Notícias

Arcoverde: em sessão com três novos pedidos de cassação, Rodrigo Roa se licencia por 90 dias

Por Nill Júnior

O vereador Rodrigo Rôa (Podemos) anunciou, durante a sua fala na sessão da Câmara de Arcoverde, da noite desta segunda-feira (25/05), que vai se afastar das funções parlamentares por 90 dias.

A decisão ocorre em meio à tramitação de um processo de pedido de cassação contra o seu mandato.

​Segundo Rodrigo, o objetivo da licença é garantir que as investigações conduzidas pelo Poder Legislativo ocorram de forma isenta, transparente e sem qualquer suspeita de interferência política.

​”Tomei essa decisão para que a Câmara possa fazer o seu trabalho com total independência. Quem não deve, não teme. Sigo confiante na verdade e no devido processo legal”, declarou o vereador.

​Com o afastamento de 90 dias, a comissão responsável pela investigação do pedido de cassação terá o prazo para colher depoimentos, analisar documentos e apresentar o relatório final sem a presença do parlamentar nas sessões ordinárias e comissões da Casa.

​A Mesa Diretora da Câmara Municipal deve formalizar a licença nos próximos dias e, caso haja previsão no Regimento Interno, deverá convocar o suplente da coligação (o primeiro nome na suplência do Podemos é o de Jobson Vaz) para assumir a cadeira interinamente durante o período.

Até o fechamento dessa matéria, a presidência da Casa James Pacheco não havia se pronunciado oficialmente sobre o cronograma das investigações.

Pegiu fogo a sessão da Câmara de Arcoverde. O presidente Luciano Pacheco recebeu três denúncias contra vereadores governistas, na estratégia de buscar expor os colegas, diante do processo que sofre dos pares.

Luciano apresentou denúncias contra Rodrigo Rôa, por ter contratos de dua clínica com o município, Heriberto do Sacolão, por alugar imóvel ao município, e Célia Galindo, pelo acidente com o carro oficial da Câmara que estava com um familiar.

Pacheco disse ainda ter denúncias de assédio, rachadinha e outras, mas afirmou que “só recebe documento”. Também mobilizou vereadores de várias cidades de Pernambuco e Alagoas.

Na hora que foi ler a denúncia contra Célia, a vereadora, que é Primeira Secretária, disse que não teria problema em ler a denúncia contra ela.

Pacheco ainda sinalizou que vai buscar a justiça se os vereadores “traírem sua confiança”.

Mais um capítulo da conturbada situação da Câmara de Arcoverde.

Outras Notícias

Prefeitura de Arcoverde e 3° BPM tratam parcerias para reprimir a violência

O vice-prefeito e secretário municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Israel Rubis, esteve visitando o 3° Batalhão de Polícia Militar. Ele foi recepcionado pelo Comandante,  Tenente Coronel Neyro, bem como pelos oficiais Major Soares, Capitão Francisco, Tenentes Cabral e Lacerda. “Em nossa pauta, tratamos algumas parcerias da Gestão do Prefeito Wellington Maciel, por meio […]

O vice-prefeito e secretário municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Israel Rubis, esteve visitando o 3° Batalhão de Polícia Militar.

Ele foi recepcionado pelo Comandante,  Tenente Coronel Neyro, bem como pelos oficiais Major Soares, Capitão Francisco, Tenentes Cabral e Lacerda.

“Em nossa pauta, tratamos algumas parcerias da Gestão do Prefeito Wellington Maciel, por meio da Prefeitura de Arcoverde, Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, com a Polícia Militar, a fim de combater e reprimir a violência na cidade”, informou.

“Temos o objetivo de auxiliar nosso Prefeito, na manutenção contínua de Arcoverde como uma cidade limpa, iluminada, saudável, agradável, aprazível, e segura, através de convênios e parcerias com vários órgãos”, ressaltou Israel Rubis.

Ao lado de Zeca e aliados, Raquel Lyra estará na Festa da Misericórdia

Primeira mão A Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, estará presente neste domingo, 12 de abril de 2026, na cidade de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, onde participará da Missa Solene da 22ª Festa da Divina Misericórdia. A celebração, marcada por sua relevância histórica, cultural e turística para a região, será realizada às 11h, no Santuário […]

Primeira mão

A Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, estará presente neste domingo, 12 de abril de 2026, na cidade de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, onde participará da Missa Solene da 22ª Festa da Divina Misericórdia.

A celebração, marcada por sua relevância histórica, cultural e turística para a região, será realizada às 11h, no Santuário da Divina Misericórdia, localizado na Terra da Misericórdia, Serra das Varas. A informação foi confirmada ao blog por Edson Henrique, Gerente de Articulação Regional da Casa Civil.

Encontro dos postulantes

O anúncio confirma que os principais postulantes ao Governo de Pernambuco estarão no evento, capitaneado pelo Padre Adilson Simões. Antes, João Campos já havia confirmado sua presença na festa religiosa.

A 22ª Festa da Divina Misericórdia em Arcoverde-PE, na Serra das Varas, ocorrerá de 9 a 12 de abril. O evento religioso na “Terra da Misericórdia” contará com missas, momentos de louvor, oração e confissões, consolidando-se como um dos principais encontros de fé da região.

Situação de Arcoverde na pauta de encontro com governadora

Por Djnaldo Galindo Com a intermediação do deputado estadual Gustavo Gouveia, foram recebidos ontem no Palácio do Campo das Princesas pela governadora Raquel Lyra, os ex prefeito e ex deputado federal Zeca Cavalcanti e o Presidente da Câmara de vereadores de Arcoverde Siqueirinha. O encontro, a pedido de Siqueirinha visou reportar a governadora a preocupação […]

Por Djnaldo Galindo

Com a intermediação do deputado estadual Gustavo Gouveia, foram recebidos ontem no Palácio do Campo das Princesas pela governadora Raquel Lyra, os ex prefeito e ex deputado federal Zeca Cavalcanti e o Presidente da Câmara de vereadores de Arcoverde Siqueirinha.

O encontro, a pedido de Siqueirinha visou reportar a governadora a preocupação com a grave situação administrativa que se encontra Arcoverde, que inicialmente parecia apenas um descontrole no balanço de pagamentos de fornecedores, descambando para atrasos nos pagamentos de artistas em referência aos cachês do São João passado, contratados e pensionistas, e agora até a empresa de coleta de lixo, transformando um problema financeiro num grave incidente sanitário, ponto em risco a saúde não apenas da população, mas, sobretudo dos colaboradores que de maneira improvisada e sem o devido uso de equipamentos de proteção individual, andam a recolher o lixo.

A governadora demonstrou conhecimento dos graves acontecimentos em Arcoverde e prometeu ajudar no que for preciso, desde que a semelhança da atitude do Presidente Siqueirinha, aja solicitação formal do executivo municipal, o que até agora não houve.

Siqueirinha, fez questão de esclarecer a governadora que apesar de se encontrar num polo oposto ao atual prefeito de Arcoverde, não faz oposição a cidade e que espera a sensibilidade do governo estadual, através de todos os instrumentos possíveis, que atue para que os graves acontecimentos em Arcoverde cessem o mais rápido possível, de onde saiu com o o tom acertivo de Raquel Lyra.

*Djnaldo Galindo é formato em História pela AESA e graduando em Ciências Políticas pela Uninter.

Comitê do São Francisco participa de Encontro Nacional em Recife

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco estará representado no Encontro Nacional Sobre Governança de Água em Rios Intermitentes, que ocorrerá em Recife (PE) de 18 a 20 de novembro. Dentro do tema “O uso dos instrumentos legais de gestão dos recursos hídricos em rios intermitentes”, o presidente do colegiado, Anivaldo de Miranda […]

7496_ext_arquivo
Anivaldo Miranda

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco estará representado no Encontro Nacional Sobre Governança de Água em Rios Intermitentes, que ocorrerá em Recife (PE) de 18 a 20 de novembro. Dentro do tema “O uso dos instrumentos legais de gestão dos recursos hídricos em rios intermitentes”, o presidente do colegiado, Anivaldo de Miranda Pinto, discorrerá sobre os comitês de bacia e os conselhos de usuários de reservatórios.

O evento acontece na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Anivaldo Miranda fará a sua apresentação na tarde da quarta-feira (18.11), contando com a participação da professora Yvonilde Medeiros, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Chrystianne Rosal, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

De acordo com Ricardo Braga, presidente da Associação Águas do Nordeste, entidade promotora, devem participar do encontro pelo menos 150 pessoas, entre professores, técnicos, estudantes de graduação e pós-graduação, além de agricultores. “A palestra do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco será voltada para a questão da gestão das águas. Este será um encontro técnico. Iremos discutir a concessão de outorgas e a situação de rios intermitentes”, explica ele.

O Encontro Nacional Sobre Governança da Água em Rios Intermitentes também terá, na programação, encontros de educadores ambientais da bacia do rio Capibaribe; debate sobre contribuição de rios intermitentes na convivência com o semiárido; discussão sobre sustentabilidade hídrica no semiárido; formação de grupos técnicos. As inscrições podem ser feitas no site aguasdonordeste.org.br.

Definida programação do Dia Internacional da Animação em Afogados

O Dia Internacional da Animação é celebrado no dia 28 de outubro. Afogados da Ingazeira irá sediar o evento em mais uma oportunidade. As sessões acontecerão no Cine São José e a entrada é gratuita. A programação começa às nove horas com uma Mostra Infantil, com censura livre. Às 10 horas, Mostra Olhar Brasil, com […]

Programação acontece no Cine São José
Programação acontece no Cine São José

O Dia Internacional da Animação é celebrado no dia 28 de outubro. Afogados da Ingazeira irá sediar o evento em mais uma oportunidade. As sessões acontecerão no Cine São José e a entrada é gratuita.

A programação começa às nove horas com uma Mostra Infantil, com censura livre. Às 10 horas, Mostra Olhar Brasil, com censura de 16 anos. Às 15h30, acontece a Mostra Infantil (Livre). A programação segue com a Mostra Acessibilidade (12 anos) e a Mostra Olhar Brasil (16 anos), às 17h30.

A Mostra Acessibilidade acontece a partir das 16h30min, voltada para deficientes visuais e auditivos, uma ótima oportunidade para um público que muitas vezes fica a margem das produções audiovisuais.

À noite, Mostra Nacional (12 anos), a partir das 19h30. A programação segue com a Mostra Internacional (10 anos) e a Mostra Olhar Brasil (16 anos).

Em Afogados da Ingazeira o Dia Internacional da Animação conta com o apoio da Associação Cultural Cine São José, da Rádio Pajeú, da Secretaria de Cultura de Afogados da Ingazeira, da Secretaria de Educação de Afogados da Ingazeira e do nosso blog.

Para tirar dúvidas ou reservar lugares (somente para escolas e grupos) entre em contato com William Tenório (87) 9.9967.2724.