Notícias

Dom Fernando Saburido é diagnosticado com Covid pela terceira vez

Por André Luis

Ele, que recebeu quatro doses de vacinas contra a doença, tem sintomas leves e cancelou compromissos para ficar de quarentena por uma semana.

Nove dias após completar 75 anos, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, foi diagnosticado com Covid-19 pela terceira vez desde o início da pandemia. Segundo a Arquidiocese, ele tem sintomas gripais leves e cancelou os compromissos por uma semana, para repousar e evitar o contágio. As informações são do g1/PE.

Dom Fernando Saburido tomou quatro doses de vacinas contra a Covid-19, incluindo o primeiro e segundo reforços. O diagnóstico positivo ocorreu no domingo (19), dia em que o arcebispo decidiu fazer o exame por ter sintomas gripais.

“Faz três dias, aproximadamente, que vinha sentindo moleza no corpo e, em seguida, sintomas de gripe. Essa noite não dormi bem e resolvi fazer hoje o teste de Covid. Infelizmente, o resultado foi positivo, porém com sintomas leves. Precisarei ficar sete dias em quarentena, para evitar contágio”, disse o arcebispo, em mensagem enviada à população.

Dom Fernando Saburido completou 75 anos no dia 10 de junho, quando enviou uma carta ao Papa Francisco pedindo renúncia do cargo que ocupa há quase 13 anos. Segundo o Código de Direito Canônico, os bispos que chegam a essa idade devem solicitar renúncia ao pontífice, que, “ponderando todas as circunstâncias, tomará providências”.

No dia 21 de maio, Dom Fernando Saburido esteve com o papa Francisco no Vaticano, na Itália, em uma audiência com os bispos da Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Outras Notícias

Coluna do Domingão

Jornalista tem que sentir a dor do outro Nos meus quase trinta anos de jornalismo, aprendi que se você não serve à sociedade não tem sentido o exercício dessa profissão tão nobre e ao mesmo tempo tão perseguida. Por isso mesmo já disse inúmeras vezes que faço jornalismo para o ouvinte da Rádio e para […]

Jornalista tem que sentir a dor do outro

Nos meus quase trinta anos de jornalismo, aprendi que se você não serve à sociedade não tem sentido o exercício dessa profissão tão nobre e ao mesmo tempo tão perseguida. Por isso mesmo já disse inúmeras vezes que faço jornalismo para o ouvinte da Rádio e para os meus leitores do blog.

Quando uma autoridade ocupando função importante vem a espaços que conduzo, vejo isso como oportunidade de ter um canal que ajude a resolver as demandas da população, para dar um exemplo.

Essa opção por jornalismo independente me agregou alguma independência pessoal. Mas não saí do meu chão. Talvez por isso sinto tanto as dores dos outros, como senti a dor de Roseane Oliveira do Nascimento a partir do relato de sua sobrinha, Paula Daniela e seu marido, Cícero Aparecido de França.

Ela morreu na madrugada da última terça no Hospital Regional Emília Câmara depois de, por duas vezes ter atendimento negado em unidades com UTI do Estado.

Quando depois de pressão e articulação do MP e do blog, conseguiram atendimento para o Hospital Santo Amaro,  em Recife, ela não aguentou esperar mais e morreu. Casada, tinha uma filhinha de três anos que pedia pra “mamãe acordar” no rápido velório.

Dentro de mim sobre esse caso nada mudou: continuo achando que o Estado de Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde, o Setor de Regulação, os hospitais que a recusaram depois de senhas geradas para atendimento em Jaboatão e São Vicente em Serra Talhada foram determinantes na sua morte. Ela não teve chance sequer de tentar sobreviver.

Continuo achando que a partir do relato da acompanhante e de inúmeros relatos que tive a seguir, muitos deles compartilhados com autoridades do município, falta a profissionais contratados direta e indiretamente pela prefeitura no TFD, ambulâncias, Vigilância Sanitária, regulação, dentre outros, mais humanização no olhar para outro, principalmente as tantas famílias que tem que recorrer a esse serviço fragilizadas na saúde, na dignidade e na alma.

Continuo dizendo que cobrar o que precisa melhorar no respeito à dignidade humana não é pôr abaixo do tapete o que anda bem. O que está certo, correto está. Nunca disse que é fácil lidar com pessoas no serviço público. É desafiador. Mas tratar bem cada ser humano é obrigação que devemos perseguir vorazmente, dia a dia, hora a hora, minuto a minuto. Reconheço que não há, ao contrário do que vemos em outras cidades, frieza, desrespeito e falta de busca desse valor humano na relação do município e Secretaria de Saúde de Afogados com a sociedade. Mas a cada caso isolado em que o serviço falha, falhou também quem está na linha de frente, mesmo que não tenha essa intenção.

O SUS é fantástico, mas como vimos no caso de Roseane, nem o melhor sistema de saúde resiste à falta de habilidade de uma peça fundamental, o ser humano.

Não saiu de minha boca nenhuma acusação de que a Secretaria Municipal de Saúde é responsável pelo óbito de Roseane. Pra mim há clareza em dois pontos: o Estado não deu a ela a chance de tentar e a reta final da vida dessa mãe teve episódios de preconceito.

O que queremos com esses episódios é, a partir das pessoas que lá estão, servidores públicos, cargos de confiança ou contratados, que eles melhorem a condução.

Humanamente eu, você, todos somos suscetíveis a falhas. Não reconhecer isso é não reconhecer a condição humana. Todos temos defeitos e valores. Todos os questionados do município e Estado são trabalhadores, muitos que são arrimos de família a partir desse trabalho. Devem ter a chance de melhorar, sem caça às bruxas. É impossível acreditar que depois disso, parte desses episódios se repitam.

Quem se dispõe a lidar com seres humanos em condição de dificuldade, tem que saber ouvir mais que falar, compreender mais que intolerar, sentir a dor do outro e esquecer muitas vezes as próprias dores.

Fui formado a me indignar com injustiças e nunca colocar freio nesse sentimento. Prefiro pecar por excesso que me acovardar na defesa de quem não tem quem o defenda. Nunca perdi com isso. Peço a Deus não ter que sentir o que senti ao saber da morte de Roseane. E olha que em nada do que eu senti se compara à dor da família.

Seria muito bom se de Roseane, germinasse o nascer de um novo tempo sem desigualdades, com um sistema de saúde operacionalizado no Estado com mais respeito e humanidade. Pena que não acredito nisso. Mas sorte que posso lutar para um dia acreditar. Que isso faça cada um seguir a vida olhando o outro como sugere o próprio Cristo: “ame o seu próximo como a si mesmo”.

Cível e criminal

Familiares de Roseane Oliveira já prestaram depoimento ao Delegado Ubiratan Rocha detalhando a série de negligência ao qual foram submetidos. Também ingressaram com uma ação na esfera cível contra o Estado com o apoio da Defensoria Pública. Não traz Roseane de volta, mas busca um atestado jurídico de que ela foi morta por omissão e lavar de mãos de muitos.

Noves fora, Victor

Pelo perfil, analistas dizem que Márcia Conrado (PT) pode se adaptar melhor ao novo normal das eleições. Aliás, já vem se antecipando e ocupando bem as redes sociais. Carlos Evandro é muito querido principalmente no público que deverá se abster mais de votar, um problema que terá que resolver. Aliás, por perfil, a análise é de que a melhor aposta seria Victor Oliveira: jovem, bem votado em 2016 e sem rejeição. Mas o grupo não quer…

Reparem só…

“Já viram isso? Tem aparecido cada coisa ultimamente: coronavírus, gafanhotos, vespas gigantes, tempestade de areia, amebas comedoras de cérebro, furacão bomba e, agora, meteoro no Pajeú….definitivamente o Planeta Terra está estranho…” A análise é do promotor do Pajeú, Lúcio Luiz de Almeida Neto, em um grupo de monitoramento da Covid.

Vidraças

Com os pré-candidatos fechados em Afogados, os desafios de cada um: Zé Negão tem que tentar descolar da imagem de vereador faltoso e servidor que não dá expediente; Sandrinho, da imagem de que será “governado” por José Patriota, e Capitão Sidney, da pecha de “candidato de Bolsonaro”, que rende alguns votos mas não decide eleição.

Belo gesto

Nem tudo está perdido. O pessoal das barreiras sanitárias em Afogados da Ingazeira, que fez um trabalho em sol e chuva, recebeu esse mimo de uma petiscaria, como forma de agradecimento. Por mais gestos como esse, parabéns.

Pai Zé

Em São José do Egito, surgiu o rumor de aproximação do Diretor da Faculdade Vale do Pajeú, Cleonildo Lopes, o Painha, com o prefeito e candidato a reeleição, Evandro Valadares. Painha negou, deixando claro ter sido uma reunião administrativa. O prefeito inclusive anunciou melhorias no acesso à instituição. Mas Painha é arreado por Zé Marcos.

Eita Deva

Tá difícil defender Deva Pessoa no debate com Sávio Torres. Se vangloriava que era ficha limpa e que o adversário “era mais sujo que pau de galinheiro”. Agora também faz sua coleção de contas rejeitadas. Essa semana foi a de 2016…

Frase da semana:

Ah, não tem comprovação científica que seja eficaz, mas também não tem comprovação científica que não tem comprovação eficaz, nem que não tem, nem que tem”.

Do presidente Jair  Bolsonaro tentando explicar o uso da cloroquina. Você entendeu ?

Carnaíba: Centro de Reabilitação terá atendimento de neurologista

Doutor Gilson Brito dará plantão uma vez por mês na unidade O Centro de Reabilitação Dr. José Leite deu início na última terça-feira (7), aos atendimentos com o neurologista Gilson Brito. Na verdade, esse serviço já era ofertado pelo município, mas em pequena escala. A partir de agora, o médico dará plantão no Centro uma […]

Doutor Gilson Brito dará plantão uma vez por mês na unidade

O Centro de Reabilitação Dr. José Leite deu início na última terça-feira (7), aos atendimentos com o neurologista Gilson Brito. Na verdade, esse serviço já era ofertado pelo município, mas em pequena escala. A partir de agora, o médico dará plantão no Centro uma vez por mês, para atender crianças que estejam em processo de investigação de algum transtorno ou as que já tem o diagnóstico fechado e necessitam deste tipo de acompanhamento.

Nesta quinta-feira (9), o médico atendeu 19 pacientes, entre eles João Lucas, de 6 anos, que teve seu diagnóstico de autismo ano passado. A mãe, Aniele Rocha, moradora do povoado Itã, falou da gratidão em ter todos os atendimentos que o filho precisa, agora, em um mesmo lugar. “Desde que o diagnóstico foi fechado ele vem sendo acompanhado e eu já percebo melhora no seu desenvolvimento, agora vai facilitar ainda mais ser tudo aqui em Carnaíba, a gente sabe que tem cidades muito maiores que não oferecem um serviço como esse”, elogiou.

De acordo com o fonoaudiólogo Yuri Medeiros, que é coordenador do Centro de Reabilitação, com o aumento da oferta foi possível atender pacientes que estavam na fila de espera do setor de regulação da Secretaria de Saúde, com diversos encaminhamentos tanto das UBS como da Secretaria de Educação.

Hoje o Centro já atende 120 crianças que já tem diagnóstico de déficit intelectual, tais como Autismo, TDAH (Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade), Síndrome de Down, TOD (Transtorno Opositor Desafiador). Essas crianças são acompanhadas por psicólogos, fonoaudiólogo, neuropsicopedagoga e assistente social.

O neurologista Gilson Brito elogiou a iniciativa da Prefeitura de Carnaíba. “Poucos são os municípios que oferecem esse serviço na região, apenas alguns maiores, mas dessa magnitude, do porte de Carnaíba, não tem. Quero parabenizar o prefeito por essa visão, porque sei da importância não só para as crianças, mas para suas mães, que enfrentam muitas dificuldades ao ter que fazer um acompanhamento deste tipo, poder fazê-lo na sua cidade, sem dúvida facilita muito”, destacou o médico.

Prefeito Anchieta Patriota viabiliza patrocínio para filme sobre Zedantas

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, esteve na capital pernambucana, na última quinta-feira (19), acompanhado pelo deputado Danilo Cabral para uma série de visitas.  Ao lado do cineasta Lírio Ferreira e do ator Lula Terra, reuniu-se com o presidente da Copergás, André Campos e da Fundarpe, Marcelo Canuto. O prefeito está em busca de parcerias […]

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, esteve na capital pernambucana, na última quinta-feira (19), acompanhado pelo deputado Danilo Cabral para uma série de visitas. 

Ao lado do cineasta Lírio Ferreira e do ator Lula Terra, reuniu-se com o presidente da Copergás, André Campos e da Fundarpe, Marcelo Canuto.

O prefeito está em busca de parcerias para o patrocínio de um longa-metragem sobre a vida do compositor Zé Dantas, no ano em que se comemora seu centenário. 

“Essa ideia surgiu de uma conversa com o governador Paulo Câmara, antes mesmo da pandemia, sobre uma forma de homenagear nosso grande compositor à altura do que ele merece, foi quando se lançou a ideia de produzir o registro cinematográfico”, explicou Anchieta.

A ideia foi amadurecendo em conversas com o diretor e roteirista Lírio Ferreira, que esteve em Carnaíba por ocasião da data do centenário de Zé Dantas, em 27 de fevereiro. Lírio é diretor de obras como O Baile Perfumado, Árido Movie, Cartola e O Homem que Engarrafava Nuvens. 

Já Lula Terra, ator carnaibano, já atuou em filmes como Aquarius e O Som ao Redor, ao lado de estrelas como Sônia Braga e Irandhir Santos.

“Um projeto como esse, requer um investimento de grande porte, é preciso buscar parcerias que o viabilizem”, disse o prefeito Anchieta Patriota, que já garantiu o apoio do Governo do Estado através da Compesa, Copergás, Fundarpe e pretende buscar outros apoios em estatais como a Chesf e empresas de grande porte, como a Jeep.

Afogados tem registro de 19 casos e vai a 237

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informou e nota que nesta segunda (10) foram registrados de 19 casos novos de covid-19 no município. É um dos maiores registros em 24 horas em  dias. Desses, 10 eram casos que estavam em investigação e aguardavam resultados dos exames e seis são contatos de casos positivos recentemente divulgados. […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informou e nota que nesta segunda (10) foram registrados de 19 casos novos de covid-19 no município. É um dos maiores registros em 24 horas em  dias.

Desses, 10 eram casos que estavam em investigação e aguardavam resultados dos exames e seis são contatos de casos positivos recentemente divulgados.

Os casos incluem 10 pacientes do sexo masculino (17, 19, 21, 27, 28, 40, 50, 50, 53 e 58 anos) e nove do sexo feminino (5, 10, 19, 29, 36, 49, 53, 54 e 62 anos).

Entre os homens, três estudantes, três motoristas, um montador, um entregador, um técnico em Informática e um agricultor.

Já entre as mulheres, uma menor, duas estudantes, duas do lar, uma professora, uma profissional da Saúde, uma agente administrativa e uma aposentada.

Entram em investigação nove pacientes do sexo feminino com idades entre 13 e 45 anos, e 13 pacientes do sexo masculino, com idades entre 01 e 57 anos.

“Hoje tivemos 55 casos descartados após os pacientes apresentarem resultados negativos para covid-19. Tivemos também a recuperação de 06 pacientes, após avaliação clínica e epidemiológica. Já são 191 (80,5%) recuperados para covid-19 em nosso município. Atualmente, 39 casos estão ativos em nossa cidade”, diz  a nota.

O município de Afogados da Ingazeira atingiu a marca de 2.040 pessoas testadas para a covid-19 .

Sertânia e mais três cidades retomam o cadastramento biométrico

O serviço é agendado pelo site do TRE-PE A Justiça Eleitoral retomou, esta, semana, o cadastramento biométrico em mais quatro municípios do Estado. Nesta quinta-feira, (22), os municípios de Pesqueira e Belo Jardim, no Agreste pernambucano, retomaram o atendimento biométrico. Já no Sertão, os municípios de Sertânia e Buíque começaram a atender na última quarta-feira […]

O serviço é agendado pelo site do TRE-PE

A Justiça Eleitoral retomou, esta, semana, o cadastramento biométrico em mais quatro municípios do Estado. Nesta quinta-feira, (22), os municípios de Pesqueira e Belo Jardim, no Agreste pernambucano, retomaram o atendimento biométrico. Já no Sertão, os municípios de Sertânia e Buíque começaram a atender na última quarta-feira (20). O cadastramento biométrico é destinado a eleitoras e eleitores que vão tirar o primeiro título, bem como para quem solicitou o alistamento eleitoral (1º título) após a suspensão da biometria, em março de 2020.

A coleta biométrica foi suspensa, desde o início de 2020, como uma das medidas sanitárias adotadas para conter a disseminação de Covid-19. Este ano, gradualmente, o TRE Pernambuco vem retomando o serviço. Com o cadastro das impressões digitais e fotografia no banco de dados da Justiça Eleitoral, os eleitores conseguem, na hora da votação, agilizar o processo de identificação.

As cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Abreu e Lima, Igarassu, Ilha de Itamaracá, São Lourenço da Mata, Moreno, Vitória de Santo Antão, Escada, Capoeiras, Correntes, Saloá, Águas Belas e São Bento da Una, já retomaram o serviço. Com a inclusão de Pesqueira, Belo Jardim, Sertânia e Buíque, o estado totaliza, até o momento, 21 cidades com a retomada da biometria, que em Pernambuco, vem sendo realizada gradualmente.

O atendimento ao público está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, mediante agendamento pelo site do TRE-PE no endereço – para agendar, clique aqui. Caso seja o primeiro título, o eleitor deverá primeiramente acessar o Atendimento Remoto >> Autoatendimento ao Eleitor e preencher os dados.

Em caso de dúvidas, os eleitores podem acessar o nosso atendimento remoto ou ligar para o Disque Eleitor no telefone (81) 3194-9400.

Serviço:

Cartório Eleitoral de Pesqueira – Largo Bernardo Vieira de Melo, s/n (Fórum TJ) – Centro – Pesqueira

Cartório Eleitoral de Belo Jardim – Praça João Torres Galindo, s/n (Fórum TJ) – Edson Mororó Moura – Belo Jardim

Cartório Eleitoral de Sertânia – Av. Agamenon Magalhães, 470 – Centro – Sertânia

Cartório Eleitoral de Buíque – Av. Jonas Melo, s/n (Fórum TJ) – Centro – Buíque