Notícias

Ângelo solicita reparo de rodovias à Secretária

Por Nill Júnior

O prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), cobrou da secretária estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, o conserto das estradas do Pajeú e do Moxotó.

A informação é da coluna Fogo Cruzado, de Inaldo Sampaio.

Ele pediu a restauração da PE 265 que liga o povoado de Pernambuquinho a Cruzeiro do Nordeste e da PE 275 no trecho que liga Sertânia à divisa com a Paraíba, passando pelos municípios de Tuparetama, São José do Egito e Brejinho.

Outras Notícias

Zeinha Torres cumpre agenda em Recife

Por André Luis Na manhã desta sexta-feira (10), o prefeito de Iguaracy Zeinha Torres, acompanhado do vice-prefeito Pedro Alves e do vereador Manoel Olímpio cumpriu agenda em Recife, onde se reuniu com o governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas. Zeinha tratou junto ao governador, sobre a pavimentação das estradas que ligam Jabitacá […]

Por André Luis

Na manhã desta sexta-feira (10), o prefeito de Iguaracy Zeinha Torres, acompanhado do vice-prefeito Pedro Alves e do vereador Manoel Olímpio cumpriu agenda em Recife, onde se reuniu com o governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas.

Zeinha tratou junto ao governador, sobre a pavimentação das estradas que ligam Jabitacá até Custódia e aproveitou também para conversar com o chefe de Gabinete do estado João Campos, sobre a possibilidade de uma área para a construção de uma nova Feira do Gado em Iguaracy, para melhor atender os criadores iguaracienses e os que vão ao município negociar.

Danilo Cabral cobra posição de ministro sobre “apagão” de medicamentos e insumos para tratamento da Covid-19

Além da falta de leitos e de profissionais, as unidades públicas de saúde enfrentam a ameaça de “apagão” de medicamentos e insumos para o tratamento da Covid-19. Em pelo menos 18 estados, só há material para o chamado “kit intubação”, necessário para pacientes que mais graves da doença possam receber oxigenação artificial, suficiente para 20 […]

Além da falta de leitos e de profissionais, as unidades públicas de saúde enfrentam a ameaça de “apagão” de medicamentos e insumos para o tratamento da Covid-19. Em pelo menos 18 estados, só há material para o chamado “kit intubação”, necessário para pacientes que mais graves da doença possam receber oxigenação artificial, suficiente para 20 dias, segundo o Fórum dos Governadores. 

Diante desse cenário, o deputado Danilo Cabral, líder do PSB na Câmara Federal, apresentou cobrou por providências do Ministério da Saúde, através de um pedido de informação. 

“O alerta foi feito pelos governadores em audiência pública na última segunda-feira (15) e, até agora, não há providências concretas do governo federal para solucionar o iminente desabastecimento”, critica Danilo Cabral. O parlamentar destaca que a falta generalizada de medicamentos para intubação e a consequente inviabilidade de tratamento com respiração artificial levará inevitavelmente milhares de pessoas à morte. 

Danilo Cabral lembra o que ocorreu em Manaus (AM) em janeiro, quando mais de 30 pessoas morreram em dois dias de colapso por falta de oxigênio. 

“Naquela ocasião, o governo federal foi avisado sobre a escassez de oxigênio por integrantes do governo estadual e pela empresa que fornece o produto, inclusive tratando sobre as dificuldades logísticas para realizar o abastecimento e, ainda assim, não adotou as providências. Não podemos permitir a repetição do erro”, ressalta. 

O Brasil registrou ontem (18) um novo recorde de média móvel de Covid-19, com 2.096 mortes e 71.904 novos casos por dia. São 288 mil óbitos por causa da doença desde o início da pandemia. 

“Os estados e municípios, mesmo com o governo federal criminosamente trabalhando contra, estão tentando proteger a população e salvar vidas. Portanto, faz-se necessário que o ministro  Marcelo Queiroga esclareça a real situação de abastecimento das UTIs, as motivações para a falta de medicamentos, bem como deve esclarecer sobre as medidas adotadas para enfrentar a situação”, afirma Danilo Cabral.

Justiça determina fornecimento de fórmulas lácteas a crianças carentes em Carnaíba

Com informações do MPPE/Causas e Causos A Vara Única da Comarca de Carnaíba determinou que o município de Carnaíba, através de sua Secretaria de Saúde, forneça fórmulas lácteas e suplementos alimentares industrializados para crianças com alergia alimentar e outras enfermidades graves. A decisão atende a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público, que relatou […]

Com informações do MPPE/Causas e Causos

A Vara Única da Comarca de Carnaíba determinou que o município de Carnaíba, através de sua Secretaria de Saúde, forneça fórmulas lácteas e suplementos alimentares industrializados para crianças com alergia alimentar e outras enfermidades graves.

A decisão atende a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público, que relatou a interrupção no fornecimento desses insumos essenciais pela prefeitura.

O caso ganhou notoriedade em dezembro de 2024, quando a Promotoria de Justiça local tomou conhecimento de diversos casos de negativa e interrupção no fornecimento de fórmulas lácteas e suplementos alimentares. A situação se agravou quando o município suspendeu o fornecimento para aqueles que já recebiam os produtos e começou a negar os novos casos.

Diante da negativa e do esgotamento da via extrajudicial, o Ministério Público acionou o Poder Judiciário, a fim de corrigir a situação. A decisão judicial, assinada pelo juiz Bruno Querino Olimpio, destaca que a saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido por políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e ao acesso universal e igualitário aos serviços de saúde.

O magistrado ressaltou que a falta dos alimentos pode levar a prejuízo de crescimento e desenvolvimento em fases precoces da vida, o que presume a urgência do tratamento. A decisão liminar obriga o município a fornecer os insumos solicitados, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00 em caso de descumprimento, limitada a R$ 30.000,00.

Ainda segundo a decisão, o município tem o dever de atender às necessidades da população na área da saúde, conforme o artigo 196 da Constituição Federal. O Supremo Tribunal Federal já decidiu reiteradamente que é obrigação do Estado fornecer medicamentos aos pacientes carentes que não possuam recursos para a aquisição dos medicamentos que necessitam.

Governador inaugura sistema de abastecimento de Santa Rosa

Cumprindo agenda no Pajeú, nesta quinta-feira (12), o governador Paulo Câmara inaugura o novo Sistema de Abastecimento de Água do distrito de Santa Rosa, no município de Ingazeira. A comunidade de 1,5 mil pessoas, que antes não contava com abastecimento, será atendida pelo sistema implantado no regime de cinco dias com água para dois dias […]

Cumprindo agenda no Pajeú, nesta quinta-feira (12), o governador Paulo Câmara inaugura o novo Sistema de Abastecimento de Água do distrito de Santa Rosa, no município de Ingazeira.

A comunidade de 1,5 mil pessoas, que antes não contava com abastecimento, será atendida pelo sistema implantado no regime de cinco dias com água para dois dias sem.

O governador é acompanhado pelo prefeito Lino Morais, pelo deputado estadual Diogo Moraes além da Secretária de infraestrutura, Fernandha Batista e a Presidente da Compesa Manuela Marinho.

Rogério Leão homenageia Inocêncio Oliveira durante lançamento de livro

Na tarde desta segunda-feira (23), o deputado estadual Rogério Leão (PSB) prestou uma homenagem ao ex-deputado federal por 10 mandatos consecutivos, Inocêncio Oliveira – sendo autor da solicitação da realização do evento na Alepe – e fazendo um discurso que emocionou toda a plateia que lotou o auditório da Alepe. “Tive a alegria e a […]

Na tarde desta segunda-feira (23), o deputado estadual Rogério Leão (PSB) prestou uma homenagem ao ex-deputado federal por 10 mandatos consecutivos, Inocêncio Oliveira – sendo autor da solicitação da realização do evento na Alepe – e fazendo um discurso que emocionou toda a plateia que lotou o auditório da Alepe.

“Tive a alegria e a honra de homenagear o ex-deputado federal por Pernambuco por dez mandatos consecutivos, influente político que ocupou posições estratégicas, como as presidências da câmara dos deputados e da república, Inocêncio Oliveira, em uma solenidade pública de lançamento do livro bibliográfico “Inocêncio Oliveira – do Pajeú à Presidência da República”, realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco”, destacou Rogério Leão.

“Um dos maiores políticos de nosso Estado dos últimos 50 anos, teve sua trajetória de vida e de homem público que sempre nos inspirou. Inocêncio Oliveira representa, como ninguém, a garra e a força do povo sertanejo”, acrescentou o parlamentar.

“Ele (Inocêncio) foi um craque, influenciando e participando, como protagonista, de episódios marcantes da vida nacional, como: a redemocratização, a promulgação da constituição federal e a aprovação das reformas administrativa e previdenciária, bem como dos processos eleitorais das últimas décadas. Sua incrível trajetória política de meio século, portanto, precisa ser contada e valorizada. E um dia, daqui a muitos anos, talvez também precise ser resgatada”, frisou o deputado, acrescentando:

“Por tudo isso, parabenizamos o jornalista e escritor José Adalberto Ribeiro, por essa bela e importante iniciativa de preservação da memória política de nosso Estado, destacando a vida e a obra de um grande pernambucano e um dos maiores sertanejos de todos os tempos”, cravou o deputado estadual Rogério Leão.

Estiveram presentes ao evento, o deputado federal Sebastião Oliveira; o deputado estadual e presidente da Alepe, Eriberto Medeiros; o ex-governador João Lyra Neto; o ex-deputado estadual, Zé Marcos de Lima; José Adalberto, autor do livro; Shirley Oliveira, filha do homenageado, Inocêncio Oliveira; Waldemar Oliveira, presidente do Avante e irmão do deputado Sebastião Oliveira; prefeitos, vereadores e diversas lideranças políticas do estado de Pernambuco.