Ângelo Ferreira recepciona Temer e Paulo Câmara, em Sertânia
Por André Luis
Na tarde desta sexta-feira (10), o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, recebeu no município o presidente da República, Michel Temer, e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, além de outras autoridades, como o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, o deputado federal, Gonzaga Patriota, e o presidente da Compesa, Roberto Tavares. A agenda presidencial teve como objetivo celebrar a chegada das águas do Rio São Francisco, através do projeto de Integração, neste Estado.
A comitiva passou pela cidade, no Sertão pernambucano, antes de seguir para Monteiro, no Cariri paraibano. Em Pernambuco, Temer fez a abertura simbólica da comporta do reservatório Campos, que foi o terceiro a receber a água em Sertânia e que fará a ligação com o açude Barra, o principal da cidade, responsável por cerca de 30% do abastecimento.
Em entrevista, o prefeito Ângelo Ferreira destacou o desenvolvimento trazido por essa obra. “Vamos progredir e esse progresso não é apenas econômico. Estamos falando do desenvolvimento das pessoas. Elas vão ter uma qualidade de vida melhor. A partir de hoje, a vida das pessoas vai se transformar. Esse é um momento histórico. Vamos ter água no açude Barra e ainda contamos com obras complementares que vão levar água encanada para a Zona Rural”, apontou.
Ao lado do prefeito, o governador Paulo Câmara visitou ainda as obras do Contorno Rodoviário, que vai possibilitar que o tráfego de veículos pesados deixe de circular pelas ruas do centro da cidade. O investimento estadual é da ordem de R$ 14 milhões em mais de 7km de estrada.
Ascom O Prefeito José Patriota vai inaugurar, ao lado do Governador Paulo Câmara, as obras de ampliação e reforma da Escola Domingos Teotônio, que atende cerca de 600 crianças do bairro São Braz e do Conjunto Residencial Laura Ramos. A inauguração acontece na manhã desta quinta (23). A unidade é praticamente uma nova escola, com […]
O Prefeito José Patriota vai inaugurar, ao lado do Governador Paulo Câmara, as obras de ampliação e reforma da Escola Domingos Teotônio, que atende cerca de 600 crianças do bairro São Braz e do Conjunto Residencial Laura Ramos. A inauguração acontece na manhã desta quinta (23).
A unidade é praticamente uma nova escola, com a construção de um novo pavimento (1º andar), com 13 salas de aula, biblioteca, sala de professores e coordenação pedagógica, garantindo mais conforto, segurança e dignidade para pais, alunos e professores.
Em parceria com o Governo de Pernambuco (recursos do FEM), o investimento é de mais de um milhão de Reais. Destes, 640 mil foram com recursos da Prefeitura. “Além da nova estrutura física, nós também adquirimos um novo mobiliário, para que as instalações possam receber melhor nossos alunos e dar melhores condições para um bom aprendizado,” destacou o Prefeito José Patriota.
Com a Escola Domingos Teotônio, a gestão José Patriota terá entregue à população 06 novas unidades educacionais. Além da Escola Domingos Teotônio, a Prefeitura inaugurou as Escolas São João, Levino Cândido (Carapuça) e Gizelda Simões (Costa); além dos Centros de Educação Infantil Evangelina Siqueira (Cohab/Sobreira) e Genedi Magalhães (Residencial Miguel Arraes). Segundo o Prefeito, isso tem refletido nos bons resultados. Recentemente a educação de Afogados foi apontada como uma das dez melhores de Pernambuco segundo o IDEPE. No IDEB, Afogados já alcançou as metas previstas apenas para 2021.
O jogador da Seleção de Futsal de Arcoverde, Gabriel Fellype, de 19 anos, compartilhou, na última sexta-feira (22), durante entrevista à Rádio Itapuama, uma trajetória marcada por superação e determinação. Natural de Petrolândia, ele se mudou para Arcoverde em busca de oportunidades no esporte e enfrentou momentos difíceis até conquistar espaço na equipe. Em 2024, […]
O jogador da Seleção de Futsal de Arcoverde, Gabriel Fellype, de 19 anos, compartilhou, na última sexta-feira (22), durante entrevista à Rádio Itapuama, uma trajetória marcada por superação e determinação. Natural de Petrolândia, ele se mudou para Arcoverde em busca de oportunidades no esporte e enfrentou momentos difíceis até conquistar espaço na equipe.
Em 2024, Gabriel sofreu uma queda durante uma partida, convulsionou em quadra, perdeu a memória e chegou a ficar entre a vida e a morte. Apesar do episódio, não abandonou o sonho de jogar profissionalmente. Após reprovações em testes e peneiras, seguiu treinando e se dedicando ao futsal até ser aprovado na seleção de Arcoverde. O apoio do técnico Joel Bezerra foi fundamental nesse processo.
Ao falar sobre sua trajetória, Gabrielzinho, como é conhecido, deixou uma mensagem aos jovens que sonham com o esporte:
“Por mais que as coisas estejam difíceis, é preciso persistir. Trabalhar no dia a dia, acreditar no potencial e nunca desistir, porque sempre tem alguém olhando e acreditando em você.”
A história do atleta é vista como um exemplo de resiliência e reforça a importância do incentivo ao esporte de base como oportunidade de transformação para a juventude.
“É impossível a Justiça Eleitoral administrar esse caos!” Caro Nill Júnior, Um ou dois anos atrás, teve início a tramitação no Congresso do texto que propunha prorrogação dos mandatos de prefeitos e vereadores para coincidir todos os mandatos até 2022. Mas os Deputados Federais e Estaduais que pretendiam ser candidatos esse ano a prefeito, principalmente […]
“É impossível a Justiça Eleitoral administrar esse caos!”
Caro Nill Júnior,
Um ou dois anos atrás, teve início a tramitação no Congresso do texto que propunha prorrogação dos mandatos de prefeitos e vereadores para coincidir todos os mandatos até 2022.
Mas os Deputados Federais e Estaduais que pretendiam ser candidatos esse ano a prefeito, principalmente nas capitais, não aceitaram.
Dessa vez é diferente. É impossível a Justiça Eleitoral administrar esse caos! Inclusive os gastos aumentariam extraordinariamente. No momento o TSE está precisando de R$ 1 bilhão para comprar urnas novas. De onde viria esse dinheiro?
Claro que o Congresso pode aprovar a emenda e prorrogação com prazos diferentes da proposta do Deputado Sebastião Oliveira, muito boa, apesar da necessidade de ajustes na redação.
Estamos em estado de guerra! Tudo pode ser mudado, inclusive as leis e a constituição. Mas é certo dizer que dado o momento, não haverá eleições este ano.
Roberto Morais
Ex-desembargador eleitoral e Advogado Eleitoralista
Ministro destacou primeira etapa de duplicação, até Arcoverde. Projeto definitivo vai até Serra Talhada O Governo do Estado realizará uma manutenção em 25,5 quilômetros de extensão da BR-232, entre o entroncamento com a BR-408 (Viaduto de Itapacurá) até o entroncamento com a PE-050 (Travessia Urbana de Vitória de Santo Antão). Nesta terça-feira (6), em agenda […]
Ministro destacou primeira etapa de duplicação, até Arcoverde. Projeto definitivo vai até Serra Talhada
O Governo do Estado realizará uma manutenção em 25,5 quilômetros de extensão da BR-232, entre o entroncamento com a BR-408 (Viaduto de Itapacurá) até o entroncamento com a PE-050 (Travessia Urbana de Vitória de Santo Antão).
Nesta terça-feira (6), em agenda em Brasília, a governadora Raquel Lyra e o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinaram a ordem de serviço para iniciar a revitalização.
O investimento para a obra, de R$ 41 milhões, foi destravado pelo Governo do Estado através de uma articulação com o governo federal. O recurso, que não estava sendo executado desde 2020, foi destinado pelo governo federal através de emendas dos deputados Eduardo da Fonte e Fernando Monteiro e da bancada federal na Câmara. A licitação foi realizada pela gestão estadual e a empresa que realizará as obras já foi selecionada.
O ministro Renan Filho destacou o andamento das obras e falou da duplicação até Arcoverde.
“A requalificação da BR-232 está andando com o Governo de Pernambuco e a ajuda da bancada federal. Estamos também terminando o projeto de duplicação de São Caetano até Arcoverde, que é uma obra muito importante. A agenda de Pernambuco, que considera rodovias e a ferrovia Transnordestina, está andando bem e vamos seguir trabalhando, porque a determinação do presidente Lula é que Pernambuco esteja presente aqui no ministério para ajudar o estado que precisa se desenvolver ainda mais”, disse o ministro.
A revitalização do trecho da BR-232 vai se somar às obras de duplicação da rodovia que já foram anunciadas pela governadora Raquel Lyra. Em novembro do ano passado, o Governo de Pernambuco publicou dois editais de licitação para contratação de empresas que serão responsáveis pela elaboração dos projetos de duplicação e restauração da estrada do município de São Caetano, no Agreste, até Serra Talhada, no Sertão.
É a primeira etapa antes do início da obra propriamente dita, orçada em mais de R$ 2 bilhões.
A obra compreende uma extensão de 264,9 quilômetros e será dividida em dois lotes. O primeiro inclui o trecho entre São Caetano e Arcoverde, com uma extensão de 108,9 quilômetros.
Já o segundo, atende ao trecho entre Arcoverde e Serra Talhada, com 156 quilômetros de extensão. A previsão é de que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2026, diz o Estado em nota.
O município de Arcoverde divulgou, na manhã desta sexta-feira (5), as atrações da edição 2015 do seu São João. Durante coletiva de imprensa, realizada pela prefeita da cidade, Madalena Britto, e a Secretaria de Turismo, houve apresentação das estruturas dos polos de animação, sistema de segurança e mobilidade para a realização dos festejos juninos que […]
O município de Arcoverde divulgou, na manhã desta sexta-feira (5), as atrações da edição 2015 do seu São João. Durante coletiva de imprensa, realizada pela prefeita da cidade, Madalena Britto, e a Secretaria de Turismo, houve apresentação das estruturas dos polos de animação, sistema de segurança e mobilidade para a realização dos festejos juninos que acontecem entre os dias 20 e 28 de junho. Com o tema “O Reino do Baião na Capital do São João”, a festa contará com shows de Chitãozinho e Chororó, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Lirinha, Elba Ramalho, Jorge de Altinho, Gabriel Diniz e Alcymar Monteiro.
São João deste ano irá evidenciar a mistura de ritmos e vocações culturais da região, e de outras, para a formatação da sua celebração junina. “Mesmo com toda crise, que assola o país, usamos a criatividade, para que com menos pudéssemos fazer mais. A nossa grade está com 70% dos artistas de Pernambuco. É uma forma de prestigiar e reconhecer os profissionais da terra.”, enfatizou a prefeita Madalena Britto.
Os forrozeiros arcoverdenses Paulinho Leite, Mazinho, Wagner Carvalho e George Silva serão os homenageados dessa edição. Cada um terá uma noite específica com direito a participação especial de um artista convidado. “O importante é que todos os forrozeiros nascidos em Arcoverde possam ser homenageados, independente, inclusive, do polo em que se apresentem. Em resumo, todos serão citados e efetivamente homenageados”, declarou a prefeita.
A cidade vai oferecer para o público dez polos de animação, sendo oito com atrações artísticas e culturais, com shows, espetáculos teatrais e recitais. Os espaços serão divididos em: Multicultural (central), Vila de Rio Branco, Gastronomia, Diversão, Raízes do Coco, Artes, Pé de Serra, Forrogospel e Bugeda da Poesia. No polo Multicultural, apresentam-se ainda Capim com Mel, Musa, Alceu Valença, Jorge de Altinho, Academia da Berlinda, Petrúcio Amorim, Vilões do Forró, Limão com Mel, Noda de Caju, entre outros.
Na questão de segurança, Arcoverde é considerado o São João mais tranquilo do Estado. Para garantir essa posição, a cidade contará com o apoio das polícias Civil e Militar, Arcotrans, Corpo de Bombeiros, Compesa, Celpe e Vigilância Sanitária. Na estrutura, as equipes contam com 20 câmeras de monitoramento espalhadas entre os polos, além disso, será proibida a entrada de vasilhames de vidro, sendo necessário realizar a troca por embalagens de plásticos disponibilizadas no local.
Economia – Todos os esforços estão sendo feitos, uma vez que o São João é o segundo mês mais rentável para Arcoverde, perdendo apenas para as festas de fim de ano. A previsão é de que cerca de quatro mil empregos temporários, diretos e indiretos sejam gerados para atender um cenário de mercado que recebe, em média, 700 mil pessoas na época. Para a edição deste ano, a Prefeitura Municipal tem o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Empetur, da Caixa Econômica, SESC Pernambuco e Pitú. Ainda conta com o apoio da CDL Arcoverde, Hospital Memorial Arcoverde e do grupo Ótica Arcoverde.
GRADE DE ATRAÇÕES DO POLO MULTICULTURAL (CENTRAL)
DO SÃO JOÃO 2015
21/06 – Domingo
20h00 Homenagem…
WAGNER CARVALHO participação especial Juninho Saigon
22h00 MUSA
00h00 CAPIM COM MEL
22/06 – 2ª-feira
20h00 YCARO & VITÓRIO JÚNIOR e FÁBIO & CARLOS
22h00 ELBA RAMALHO
00h00 HARRY ESTIGADO
23/06 – 3ª-feira – Noite de São João
20h00 ACADEMIA DA BERLINDA
22h Lirinha
00h00 ALCEU VALENÇA
01h30 Quadrilha Junina Portal do Sertão
02h00 JORGE DE ALTINHO
Você precisa fazer login para comentar.