Notícias

Arcoverde: AESA anuncia cursos de Direito e Engenharia Civil

Por Nill Júnior

Atuando há 48 anos enquanto instituição pública municipal de educação, a Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA) promoveu, na manhã desta segunda-feira (22), a adesão de novos cursos de graduação e medidas destinadas a ampliação de ofertas educacionais, com o lançamento do Plano de Desenvolvimento Institucional.

A solenidade, comandada pelo presidente da autarquia, Roberto Coelho, contou com a presença da Prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, além de autoridades locais, professores, alunos e ex-alunos, que durante o evento também receberam homenagens de gestores dos 14 cursos de graduação oferecidos.

Considerada a sexta maior instituição de ensino superior público em Pernambuco, a AESA contará já a partir de processos seletivos que serão realizados em 2018, com as opções dos cursos de Direito e Engenharia Civil. “A inclusão destas opções fazem parte de uma nova história para a faculdade, com outras perspectivas e a construção um novo futuro na educação superior de Arcoverde. É um marco para a instituição contar com estas transformações, tendo como grande desafio querer sempre mais do que a faculdade pode oferecer”, destacou o presidente da AESA, professor Roberto Coelho.

Além dos novos cursos, estão inclusos no plano que começa a vigorar a partir do próximo ano, a reestruturação da instituição com a atualização do sistema de informática e a implantação de uma biblioteca virtual para os estudantes; a ampliação dos cursos já oferecidos no horário diurno para o horário noturno; implantações da Farmácia Escola, do Laboratório de Análises Clínicas, além de Clínicas Escolas dos cursos de Pedagogia e Fisioterapia; a reorganização do museu de história; e a implantação do projeto de Lei que irá propiciar 50% de mensalidade para todos os funcionários públicos do município de Arcoverde.

Atualmente, a AESA possui a oferta de cursos de graduação em Biologia, Geografia, Gestão Comercial, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Psicologia, além de especializações nos segmentos de Biologia Geral, Ensino de Matemática, Geografia e Meio Ambiente, Gestão e Coordenação Pedagógica, História e Ensino de História, Letras, Língua Portuguesa e suas Literaturas, Literatura Brasileira, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Urgência e Emergência.

Outras Notícias

Inscrições terminam hoje: Sesc Pernambuco abre vagas para unidades no Sertão

Serra Talhada, Triunfo, Bodocó e Floresta estão com seleção para analista, professor, assistente e outros. Inscrições são online O Sesc Pernambuco está com seleção aberta em suas unidades no interior do estado. Triunfo, Serra Talhada, Bodocó e Floresta estão, ao todo, com 20 vagas para professores, atendentes, analistas, assistentes, instrutores e auxiliares, com salários a […]

Serra Talhada, Triunfo, Bodocó e Floresta estão com seleção para analista, professor, assistente e outros. Inscrições são online

O Sesc Pernambuco está com seleção aberta em suas unidades no interior do estado.

Triunfo, Serra Talhada, Bodocó e Floresta estão, ao todo, com 20 vagas para professores, atendentes, analistas, assistentes, instrutores e auxiliares, com salários a partir de R$ 1.204,95 (com acréscimo após 90 dias).

As inscrições terminam hoje, 2 de dezembro e devem ser feitas exclusivamente pelo site sescpe.org.br, na aba “Trabalhe Conosco” ou pelo site sescpe.jobs.recrut.ai.

A unidade de Serra Talhada é a que dispõe de mais vagas abertas. Analista Administrativo (negócios), Analista Ambiental, Professor de Esportes, Assistente Administrativo, Instrutor de Recreação, Cozinheiro, Atendente de Copa e Cozinha e Auxiliar de Manutenção.

Em Triunfo, os candidatos poderão se inscrever para Professor de Esportes e Atendente de Copa e Cozinha. Já em Bodocó e Floresta, há vagas para Professor de Esportes.

Cada vaga exige alguns requisitos mínimos, como escolaridade (a partir do Ensino Fundamental completo, no caso de Atendentes de Copa e Cozinha) e o processo passa por algumas etapas em comum, como triagem curricular, verificação de requisitos e avaliação de conhecimento.

Polícia dá primeiros passos para elucidar morte de PM em Tuparetama

A morte da Policial Militar encontrada morta dentro de casa em Tuparetama continua gerando especulações. Mas a polícia já deu os primeiros passos para elucidar o crime. Aline Ribeiro de Araújo, de 31 anos, foi encontrada sem vida em casa, no bairro Patrona, em Tuparetama. De acordo com a Polícia Civil, as causas da morte […]

A morte da Policial Militar encontrada morta dentro de casa em Tuparetama continua gerando especulações. Mas a polícia já deu os primeiros passos para elucidar o crime.

Aline Ribeiro de Araújo, de 31 anos, foi encontrada sem vida em casa, no bairro Patrona, em Tuparetama. De acordo com a Polícia Civil, as causas da morte da PM ainda estão sob investigação.

A policial foi encontrada na por uma funcionária da casa que teria ido até a residência a pedido da mãe da vítima, estranhando a falta de notícias da filha. Aline foi morta por dois disparos de arma de fogo. Segundo a polícia, ainda não se sabe concretamente a motivação do crime, mas a possibilidade de latrocínio está praticamente descartada. A soldado Aline tinha 31 anos havia entrado para a PMPE há menos de três anos e deixa uma filha de cinco anos.

Aline era lotada no 23º BPM. Segundo os investigadores, a arma da policial e o celular dela não foram encontrados na residência. O corpo de Aline foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. O caso está sendo investigado pelo delegado Allison Nunes Eulampio, titular da delegacia de polícia do município.

“A policial foi encontrada na por uma funcionária da casa que foi até a residência a pedido da mãe da vítima, estranhando a falta de notícias da filha. Aline foi morta por dois disparos de arma de fogo.  Ainda não há uma motivação concreta, mas a possibilidade de latrocínio está praticamente descartada. Foram levados do local a arma da policial e o celular”, diz a Polícia em nota. Segundo o blog apurou, crime passional é uma das hipóteses avaliadas.

Em Flores, vereadores aprovam por unanimidade criação do Conselho Municipal de Segurança

A Câmara de Vereadores de Flores  aprovou nesta terça-feira (06), por unanimidade, o Projeto de Lei – 001/2018, de autoria do Executivo Municipal, que cria o Conselho de Segurança Pública Municipal. Foi à segunda vez que o dispositivo foi colocado em votação. No primeiro momento, a oposição questionou o regime de urgência e acabou protelando […]

A Câmara de Vereadores de Flores  aprovou nesta terça-feira (06), por unanimidade, o Projeto de Lei – 001/2018, de autoria do Executivo Municipal, que cria o Conselho de Segurança Pública Municipal. Foi à segunda vez que o dispositivo foi colocado em votação. No primeiro momento, a oposição questionou o regime de urgência e acabou protelando a votação da matéria e consequentemente a reabertura do Banco do Brasil.

Já ontem, os parlamentares mantiveram o debate, sustentado por dois vereadores da situação: Alberto Ribeiro e Jeane Lucas, contra Onofre de Souza da oposição – este defendia a aprovação de um no PL, montado pela oposição, que foi questionado por Ribeiro. “Vão tirar do Conselho, um delegado de polícia civil, ministério público, judiciário. Eu não encontrei estes representantes”.

O reclame de Alberto foi reforçado por Jeane, que atentou em ressaltar que a convocatória “foi exclusivamente para tratarmos do PL – 001/2018 e não de um novo projeto”. Lucas ainda reforçou que “a abertura do banco está condicionada sim, a aprovação deste conselho”.

Já o líder da oposição, Onofre de Souza iniciou dizendo que, “não serei convincente”. O parlamentar ainda defendeu a legitimidade e a prerrogativa dos pares da Casa. “Estamos apenas exercendo o nosso papel de vereador e completou: “Nós da oposição, não temos o que oferecer a ninguém”. Onofre finalizou admitindo que a reabertura da agência bancária estava condicionada a aprovação do PL – 001/2018. “Se depender do conselho o banco vai abrir hoje”.

Na ocasião, usou a tribuna, o empresário Carlos Alberto, que em nome do empresariado local reforçou o pedido: “Fazem 6 meses que nos encontramos sem agência e toda população vem perecendo. Nossa presença aqui, hoje, é para simplesmente solicitar e pedir, para que, a agência seja aberta. Isso foi uma exigência da superintendência do Banco do Brasil”, explicou o empresário.

Depois do empresário, usou a tribuna o procurador jurídico do município, Dr. Rivaldo que atentou para o desvio de foco e lembrou que o município, assinou em julho do ano passado o Pacto dos Municípios pela Segurança, ressaltando a preocupação do governo em reforçar ações em prol da segurança dos munícipes. Rivaldo sustentou o discurso que, “o mais coerente é a aprovação do PL – 001/2018, que está muito bem elaborado, respeitando inclusive, o principio da paridade na composição, que é norma do regimento interno desta Casa”.

Após os debates, sem nenhum acirramento, o presidente da Casa, Luiz Heleno interrompeu a votação por 15 minutos, houve um entendimento entre oposição e situação, onde em seguida, o PL-001/2018, proposto pelo governo foi aprovado, por unanimidade, com a inserção de emendas, propostas pela oposição. O prefeito Marconi Santana, postou na sua  rede social, o seu agradecimento a todos os vereadores.

Após informação de blogueiro, prefeitura confirma que Toninho Valadares integra quadros da gestão

Em contato com o blogueiro, vice deixou claro que Toninho já estava há pelo menos um mês no governo Na última segunda, o blogueiro Júnior Finfa noticiou, que de acordo com uma fonte da Frente Popular de Afogados da Ingazeira, o prefeito Sandrinho Palmeira tinha recebido constantes pedidos para contratar pessoas ligadas ao grupo do […]

Em contato com o blogueiro, vice deixou claro que Toninho já estava há pelo menos um mês no governo

Na última segunda, o blogueiro Júnior Finfa noticiou, que de acordo com uma fonte da Frente Popular de Afogados da Ingazeira, o prefeito Sandrinho Palmeira tinha recebido constantes pedidos para contratar pessoas ligadas ao grupo do ex-prefeito Totonho Valadares.

Segundo a fonte, a última solicitação foi pelo seu filho, Toninho Valadares. Até agora o gestor não teria atendido a solicitação. Finfa foi informado em contato telefônico com o blogueiro Itamar França e pessoalmente pelo também blogueiro Felipe Cassemiro, que o vice-prefeito Daniel Valadares, afirmou a ambos que Finfa “estava desinformado”, pois seu irmão Toninho Valadares até já recebeu vencimentos da Prefeitura Municipal há dois meses.

Pouco depois, atendendo a uma solicitação do blogueiro, a Assessoria de Comunicação informou que a gestão do prefeito Alessandro Palmeira, “conta com três novos colaboradores”.

“O agrônomo e ex-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Caprinos, Toninho Valadares, traz para a gestão sua expertise no segmento produtivo da caprinovinocultura para os nossos pequenos e médios criadores, atuando como consultor técnico”, diz a nota. Toninho Valadares já prestava assessoria na organização da Expoagro, mais especificamente na parte da exposição de animais e dos concursos de caprinos e ovinos.

A assessoria confirmou também que a professora Mônica Souto, presidente municipal do PT, vai atuar ao lado do Secretário de Governo, Alexandre Moraes, como secretária adjunta da pasta. Ainda a comunicadora e ex-conselheira tutelar, Alani Ramos, que atuará na diretoria de coordenação dos conselhos comunitários urbanos, contribuindo na interlocução da gestão com as demandas dos conselhos de bairros.

Divulgadas as atrações do São Pedro de Tuparetama

A expectativa para o São Pedro de Tuparetama chegou ao fim na manhã deste sábado (11). Durante a participação no programa Tupã em Debate, o secretário de Cultura, Fernando Marques, falando em nome do prefeito Sávio Torres, que por motivos maiores não pode estar no anúncio, divulgou as atrações da festa. O evento junino volta […]

A expectativa para o São Pedro de Tuparetama chegou ao fim na manhã deste sábado (11).

Durante a participação no programa Tupã em Debate, o secretário de Cultura, Fernando Marques, falando em nome do prefeito Sávio Torres, que por motivos maiores não pode estar no anúncio, divulgou as atrações da festa.

O evento junino volta a acontecer após dois anos suspenso devido a pandemia da Covid-19.

Entre os dias 30 de junho e 2 de julho, irão se apresentar no palco do Pátio de Eventos, a banda Calcinha Preta, Vilões do Forró, Pedrinho Pegação, João Vitor, Wallace Arraes, Forró do Nosso Jeito e Novinho da Paraíba.

A programação também vai contar com a apresentação da dupla Kaynan e Kauê, Acorde Matuto, João Márcio, Galego do Pajeú, Forró do ZD e a dupla Hemerson e Ramon.

A abertura oficial acontecerá no dia 29 de junho, com a reabertura do Beco do Forró, a tradicional corrida da fogueira, encontro de quadrilhas e muito forró pé de serra com os artistas locais. No local, também acontecerão as feiras de artesanato e de comidas típicas.

Fernando destacou que o Governo Municipal realiza o evento com recursos próprios sem a colaboração do Governo do Estado.

Ele afirmou ainda que foi solicitado ao Ministério Público e a Polícia Militar de Pernambuco, para que o encerramento das festividades aconteça às 03 horas da manhã.

Confira a programação completa

Quarta – 29/6

17h- Tradicional Corrida da Fogueira
18h30- Reabertura do Beco do Forró com feira de artesanato e comidas típicas.
20h- Encontro de quadrilhas juninas
22h- Forró pé de serra

Quinta – 30/6

Acorde Matuto
João Márcio
Vilões do Forró
Pedrinho Pegação

Sexta – 1/7

Galego do Pajeú
Forró do ZD
Hemerson e Ramon
João Victor
Wallas Arrais

Sábado -2/7

Kaynan e Kauê
Forro do nosso jeito
Novinho da Paraiba
Calcinha Preta