O deputado estadual Ângelo Ferreira (PSB) foi eleito para o seu terceiro mandato com 42.640 votos. Embora tenha iniciado a carreira política no Moxotó pernambucano, mais precisamente na cidade de Sertânia, foi no Alto Pajeú que o socialista conseguiu o maior número de vitórias.
Dentre as cinco cidades que compreendem a região, o deputado estadual venceu em quatro, totalizando 12.778 votos. Ângelo Ferreira saiu como majoritário em Itapetim, com 3.570 votos; São José do Egito, com 3.999 votos; Brejinho, com 2.753 votos; e Tuparetama, com 2.134 votos.
O primeiro lugar só não ficou com o socialista na cidade Santa Terezinha, onde conquistou a terceira colocação com 322 votos, ficando atrás de Vinícius Labanca, com 2.128 votos, e Maviael Cavalcante, com 1.273 votos. Em Ingazeira, Ângelo Ferreira lá, também foi majoritário. Obteve 1.146 votos e o 2º colocado foi Sílvio Costa Filho com 592 votos.
A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou nesta quinta-feira (19) e aprovou as contas de 2012 do ex-prefeito de Tuparetama, Sávio Torres. O Tribunal emitiu parecer prévio recomendando à Câmara de Vereadores daquele município a aprovação das contas. O relator foi o Conselheiro Marcos Flávio, em exercício. O processo tem o […]
A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou nesta quinta-feira (19) e aprovou as contas de 2012 do ex-prefeito de Tuparetama, Sávio Torres.
O Tribunal emitiu parecer prévio recomendando à Câmara de Vereadores daquele município a aprovação das contas.
O relator foi o Conselheiro Marcos Flávio, em exercício. O processo tem o número 1370089-3. A decisão foi por unanimidade. Atuou na defesa do ex-gestor o advogado tabirense Napoleão Manoel Filho.
Através de emenda do deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE), a Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST/UFRPE) vai iniciar as obras de ampliação da instituição de ensino. Os recursos, na ordem de R$ 200 mil, possibilitarão a criação de mais 12 salas de aula e espaços administrativos para as nove coordenações dos cursos de graduação hoje existentes. […]
Através de emenda do deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE), a Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST/UFRPE) vai iniciar as obras de ampliação da instituição de ensino.
Os recursos, na ordem de R$ 200 mil, possibilitarão a criação de mais 12 salas de aula e espaços administrativos para as nove coordenações dos cursos de graduação hoje existentes.
Além de mais conforto e agilidade nos trabalhos administrativos, a reforma permitirá que as demandas para disciplinas optativas pelos mais de 2.700 discentes sejam supridas. “Poder contribuir com a melhoria na qualidade de ensino, um setor primordial para um futuro melhor para todos, é obrigação. Vamos em frente que ainda há muito a ser feito”, ressalta Fernando Monteiro.
MAIS ÁGUA – Também com a interlocução de Fernando Monteiro, a UAST recebeu o reforço no abastecimento através da construção de adutora com nova tubulação de ferro fundido, já em pleno funcionamento. A assinatura do plano de trabalho para a execução da obra, que contou com a articulação do deputado federal, celebrou uma parceria entre a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a prefeitura do município.
O reitor da UFRPE, professor Marcelo Carneiro Leão, enfatiza a ampliação da estrutura física e o reforço no abastecimento de água através da adutora como importantes passos para a instituição. “Conquistamos avanços necessários para a UAST/UFRPE. Com eles, ganham os futuros profissionais e toda a sociedade”, afirma.
Impelida pelo Jubileu dos 10 anos da instalação da Diocese de Salgueiro, a Rádio Asa Branca 91,5 FM, celebra o ano da gratidão visitando todas as paróquias e áreas pastorais da Diocese. O objetivo da Caravana é conhecer a realidade de cada comunidade, mostrar o trabalho de evangelização e o contexto sócio-político e cultural de […]
Impelida pelo Jubileu dos 10 anos da instalação da Diocese de Salgueiro, a Rádio Asa Branca 91,5 FM, celebra o ano da gratidão visitando todas as paróquias e áreas pastorais da Diocese. O objetivo da Caravana é conhecer a realidade de cada comunidade, mostrar o trabalho de evangelização e o contexto sócio-político e cultural de cada lugar.
Nesta terça-feira (07) a primeira cidade visitada pela caravana foi Exu, que vivencia a festividade do seu padroeiro, Bom Jesus dos Aflitos. Assim como a terra de Luiz Gonzaga, rei do baião, as outras cidades receberão a equipe da Asa Branca durante o período da festa do padroeiro (a).
A Asa Branca FM levou ao ar três programas ao vivo direto de Exu: O Manhã da Gente, apresentado pelo radialista, Thiago Lima, Estação Asa Branca com a missionária da Comunidade Boa Nova, Joanny Deise e o Alegria no AR com o radialista, Rickson Bruno.
No Manhã da Gente, teve como entrevistados, o Padre Fernando Leite da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, a Professora Thereza Oldam Alencar, autoras de dois livros sobre a cidade que são eles: Exu, Três Séculos de História e Igreja de São João Batista do Araripe Exu-PE Sesquicentenário 1868-2018. Ela acompanhada do esposo, Dr. Francisco Givaldo, promotor de justiça aposentado, falaram sobre a história da cidade.
Quem também marcou presença no Manhã da Gente foi o Prefeito de Exu, Raimundinho Saraiva (PSB). Ele falou sobre as principais conquistas da gestão municipal, bem como relatou as dificuldades financeiras enfrentadas pelo munícipio. No campo da eleição 2020, disse que é pré-candidato a reeleição, mas que ainda conversa com seu grupo.
Na cidade do “Rei Baião” não faltou forró na programação, e para isso a emissora convidou Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga. Durante um bate papo interativo com Joanny Deise, o forrozeiro falou da sua relação com o tio, início da vida profissional, trabalhos realizados e cantou músicas de Luiz Gonzaga, inclusive Asa Branca.
Ao sintonizar no Alegria no AR com Rickson Bruno, o ouvinte pôde acompanhar mais um momento sobre a história de Exu. A Professora e Diretora do Museu Bárbara de Alencar, Amparo Alencar, falou sobre contextos ligados a devoção ao Bom Jesus dos Aflitos e sobre a vida de Bárbara de Alencar, primeira mulher presa política no Brasil.
Além disso, representantes da Pastoral da Comunicação falaram do trabalho de divulgação da festa do padroeiro, por fim, o Padre Fernando Leite agradeceu a Rádio Asa Branca FM pela visita e falou da importância desse projeto. À noite a Caravana foi encerrada com a transmissão da Novena e Missa do Bom Jesus dos Aflitos.
Secretaria Estadual de Saúde não divulgou informações sobre o paciente sertanejo e nem a data do óbito. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (18/10), 206 casos da Covid-19. Entre os confirmados, sete (3,4%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 199 (96,6%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 1.061.878 casos confirmados da doença, sendo 59.903 graves e 1.001.975 leves, que estão distribuídos por […]
Secretaria Estadual de Saúde não divulgou informações sobre o paciente sertanejo e nem a data do óbito.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (18/10), 206 casos da Covid-19. Entre os confirmados, sete (3,4%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 199 (96,6%) são leves.
Agora, Pernambuco totaliza 1.061.878 casos confirmados da doença, sendo 59.903 graves e 1.001.975 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.
Também estão sendo contabilizados seis óbitos (2 femininos e 4 masculinos), ocorridos em 15/03/2021 e 19/08/2022. As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios de Jataúba (1), Paulista (1), Recife (3) e Tuparetama (1). Com isso, o Estado totaliza 22.358 mortes pela Covid-19.
Os pacientes tinham entre 71 e 86 anos. As faixas etárias são: 70 a 79 (4) e 80 e mais (2). Do total, quatro pacientes apresentavam doenças preexistentes: doença cardiovascular (3), diabetes (2), doença renal crônica (2) e neoplasia (1) – um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Dois casos seguem em investigação.
Em relação à vacinação, Pernambuco já aplicou 22.090.404 doses de vacinas contra a Covid- 19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado (no dia 18 de janeiro de 2021).
Com relação às primeiras doses, foram 8.477.765 aplicações (cobertura de 92,36%). Do total, 7.978.403 pernambucanos (86,92%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 7.793.541 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 184.862 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única.
Em relação às primeiras doses de reforços (terceira dose), já foram aplicadas 4.338.132 doses (cobertura de 56,39%). Também já foram aplicadas 1.262.301 segundas doses de reforço (cobertura de 41,7%).
Como símbolo da abertura do mês comemorativo a Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Arcoverde, através da Coordenadoria da Mulher, e em parceria com a Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde- Aesa realiza aula inaugural do semestre 2017.2, nesta segunda-feira (07), às 9h, com a palestra da poetisa, escritora e advogada, Mariana Teles. O […]
Como símbolo da abertura do mês comemorativo a Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Arcoverde, através da Coordenadoria da Mulher, e em parceria com a Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde- Aesa realiza aula inaugural do semestre 2017.2, nesta segunda-feira (07), às 9h, com a palestra da poetisa, escritora e advogada, Mariana Teles.
O tema será “Os desafios da Mulher Contemporânea, enfrentamento da violência contra a mulher e Efetivação da Lei Maria da Penha”, já que neste dia estará completando 11 anos desde a aprovação da Lei 11.340, um marco no combate à violência contra a mulher, na proteção de muitas vítimas de abusos e agressões.
“Faremos um mês de agosto com muitas ações voltadas ao debate e enfretamento dessa violência. Lançaremos também a campanha: A Cidade que a gente quer não tem violência contra mulher.”, explicou a coordenadora da Mulher de Arcoverde, Micheline Valério, que ainda destacou a realização de rodas de conversas na zona rural, do Encontro Eles por Elas em parceira com a OAB e Sesc, entre outros eventos.
A Coordenadoria da Mulher está fechando a programação e reafirma a importância de parceiros nessa luta, que vai além de um apoio institucional, mas que acolha e fortaleça efetivamente as mulheres.
“Estamos num cenário no qual o empoderamento feminino ganha mais força, porém ainda estamos muito longe do ideal. A nossa prefeita, que é sensível a causa, além de criar a coordenadoria, solicitou ao governador Paulo Câmara a instalação da Delegacia da Mulher em Arcoverde. Os desafios são muitos, mas não coragem para enfrentar. Arcoverde é referência nessa batalha.”, declarou Valério.
Você precisa fazer login para comentar.