polícia foi acionada e foi lavrado um Boletim de Ocorrência, com o número 17E0246000631. A polícia Civil está investigando o crime. Na nota, não foi informado se o local tinha câmeras de segurança.

Outras Notícias

Incêndio na casa de médico João Veras é controlado em Tabira

Foi contornado o incêndio que atingiu o imóvel do médico tabirense João Veras, tido como um dos principais nomes da nova geração de profissionais que atuam na região. Segundo o blog apurou, ainda não houve uma manifestação oficial sobre as causas do incêndio.  A probabilidade mais cogitada é de que um curto circuito tenha causado […]

Foi contornado o incêndio que atingiu o imóvel do médico tabirense João Veras, tido como um dos principais nomes da nova geração de profissionais que atuam na região.

Segundo o blog apurou, ainda não houve uma manifestação oficial sobre as causas do incêndio.  A probabilidade mais cogitada é de que um curto circuito tenha causado o episódio.

Outra informação é de que o térreo também pertence ao médico,  que gere uma empresa própria no local.

Populares tentaram conter o fogo, mas as chamas saíram do controle.  Os Bombeiros foram acionados e controlaram o fogo.  Não houve feridos.  O médico acompanhou tudo sem maiores intercorrências. Não estava em casa na hora em que o fogo tomou o imóvel.

Houve apenas danos materiais.  Claro, o episódio reuniu algumas dezenas de curiosos no local. João Veras atende em mais de uma cidade da região,  com destaque para Tabira e Afogados da Ingazeira.

Afogados da Ingazeira: casos de covid-19 continuam em ascendência

Por André Luis A semana em Afogados da Ingazeira, começou com o secretário de Saúde, Artur Amorim, falando ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú, que não está descartada a possibilidade do município regredir no Plano de Convivência com a Covid-19. Na oportunidade, Artur estava preocupado com a curva ascendente que a cidade já vinha […]

Por André Luis

A semana em Afogados da Ingazeira, começou com o secretário de Saúde, Artur Amorim, falando ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú, que não está descartada a possibilidade do município regredir no Plano de Convivência com a Covid-19.

Na oportunidade, Artur estava preocupado com a curva ascendente que a cidade já vinha tendo na semana anterior. Foram mais 43 casos confirmados da segunda-feira (10) até o sábado (15), totalizando 280 casos. Não foram registrados novos casos no domingo (16). 

Na noite da segunda-feira (17), o boletim epidemiológico do município apresentou a confirmação de mais 26 casos, elevando o número de contaminados para 306. 

O número de casos confirmados foi diminuindo no decorrer da semana, 24 casos na terça, 15 na quarta, 2 na quinta, 5 na sexta e no sábado, dia 22 de agosto, mais 7, fechando a semana com 359 casos confirmados. Setenta e nove, nos últimos 6 dias, 36 a mais que a semana anterior.

É importante lembrar, que não colaboraram para o aumento dos casos, nem os bares, nem as lanchonetes e similares e nem as academias.

A semana também registrou um novo óbito, o oitavo no município.

A boa notícia fica por conta dos pacientes recuperados, foram 68 nos últimos seis dias, totalizando 290 até este sábado (22), o que corresponde a 80,7% dos casos confirmados.

Ângelo lidera cenários para 2020, diz Múltipla

O prefeito socialista Ângelo Ferreira lidera os cenários para 2020 quando confrontado com os ex-prefeitos Guga Lins, Sinval Ferreira e o cardiologista Orestes Neves. É o que diz pesquisa realizada pelo Instituto Múltipla entre 16 e 18 deste mês. Em 2016, Ângelo bateu Guga Lins com 53,3% dos votos contra 44,71% do adversário e então […]

O prefeito socialista Ângelo Ferreira lidera os cenários para 2020 quando confrontado com os ex-prefeitos Guga Lins, Sinval Ferreira e o cardiologista Orestes Neves.

É o que diz pesquisa realizada pelo Instituto Múltipla entre 16 e 18 deste mês. Em 2016, Ângelo bateu Guga Lins com 53,3% dos votos contra 44,71% do adversário e então prefeito Guga.

Aparentemente a avaliação de gestão, somada a episódios noticiados do ex-prefeito Guga, que chegou a ser preso em operação que apura corrupção, somados  ao desempenho de Sinval e Orestes o colocam como favorito à reeleição.

Na pesquisa espontânea, em que não são oferecidos nomes ao eleitor, Ângelo aparece com 52,7%. O número é alto, incomum para pesquisas espontâneas. Lá atrás, com 6,4%, Guga Lins. Dr Orestes tem 2,7%, Sinval Siqueira, 2,3%. não decidiram ou não opinaram, 35,9%, muitos aparentemente aguardando a definição do nome da oposição.

Na simulação entre Ângelo Ferreira e Guga Lins, o socialista tem 63,2% contra 24,1% do ex-prefeito. Um total de 12,7% estão entre brancos, nulos, indecisos, não sabem ou não opinaram.

Quando o nome da oposição é o ex-prefeito Sinval Siqueira, Ângelo tem 61,8% contra 26,4%. Ao fim, 11,8% estão entre brancos, nulos, indecisos, não sabem ou não opinaram.

Quando o adversário é o Dr Orestes, o placar é de 59,1% contra 28,6% pró Ângelo. Ao fim, 12,3% votam branco, nulo, estão indecisos, não sabem ou não opinaram.

Avaliação da gestão: quando chamados a classificar a gestão, 27,3% dizem ser ótima, 38,6% afirmam ter sido boa, 23,2% regular, 3,2% ruim e 5,4% péssimo. Apenas 2,3% não sabem ou não opinaram. A nota média aplicada ao governo foi 7,2, similar por exemplo à aferida em dezembro de 2018. Na clássica e direta “aprova x desaprova”, 72,7% dizem aprovar a gestão, 17,3% desaprovam e 10% não opinaram.

A amostra foi composta por 220 entrevistas  distribuídas da seguinte forma: Cidade 49,5% e área rural (Distritos e povoados) 50,5%. O intervalo de confiança estimado é de 95% para uma margem de erro para mais ou para menos de 6,5%. As pesquisas de campo foram feitas entre 16 e 18 de dezembro.

“O aeroporto vai sair”, afirma Raquel Lyra ao anunciar início das obras em Caruaru

Durante entrevista concedida nesta sexta-feira (13) ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciou que a autorização para o início das obras de ampliação do Aeroporto de Caruaru será assinada no próximo dia 27 de março. Durante a entrevista, a governadora afirmou que a obra faz parte de uma […]

Durante entrevista concedida nesta sexta-feira (13) ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciou que a autorização para o início das obras de ampliação do Aeroporto de Caruaru será assinada no próximo dia 27 de março.

Durante a entrevista, a governadora afirmou que a obra faz parte de uma estratégia mais ampla para melhorar a infraestrutura logística do estado, com investimentos em ferrovias, aeroportos e rodovias. Segundo ela, essas ações são fundamentais para fortalecer o desenvolvimento econômico e garantir melhores condições de mobilidade para a população pernambucana.

“Então é ferrovia, aeroporto e rodovia para que a gente consiga fazer Pernambuco crescer e garantir às pessoas o direito de poder andar no nosso estado e se conectar com outros estados de maneira eficiente”, afirmou.

Raquel também destacou que o anúncio da data representa um avanço importante para a concretização de um projeto que, segundo ela, durante muito tempo foi apenas promessa. A governadora lembrou que chegou a ser criticada no passado quando questionou a viabilidade da obra por falta de planejamento.

De acordo com a gestora, à época não existiam sequer projetos técnicos ou processo de licitação estruturado para viabilizar a ampliação do aeroporto. “Me chamaram de mentirosa quando eu disse que o aeroporto não ia sair, porque não tinha licitação, não tinha sequer projeto”, relatou.

Ainda durante a entrevista, Raquel Lyra explicou que a obra será executada com recursos do próprio Governo de Pernambuco, por meio de operação de crédito. Ela afirmou que decidiu garantir o financiamento estadual para evitar atrasos ou dificuldades na liberação de recursos.

A governadora ressaltou que essa estratégia já vem sendo adotada em outras obras de infraestrutura realizadas no interior do estado, citando intervenções em municípios como Tabira, Moreilândia e Petrolina.

“Qual o problema de fazer com dinheiro do governo do estado? O ruim era se a gente não tivesse recursos para fazer. Tendo, vamos embora”, declarou.

MPCO divulga balanço de ações dos últimos dois anos

O Ministério Público de Contas divulgou um balanço das ações efetuadas entre os anos de 2020 e 2021. Neste período, foram formuladas 734 representações a outros órgãos de controle, a exemplo do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) e do Ministério Público Federal (MPF), em razão de ter detectado irregularidades em órgãos jurisdicionados ou decorrentes […]

O Ministério Público de Contas divulgou um balanço das ações efetuadas entre os anos de 2020 e 2021.

Neste período, foram formuladas 734 representações a outros órgãos de controle, a exemplo do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) e do Ministério Público Federal (MPF), em razão de ter detectado irregularidades em órgãos jurisdicionados ou decorrentes de processos julgados no TCE, em que encontrados indícios de crime ou de improbidade, que necessitavam da atuação de promotores e procuradores da República.

Além disso, dentro do trabalho de parceria com outros órgãos de controle externo e de ações conjuntas com as instituições, foram encaminhados aos Ministérios Públicos Estadual e Federal 1.125 ofícios com informações sobre o andamento de processos, compartilhamento de relatórios, comunicação de instauração de auditorias especiais e outros informes.

Alguns desses dados subsidiaram ações de grande importância no combate à corrupção e aos crimes contra a Administração Pública, como a Operação Literatus, recentemente deflagrada pela Polícia Federal, para investigar o envolvimento de seis empresas do ramo de livraria e papelaria em fraudes em licitações voltados ao fornecimento de livros e kits escolares a órgãos públicos pernambucanos, bem como a Operação Apnéia, iniciada pelo MPF e pela Polícia Federal a partir de representação do MPCO, que apontou irregularidade na contratação, durante a pandemia, de empresa veterinária para compra de respiradores pela Prefeitura do Recife.

Parte dessas medidas decorreu de procedimentos investigativos instaurados por iniciativa do próprio MPCO. Outras, da análise das 344 denúncias que lhe foram encaminhadas durante os últimos dois anos, tendo sido antecedidas do envio de 524 ofícios de requisição de documentos e informações, que culminaram – nos casos de identificação de indícios de irregularidade – em representações ao TCE/PE para averiguação dos fatos pela área técnica, inclusive com a instauração de Auditorias Especiais – modalidade processual formalizada por 37 vezes a pedido do MPCO, durante o período.

Os números fazem parte de um balanço das ações do MPCO (procuradoria geral e gabinetes dos procuradores) divulgado pela procuradora geral, Germana Laureano, que encerra o seu segundo mandato à frente da instituição neste mês de janeiro de 2022.