Arcoverde: Mais 3 ruas do São Cristóvão ganham pavimento asfáltico
Por André Luis
Três ruas em volta da Praça do bairro São Cristóvão em Arcoverde-PE ganharão pavimento asfáltico, a Rua São Pedro, que tem 170 metros de extensão, a Rua Padre Anchieta, com 250 metros de comprimento e por último será a Dr. Leonardo Arcoverde, que fica na lateral esquerda da Praça do São Cristóvão, para quem está de frente para a Igreja Católica.
A Prefeitura determinou a urgência em asfaltar essas ruas ao redor da Praça do São Cristóvão, preparando a área para a inauguração da reforma da Praça. O secretário de Obras Ricardo Lins, disse que assim que forem concluídos estes serviços os trabalhos terão continuidade em outros trechos ao redor da Praça.
O convênio firmado entre a Prefeitura de Arcoverde e o Governo do Estado na ordem de R$ 2 milhões vai pavimentar 33 ruas em sete bairros do município, numa área total de quase 93 mil/m².
Operação realizada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), em parceria com a PMPE, removeu 1,5 quilômetros de tubulação irregular e 15 ligações clandestinas na Adutora do Pajeú, no Sertão de Pernambuco. Segundo a Compesa, esse desvio de água prejudicava o abastecimento 100 mil pessoas das cidades de Serra Talhada, Calumbi e Triunfo. Ainda conforme a […]
Operação realizada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), em parceria com a PMPE, removeu 1,5 quilômetros de tubulação irregular e 15 ligações clandestinas na Adutora do Pajeú, no Sertão de Pernambuco.
Segundo a Compesa, esse desvio de água prejudicava o abastecimento 100 mil pessoas das cidades de Serra Talhada, Calumbi e Triunfo.
Ainda conforme a empresa, dos 200 litros por segundo produzidos diariamente para os três municípios, aproximadamente 100 litros estavam sendo desviados por meio de ligações clandestinas.
Até a última atualização, a operação não tinha efetuado prisões.
No entanto, a Compesa informou que registrou boletins de ocorrência para permitir que a Polícia Civil de Pernambuco mantenha as investigações.
Por meio de nota, a Compesa informou que a cidade mais impactada por esse desvio de água ilegal foi Serra Talhada,
O número de reclamações de desabastecimento “aumentou expressivamente” durante o mês de junho, principalmente nas áreas mais elevadas e afastadas dos pontos de distribuição, conforme informações da empresa.
Segundo a Compesa, a situação se agravou durante as paradas emergenciais do sistema, já que o aumento da pressão da rede foi comprometido pela presença de ramais ilegais, afetando ainda mais a retomada do fornecimento regular.
Operação
Conforme o balanço preliminar da empresa, em dois dias da ação, foram percorridos mais de 20 km da adutora.
Nesse espaço, foi possível recuperar uma vazão estimada em 15 litros por segundo.
Esse volume é suficiente para abastecer cerca de 7.500 pessoas por mês. A meta da companhia é restabelecer a estabilidade do sistema, que vinha sofrendo quedas significativas de pressão e vazão.
As ações de fiscalização, conduzidas pela Gerência de Inteligência Patrimonial da Compesa, devem continuar até este sábado (21), percorrendo 45 quilômetros de tubulações.
Furto de água é crime previsto nos artigos 155 e 265 do Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão e aplicação de multas.
A Prefeitura de Calumbi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, divulgou os resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) 2024. A avaliação, aplicada anualmente, é considerada uma ferramenta essencial para o diagnóstico da aprendizagem dos estudantes e para a definição de políticas públicas voltadas à melhoria do ensino. Segundo a Secretaria, os […]
A Prefeitura de Calumbi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, divulgou os resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) 2024. A avaliação, aplicada anualmente, é considerada uma ferramenta essencial para o diagnóstico da aprendizagem dos estudantes e para a definição de políticas públicas voltadas à melhoria do ensino.
Segundo a Secretaria, os resultados refletem o que foi construído pedagogicamente ao longo do ano letivo por professores, alunos, gestores escolares e toda a comunidade educacional. A equipe destacou ainda que os dados obtidos serão fundamentais para orientar o planejamento das próximas ações da rede municipal de ensino.
O prefeito de Calumbi, Joelson, comentou a importância dos resultados. “O desempenho da nossa rede no SAEPE mostra que estamos no caminho certo. Educação é prioridade para o nosso governo, e vamos continuar investindo e apoiando todas as ações que promovam o aprendizado e valorizem nossos profissionais”, afirmou.
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que foi confirmado nesta terça (05) o primeiro caso de Covid-19 no município. Trata-se de um profissional de segurança, de 26 anos, que trabalha em Fortaleza e que reside há alguns meses em Afogados. “Nossas equipes de saúde estão monitorando o caso e acompanhando o isolamento domiciliar do […]
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que foi confirmado nesta terça (05) o primeiro caso de Covid-19 no município.
Trata-se de um profissional de segurança, de 26 anos, que trabalha em Fortaleza e que reside há alguns meses em Afogados.
“Nossas equipes de saúde estão monitorando o caso e acompanhando o isolamento domiciliar do paciente e das pessoas que lhe são próximas. No momento ele passa bem e apresenta sintomas leves”.
A prefeitura informa ainda que mais cinco casos foram descartados para covid-19: o do paciente de 76 anos internado no HREC e de mais quatro profissionais de saúde e de segurança cujos testes rápidos deram negativo.
No programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, desta segunda-feira (29), o gerente da Compesa, Kaio Maracajá, discutiu a recente situação da barragem de Brotas, que voltou a verter água, oferecendo uma nova perspectiva para o abastecimento de água em Afogados da Ingazeira. Maracajá destacou que o aumento de estouramentos na cidade é um […]
No programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, desta segunda-feira (29), o gerente da Compesa, Kaio Maracajá, discutiu a recente situação da barragem de Brotas, que voltou a verter água, oferecendo uma nova perspectiva para o abastecimento de água em Afogados da Ingazeira.
Maracajá destacou que o aumento de estouramentos na cidade é um fenômeno cíclico. “Em períodos com mais chuvas, o consumo de água diminui, o que aumenta a pressão na rede e consequentemente o número de estouramentos.”
Além disso, o gestor ressaltou a capacidade da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Afogados, que pode tratar até 110 litros de água por segundo, mas alertou sobre a redução dessa capacidade quando a água está muito suja.
Um dos pontos centrais da conversa foi a limpeza programada no fundo da barragem de Brotas, que será realizada assim que a lamina d’água estiver passando com força sobre o vertedouro.
Maracajá enfatizou a importância das obras de reparo e manutenção das fissuras na parede da barragem, explicando que, após uma paralisação devido ao material inadequado, as obras serão retomadas com o material correto.
Por fim, o gerente advertiu que o acesso próximo ao vertedouro por cima da passarela é restrito apenas à equipe autorizada, pois oferece acesso aos controles da comporta, reforçando a necessidade de segurança nas operações.
O Coordenador de Articulação Regional da Casa Civil, Mário Viana Filho, disse ao ElesPod, Podcast de Júnior Campos e Marina Ferraz, que ainda é cedo para qualquer definição e, até o momento, não há sinais claros de rompimento entre Márcia Conrado e a governadora Raquel Lyra (PSD). No comentário diário que assino para o Sertão […]
O Coordenador de Articulação Regional da Casa Civil, Mário Viana Filho, disse ao ElesPod, Podcast de Júnior Campos e Marina Ferraz, que ainda é cedo para qualquer definição e, até o momento, não há sinais claros de rompimento entre Márcia Conrado e a governadora Raquel Lyra (PSD).
No comentário diário que assino para o Sertão Notícias, da Cultura FM, analisei que o alinhamento da prefeita de Serra Talhada e o prefeito do Recife, João Campos, já é dado como certo entre aliados das duas lideranças políticas.
Também que o próprio staff da governadora do PSD já considera favas contadas esse alinhamento, que só não foi mais publicizado por alguns fatores do tempo da política. Acompanhe:
Você precisa fazer login para comentar.